Olá queridos e queridas estudantes da Escola Municipal em Tempo Integral Bilíngue Dom José Maria Pires. Vamos experimentar aqui um modo diferente de estudo e aprendizado durante essa pandemia da Covid-19 que atinge grande parte da humanidade.
Semanalmente, vou postar aqui algumas informações e atividades para continuarmos conectados com esta área de conhecimento tão importante que é Geografia. Peço-lhe que se mantenha atento ao contexto que nos cerca pois a geografia está em toda parte!
Você pode acompanhar a sua participação ao acessar a subpágina da sala de Geografia e selecionar a sua turma na planilha.
Qualquer dúvida ou comentário poderá ser feito logo após cada atividade semanal na seção "Dúvidas e comentários" que fica no final desta página. Para você comentar é necessário que realize um login no Facebook e deixe a sua mensagem. Obrigado! Thank you! Danke!
See you soon! Teacher João Ricardo.
(Landscape and Space: an introduction to Geography)
Semana nº. 5 aprender geografia - 06 de Maio * May, 6th - why learn geography - Week #5
Olá querido aluno e aluna, seguimos aqui com nossas atividades à distância e mantemos assim nosso contato com a Geografia (e com o prof. também rs rs rs).
Mas afinal, pra que aprender geografia, não é mesmo?
Você já conhece a paisagem, sabe distinguir o tempo e as transformações nela ocorridas, que possuem relações com pensamentos e ações dos seres humanos ou mesmo com a ação da própria Natureza na modelagem e transformação do relevo terrestre.
Esse conhecimento é importante?
Imagine então que você é um pesquisador sobre a vida terrestre, e ao explorar os lugares para conhecer as espécies, vai precisar de informações para entender o comportamento dos animais por exemplo, ou, das comunidades vegetais, ou dos humanos etc. Ao estudar Geografia é possível entender Onde, Como, Quando, Por que e Para quem os seres humanos transformam as paisagens dos lugares. Ou mesmo, como a Natureza transforma a paisagem? Estudamos a vida nas cidades e no campo, os problemas sociais e a desigualdade econômica, a exploração da Natureza, a produção do espaço. os fenômenos naturais, sejam eles climáticos, geológicos, geomorfológicos, antrópicos* etc. É saber entender os processos que ocorrem na mudança dos espaços. É conscientizar-se e conscientizar o próximo, de como agir de forma positiva no espaço, construindo junto com as pessoas a qualidade de vida dos lugares.
Várias são as profissões (bombeiros, engenheiros, motoristas, astronautas, professores etc etc) que necessitam do conhecimento geográfico e/ou do uso de geotecnologias, como a geolocalização e sensoriamento remoto*. Aprender a geografia para utilizá-la na prática, ao acessar aplicativos, ao entender um mapa, ao fazer uma viagem, e ainda ao estar dentro de casa.
Por exemplo: o que você fez para cuidar da higiene e da saúde do lugar em que vive hoje? Como você pode agir e contribuir para a qualidade de vida do lugar? Que ações de dentro de casa podem diminuir os impactos no ambiente lá fora? Como agir em comunidade? Estas e outras perguntas interagem com a geografia do lugar, e explorá-lo e entendê-lo permite-nos atuar na construção de melhorias para o dia-a-dia das pessoas. Pense nisso, você já explorou todos os lugares da sua residência??
Para explorar lugares, é preciso saber a geografia do lugar! O conhecimento em geografia é mais uma ferramenta para perceber como se movimentar nos lugares, nos mais próximos e nos mais distantes também. Que de vocês não tem o desejo de viajar para outros lugares? Assim, a geografia ajuda a entender a cidade, o bairro, a sua rua, ou mesmo cidades em regiões distantes que vemos nos filmes e animações.
A seguir convido você a uma pequena "viagem" pelo mundo por meio de alguns vídeos. Você está com saudade de ouvir a segunda língua que estudamos? Pois é, há alguns vídeos abaixo onde convido você a ver com os próprios.
Utilize os links disponíveis abaixo para acessar vídeos que farão você pensar mais um pouco sobre a transformação da natureza e organização do espaço geográfico. Ao acessar o vídeo no "Youtube", você pode colocar a legenda em inglês (botão CC - Closed Captions), reconhecer algumas palavras e treinar sua pronúncia e audição. Boa atividade!
Escolha um dos vídeos e escreva em seu caderno um texto sobre o que você entendeu e mais gostou no vídeo. Escolha uma título relacionado ao tema do vídeo para o seu texto. Você pode imaginar-se uma pessoa que vive nos lugares mostrados nos vídeos e pensar: como você agiria se fosse um "explorador" do lugar?
Let's go doing it! E cuide-se!
Para saber mais:
Antrópico*
adjetivo. Resultante da ação do homem, especialmente em relação às modificações no ambiente, na natureza, causadas por essa ação.Relacionado com o homem (raça humana) e com o seu tempo de existência no planeta Terra.Etimologia (origem da palavra antrópico). Antropo, do grego ánthropos, "homem" + ico.
Sensoriamento remoto* (clique)
sensoriamento s.m. Procedimento através do qual as condições climáticas ou geológicas da Terra são detectadas, sendo possível, desta...
remoto adj. Que aconteceu há muito tempo; antigo. Que se encontra longe no tempo e/ou no espaço; distanciado: território...
Semana nº. 4: espaço geográfico - 29 de Abril * April, 29th - geographic space - Week #4
Lugar
Os elementos naturais como solo, rios, montanhas, florestas têm sido ao longo do tempo utilizados e transformados desde que os primeiros grupos humanos habitam o planeta. Essa transformação da Natureza ocorreu e ocorre para atender às necessidades humanas e é por meio do trabalho que as paisagens são modificadas e vai-se criando e organizando o lugar onde se vive.
Assim, chamamos de espaço geográfico justamente o resultado do trabalho realizado por homens e mulheres ao longo do tempo e é possível enxergá-lo ao observarmos as paisagens na superfície da Terra. Na aula anterior vimos que o espaço geográfico apresenta várias escalas: pode ser um prédio, uma rua, um bairro, uma cidade, uma plantação, um país, um continente etc ou mesmo o lugar onde nos encontramos, já que a gente ocupa apenas uma pequena porção da superfície terrestre. Deste modo, todas as escalas são representações do espaço geográfico.
Para que se possa entender o espaço geográfico, deve-se, inicialmente, observar com atenção as paisagem que o constitui e identificar seus elementos por intermédio dos nossos sentidos (você lembra quais são eles?). Após esse início, deve-se ir além da percepção para investigar e conhecer mais sobre o lugar em que vivemos, e considerar as diferentes intenções que levaram ou levam as pessoas a transformar a Natureza e organizar o espaço geográfico. Por exemplo: para que foram construídas as cidades? E as plantações de milho? Você tem alguma ideia sobre isso?
Agora há um pequeno desafio para você sobre o que aprendeu aqui. Utilize o link disponível após o texto para acessar uma atividade com questões que fará você pensar mais um pouco sobre a transformação da natureza e organização do espaço geográfico. Boa atividade!
Let's go doing it! E cuide-se!
Semana nº. 3: espaço e lugar - 22 de Abril * April, 22th - space and place - Week#3
Ao ver as imagens (e suas legendas...) você notou algo semelhante? O que essas imagens fazem você pensar? Elas representam um pouco o que vamos dizer aqui, você não imagina o porquê?
Sabe-se que a ciência geográfica estuda processos ligados à sociedade e também à Natureza e para isso há contado com uma gama de conhecimentos de várias áreas do pensamento, como Ciências, Matemática, História etc e há também formulado seu próprio pensamento sobre a realidade da Terra, seus fatos e fenômenos.
Para estudá-la é comum o uso de 'categorias' que nos ajuda a analisar e a entender o que se passa ou passou na realidade do planeta. Portanto, 'Espaço' e 'Lugar' fazem parte um rol de conceitos importantes para o estudo da Geografia, pois ajuda na compreensão dos fenômenos geográficos. Assim, vamos ao que importa:
O que é Espaço?
O que é Lugar?
Nas imagens acima vemos a mesma cidade de Brasília, a capital do país, em diferentes perspectivas apesar de pertencerem à mesma cidade. Faz sentido, uma cidade se apresenta bem maior do que um simples planetário, mas o planetário pode ser meu lugar favorito na cidade, você se ligou?
Os lugares fazem parte do espaço, que representa algo bem maior como uma cidade. Mas uma cidade pode ser um lugar que está contido em outro maior, que o Estado, o país, o continente, o planeta etc. Este é o sentido de espaço, que não deve ser confundido com o "espaço sideral", fora da Terra, mas o espaço que falamos refere-se à soma de formas do relevo, de objetos, de pessoas, de ações, de pensamentos que ocorrem na Terra.
Assim, uma cidade como Brasília pode ser considerada um espaço, porém devem ser considerados de forma total todos os elementos, pois na paisagem só é possível ver algumas construções, um pouco de vegetação, um lago. Mas onde estão as pessoas? Onde estão os meios de transporte? E os outros serviços? E as fábricas? Enteder essa configuração, que há algo mais e maior, ajuda a compreender porque se produzem os lugares, os objetos, as atividades e como elas estão conectadas entre si. Estudar o espaço, eis uma tarefa para os novos exploradores e exploradoras de mundos!
Outro conceito importante para o estudo da Geogafia é o "lugar" que possui características de um "espaço vivido", experienciado, reconhecido, percebido, do ponto de vista individual ou também coletivo. Nas imagens acima, o 'planetário' foi escolhido como um lugar de destaque, de significado, pois abriga um acervo sobre o espaço sideral e corpos celestes, sobre astronomia, em Brasília. Este lugar, portanto, possui relevância* para algumas pessoas interessadas em conhecimento astronômico, não achas? Será que todas as pessoas têm um lugar favorito? Um lugar que por algum motivo é importante? Como humanos, somos agentes que praticam a toda hora a geografia no mundo e a nossa identificação com os lugares pode preservá-los ou mesmo destruí-los, a depender dos sentimentos com relação a esses lugares. Como você vê isso?
Para aproveitar a oportunidade, neste dia 22 de Abril, comemora-se o dia de um lugar de grandes proporções que é muito especial para todos os seres vivos: o dia da Terra. Este Espaço (com todas as suas formas e estruturas) é também um Lugar comum a todos nós, um lugar coletivo, lugar de vida, e que neste momento há algo não muito bom acontecendo com ele, que nos traz desafios para melhorá-lo, para curá-lo, para nele vivermos.
Agora há um pequeno desafio para você sobre o que aprendeu aqui. Utilize o seu caderno de Geografia para escrever um texto sobre o dia da Terra nesse momento de pandemia. O que você deseja para o nosso planeta? A Terra é um lugar bom para viver? O que fazer para tornar o planeta um bom lugar para viver? O desafio é o seguinte: escreva uma carta para ser lida no dia 22 de Abril do ano de 2023, quando a sua turma estiver no 9º ano. O que você diria ao planeta se ele pudesse te ouvir? Não esqueça do local, de por a data e de assinar!
Let's go doing it! E cuide-se!
Para saber mais:
* Relevância
Substantivo feminino
1- Particularidade do que é relevante (que possui importância): tese de extrema relevância.
2- A parte que se sobressai numa superfície plana; saliência.
Relevância é sinônimo de: importância, saliência
Relevância é o contrário de: irrelevância
Separação silábica: re-le-vân-ci-a
Semana nº. 2: paisagem e tempo - 15 de Abril * April, 15th - landscape and time- Week #2
Observe com atenção as imagens a seguir:
Ao observar cada paisagem, o que você vê? O que você achou das fotografias de paisagem? Quanto tempo será que se passou até a formação dos elementos que compõem a paisagem? Dá pra saber?
Sabe-se que há o tempo da Natureza e o tempo dos seres humanos, que você conhece como tempo histórico. Nele, há elementos construídos pelos seres humanos como prédios, estradas, pontes, torres, objetos etc., que levam um curto ou médio espaço de tempo para serem erguidos ou fabricados, como semanas, meses, anos e até décadas ou séculos. Mas as paisagens também comportam elementos naturais, como o relevo terrestre, a vegetação, os rios e oceanos etc. Esses elementos foram formados durante milhares ou milhões de anos, é o que chamamos de tempo geológico, o tempo necessário para que a Natureza os produzam. Assim é possível afirmar que as paisagens são o resultado de uma construção ou ação histórica ao longo do tempo, pois possuem elementos formados há muitos anos além de outros criados mais recentes.
Então observe mais uma vez as fotografias acima. Quanto tempo será que se passou até que aparecessem os elementos presentes nas paisagens? Podemos classificá-las de acordo com o tempo? O que você acha?
Agora há um questionário sobre o que você aprendeu aqui. Let's go doing it!
Bom estudo! E cuide-se!
Semana nº. 1: estudo da paisagem - 8 de Abril * April, 8th - landscape study - Week #1
Observe as imagens abaixo:
Imagem 01
Imagem 02
Utilize o seu caderno de Geografia para escrever um texto sobre as diferenças e semelhanças que as imagens acima possuem. Algumas perguntinhas aqui vão te ajudar a pensar: que forças atuaram e atuam para modificar as paisagens? Há alguma finalidade nas suas transformações? A que atividades humanas as paisagens estão associadas? O que podemos deduzir que aconteceu ou poderá acontecer nestes lugares representados ao observarmos as imagens? As imagens demonstram harmonia entre construções e o ambiente? As imagens demonstram a degradação dos ambientes?. Não esqueça de colocar o número da atividade proposta (#1) e a data da sua realização. Bom estudo! E cuide-se!
Para saber mais sobre as paisagens: