O clima é o conjunto de características atmosféricas de uma região que se repete ao longo de certo período de tempo, normalmente anos. Para caracterizar o clima, analisa-se o comportamento de algumas variáveis, como a temperatura, a umidade, as chuvas e os ventos.
Um equívoco comum é achar que clima é a mesma coisa que tempo atmosférico. O tempo representa apenas as condições atmosféricas de uma região em certo instante, como horas, dias ou semanas.
FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA
No planeta, há diversos padrões climáticos, com características próprias de temperatura, chuvas e umidade. Diferentes fatores estão relacionados a essa variedade de climas. Entre eles está o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Como vimos nos temas anteriores, a translação da Terra e a inclinação do seu eixo são responsáveis pela sucessão das estações do ano, cada uma com suas características climáticas próprias, dependendo da região do planeta.
Fatores geográficos também influenciam o clima. As correntes oceânicas e a circulação atmosférica são dois desses fatores.
Correntes oceânicas
As correntes oceânicas, ou seja, os movimentos de massas de água dos mares e oceanos, interferem em alguns fatores que caracterizam o clima de uma região.
Nas regiões menos aquecidas pelo Sol, como as polares, formam-se as correntes frias. As massas de água fria, grandes quantidades de água em baixas temperaturas, movimentam-se mais lentamente e costumam ocorrer em regiões mais profundas dos mares e oceanos. Essas massas frias estão associadas a climas mais áridos, pois evaporam lentamente.
Nas regiões mais aquecidas pelo Sol, principalmente as mais próximas à linha do Equador, formam-se as correntes quentes. Temperaturas mais elevadas proporcionam a formação de uma corrente que circula mais próxima da superfície dos mares e oceanos. A energia fornecida pelo calor faz com que elas se desloquem mais rapidamente e apresentem evaporação elevada, o que está associado a climas mais úmidos.
A circulação atmosférica
As mudanças do tempo atmosférico também estão relacionadas à atuação de diversos fenômenos, em especial aos deslocamentos das massas de ar. A temperatura e a umidade do ar dessas massas dependem da região do planeta em que elas se originam. As massas de ar formadas sobre o oceano carregam muita umidade. As massas continentais tendem a ser mais secas. Aquelas que se formam em região polar ou temperada são massas de ar frio, e as que se formam nas regiões equatorial ou tropical são massas de ar quente.
Essas massas de ar alteram as condições do tempo nos lugares por onde passam. As frentes frias ou quentes, que costumam ser citadas na previsão do tempo, são, respectivamente, massas de ar frio ou de ar quente.
O encontro de massas de ar com temperatura, pressão e umidade diferentes está relacionado à formação de nuvens, que podem ocasionar as chuvas. Além disso, em razão do aquecimento e do resfriamento das massas de ar, o ar se movimenta continuamente em várias direções, dando origem aos ventos.
Latitude, altitude, vegetação e clima
A latitude é a distância de um ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Em geral, quanto mais próximo à linha do Equador for um local, maiores serão suas temperaturas ao longo do ano. Esse fato está relacionado à forma esférica da Terra – na região equatorial, os raios solares incidem com mais intensidade. Por outro lado, nas regiões da Terra próximas aos polos, os raios incidem de forma menos intensa e as temperaturas são mais frias.
A altitude também é um fator a se considerar no clima. Quanto maior a altitude, menor será a temperatura média de um lugar.
Já a vegetação contribui para a umidade do clima. Em lugares de grande cobertura vegetal, a quantidade de vapor-d'água que as plantas liberam na atmosfera é considerável, tornando o ar mais úmido.
PREVISÃO DO TEMPO
A consulta sobre a previsão do tempo em determinada região ou dia específico auxilia em diversas situações do cotidiano, desde a decisão de qual roupa vestir ou levar para uma viagem até em relação a atividades como a agricultura, a pecuária, a aviação, a navegação, entre outras.
Aquilo que se denomina tempo e sobre o qual se fazem previsões trata-se de um conjunto de condições meteorológicas, como pressão do ar e formação de nuvens, que são analisadas em um curto período, como em um dia.
As variáveis analisadas pelos meteorologistas para que seja possível fazer uma previsão do tempo são a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade do ar, a chuva, a direção e a intensidade dos ventos, entre outras.
Com o auxílio de satélites artificiais que estão ao redor da Terra coletando informações sobre a atmosfera e das estações meteorológicas espalhadas pelo país, é possível obter um conjunto de informações que, posteriormente, serão analisadas por programas de computador e por uma equipe de meteorologistas.
Clima e Tempo - Exercício: CLIQUE AQUI!
OBS.: A pontuação mínima é de 70 pontos para se considerar uma entrega completa válida.