(Represented Brazil: 16-21th centuries)
Semana nº. 6: primeiros habitantes- 13 de Maio * May, 13th - original inhabitants - Week #6
Olá queridos alunos e alunas, como vão vocês? Espero que estejam bem e pró ativos nesses tempos de pandemia.
Continue a desvendar a formação do nosso país e a construir sua própria opinião sobre o surgimento da nação. Para começo de conversa, uma das coisas mais importantes da nação é o seu povo, as pessoas que formam a população que por sua vez constroem a nação. Mas será que temos um só povo, uma só nação? Assista uma animação aqui disponível para saber um pouco mais sobre os habitantes originais do nosso território brasileiro. Você já deve imaginar quem são os primeiros habitantes "descobridores" do território, não é mesmo?
Há algumas teorias científicas que explicam sobre a chegada dos humanos no continente americano e sobre a ocupação das terras mais ao sul, o que acabou dando origem aos nossos habitantes no Brasil do passado. Como era o seu aspecto? Como era sua organização em grupos? Que atividades desenvolviam para sobreviver?
Depois do período de ocupação, veio o deslocamento pelo território, a troca, a construção de grandes comunidades e, posteriormente, o encontro com outros povos vindos de outros continentes, como os europeus, por exemplo. A partir daí, do encontro entre diferentes povos, o cenário mundial nunca mais seria o mesmo. Mas isso é assunto para a próxima atividade...
Em seguida, está disponível um formulário para você responder com as informações que aprendeu aqui. Faça uma pesquisa por meio dos links disponíveis abaixo antes de responder ao questionário. São vídeos e outros sites para você aprender mais sobre os nossos antepassados no Brasil. Bons estudos!
Let's go doing it! #staysafe #stayhome
Semana nº. 5: espaço atual - 06 de Maio * May, 6th - current space - Week #5
Olá queridos alunos e alunas, como vão vocês? Espero que estejam bem e pró ativos nesses tempos de pandemia. E já que o contexto atual do mundo gira em torno desse assunto, a geografia e vocês que aprendem a cada dia mais sobre o mundo, não podem ficar de fora. Portanto, vamos refletir um pouco sobre o nosso país e a pandemia de COVID-19.
O estudo e a compreensão da realidade geográfica requer sempre que observemos o espaço geográfico, isso significa dizer que embora o centro das atenções esteja voltado para a pandemia é preciso observar as relações que implicam novos acontecimentos ou reforçam antigos fenômenos.
Assim, estão disponíveis alguns artigos de sites da internet para você se inteirar sobre o que acontece ao nosso redor, no nosso país no contexto atual. Você pode ainda pesquisar mais sobre o assunto se algo não ficar esclarecido para você.
O primeiro artigo fala sobre processos que afetam comunidades indígenas na Amazônia durante essa fase de pandemia, onde se vê que as ameaças ao modo de vida dos povos originários ainda permanece desde que novos exploradores chegaram ao território brasileiro. O segundo artigo remete à população e a condição de vida a que grande parte dela é submetida, onde o tema da desigualdade social nos ajuda a entender o que se passa com a população brasileira nesses tempos de pandemia.
Em seguida, está disponível um formulário para você escolher um dos artigos e fazer um resumo das informações contidas no texto por você escolhido. Busque e tente entender Onde, Como, Quando, Por que e Para quem os processos relatados nos artigos acontecem. Você poderá acessar por meio dos links (texto e botão) disponíveis abaixo.
Let's go doing it! Bom estudo e cuide-se bem!
Semana nº. 4: espaço vivido - 29 de Abril * April, 29th - experienced space - Week #4
"Gigante pela própria natureza". Frase presente na letra do hino nacional brasileiro, que ideia será que ela transmite sobre o território do país?
As dimensões continentais do Brasil e os limites atuais resultam de acordos políticos e militares ao longo do tempo, da expansão da ocupação do território e do desenvolvimento de atividades econômicas.
Se você pesquisou na aula anterior algumas características do país sabe bem o que a frase retirada do hino nacional quer dizer, não é mesmo? Vejamos mais algumas informações sobre a realidade territorial do Brasil:
O país possui grande extensão no sentido leste-oeste (E-W) e junto com o movimento de rotação da Terra é possível explicar a existência de diferentes horários no território brasileiro. São 4 fusos horários, três deles na parte continental e apenas um nas ilhas oceânicas que formam o território do Brasil. Por outro lado, a grande extensão norte-sul (N-S) do país ajuda a explicar a imensa diversidade de paisagens, diferentes tipos de clima e de vegetação. Áreas ao norte, próximas à linha do Equador possuem temperaturas mais elevadas, enquanto as áreas mais ao sul, localizadas em médias latitudes, apresentam temperaturas médias mais baixas. Os aspectos físicos do país interagem com a ocupação humana e também ajudam a entender os diferentes tipos de uso do espaço brasileiro ao longo do tempo.
No plano da regionalização, o país está situado na parte sul do continente americano e possui também diferentes regiões internas com características distintas. A grande diversidade de culturas presente no território é um exemplo. O Brasil faz limites com diversos países da América do Sul, entretanto não fala o mesmo idioma que seus vizinhos, falamos o português enquanto os vizinhos falam espanhol. Você saberia dizer o por quê?
Bem, compreender a realidade que se vive no Brasil passa também por compreender suas relações e processos históricos, de configuração espacial e arranjo político. Isso mesmo, como foi dito antes, foram os acordos políticos que influenciaram a formação do país e seu ordenamento territorial. Mais uma vez vê-se que a política faz parte de nossas vidas, desde o passado, no presente e com toda certeza fará parte no futuro. O estudo da formação do Brasil inclui necessariamente o estudo dos acordos e ações políticas desde o passado, como a definição de fronteiras ou mesmo os movimentos da população, para que entendamos melhor o presente.
A seguir, está disponível um formulário para você confirmar os dados da pesquisa realizada na atividade anterior, da semana passada, ou mesmo complementar com novas pesquisas e assim entender mais um pouco sobre a realidade que nos cerca na configuração territorial do Brasil. Você poderá acessar por meio do link (botão) disponível abaixo. Bom estudo e cuide-se bem!
Semana nº. 3: espaço vivido - 22 de Abril * April, 22th - experienced space - Week #3
Os mapas acima demonstram a existência de diferentes "Brasis" ao longo da sua curta história como país ou como colônia portuguesa dos Séc. XVI ao XIX. Observe-os com cuidado e perceba as suas semelhanças e diferenças. Desde os anos 1500 até 2020 foram as muitas mudanças e não é para menos, apesar da pouca idade o país passou por várias configurações territoriais até chegar ao atual território. Mas é importante lembrar que as marcas deixadas do passado, na concepção e formação do país, ainda assombram o Brasil do presente e contribuem para o modo como ele é percebido pelo exterior. Mas nada melhor do que saber onde estamos pisando, não é mesmo? Então vamos juntos desvendar um pouco sobre o Brasil que se vive, onde nascemos, moramos, estudamos etc.
Algumas características tornam o Brasil um país tão especial para a vida animal e vegetal: sua imensa dimensão territorial, com milhões de quilômetros quadrados de extensão, configurando-o como um dos maiores países do mundo. Essa massa continental está localizada num extenso continente chamado América, mas o Brasil em especial situa-se mais ao Sul quase inteiramente na Zona Tropical da Terra, onde as temperaturas são altas e o clima predominante é quente e úmido. Por ser bastante extenso, o país tem parte do seu território na Zona Temperada onde ocorre mais a variação das temperaturas e do clima. No aspecto da cultura e da língua falada, o país também tem suas especificidades, com forte presença de estrangeiros. Há muitas outras características que tornam nosso país um lugar especial. Ao descobrir mais sobre o Brasil, devemos estar atentos às diferentes realidades que vivem as pessoas para tentarmos compreender quem fomos, quem os outros acham que nós somos e quem nós realmente somos enquanto sociedade e como país.
Para que você aprenda um pouco mais sobre o nosso país, esta semana a proposta é a realização de uma pesquisa em páginas da internet, jornais, atlas, livros, revistas etc e registrar as informações todas no seu caderno de Geografia.
As informações que você deve buscar saber são: qual o nome oficial do país? Qual o tamanho da sua área em quilômetros quadrados? Qual a sua posição no ranking de países por tamanho da área? Qual o tamanho da população que no Brasil habita? Como está formada a nossa população? Qual a localização geográfica do Brasil? Quais são as coordenadas geográficas do Brasil? Qual ou quais as línguas faladas no Brasil? Qual a religião predominante no país? Como está dividido geograficamente o país? Quantos e quais são seus Estados e suas principais cidades/capitais? Qual ou quais as formas de relevo predominantes? Qual ou quais os climas que predominam no Brasil? Qual ou quais são as vegetações predominantes? Que países fazem fronteira com o Brasil? Quais são os limites do Brasil segundo as direções cardeais?
Anote todas as informações no seu caderno como forma de registro, não esqueça de colocar o tema e a data da atividade realizada. Vamos retornar a falar do Brasil vivido na próxima atividade.
Bom estudo e cuide-se bem!
Semana nº. 2: espaço percebido - 15 de Abril * April, 15th - perceived space - Week #2
Observe as imagens abaixo:
As imagens acima são outras formas de representar o Brasil. Você concorda? Essas imagens são veiculadas pelos meios de comunicação para diversos públicos ao redor do mundo, por meio de revistas, sites, canais de televisão. Assim, além da representação do passado de país paradisíaco, de exuberância na Natureza e bastante sensualidade, o Brasil passou a ser associado à imagem de:
povo gentil, dócil, hospitaleiro, alegre, resiliente e "sem preconceito", todavia "malandro" assim como a personalidade do personagem "Zé Carioca" foi retratada;
país do carnaval e do futebol, associado a grandes eventos populares como o samba e as festas;
país exótico e místico, relacionado às manifestações religiosas de culturas como a africana e a indígena, dos ritos e rituais de um modo geral.
país privilegiado pelas belas praias e pessoas com belas paisagens que atraem os turistas.
Mesmo com o passar dos anos desde o Séc. XVI, vimos nas aulas da escola que a visão sobre o Brasil no Séc. XXI ainda continua associada a estereótipos, acrescido da imagem de um "ator político irrelevante". Que fatores você acredita que contribuem com essa perspectiva?
Por outro lado, o que será que mudou ou permaneceu desde a "concepção" do Brasil recém encontrado e colonizado por estrangeiros? Você pode pensar mais sobre isso comparando as imagens das propostas ## 1 e 2 com o texto. Siga em frente e não desanime!
Com base nas imagens acima e de acordo com seus conhecimentos, responda ao questionário disponível no final da atividade para testar seus conhecimentos e dar sua opinião sobre essas diferentes representações do Brasil! Bom estudo e cuide-se bem!
Semana nº. 1: espaço concebido - 08 de Abril * April, 08th - designed space - Week #2
Observe as imagens elaboradas pelo artista holandês Albert Eckhout sobre o Brasil no Séc. XVI:
Imagem 01
Imagem 02
Imagem 03
Imagem 04
Imagem 05
Durante nossas aulas na escola, vimos que o nosso país ainda é marcado por esteriótipos que associam o território à sensualidade e à exuberância natural. Você se lembra?
Com base nas imagens acima produzidas no Séc. XVI e de acordo com seus conhecimentos, utilize o seu caderno de Geografia para escrever um texto com a sua opinião sobre os clichês associados ao nosso país, citando as possíveis razões para que o Brasil fosse visto com sensualidade e exuberância natural. Que fatores na sua opinião colaboram, ainda hoje, com essa visão estereotipada? Não esqueça de colocar o número da atividade, o tema e a data de sua realização! Bom estudo e cuide-se bem!