Segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Chegamos a mais uma semana dentro desta pandemia. Mas as tarefas de Língua Portuguesa não podem parar!
Nesta ocasião, iremos estudar aqueles pequenos elementos que existem na linguagem, mas sem os quais é IMPOSSÍVEL entendermos uns aos outros ou mesmo nos fazer entender. São os CONECTIVOS.
Como o próprio nome já diz, trata-se de palavras ou expressões que servem para CONECTAR outras palavras, unir ideias e tornar coeso, “colado”, o nosso discurso.
Ou seja: Conectivos são expressões usadas para interligar frases.
Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas.
Ao escrever um texto é fundamental que se tenha ideias claras. Para que isso ocorra, as frases devem estar bem articuladas, o que significa ser coeso. Essa articulação pode ser alcançada por meio de elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes.
Através dos elementos de coesão é possível chegar ao encadeamento das ideias: frase B retoma elemento da frase A; parágrafo B refere-se à informação do parágrafo A. Dessa forma, o texto fica com uma sequência lógica.
Exemplo: “Cleber iniciou as aulas na Escola Bilíngue em março. Porém, esse professor jamais pensou que testemunharia uma pandemia global, a qual deixou o mundo de joelhos. Contudo, tão logo voltem as aulas presenciais, ele terá prazer em estar naquele local novamente, pois ama seus alunos de coração”.
No entanto, na hora de redigir um texto, é complicado lembrar as variações que evitam o uso repetitivo dos mesmos conectivos.
Para evitar esse problema, veja abaixo os principais conectivos, suas funções na frase, seguidos de alguns exemplos.
A seguir, temos o conteúdo com mais detalhamento, bem como os exercícios que vocês deverão realizar.
Façam tudo em seus cadernos, e enviem para o TourinhoZap. Ou então façam o download e imprimam o pdf que está aí mais abaixo.
Não precisa escrever as perguntas, somente as respostas, mas BEM ORGANIZADO, hein?
Beijocas e abracinhos!!!