Hello, people !!! Espero que todos estejam muito bem.
Vimos elemento numero 1 da Arte Visual: Ponto. Clique para ver Atividade desta Semana 01.
We saw the element number one of Visual Art : Dot
Se de noite, olhares para o céu sem nuvens, podes observar que o grande espaço celeste parece salpicado de pontos luminosos: uns pequenos, outros grandes, uns dispersos, outros agrupados - são os astros, que se encontram a milhares de quilômetros de distância da Terra. Também podes encontrar o ponto na areia da praia, nas sardas do rosto de uma pessoa,...
Em Artes o ponto atua como forma e desenvolve-se numa superfície limitada a que damos o nome de Campo Visual.
Desde os tempos pré-históricos o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens.
As pinturas rupestres, as figuras gravadas na rocha, os gravados em utensílios de cerâmica, comprovam a sua aplicação desde há muitos, muitos anos atrás.
Até mesmo você... Você usa nos teus trabalhos a linha, quando faz um desenho e até mesmo na escrita.
Clique AQUI para acesso a atividade.
A MÚSICA NA PRÉ HISTÓRIA
As primeiras imitações sonoras do homem da pré-história, foram unicamente através do som dos movimentos corporais acompanhados de sons vocais, eles pretendiam completar a possessão do animal na sua essência, a sua alma.
Somente através do estudo de sítios arqueológicos podemos ter uma ideia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. A arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga ideia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos. Fragmentos do que parecem ser instrumentos musicais oferecem novas pistas para completar esse cenário.
Na sua "História Universal da música", Roland de Candé nos propõe a seguinte sequência aproximada de eventos:
1.Antropóides do terciário - Batidas com bastões, percussão corporal e objetos entrechocados.
2.hominídeos do paleolítico inferior - Gritos e imitação de sons da natureza.
3.Paleolítico Médio - Desenvolvimento do controle da altura, intensidade e timbre da voz à medida que as demais funções cognitivas se desenvolviam, culminando com o surgimento do Homo sapiens por volta de 70.000 a 50.000 anos atrás.
4.Cerca de 40.000 anos atrás - Criação dos primeiros instrumentos musicais para imitar os sons da natureza. Desenvolvimento da linguagem falada e do canto.
5.Entre 40.000 anos a aproximadamente 9.000 a.C - Criação de instrumentos mais controláveis, feitos de pedra, madeira e ossos: xilofones, litofones, tambores de tronco e flautas. Um dos primeiros testemunhos da arte musical foi encontrado na gruta de Trois Frères, em Ariège, França. Ela mostra um tocador de flauta ou arco musical. A pintura foi datada como tendo sido produzida em cerca de 10.000 a.C.
6.Neolítico (a partir de cerca de 9.000 a.C) - Criação de membranofones e cordofones, após o desenvolvimento de ferramentas. Primeiros instrumentos afináveis.
7.Cerca de 5.000 a.C - Desenvolvimento da metalurgia. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem a execução mais sofisticada. O estabelecimento de aldeias e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais produtivas e de uma economia baseada na divisão do trabalho permitem que uma parcela da população possa se desligar da atividade de produzir alimentos. Isso leva ao surgimento das primeiras civilizações musicais com sistemas próprios (escalas e harmonia).
Em seu caderno faça um resumo ou mapa mental explicando o texto acima. Será que você consegue criar algum instrumento musical? Tente com os materiais que tiver disponível em casa. Iremos fazer uma exposição com os instrumentos de cada um. Pesquise formas e criação de instrumentos musicais. Até a volta!!!
Vídeo sugerido pelo professor de musica. Anderson Breno
Na volta daremos os vistos e a pontuação a todos que estiverem realizando as atividades. Um abraço e até a volta!!!
Em varias culturas e arte primitiva vemos o uso de diversas formas geometricas ou organicas.
Body Art India
Indios Brasileiros
Gregos
Maias
Representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
Em seu caderno de desenho crie faixas a partir de linhas paralelas com espaço entre elas de 4 cm. Utilize o caderno de desenho, lápis grafite, borracha e uma régua.
E dentro das faixas desenhe formas que se repetem formando um padrão. Poderemos explorar as retas, semirretas, ângulos, formas.
https://docs.google.com/presentation/d/1nCfXdocs.google.com/presentation/d/1nCfX4ugH7A2Bbml_gS_LBU3IB6v0bUmXE5BD3G14pU0/edit?usp=sharing
Click no link para ter acesso ao slide. 👆👆👆
Click no link para ter acesso ao questionário. 👆👆👆
“Ao longo da História, muitos artistas se interessaram em compreender o fenômeno luminoso em diversos contextos e encontrar maneiras de produzir seus efeitos por meio da pintura. Para isso, pesquisaram como o olho humano percebe a cor, o efeito que a luz do sol exerce sobre as cores dos objetos e a relação entre suas cores.” (Meira, Bea – Artes no Ensino Fund. Projeto Mosaico. Ed.Scipione).
1. No caderno de desenho misture tintas, ou círculos com o lápis de cor. Imitando a segunda figura. Cores primarias = amarelo+azul= , azul + vermelho= e por ultimo vermelho + amarelo= . Use o que tiver em casa pode ser cola colorida, tinta guache ou ate mesmo lápis de cor.
2. Escreva agora os nomes das cores em inglês.
Embaixo da mistura ou da conta que fizeram das cores primárias.
__________+________ =_______________
___________+__________=__________
_________+_________=__________
Click on the link👆 and watch an experiment with colors. See you soon!!!😘
CORES TERCIARIAS:
As Cores Terciárias são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária, totalizando seis cores, a saber:
Primária + secundária
· vermelho-arroxeado (vermelho + roxo)
· amarelo-esverdeado (amarelo + verde)
· amarelo-alaranjado (amarelo + laranja)
· vermelho-alaranjado (vermelho + laranja)
· azul-esverdeado (azul + verde)
· azul-arroxeado (azul + roxo)
Final das palavras em português ado
em inglês ish.
Copie para o seu caderno de matérias os tons das cores que aprendeu com a imagem. Em inglês.
1.Aprecie as cores das obras e monte o puzzle, de um dos mais importantes artistas do mundo, Vincent Van Gogh:
https://www.onlinejigsawpuzzles.net/puzzles/van-gogh-jigsaw /
clique no link 👆 após clique no play the puzzle depois troque de 42 para 20 pieces. E divirtam-se!!!
FASE AZUL DE PABLO PICASSO
FASE AZUL DE PABLO PICASSO
• Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
mono cromia (mono = “uma”, cro -mia = “cor ”) é obtida com apenas uma cor, que pode ter sua intensidade au-mentada com o acréscimo do branco ou ter sua escala de valor ampliada com o acréscimo do preto, isto é, ser mais clara ou mais escura. Os acréscimos do preto e do branco formam uma tabela de tons tendo como base um matiz .
Como estes esquemas são um pouco monótonos, é habitual os animar com pequenos acentos da cor complementar e também com pequenas variações quentes e frias da cor. Cores quentes derivam do vermelho e cores frias derivam do azul.
• Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores (matizes)
Policr omia (poli = “muitas”, c ro m i a = “cores”) constitui o uso de várias cores de matizes diferentes em um mesmo objeto ou ambiente .
1. O auto-retrato do pintor holandês Van Gogh pode ser considerada:
( ) policromática
( ) monocromática
2. Agora é sua vez, crie um desenho e repita o mesmo desenho em outra folha e pinte-os seguindo esta regra: o primeiro monocromático e segundo policromático.
Nesta semana focamos na revisão dos conteúdos e realização de atividades. Acompanhamento durante toda a semana com plantão diário no wattsapp esclarecendo duvidas quanto aos conteúdos propostos.
Em meio a este nosso distanciamento, procure criar, inovar e ousar. Você é livre para desenhar, gravar videos, pintar, dançar, cantar, escrever, ler e fazer nossas atividades se divertindo. Estudar nos proporciona o crescimento!!! Rápido e com alegria você poderá cumprir todas as atividades. Você consegue, acreditamos no seu potencial!!! Abraço dos professores.
There are 3 primary colors; red, yellow and blue. Mixing 2 primary colors together creates a secondary color: orange, purple or green.
Warm colors are red and include oranges, yellows and browns.
Cold Colors are blue and include greens and violets. Black and white are neutral colors.
Traduza o texto acima logo apos desenhe e pinte no seu caderno a roda das cores:
Artista ítalo brasileiro nascido em Lucca na Itália veio morar no Brasil ainda criança, é reconhecido pela critica como um dos maiores pintores do modernismo brasileiro.
Sua característica mais marcante é exprimir através das formas geométricas bandeirinhas de festas juninas e casarões. Fazia o uso da técnica chamada têmpera.
‘’ A têmpera é um método de pintura no qual os pigmentos de terra são misturados uma emulsão de água e gemas de ovo ou ovos inteiros (às vezes também se usa cola). A têmpera foi largamente utilizada desde a antiguidade, sendo conhecida dos egípcios e fazendo parte de todas as fontes clássicas da história da pintura. Alcançou destaque na arte italiana nos séculos XIV e XV, em paredes ou painéis de madeira, preparados com gesso. “As cores da têmpera são brilhantes e translúcidas.” FONTE UFRGS.
Responda no caderno
1.Quais são os elementos da arte que foram utilizados nas obras de Alfredo Volpi?
2.São monocromáticos ou policromáticos?
Pegue revistas velhas ou pedaços de papel e cole as num cordão ou varal crie formas diferentes. Recorte e cole suas formas favoritas. Enfeite a cabeceira da sua cama ou algum lugar que goste na sua casa e nos envie uma foto de sua produção no grupo de Artes do Watsapp, as melhores fotos serão postadas em nossa plataforma. : )
AS FORMAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM BIDIMENSIONAIS - FIGURAS PLANAS OU TRIDIMENSIONAIS - FIGURAS EM 3D. EM INGLÊS AS DENOMINAMOS SHAPES AND FORMS. HOJE IREMOS APRENDER OS NOMES DAS BIDIMENSIONAIS OU SHAPES.
Em seu caderno de desenho: Desenhe as figuras planas e as nomeie em inglês.
PRODUÇÕES CRIATIVAS EXPLORANDO AS FORMAS NA TEMÁTICA JUNINA.
TRADUZA O TEXTO NO SEU CADERNO: Texture refers to the surface quality of something, and the way it feels. Visual texture is an illusion of texture created using lines, shapes, forms, colors or tones.
Textura é o aspecto de uma superfície, ou seja, de que é feito um material a, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas.
TEXTURA DE GALHOS E FOLHAS
TEXTURA DE VIDRO
TEXTURA DE PELO LONGO
TEXTURA DE PAREDE DE PEDRAS
https://youtu.be/08SBTqHbhjM
Assista o vídeo no Youtube... e conclua seu exercício no caderno de desenho.
Desenhe três círculos e crie neles texturas diferentes dos exemplos acima, fique livre para desenhar qualquer material. Lembre se de usar: cores, linhas, formas e tons.
Pesquise na Internet a Biografia do artista plástico Tito Lobo.
Crie um texto onde você responderá todas as questões: De onde ele é? Será que o nome dele é este mesmo? Porque tem artista que inventa seu nome artístico. Quais os países que ele já visitou com a sua arte? Quais são os elementos que você vem estudando na arte visual que ele mais usa em suas obras? De que material você acha que ele as fez? Escreva um pouco sobre a obra dele. Você gosta desta arte? Quais os símbolos que ele usa nas obras acima e por que?
Autora: Tomie Ohtake
O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.
Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza.
As principais características da arte abstrata são:
Arte não representacional;
Ausência de objetos reconhecíveis;
Arte subjetiva;
Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
Autor: Piet Mondrian
Autor: Jackson Pollock
Como diferenciá-los? No abstracionismo geométrico é fácil identificarmos as formas geométricas e no abstracionismo orgânico foi pintado de forma fluída mas naturalmente seguindo o movimento do corpo e das mãos do artista ou inspirado na natureza. A técnica usada por Pollock foi a do gotejamento.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).
Se você gostou muito da arte abstrata é porque você pode imaginar o que quiser nas obras, pesquise mais sobre o artista que mais gostou!!! Citarei outros abaixo:
Principais Artistas : Pablo Picasso, Manabu Mabe, Ligia Clarck, Beatriz Milhazes, entre outros.
Inspirando-se nas obras do pintor holandês Piet Mondrian, criar uma composição abstrata geométrica no seu caderno de desenho utilizando linhas e cores primárias.
AULA ENVIADA PELO PROFESSOR DE MUSICA ANDERSON.
Após ler com atenção todo o assunto responda as questões da atividade ao lado copiando-as em seu caderno de matérias.
https://drive.google.com/file/d/1Cuo70ysJNvX-9wTd52x4_HnuDNabOYNe/view?usp=sharing
A primeira imagem já usei como exemplo. Vamos conferir!!!
Use: ( - ) para não e ( x ) para sim.
Exemplo : 01 / A obra abstrata de Kandinsky
Tem pontos = - Tem linhas= x
Tem planos = x Tem formas = -
Tem textura = x (união de manchas parece nuvem)
Tem uma cor e suas tonalidades = -
Policromática = tem muitas cores x
02 Bruno Big - Grafitagem
03 Georges Seurat
04 Artista desconhecido - Escultura de Areia
05 Albrecht Dürer
06 Vicent Van Gogh
07 Lygia Clarck
Find the words:
LINE
SHAPE
FORM
COLOR
VALUE
SPACE
Piramide e Esfinge
Tutancâmon
Pintura Egípcia: Lei da frontalidade, Policromático, cores dos metais e pedras preciosas da região, O tamanho das figuras dependiam de seu poder e importância, então Deuses eram grandes e escravos pequenos.
Escultura Egípcia: Também como na arquitetura as esculturas eram de proporções colossais, ou seja, todas muito grandes. Tamanho ligado a perfeição.
Arquitetura Egípcia: Expressada através das piramides.
Hieróglifos ou escrita egípcia
Arte Fúnebre ou Funerária
Crie um mapa mental, desenhando, escrevendo e colorindo no seu caderno de desenho.
Read the text together with the video:
The mummy Short story Basma and Hossam are on holiday with their parents. They’ve come to see the Pyramids near Cairo. There are lots of things to see. Basma and Hossam are lost. ‘Look, there’s a door in the pyramid.’ ‘What’s this strange writing?’ ‘What’s on the door?’ ‘The door’s opening!’ Basma and Hossam go through the door into a long, dark tunnel. There are colourful pictures on the walls. ‘Who are you?’ ‘I am the goddess Isis. Who enters the tomb with the secret password?’ ‘We are Basma and Hossam.’ ‘You may pass.’ In the tunnel, the children see another picture. This is the goddess Bastet, the cat. ‘Miaow! You may pass!’ ‘I am Thoth. I am the god of writing. You broke the code to enter the tomb. You may pass.’ Basma and Hossam go into a small, dark room. There is something in the middle – a tomb. ‘Let’s have a look. Maybe there’s treasure!’ ‘Roar!’ ‘Aaagh! A mummy!’ The mummy is chasing Basma and Hossam. No! Basma and Hossam are chasing the mummy. The mummy runs back into the pyramid and along the tunnel. Basma and Hossam bang the door. ‘Wow, what an escape! Now, let’s find everyone.’
Musica egípcia riquíssima na quantidade de instrumentos criados, caráter ritualístico. Instrumentos de corda, percussivos e de sopro.
Nos povos primitivos e antigos a dança era feita com um caráter ritualístico, ou seja feita para a religião. Assim como também a musica e as artes cênicas para entretenimento do rei e para cortejos fúnebres.
Watch the video and answer the questions.
1. Translate the words: Tomb, wall, Pyramids, password, door, mummy, parents, and treasure.
2. Watch the story. Circle the correct answer.
a. Basma and Hossam are on holiday with their…………….. . friends / parents / teacher
b. Basma and Hossam are…………………………….. . lost / swimming / writing
c. ‘There’s a door in the …………………………’ hotel / house / pyramid
d. There are colourful pictures on the………………………………. . walls / floors / doors
e. ‘You broke the code to enter the…………………………….. .’ class / tomb / password
f. Basma and Hossam go into a small, dark…………………………. . house / box / room
g. ‘Let’s have a look. Maybe there’s……………………………. !’ money / treasure / chocolate
h. The mummy runs back into the pyramid and along the……………… . tunnel / road / path
Fonte: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/sh
O vale e o delta do rio Nilo já eram habitados desde 5000 a.C. Lá existiam pequenas unidades políticas autônomas chamadas nomos. Os nomos do Norte formaram o reino do baixo Egito, e os do Sul, o reino do Alto Egito. Por volta de 3200 a.C., os dois reinos foram unificados por um governo centralizado na pessoa do Faraó. Começava a longa história do Egito Antigo, que se estendeu até 525 a.C. Os egípcios acreditavam ter recebido dos deuses os conhecimentos e as técnicas da civilização. Sua religião era politeísta. Entre as numerosas divindades contava-se: Rá ou Amon-Rá, Osíris, Ísis e Anúbis. Consideravam o faraó com encarnação do deus Hórus. Havia também numerosos deuses locais, e muitos animais eram considerados divinos, como o crocodilo, o babuíno, o gato e o escaravelho. Conhecemos muito sobre a vida do Egito Antigo graças às informações escritas em papiros e nas paredes de seus túmulos e monumentos. Existiam três tipos de escrita: a hieroglífica (considerada sagrada e reservada para os templos e túmulos), a hierática (uma simplificação dos hieróglifos) e a demótica (escrita popular usada no comércio). A escrita egípcia foi decifrada em 1822 pelo sábio francês Champollion.
Em meio as areias do deserto do Saara, erguem-se as pirâmides. São construções imponentes, que há cerca de 5 mil anos maravilham o mundo. (...)
Adaptado de IONS, Verônica. Egipto. Biblioteca de Grandes Mitos e Lendas Universais.1982
é um termo que significa escrita sagrada. Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais sagrados.
Escrita de Internet
Os “emotions” que hoje muitas das vezes substituem palavras ou frases inteiras,
podem ser considerados um tipo de escrita iconográfica, que exige do leitor um conhecimento básico desta nova linguagem.
Copie as questões e as responda em seu caderno.
Questão 01 – Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
1. ( ) A Arte Egípcia concretizou-se, desde o início, nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados juntos aos mortos e nas construções mortuárias.
2. ( ) Quem decifrou a escrita egípcia foi o francês Champollion.
3. ( ) No Egito, o emprego do ferro e do vidro levou a um excesso de decoração inclusive nas janelas das pirâmides.
4. ( ) A maior preocupação dos egípcios era garantir uma vida após a morte confortável para seus soberanos, que eram considerados deuses.
Questão 02 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
1. ( ) Os egípcios acreditavam que Ka, o espírito do Faraó, era imortal, e assim depositavam em sua tumba todos os seus bens terrenos para que ele os usasse na eternidade.
2. ( ) As esculturas egípcias eram feitas para durar um determinado tempo, por isso eram feitas de papel.
3. ( ) A grandiosidade das construções egípcias eram feitas para comprovar a perfeição do poder político do Faraó.
4. ( ) A Lei da Frontalidade era rigidamente obrigatória. Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de perfil, enquanto sua cabeça, pernas e pés eram vistas sempre de frente.
Planta Papiro
Planta as margens do rio
Processo de fabricação manual
Papiro pronto
Papiro (pelo latim papirus do grego antigo πάπυρος) é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico é Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antiguidade Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).
O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.
Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. Para confeccionar o papiro, corta-se o miolo esbranquiçado e poroso do talo em finas lâminas. Depois de secas, estas lâminas são mergulhadas em água com vinagre para ali permanecerem por seis dias, com propósito de eliminar o açúcar. Outra vez secas, as lâminas são ajeitadas em fileiras horizontais e verticais, sobrepostas umas às outras. A sequência do processo exige que as lâminas sejam colocadas entre dois pedaços de tecido de algodão, sendo então mantidas e prensadas por seis dias. E é com o peso da prensa que as finas lâminas se misturam homogeneamente para formar o papel amarelado, pronto para ser usado. O papiro pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita.
Agora é a sua vez! Desenhe flores do papiro de acordo com o exemplo ao lado em seu caderno de desenho e pinte-as.
Esta semana de revisão e entrega de atividades atrasadas!!!!
Arte Egípcia
É uma pintura essencialmente simbólica, que segue rígidos padrões de representação, como a lei da frontalidade. As áreas espaciais são bem definidas e o tamanho e posição das figuras no espaço são estipulados segundo regras hierárquicas (quanto mais importante, maior nos desenhos, porque não existiam gigantes no antigo Egito), assim os escravos eram representados menores, os faraós médios e os deuses como gigantes. Os traços são estilizados e rígidos, as formas são bidimensionais (ausência de volumetria), e a cor é aplicada em manchas uniformes. As cores eram obtidas através de extração de produtos minerais e misturas. Além de dar beleza às peças e pinturas, as cores tinham significados próprios. Cores mais usadas: branco extraído do cal, preto do carvão, vermelho e do óxido de ferro ou argila, verde das plantas, azul do mineral lápis-lazúli e ainda do ouro e da prata o dourado e prateado, como também o uso das pedras preciosas.
É a arte de trabalhar com metais preciosos ( especificamente prata e ouro), na fabricação de jóias e ornamentos.
A ourivesaria é uma arte bem antiga, tendo sido encontrados sítios arqueológicos no mar Egeu, datados em torno de 2500 a.C. nos quais se encontram joias feitas de ouro. No Egito antigo já se produziam trabalhos altamente detalhados. É uma arte de grande aceitação ao redor do mundo, sendo, desde a antiguidade os ourives são profissionais de inegável prestígio.
Cabe ressaltar que esta atividade é, em sua natureza, uma atividade de cunho artesanal.
1. De acordo com o texto sobre as pinturas egípcias, transfira o desenho para o seu caderno e pinte-o de acordo as regras da pintura: Cores mais usadas, a lei da frontalidade, os hieróglifos usados e os tamanhos dos personagens. Os homens eram mais escuros que as mulheres no tom de pele.
DICA: Se você não conseguir desenhar observando, ponha a folha sobre a tela do celular ou do computador para copiar a imagem. Também poderá imprimir e colorir, colando em seguida no seu caderno de desenhos.
Para entendermos a arte: as pinturas, esculturas e arquitetura egípcia, precisaremos entender antes de tudo, a sociedade e no caso dos egípcios a religiosidade da época.
No Antigo Egito as pessoas acreditavam que deuses existiam para proteger e abençoar cada área da vida humana. Então nas antigas civilizações era comum que os povos fossem politeístas, ou seja, acreditassem em vários deuses.
O Egito Antigo era repleto de crenças, mitos e simbolismos. Como politeístas, os egípcios acreditavam numa grande quantidade de deuses e tratavam seus faraós como deuses vivos que possuíam poderes como o deus do Céu, Hórus, ou o deus do Sol, Rá.
A antiga religião e mitologia egípcia acreditava na vida após a morte. Quando a alma se desprendia do corpo, uma sequência de rituais mitológicos cercavam a ressurreição como o Culto de Osíris.
Uma das lendas: Osíris foi escolhido pelos deuses para ser o rei da terra, mas seu irmão Seth, invejoso, matou e espalhou os pedaços de seu corpo por todo o Egito. Seth era tido como o deus das trovoadas e das forças violentas da natureza.
Caso contrário, o indivíduo não poderia entrar mundo dos mortos. Sua cabeça era devorada por um deus com cabeça de crocodilo que o espreitava ao lado da balança. Quanto mais erros tinha cometido, mais seu coração pesava, maior seria seu castigo.
Os deuses egípcios possuíam características humanas, sendo que muitos deles possuíam poderes de transformação.
Assim, o zoomorfismo (formas de animais) ou antropomorfismo (formas de animais e homens) são dois conceitos que caracterizavam os deuses egípcios.
Traduza as frases: E fique sabendo a que área da vida humana corresponde cada divindade egípcia
Ra: God of creation Hathor: Goddess of love and music
Nut and Geb: Nut: Goddess of the sky / Geb: God of the earth
Osiris: God of the Underworld Horus: God of the sky
Isis: Goddess of motherhood and love Sekhmet: Goddess of medicine and war
Thoth: God of knowledge Ma’at: Goddess of truth and justice
Amun: God of wind and air Anubis: God of mummification
Set: God of Chaos
"Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear.
Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, religioso ou cultural. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. “Ela é abordada e sempre se encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem.”
Planeje uma camisa para a nossa escola como se fosse um fardamento completamente diferente da que temos hoje. Escolha as formas as cores e lembre que já temos um símbolo que poderá ser usado ou não. Use o desenho abaixo como base para a sua criação.
Símbolo ou logo da Escola Bilíngue
Design: desenho industrial, projetismo ou projética é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de produtos, normalmente produzidos industrialmente ou por meio de sistema de produção em série que demanda padronização dos componentes e desenho normalizado. O Design não está somente ligado ao vestuário e sim a toda criação.
Diferenças entre indumentárias e figurinos:
Roupa, também chamada de vestuário ou indumentária, é qualquer objeto usado para cobrir partes do corpo. Roupas são usadas por vários motivos. Roupas são usadas por questões sociais, culturais, ou por necessidade.
Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.
Adereços: Peças que compõem um figurino ou vestimenta. Acessórios, como: cintos, bolsas, joias, luvas, sapatos, chapéus, bengalas, capas ou outros enfeites.
Croqui: Desenho de base para planejamento do design do vestuário ou figurino.
Figurino: Design pronto com época, cor, textura, caimento e adereços.
1. As tribos indígenas criaram pinturas corporais que são belíssimas e cheias de significados, uma delas imita a pele da cobra mais venenosa do Brasil, eles usam para afastar os inimigos. Crie um padrão geométrico e também adereços para o seu croqui. Ponha a folha por cima da tela para copiar o croqui base e vamos praticar!!!
Padrões abstratos geométricos
Atividade de STEAM: Em conjunto com a disciplina de Matemática, foram utilizados jogos de raciocínio e criatividade.
Hoje falaremos mais sobre a criação de um Figurino. Para a criação de um figurino precisaremos seguir etapas:
1.Estudo do texto ou história ou enredo,
2.Caracterização do personagem,
3 Pesquisa de época,
4 Realização dos desenhos ou Croquis,
5 compra dos materiais para a confecção do figurino ( modelagem, corte e costura).
O figurino tem o papel essencial nas artes cênicas, pois ajuda a caracterizar os personagens em seu processo de criação. São também auxiliados a compor o personagem. Que será somado ao trabalho do diretor e dos atores que o irão interpretar.
Para criação de um figurino precisamos pensar em algumas perguntas que irão compor o personagem e o universo em que este se encontra. Alguns filmes não tem época específica, pois se passa no mundo da fantasia.
QUEM? O QUÊ? ONDE? QUANDO?
Vamos pesquisar!!!
1. Agora é com vocês! Pesquisem na Wikipédia, lendo os roteiros, enredos ou histórias dos personagens abaixo. Tente descobrir algumas das respostas.
EXEMPLO:
CINDERELA
Quem: Cinderela, uma jovem simples.
O que: Foi ao baile ajudada pela fada madrinha.
Onde: Castelo real.
Quando: PASSADO:Trajes de época. Cenário seculo XIX.
SCOOBYDOO
Quem:
O que:
Onde:
Quando:
MULAN
Quem:
O que:
Onde:
Quando:
TRON LEGACY
Quem:
O que:
Onde:
Quando:
VAI SER INFLUENCIADO PELO AMBIENTE, PELA RELIGIÃO, CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E OU CULTURA DE UM POVO.
Hoje falaremos mais sobre Vestuário. Remete-nos a épocas, lugares e a cultura de um povo. Dependendo do clima local as roupas servem para proteger o corpo das pessoas, mas também são usadas para mostrar a importância de uma ocasião ou de um status social.
Em ocasiões especiais, as roupas das pessoas podem variar muito. Além disso, há quem use algumas roupas que têm significados importantes de acordo com sua cultura e sua religião
Translate the text in your notebook.
First you put the paper on a tablet or a phone screen and use a pencil to copy the image.
ARTE E O MERCADO: Criação de uma marca é essencial para que possamos vender ou divulgar nossos produtos, tanto no mundo da moda quanto em qualquer área do mercado. Faz-se necessário a criação de uma identidade visual. Hoje em dia existe um mercado enorme para a criação de design. O designer é o responsável pelo desenvolvimento de logos. Abaixo poderemos apreciar algumas marcas. Imagine como os designers desenvolveram as marcas ou logos, levando em consideração tudo que estudamos, quanto a sensações através das linhas, pontos, cores, formas e composição visual.
Design de moda francês. Nos anos 60 e 70, a marca se tornaria conhecida em todo o mundo por sua criatividade no lançamento do smoking feminino, que permitiria dali em diante às mulheres trabalharem de calças compridas. Foi também o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfiles de moda Nesta foto a coleção foi inspirada na arte abstrata geométrica de Piet Mondrian.
O logo da famosa grife de moda italiana Versace foi criado em 1978 por Gianni Versace. A principal inspiração para sua criação foi a cabeça de mármore da escultura Medusa Rondanini, que retrata uma Górgona (monstro da mitologia grega.
Gianni Versace escolheu a Medusa como seu logotipo, porque ela faz com que as pessoas se apaixonem por ela, não tendo um caminho de volta ou uma forma de escapar do encantamento. Ele esperava que os produtos da sua empresa causassem o mesmo, hipnotizando as pessoas para a compra.
Na Grécia antiga, “Niké” (em latim) ou “Vitória” (em romano) ou “Nice”, (em português) ou “Nike”, (EUA – simbolo do famoso tênis americano), era a deusa mensageira enviada por Zeus para anunciar o triunfo e a glória, aos vencedores dos campos de batalhas, seja ela terrestre ou naval.
A grande Onda do artista japonês Katsushika Hokusai.
Quicksilver logo
ATIVIDADE
Se imagine criando um produto para a venda. Agora usando seu nome ou suas iniciais, crie uma logomarca para o seu produto. Lembre-se de que as cores nos ajudam para tornar nosso produto mais atrativo. Desenhe sua logo.
Ismael Ivo (São Paulo, 1955) é um dançarino e coreógrafo brasileiro. Em 2017 foi nomeado diretor do Balé da Cidade de São Paulo.
Biografia
De origem humilde, nascido na Vila Ema, Zona Leste de São Paulo, foi criado apenas pela mãe, empregada doméstica, que morreu em 2017. Ivo afirma que sua mãe foi a grande incentivadora para que enfrentasse os desafios. Desde adolescente, interessava-se pela dança, e sabia que era a sua vocação. Conseguiu bolsas de estudos em escolas de dança moderna e conseguiu integrar o corpo de dançarinos do Teatro de Dança Galpão em São Paulo. O coreógrafo Klauss Vianna o levou para integrar o grupo experimental de dança do Teatro Municipal, onde ficou durante um ano.
Em 1983, durante uma apresentação solo na Bahia, conheceu o coreógrafo norte-americano Alvin Ailey, que se interessou pelo seu trabalho e lhe abriu as portas para uma carreira internacional. Ivo mudou-se para o exterior e, em 1984, fundou juntamente com o diretor artístico Karl Regensburger, o festival de dança contemporânea ImPulsTanz em Viena, considerado um dos maiores festivais internacionais de dança da Europa. Atualmente Ismael Ivo é reconhecido mundialmente. Suas obras falam do universo do oprimido: crianças com fome, negros, mulheres tudo isso numa linguagem contemporânea da dança.
Pesquise e leia sobre personalidades de descendência afro que influenciaram nossa história , escreva no caderno nomes lugares que nasceram e profissões. Alguns exemplos, acrescente mais.
Martin Luther King Jr.
Mussum
Cartola
Pixinguinha
Ruth de Souza
Carolina de Jesus
Bob Marley
Barack Obama
Antonieta de Barros
Pelé
Atualização das atividades e esclarecimento das dúvidas.
Moda
Heitor dos Prazeres
Rubem Valentim
Djanira
Mestre Didi
Carybé
Questões
Liste os nomes dos artistas abaixo e escreva ao lado de cada nome respectivamente quais os elementos básicos da arte visual que mais lhe chamou atenção na obra de cada um.
Qual deles trabalha com o abstracionismo geométrico? Escreva o nome dele abaixo.
Você consegue identificar na obra de Heitor dos Prazeres que lugar fica a paisagem da primeira obra e na segunda qual é a dança que ele representou?
Qual deles você gostou mais, tente no fazer uma releitura do trabalho do seu favorito.
Arte Popular feita pelo povo e para o povo, geralmente o aprendizado é passado de pai para filho. A arte popular faz parte do nosso patrimônio imaterial e é atribuída as produções artísticas como: pintura, literatura, danças, teatro, escultura, com relevante valor de pessoas que nunca se especializaram em arte de fato, frequentando escolas. A cultura popular é a raiz dessa arte, onde podemos apreciar: brinquedos, danças e músicas folclóricas, literatura de cordel, vestuário folclórico, comidas típicas, esculturas de barro, etc. Os principais compradores e vendedores estão nos mercados e feiras livres.
Principais artistas: J. Borges, Heitor dos Prazeres, Cizin, Mestre Vitalino, Ciro Fernandes, Aberaldo Santos e muitos outros
Vitalino Pereira dos Santos (Ribeira dos Campos, Caruaru PE nasceu 1909 - Alto do Moura, e faleceu em 1963).
Ceramista popular e músico. Filho de lavradores, ainda criança começa a modelar pequenos animais com as sobras do barro usado por sua mãe na produção de utensílios domésticos, para serem vendidos na feira de Caruaru. Ele cria, na década de 1920, a banda Zabumba Vitalino, da qual é o tocador de pífano principal. Muda-se para o povoado Alto do Moura, para ficar mais próximo ao centro de Caruaru. Hoje as esculturas dele são conhecidas no mundo inteiro, pela criatividade e expressão de cenas da cultura local.
Crie você mesmo sua produção com tema natalino e com materiais que você dispõe em casa. Poste a foto de sua produção e presentei seus familiares.