NHÁ CHICA

NHÁ CHICA


 (N.1808-M.14/06/1895)

Seu nome era Francisca de Paula Jesus, mas a chamavam de “Nhá Chica”. Foi beatificada em Baependi (Mg), onde ela vivera, em 04 de maio de 2013, mas o decreto de sua beatificação foi assinado por Bento XVI em 28/06/2012.

Nasceu em 1808, de mãe solteira, neta de escravos, negra, e permaneceu analfabeta.

Praticou heroicamente as virtudes da castidade, obediência, fé, pobreza, esperança, caridade, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade. Ricos e pobres a procuravam para obterem graças e curas.

O milagre conseguido por meio dela aconteceu em 1996, e a agraciada foi a professora aposentada Ana Lúcia Meirelles Leite, então com 67 anos, atualmente residindo em Caxambu (Mg).

Nhá Chica ficou órfã em 1818 (com 10 anos) e teve que viver com o irmão Teotônio praticamente sozinhos, só com a proteção de Maria, a quem ela chamava de “Minha Sinhá”.

Gostava muito da Salve-Rainha e, às 6ªs. feiras, fechava-se em sua casa (não atendia ninguém), para meditar e rezar a Paixão de Jesus, principalmente às 15 horas.

Maria lhe apareceu em sonho e pediu-lhe duas coisas: 1ª – que construísse ali uma capela; 2ª – que comprasse um órgão de fole (caríssimo naquele tempo) para a capela. Ela lutou muito e conseguiu fazer ambas as coisas.

No local há uma obra que ajuda 170 crianças das Irmãs Franciscanas do Senhor.

Quero deixar aqui o convite para meditarmos um pouco como tem sido nossa caminhada e lembrar que as virtudes de Nhá Chica, só as conseguiremos com a oração constante e sincera, diária, diante do Senhor.

Geralmente rezamos muito pouco! O dízimo de orações seria 2 hs. e 24 minutos diários.