Se de noite, olhares para o céu sem nuvens, podes observar que o grande espaço celeste parece salpicado de pontos luminosos: uns pequenos, outros grandes, uns dispersos, outros agrupados - são os astros, que se encontram a milhares de quilômetros de distância da Terra. Também podes encontrar o ponto na areia da praia, nas sardas do rosto de uma pessoa,...
Em Artes o ponto atua como forma e desenvolve-se numa superfície limitada a que damos o nome de Campo Visual.
Cocêntricos ou concentrados
Dispersos e agrupados
Saturados criando uma forma
O pontilhismo foi uma técnica inovadora de pintura desenvolvida pelo artista francês Georges Seurat no final do seculo XIX que tinha como proposta formar a imagem através de minúsculos pontos de cores pincelados na tela de maneira que, quando as pessoas observassem à distancia correta, misturassem os milhares de pontos criando assim uma ilusão de ótica.
Uma de suas mais importantes séries é a : Crianças de Açúcar, 1996, com a qual Vik Muniz participou da mostra New Photography, de 1997-98, no MOMA. Essa série retrata filhos de trabalhadores de plantações de cana no Caribe, mostrando o paradoxo da doçura do açúcar com o amargor de suas vidas. As obras foram feitas com vários tipos de açúcar, e depois de fotografada, o açúcar foi colocado em potes rotulados com as fotografias originais e expostos em diversos museus pelo mundo.
Agora é com você, crie um desenho livre ( pode ser um objeto, um ser vivo, uma parte do corpo ou uma paisagem) e preencha os espaços com a tinta colorida em forma de pequenos pontos. Deixe secar e na volta corrigirei as atividades por favor usem seus cadernos de desenho.
Material: folha em branco, lápis grafite, borracha, colas coloridas.
Até a volta! Teacher: Ismália.