(Charts and tables)
Semana nº.36 : uso de gráficos - 14 a 18 de dezembro
Hey dear students! How is going?
Olá estudantes do 7º ano! Estão todos e todas bem? Chegamos ao final de uma maratona sobre a população brasileira, onde vimos sua formação, crescimento e condição durante as atividades anterior. Uma das marcas presente em nosso estudo foi o uso de elementos gráficos e tabelas com informações sobre os fenômenos, utilizados para leitura das informações sobre situações e processos naturais, sociais e econômicos que ocorrem no espaço geográfico. Essas informações, são passíveis de ser mensuradas, quantificadas ou ilustradas de forma lógica e calculada. Assim como os mapas indicam uma representação espacial de um determinado acontecimento ou lugar, os gráficos apontam uma dimensão estatística sobre um determinado fato. Vejamos mais sobre o seu uso na geografia. Assista ao vídeo a seguir, e acompanhe:
Você percebeu que há diferentes tipos de gráficos, não é mesmo. Há na representação estatística das informações, a possibilidade de combinação de dois ou mais tipos de gráficos em uma única representação, facilitando mais a compreensão dos fenômenos. É o caso do climograma, um tipo de gráfico que detalha o perfil climático de determinada região. Por intermédio do climograma é possível representarmos graficamente as variações de temperatura e precipitações dos lugares durante um determinado período de tempo. Observe o gráfico e reflita: que tipos de gráficos estão combinados na representação do clima a seguir?:
Os gráficos de interesse geográfico, portanto, baseiam-se nas informações sobre a ocorrência dos fenômenos de caráter físico natural, como a quantidade de água da chuva que caiu durante o dia ou mês, a variação da maré em João Pessoa no mês etc, ou de caráter socioeconômico, como a quantidade de pessoas em idade para trabalhar dentre a população, ou a quantidade acessos na internet por bairro em João Pessoa, entre outras. A depender do fenômeno e do tipo de informações que se quer representar, existe um tipo de gráfico mais apropriado para se utilizar. Os gráficos de pizza, de barras ou de linhas possuem uma comunicação visual ligada ao fenômeno representado, que permita a interpretação rápida ao leitor de cada gráfico. Podemos também verificar outras formas de representações estatísticas (gráficos) nos exemplos a seguir:
Fig.3- gráfico de área.
Fig.4- gráfico de dispersão.
Fig.5- gráfico de redes.
Fig.6- histograma.
Fig.7- infográfico.
Fig.8- gráfico de barras (horizontal).
A atividade desta semana é a indicação de tipos de gráficos de acordo com as informações fornecidas sobre alguns fenômenos existentes aqui na cidade João Pessoa-PB e no Brasil. Reflita sobre o fenômeno e as informações a serem representadas e indique que tipo de gráfico melhor comunica as informações das tabelas 1, 2 e 3 disponíveis abaixo. Observe a natureza dos dados e reflita como melhor comunicaar as informações. Comente sobre os gráficos e as tabelas correspondentes em nossa seção de comentários, clicando aqui (Ex: Tabela 1 > gráfico de...., tabela 2 > gráfico de ....). Sejam criativos e criativas, bons estudos e boníssimas e merecidas férias! See you next opportunity! Cuidem-se bem e estejam seguros! Feliz Natal e Ano Novo! Acredite no estudo, dias melhores virão!!!
\0/ #stayhealthy #keepgeothinking