Nesta aula você vai...
PARA INICIAR
Assista ao vídeo e leia o texto a seguir.
Órion é uma das oitenta e oito constelações modernas. Está localizada no equador celeste e, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra. A época mais favorável para sua observação se dá principalmente nas noites de verão no hemisfério sul, em dezembro e janeiro.
A constelação de Órion é notável pela presença de muitas estrelas brilhantes, que formam figuras de fácil reconhecimento. A gigante azul Rígel e a gigante vermelha Betelgeuse apresentam maior brilho e, juntamente com Bellatrix e Saiph compõem o quadrilátero principal. Em seu centro figuram Alnitak, Alnilam e Mintaka, três estrelas de brilho similar alinhadas que constituem o Cinturão de Órion, asterismo conhecido popularmente como Três Marias.
Órion também possui numerosos objetos do céu profundo, sobretudo nebulosas. A mais notável é a Nebulosa de Órion, única visível a olho nu que, a cerca de 1500 anos-luz, é uma das regiões de formação estelar mais próximas. A constelação também abriga outras nebulosas emblemáticas, incluindo a Nebulosa escura Cabeça de Cavalo e a Nebulosa da Chama, além de muitas outras nuvens que compõem o Complexo de Nuvens Moleculares de Órion. De fato, muitas das estrelas gigantes azuis originaram-se dessas nuvens moleculares e hoje iluminam o material remanescente.
A constelação de Órion é _______________, ___________________ e _______________.
CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO
Revisão dos Adjetivos
Os adjetivos são palavras que caracterizam substantivos, atribuindo-lhes noções de qualidade, condição, julgamento, estado, etc.
(Geração Alpha: língua portuguesa, 6º ano)
APLICAÇÃO DO CONTEÚDO
O poema que iremos estudar nessa aula chama-se Orion, de Carlos Drummond de Andrade
Escolha uma das atividades a seguir. Atenção, trata-se da mesma atividade feita em dois sites diferentes.
Se você tiver uma conta Google faça a atividade através deste formulário:
Atividade pelo site Wizer.me - Acesse AQUI.
Se você não tiver uma conta Google ou não quiser fazer a atividade do outro site, faça a atividade deste formulário:
Atividade pelo Google Formulários - Acesse AQUI.
Fixação do conteúdo
Agora, vamos revisar e resumir o que aprendemos nessa aula.
A imagem a seguir trata-se da famosa cena entre Romeo e Julieta, peça teatral escrita por William Shakespeare no século XVI. Esta cena nos faz lembrar do poema Orion, de Carlos Drummond de Andrade. Releia o poema e observe essa cena, que semelhanças e diferenças você consegue perceber entre eles? Qual é o local em que ambos estão? O comportamento da mulher no poema é o mesmo em Romeo e Julieta? O comportamento do rapaz no poema é o mesmo em Romeo e Julieta?
Elabore um parágrafo de no máximo 6 linhas, escrevendo as semelhanças e diferenças entre a cena Romeo e Julieta e Orion.
Use estes adjetivos para descrever o comportamento dos jovens no poema e na imagem:
caloroso distante insensível apaixonado fria afetuoso
Indiferente sentimental interessado carinhoso inexpressiva
Veja as atividade dos alunos!
Sugestões de...
Vídeos: