01/01- DIA MUNDIAL DA PAZ. SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Como você festejou esta passagem de ano? Alguma(s) coisa(s) de que tem remorso, que acha que não deveria ter feito?Por outro lado, o que você fez de bom? Perdoou e se encontrou com aquela(s) pessoa(s) de que estava separado(a) por brigas ou antipatias?
Lembre-se de que Jesus morreu por nós e nos perdoa sempre, mas dele não se zomba! No sermão da montanha (Mateus 5;6;7), Jesus diz que só seremos perdoados se também perdoamos!
Seja como for, se você está sentido(a) por algo, peça a Deus o perdão necessário e, se ofendeu alguém, peça-lhe desculpas, se for o caso.
Maria, mãe de Jesus homem é também mãe de Jesus enquanto Deus, como lemos em Lucas 2,43: “Donde me vem que a mãe do meu Senhor...” (título divino de Jesus ressuscitado, “Kyrios”, como em Atos 2,36 e Fil 2,11. É a tradução da palavra “Javé” e Adonai do AT). Por isso, a festa de hoje, “Maria, Mãe de Deus”. Esse título foi declarado oficialmente em 431, no Concílio Ecumênico de Éfeso. Leituras: Números 6,22-27; Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21.
2/01- S. BASÍLIO MAGNO (+379) E S. GREGÓRIO NAZIANZENO (+390), bispos e doutores, mártires.
1ª João 2,22-28 e João 1,19-28: “Não sou digno sequer de desatar as correias de sua (=de Jesus) sandálias”.
Hoje é dia de recomeçarmos nossa vida. Peçamos perdão de nossos pecados e façamos um projeto para o ano que começa. Dizia S. Basílio, um dos santos de hoje: “Se cada um se contentasse com tomar o indispensável para atender às suas necessidades e deixasse para os pobres o supérfluo, não haveria nem pobres, nem ricos, e não existiria a questão social”.
03/01- SANTÍSSIMO NOME DE JESUS E STA. GENOVEVA +502
Fil 2,10:”Ao Nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, sobre a terra e debaixo da terra”. 1ª João 2,29-3,6:”Eu sou a voz que clama no deserto”; João 1,29-34:”Eu vi e dou testemunho de que ele (Jesus) é o Filho de Deuys.
O que você acha de nós às vezes pronunciarmos o Nome de Deus a toa? A russa Catherine, dos poustinias, condenava muito isso nos norte-americanos quando a qualquer momento dizem “my God”. Quanto à santa comemorada hoje, Sta. Genoveva, foi caluniada e vítima de maledicências, mas “não se perturbou; antes, encheu-se de satisfação por poder sofrer pelo Nome de Jesus”. Por seu intermédio, ainda em vida, Átila não entrou em Paris para destruir a cidade e logo depois foi detido em Orleans. Só para lembrar: você já fez seus propósitos para este ano?
04/01- SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO +1309 (casada, vários filhos, enviuvou, perdeu os filhos um após o outro, antes dos 40 anos. Disse, em sua conversão: ”Não senti tanto amor a Deus quanto arrependimento, dor e vergonha dos meus pecados”).
1ª João 3,7-10 “Quem não ama seu irmão não é de Deus”; João 1,35-42: Os apóstolos tiveram um encontro pessoal com Jesus: “Vinde e Vede onde moro”. Nós poderemos ter esse contato pessoal com Jesus na oração mais prolongada e no contato com os irmãos, principalmente os mais necessitados. Não adianta falarmos sobre Deus se não falarmos COM Ele! Lembrete: Já fez os propósitos para este ano?
05/01- SÃO JOÃO NEPUMOCENO NEUMANN +1860-
1ª João 3,11-21: “Não amemos de palavra nem de língua, mas por ações e em verdade”, agindo sempre em favor dos irmãos.
João 1,43-51: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento”. Jesus falou isso de Natanael (veja nosso texto Natanael no índice). Será que ele poderia falar isso a nosso respeito? Somos pessoas em que, decididamente, não há nenhum fingimento? Somos sinceros conosco mesmos e com os outros?
06/01- EPIFANIA DO SENHOR
Isaías 60,1-6; Efésios 3,2-3ª.5-6; Mateis 2.1-12.
Epifania significa “manifestação”. Temos um texto com esse nome no blog. O ouro diz que Jesus é rei; o incenso, que ele é Deus; a mirra, que é homem mortal.
Todas as pessoas, independentemente de sua origem etnia, religião etc, são chamadas à felicidade do paraíso, mediante a aceitação de Jesus como seu Deus, Senhor e Salvador.
Enquanto os magos confiavam na graça de Deus (pela estrela), viam o caminho; quando confiaram no que os homens diziam (busca na cidade), perderam o rumo e só o reencontraram quando confiaram novamente em Deus. E você? Confia mais nas pessoas ou em Deus, em suas opções? Você vai fazer isto ou aquilo só porque todos fazem?
07/01- S. RAIMUNDO DE PEÑAFORT - +1275
(Trabalhou muito pelo resgate dos escravos).
1ª João 3,22-4-6. O melhor método para saber se você está no caminho certo é seguir as orientações da Igreja.
Mateus 4,12-17. 23-25-“Aos que viviam nas sombras da morte, viu uma grande luz”.
O pecado nos deixa no escuro. Pedindo humildemente perdão de todos eles, reencontramos a luz. O importante é nunca ficar caído (a), mas sempre buscar levantar-se e seguir o caminho, sem esmorecimento. O Reino de Deus sempre está próximo dos que sempre pedem perdão e recomeçam a caminhada para a santidade.
08/01- SÃO SEVERINO-+482
Marcos 6,34-44. No deserto, o nosso único alimento é a graça e a presença de Deus. Aprendamos a fazer deserto e silêncio em nosso coração!
1ª João 4,7-10: “Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor”. Ora, só os outros são referências de nosso amor por Deus, pois não o vemos. Se quisermos conhecê-lo e amá-lo, temos que conhecer e amar o próximo. Uma das maneiras de fazer isso é aprender a ouvir. Você tem paciência para ouvir seu irmão (sua irmã)? Geralmente, não os ouvimos.
Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade com isso. Luto muito para aprender a ouvir. Um exemplo de nossa conversação: se alguém nos fala que está com algum problema, nós logo lhe falamos um problema maior que está ocorrendo conosco, sem dar alguma resposta para o problema que ele ou ela está sentindo.
Nossas dores, nossos problemas, achamos sempre serem maiores do que os dos demais. Se alguém me diz que foi à Bahia, eu logo encontro em minha memória algum lugar mais longe a que eu fui!
09/01- SANTO ADRIANO AFRICANO- +710.
1ª João 4,11-18: “Não há temor no amor! (...)Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é perfeito (...) e tenhamos plena confiança no dia do julgamento”. Diz Sto. Agostinho que na comunhão que recebemos não é Jesus que se transforma em nós, mas nós é que nos transformamos nele!
Marcos 6,45-52- O mar simboliza o mal e o desconhecido, na bíblia. Jesus, ao andar sobre o mar, nos mostra que ele venceu o mal e, se nós o tivermos conosco, também venceremos! Também nos mostra que ele domina o que nos é desconhecido. Ele veio nos anunciar os mistérios de Deus, até então ocultos.
Lembremo-nos que é pela oração contínua que temos Jesus sempre conosco e, quando permanecemos humildes diante de Deus e dos irmãos, sempre a serviço deles.
10/01-SÃO LUCIANO DE ANTIOQUIA-+190, mártir.
1ª João 4,19-5,4: “Aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão (...). Os mandamentos de Deus não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo”.
Lucas 4,14-27-“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres(...), para proclamar a remissão aos presos, e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos”.
Não nos amedrontemos, amigos (as)! Jesus nos prometeu a liberdade e a salvação, se lhe abrirmos as portas e o deixarmos entrar em nossa vida, como ele mesmo nos diz no Apocalipse 3,20!
11/01-SÃO TEODÓSIO, monge +529, com 105 anos de idade, embora fizesse muita penitência e jejum, além de ajudar muita gente. Isso confirma aquela ideia de que comer menos faz mais bem à saúde do que comer muito!
1ª João 5,5-13- “Aquele que não crê em Deus, faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho”, ou seja, que ele nos deu a vida eterna, que está em seu Filho. Portanto, se cremos em Deus, creiamos também que ele nos oferece, por Jesus, a vida eterna.
Lucas 5,12-16. Curando o leproso, Jesus nos mostra que nos limpa a lepra do pecado.
Estamos no final do tempo de Natal que, em alguns anos, já terminou ontem. Será que nós aderimos a Jesus, que nasceu como homem em tudo, menos no pecado? Jesus nos oferece os sacramentos como atualização de sua presença em nós. De que modo estamos participando dos sacramentos? A Eucaristia, por exemplo, será que já faz parte de nossa vida?
12/01-SÃO FULGÊNCIO +537
Mateus 3,13-17- Ao entrar na água, não foi ela que purificou Jesus, mas foi ele que purificou a água para o nosso batismo!
Hoje é o último dia para a comemoração do batismo do Senhor, se no dia 11 foi o domingo da Epifania.
Isaías 42,1-4.6-7- Jesus não desperdiçará nenhum sinal de boa vontade e de desejo de salvação que dermos por meio de nossa vida. “Eu te segurei pela mão”, como o pai ou a mãe seguram seu filho.
Atos 10,34-38.- Pelo batismo acaba toda a distinção entre as pessoas: todas elas, sejam do judaísmo, do paganismo ou do ateísmo, se tornam filhas adotivas de Deus, sacerdotes, profetas e herdam o seu Reino. Pelo nosso sacerdócio batismal, podemos rezar por nós e pelos outros; pelo profetismo batismal, podemos pregar a palavra de Deus, principalmente por nossa vida.
13/01- SANTO HILÁRIO DE POITIERS, 4º século.
Marcos 1,14-20- “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Os apóstolos nos comunicaram o caminho do céu. Muitas vezes nos perdemos no rebuliço do mundo e nas agruras que sofremos. Não podemos desanimar nem desacreditar do poder misericordioso de Deus.
Ele é “poderoso para realizar por nós, em tudo, muito além, infinitamente além do que pedimos ou pensamos” Efésios 3,20
14/01- STA. ELIZABETH ANA BAYLEY +1821 (casada, fundadora das escolas paroquiais nos Estados Unidos.
Hebreus 2,5-12; Jesus se fez plenamente homem, embora seja também plenamente Deus, em nosso favor.
1ª Samuel 1,9-20; Ana faz um voto ao senhor para ter um filho
Marcos 1,21-28: Jesus domina até os demônios e o povo se alegra com isso.
Deus não quer que você sofra, mas permite-lhe os sofrimentos, para nos purificar. Ele também aceitou o sofrimento de modo total, para nos dar exemplo. Veja esse assunto (sofrimento) no nosso blog.
15/01-SÃO MAURO, monge, +567 (discípulo de São Bento).
Hebreus 2,14-18: Jesus se tornou em tudo semelhante a nós para poder ser um sacerdote misericordioso
1ª Samuel 3,1-10.19-20-Samuel ouve a voz de Deus e atende ao seu chamado.
Marcos 1,29-39- Jesus passava o dia pregando a palavra e fazendo o bem, como as curas.
Precisamos aprender a entrarmos pelo menos por um tempo diariamente num clima de silêncio e de deserto para ouvirmos que Deus quer de nós. Sei que é difícil, mesmo para mim, que estou falando isto, mas se treinarmos é possível. Jesus às vezes se isolava apenas mentalmente da multidão que o espremia, para rezar.
16/01-SANTO HONORATO ROMANO- +429, monge.
Hebreus 3,7-14- Viver só por hoje, sem se preocupar exageradamente pelo dia de amanhã. Confiar em deus!
1ª Samuel 4,2-11- Podemos perder as bênçãos de Deus se o fizermos de bobo
Marcos1,40-45- Jesus permanecia em lugares desertos para poder ter algum tempo de silêncio e contato com o Pai.
Acolhamos a graça de Deus e sempre oremos e vigiemos para não perdê-la! A oração prolongada é o segredo de sermos também caridosos e chegarmos a uma vida santa. Quanto tempo você reza diariamente?
17/01- SANTO ANTÃO, “pai” dos monges+356, com 104 anos, apesar de suas austeras penitências. Vivia no deserto.
Hebreus 4,1-5.11 – Viver nossa fé é ponto principal para entrarmos no repouso preparado pelo Senhor;
1ª Samuel 8,47.10-22- Ao rejeitarmos a vontade de Deus, estamos rejeitando a ele próprio
Marcos 2,1-12- Ao curar o paralítico, Jesus mostrou que também tem o poder de perdoar os pecados. Ter fé é, antes de tudo, confiar plenamente em Deus, sabendo que a principal coisa que devemos almejar não é tanto as curas, mas a salvação eterna, que inclui o perdão dos pecados. E o céu é o máximo de felicidade. Se Deus tem poder para nos dar tantas alegrias neste mundo, o que não nos dará no outro?
18/01- SÃO SULPÍCIO (invocado contra a pleurite)- Século 7º
Hebreus 4,12-16- Aproximemo-nos confiantes do trono da graça!
1ª Samuel 9,1-4.10b. 17-19.10 – Deus nos escolheu para uma missão e precisamos pedir seu auxílio para lhe sermos fiéis.
Marcos 2,13-17- Jesus veio para chamar os pecadores, e não para os que dizem não ter pecado.
Sermos humildes o suficiente para nos aproximarmos de Jesus, pedir perdão e a força par cumprirmos sua vontade. Peça-lhe, que ele fortifica você e lhe dá todas as graças e forças e coragem para segui-lo!
19/01- SÃO CANUTO, rei, século 11
Isaías 49,3-6- Não basta que sejamos servos de Deus, mas luz dos que nos encontram.
1Coríntios 1,1-3- Todos somos chamados à santidade.
João 1,29-34 – Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Chamados à santidade, devemos ouvir e praticar o que Jesus nos disse nos evangelhos, com toda a humildade.
20/01- SÃO FABIANO E SÃO SEBASTIÃO, mártires, século 3º.
Hebreus 5,1-10- Jesus, embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência pelo sofrimento.
1ª Samuel 15,16-23- A obediência vale mais que os atos não sinceros e “mecânicos”.
Marcos 2,18-22- Jesus é como um esposo, que está sempre entre nós, seu povo, sua esposa.
A obediência à Igreja nos poupa do erro e de muitos aborrecimentos! Obedeça e tudo ficará mais fácil!
21/01- SANTA INÊS – século 4º
Hebreus 6,10-20; 1ª Samuel 16,1-13; Marcos 2,23-28.
Não basta ter fé, mas perseverar na esperança e na vigilância sobre si mesmo. Não bastou a Davi ser sagrado rei, mas teve que perseverar no serviço a Deus e pedir perdão quando foi necessário. Use sempre o seu dia de folga para dedicar um tempo mais longo à oração e à atividade pastoral!
22/01- SÃO VICENTE, mártir (+305) e SÃO VICENTE PALOTTI (+1850)
Hebreus 7,1-3.15-17; 1ª Samuel 17,32-51; Marcos 3,1-6
Jesus é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. É o nosso único intercessor junto ao Pai. Com ele, venceremos quantos “Golias” aparecerem em nossa vida. Ele também nos ensinou a usarmos o nosso dia de folga para nos dedicarmos à comunidade e aos necessitados. Como você passa o seu dia de folga?
23/01- STO. ILDEFONSO- +667
Hebreus 7,25-8,6; Marcos 3,7-12
Cristo ofereceu-se a si mesmo, uma vez por todas, e não tinha pecados, como os sacerdotes da Antiga Aliança. Quando o sacerdote celebra a missa, está celebrando na pessoa de Cristo a própria Santa Ceia, e não um outro sacrifício. Jesus se “incorpora” no sacerdote celebrante (por mais pecados que este tenha) e é Ele quem faz a consagração do pão e do vinho por meio do sacerdote. O cristão leigo une-se a esse Sacrifício pelo seu sacerdócio recebido no batismo. Entretanto, Jesus não permitiu aos demônios que dessem testemunho dele.
24/01- SÃO FRANCISCO DE SALES +1622
1ª Samuel 18,6-9;19,1-7; 1ª Samuel 24,3-21; Marcos 3,13-19-
A inveja atrapalha muito a vida de uma pessoa, como atrapalhou o relacionamento de Davi com Saul. Davi, porém, respeitou a sagração real de Saul e não lhe pôs as mãos. Contentemo-nos com o necessário para a nossa vida! Tiremos a inveja e as ambições desmedidas de nosso dia a dia! Jesus chamou os Apóstolos a uma vida mais perto dele. Seria motivo de inveja? Deus dá a graça necessária à nossa vocação. Não precisamos invejar a ninguém! O dedal cheio de água está tão satisfeito quanto a um copo cheio de água
25/01- CONVERSÃO DE S. PAULO APÓSTOLO
Hebreus 8,6-13; 9,2-3.11-14; Atos 22,3-16; 9,1-22;
“Terei misericórdia das tuas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados!” Cristo derramou seu próprio sangue (e não de um cordeiro, como os demais sacerdotes faziam) para entrar de uma vez por todas no santuário. Nós temos sua lei e seu amor gravado em nossos corações! Pela sua morte, Jesus nos purificou para que nós também possamos entrar no Santuário!
A conversão de S. Paulo nos anima a também nós nos convertermos dia a dia!
26/01- SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO século 1º
2ª Samuel 1,1-27; Marcos 3,20-21
A atividade de Jesus era tanta que nem tinha tempo de comer, e achavam que ele tinha enlouquecido. Talvez dissessem o mesmo de Davi, quando chorou a morte de seu inimigo Saul. O que nós temos feito pela nossa comunidade? Você está engajado (a) em algum apostolado? E outra coisa: como você coloca seus inimigos e desafetos diante de Deus, em suas orações?
27/01-SANTA ÂNGELA DE MÉRICI- +1540
Hebreus 9,15.24-28; 2ª Samuel 5,1-7.10; Marcos 3,22-30
Jesus vence o demônio pela sua força divina e pela sua santidade. Se quisermos vencer o mal precisamos pedir sua ajuda e, como diz S. Pedro, não darmos entrada ao demônio; ou seja, evitarmos qualquer tipo de pecado, mesmo os mais leves. Jesus virá nos julgar e salvar os que nele confiaram. Davi venceu todo o mal e pôde, finalmente, reinar em paz!
28/01- SANTO TOMÁS DE AQUINO- +1274
Hebreus 10,1-10- “Eis-me aqui, Senhor! Eis que venho fazer a tua vontade!”
2ª Samuel 6,12b-19 – Nossa única preocupação é imitar Jesus, fazendo, como ele, a vontade do Pai. Davi procurou fazer em tudo a vontade divina em relação a tudo, como em referência à Arca.
Marcos 3,31-35- No Evangelho, Jesus diz que quem fizer a vontade de Deus é seu pai, sua irmã, seu irmão, sua mãe.
Minha pergunta indiscreta hoje é esta: O que nós estamos vivendo agora corresponde à vontade de Deus?
29/01- SÃO PEDRO NOLASCO+1256
Hebreus 10,11-18- A aliança que Jesus fez para com os que o recebem é esta: “Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, não me lembrarei mais de seus pecados, nem das suas iniquidades”. Que paz isso nos dá! Não tenhamos medo! Aproximemo-nos dele com humilde confiança e recomecemos nossa vida!
2ª Samuel 7,4-17- Deus garantiu a descendência de Davi porque o rei confiou nele e em sua misericórdia!
Marcos 4,1-20-A semente que cai num coração que confia nessa misericórdia divina, nesse amor infinito que Deus nos tem, frutificará 100%!
30/01- SANTA JACINTA MARESCOTTI- +1640
Hebreus 10,19-25 – nos dá várias orientações: 1- Em Jesus temos um caminho novo e vivo, que ele mesmo inaugurou através de sua humanidade. 2- Temos nele um sacerdote eminente. 3- Aproximemo-nos dele com um coração reto, cheios de fé, coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura (pode ser que o autor se refira ao batismo). 4- Sem esmorecer continuemos a afirmar nossa esperança, porque Jesus, que fez a promessa, é fiel! 5- Admoestemo-nos mutuamente para nos estimular à caridade e às boas obras. 6- Não abandonemos a frequência à Santa Missa nem aos trabalhos da paróquia a que pertencemos.7- Procuremos animarmo-nos sempre mais, à medida em que chega o dia de nosso encontro definitivo com Deus. Reflita sobre esses sete pontos!
31/01- SÃO JOÃO BOSCO+1888
Em 2ªSamuel 7,18-29, Davi faz uma bela oração a Deus com muita humildade ante os benefícios recebidos, como a de uma monarquia estável. Faz um hino de louvor que recorda as maravilhas de Deus na história e faz uma súplica ao Senhor para que mantenha sua promessa. Pede também que suas fraquezas não sejam obstáculos à graça de Deus. Como temos nos achegado a Deus em nossas orações? E, muito importante, nossas ações estão favorecendo ou bloqueando a graça de Deus?
Penso, entretanto, que Deus faz sua obra sempre, mesmo que a semente caia entre os espinhos, mas é nosso dever tirar todos os obstáculos provenientes de nossa fraqueza!
01/02- SANTA VERIDIANA (ou Verdiana) +1242
Marcos 4,21-25- As pessoas conseguem captar a “aura”, a bondade de alguém que entrega a Deus sua vida e a si próprio.“A lâmpada, nós a colocamos no candelabro” e não sob a mesa.Nós refletimos a luz de Deus, como a lua. Nesse ponto de nossa vida, precisamos nos cuidar com o bom exemplo, pois nossos atos se tornam mais visíveis e observados. Por exemplo, qualquer homem pode entrar num bar e pedir uma pinga. Mas e se o padre conhecido de uma paróquia fizer o mesmo? Certa vez alguns padres, encharcados pela chuva, numa cidadezinha cercada de floresta no Mato Grosso (Fátima de São Lourenço), entraram num bar para tomarem um conhaque, a fim de não ficarem resfriados. O dono do bar lhes perguntou se queriam uma dose de católico ou uma de crentes. Eles perguntaram a diferença, e o dono do bar explicou: a dose de católicos é pequena, pois podem vir aqui à hora que quiserem, mas a dos crentes é um copo cheio, pois só podem vir aqui quando o pastor não os vê!
Eu lhes lembro ode que “nada há de oculto que não venha a ser manifesto, e nada em segredo que não venha à luz do dia” (Marcos 4,22).
02/02- APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO
Hebreus 2,14-18: Jesus “devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo”. Por isso houve a apresentação de Jesus no templo e a purificação de Maria, 40 dias após o nascimento de Jesus, conforme a lei hebraica. Faça as contas e verá que hoje é o 40º dia depois do dia 25 de dezembro!
Lucas 2,22-4—Podemos meditar como Jesus, Maria e José obedeceram às leis de seu tempo, enquanto justas e santas. Como nós ouvimos as leis da Igreja Católica? Com que disposição? Hoje muitos levam velas para serem bentas na igreja, mas pergunto até que ponto isso seria válido se a pessoa não quer obedecer à Igreja e recomeçar sempre uma vida nova, mais santa!
03/02-SÃO BRÁS +316 E SANTO OSCAR séc 9º - Dia da bênção da garganta.
Hebreus 10,32-39 – Admoesta-nos a não abandonarmos a perseverança na luta pelo bem, “para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que ele prometeu”. Muitas vezes as lutas são tantas que temos vontade de desistir, de “dependurar as chuteiras”, de “deixar pra lá” tudo o que temos feito de bom. A tentação a uma vida cômoda e desligada de tudo é muito grande! Abraçar a causa dos pobres e/ou abandonados pode nos dar muita dor de cabeça! Mas a paz que sentimos por termos feito o bem vale a pena! Mesmo se por causa desse bem que tentamos fazer nos caluniam e até possam nos colocar na prisão!
Você que busca a vida de oração, não se engane: se está fugindo da ação no mundo de hoje, esqueça! Não está sendo o caminho certo.
04/03- SÃO JOÃO DE BRITO +1693, mártir.
Marcos 4,26-34- Ninguém conhece como Deus age. Cabe a nós fazermos tudo o que estiver em nosso alcance e deixar que Deus faça o restante, sem amarguras, sem obsessões, sem desânimo. O Reino de Deus é também semelhante a uma semente de mostarda ( é do tamanho de um ponto final), mas cresce como árvore de até 6 metros de altura. Amigo(a), o que você faz pelos outros pode parecer pouco, mas diante de Deus é bastante, pois ele faz frutificar. Não desanime com seus limites! Faça o que puder! O restante, deixe com Deus!
05/02- SANTA ÁGUEDA (ou Ágata) +254, virgem e mártir.
Hebreus 11,1-2.8-19:”A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem”. Por isso, pare de se perguntar como é o céu, quando haverá o fim do mundo, como se fez isto ou aquilo! Apenas creia, confie em Deus, confie na Igreja deixada por Jesus, e viva sua vida do melhor modo que você possa, sempre pedindo a Deus que o(a) oriente e o (a) conduza! “Respiro já aqui na terra o ar do paraíso”, dizia Sta. Faustina.
06/02- SÃO PAULO MIKI e seus 25 companheiros, mártires (Japão, 1149 a 1551)
2Samuel 12,1-7ª.10-17- Davi pecara gravemente, mas pede perdão a Deus (leia o salmo 51(50)); Deus nos renova com seu perdão. Os últimos versículos de Miquéias nos lembram que “Deus atirará nossas culpas no mais profundo do mar”. Nunca desanime: se pecar, peça perdão, se confesse e siga adiante! Deus sempre estará à nossa espera!
07/02-SÃO VENÂNCIO FORTUNATO-+600
Compôs hinos famosos, como o Pange Língua Gloriosi, e o Vexilla Regis Prodeunt, até hoje cantados na Semana Santa.
Marcos 4,35-41-“Por que tendes tanto medo assim? Ainda não tendes fé?”. Quando o nosso barco está parecendo que vai afundar, rezemos ao Senhor que nos ajude. Aliás, sempre devemos rezar, a fim de que o barco nem comece a balançar! Quem tem fé, mesmo que sinta medo fisicamente, não deve perder a confiança de que está nos braços de Deus. A pastora americana Joyce Meyer diz que Jesus proibiu que tivéssemos medo, mas não nos proibiu que tremêssemos , bambeássemos as pernas e suássemos frio! Ou seja, mesmo que tenhamos reações físicas, não podemos perder a confiança no poder de Deus.
08/02- SÃO JERÔNIMO EMILIANO +1537 E STA. JOSEFINA BAKITA
Veja o corpo incorrupto de Sta. Josefina:
2ª Samuel 15,13-14.30; 16.5-13- Esse texto mostra a mansidão e a humildade de Davi, que permitiu a Semei que o insultasse e o criticasse injustamente. Jesus também suportou os insultos e os tormentos dos inimigos. Diz o comentário do missal cotidiano (4ª sem. t. com.2ª f ano par): “Aquele que recebe a palavra injusta deve questionar-se sobre o grau de culpa que pode ter na incompreensão do outro, e deve aceita-la em expiação e com humildade”. Se a outra pessoa pensa coisas erradas sobre nós, é talvez porque entendeu mal alguma colocação nossa que outras pessoas lhe comunicaram. Muitas vezes não conseguimos provar nossa inocência (quantos são presos injustamente, mesmo nos Estados Unidos!). Entretanto, basta sabermos que Deus conhece a verdade!
09/02- SÃO MIGUEL FEBRE4S CORDEIRO MUÑOZ- século 19
Marcos 5,1-20: O que sempre me intriga nessa cura desse endemoninhado geraseno é o fato de que foi o único a quem Jesus não proibiu que contasse o que lhe fizera: “Vai para tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia”(v.19). E mais: Jesus não permitiu que ele o seguisse, nem que ele desse tudo aos pobres, como exigira do o jovem rico, ou metade do que possuía, como em Zaqueu. A todos os demais que curou, Jesus disse: “Não conte a ninguém o que te fiz”. Penso no fato de haver três tipos de vocação da parte de Jesus: a de apóstolos e pastores (pobreza total, como no jovem rico); a dos cristãos da classe média (como Zaqueu) e os da classe dirigente, que por motivos práticos e óbvios não conseguiriam seguir sua vocação se dessem tudo aos pobres
Na carta a Timóteo, Paulo pede que ele fuja da riqueza e viva apenas com o necessário (1 Timóteo 6,7-10). “A raiz de todos os males é o dinheiro”. Seja qual for a sua posição social, nunca ponha sua confiança no dinheiro, nem no poder, nem em sua sabedoria, mas apenas em Deus.
10/02-SANTA ESCOLÁSTICA (irmã gêmea de S. Bento. Nasceram juntos e também morreram com a diferença de 40 dias um do outro, em 547).
Hebreus 12,1-4- “Vós ainda não resististes até o sangue em vossa luta contra o pecado!” No v. 3: “Não vos deixeis abater pelo desânimo!” O autor da carta pede que nós lutemos contra o pecado até que seja preciso derramar o sangue para vencê-lo. Será que estamos realmente dispostos a fazer isso?
11/02- N. SRA. DE LOURDES -1858 E SÃO VALENTIM+SÉC; 3º
Uma das provas deque Sta. Bernardete realmente viu e ouviu N Sra. em Lourdes éo fato de que seu corpo está maravilhosamente incorrupto.
Hebreus 12,4-115- No versículo 10, o autor diz que Deus nos permite os sofrimentos para que nos purifiquemos, a fim de que ele possa nos infundir a sua santidade. É como se eu fosse pegar um pouco do perfume francês que um amigo teria trazido da Europa: eu iria lavar bem o meu frasco, a fim de que o perfume não se maculasse!. Confie em Deus! Se ele permitiu a você esse sofrimento pelo qual talvez você esteja passando, é porque ele sabe que isso vai purificá-lo (a), a fim de que ele possa lhe salvar.
12/02- STA. EULÁLIA- séc; 3º,mártir.
Marcos 6,1-6- Jesus é desprezado em sua terra, assim como talvez nós somos desprezados, em nossos dons e capacidades, pela nossa própria família. Ora, se somos desprezados, não “joguemos pérolas aos porcos”, ou seja, mudemos nossos ouvintes e pessoas com ou para quem trabalhamos! Mas, antes disso, façamos uma sincera auto análise para ver se a falha não tem sido nossa”! Na pregação ou no trabalho em favor dos outros, a humildade, a misericórdia e a perspicácia ao perceber os problemas são essenciais!
13-/02- STA. CATARINA DE RICCI+1590
Marcos 6,7-13- Jesus envia os apóstolos, dando-lhes os poderes que tem: pregar a conversão, expulsar os demônios e curar os enfermos. Mas, para isso, devem renunciar ao conforto. ao comodismo e a tudo. O cristão leigo não pode seguir à risca esse mandato de Jesus, mas pode viver numa “pobreza pessoal e comunitária, cujos sinais são a essencialidade do vestuário, a precariedade e modéstia da habitação (=a 1ª que encontrassem), o caráter nômade da missão, nenhum apoio em técnicas e possibilidades humanas, o respeito à liberdade de quem não crê” (missal cotidiano, 5ª f.4ª sem comum).
14/02- SÃO CIRILO (monge) E SÃO METÓDIO (bispo), século 9º.
HEBREUS 13,5-6: “Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei De modo que podemos dizer com ousadia: o Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” Acho que é desnecessário fazer qualquer comentário! Se confiarmos no senhor, nada temeremos, não nos apegaremos a nada, pois sabemos que ele sempre estará conosco e nada nos faltará!. (texto completo: vers. 1 a 8).
15/02- SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE, +1682-(promotor das mensagens e da devoção ao Coração de Jesus, reveladas à Sta. Margarida Maria Alacoque, da qual era confessor).
Marcos 6.14-29- a morte de S. João Batista. O que me chama a atenção é o fato de que ele morreu por ter denunciado um adultério! Atualmente os casais se divorciam, casam-se novamente com outras pessoas e parece que tudo está bem! Herodes se uniu maritalmente com a sua cunhada, e a admoestação de João Batista a respeito disso lhe custou a cabeça!
Pergunto: como você vê o adultério, ou o fato de que tantos casais atualmente não sejam casados validamente na Igreja? Será que Jesus proibiu só para os seus contemporâneos? João Batista, então, morreu “de bobeira”?
16/02-STO ONÉSIMO, ex-escravo +109
Em 1ª Reis 3,4-13, Salomão agradou a Deus por seu pedido movido pela sabedoria. Ele não pediu nem vida longa, nem riqueza, nem a morte dos inimigos, mas a sabedoria para governar bem o povo. Por isso, Deus o cumulou de tudo do mais, além da sabedoria. Pois é! faltou, porém, a perseverança nos bons propósitos. A riqueza fez com que Salomão, no final da vida, se voltasse aos deuses pagãos de suas mulheres pagãs, pecando, assim, gravemente contra Deus e deixando sua sabedoria de lado. Gostaria de meditar um pouco sobre o que e como pedimos isso a Deus! Pense um pouco! Alguns santos, como S. Francisco de Sales, não pediam nada, realmente nada, para si mesmos, a não ser a perseverança na fé e na busca da santidade, além da intercessão pelos outros. Se for necessário pedir algo, como agradará a Deus o nosso pedido? Dou uma dica: sempre acrescente, após o pedido: “Se for de vossa vontade...”
17/02- SETE FUNDADORES DDOS SERVITAS SÉC.13.
Marcos 6,30-34-Jesus viu a multidão e “ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor”. Vejo hoje quantas pessoas abandonadas a si próprias, desde as classes pobres como as mais ricas! O individualismo impera e domina, assim como o hedonismo (busca do prazer pelo prazer). Eu me torno “pastor” de ovelhas quando ouço as pessoas que precisam de alguém para desabafar, mas como amigo, sem críticas pesadas, sem julgamentos. Ouvir as pessoas é coisa rara hoje em dia! Queremos falar, falar e falar de nossos problemas.... Sejamos “pastores” dos que conosco vivem, aprendendo a ouvi-los, a compreendê-los, e aos poucos, dando nossa opinião de modo humilde e amiga sobre o caminho que podem percorrer. Ou então não digamos nada: só as escutemos!
18/02- STA. BERNARDETE SOUBIROUS-+1879-(Viu Maria por 18 dias. Seu corpo permanece intacto, incorrupto. Veja no nosso blog).
Se a imagem não aparecer, clique AQUI
Marcos6,53-56-“E todos os que o tocavam ficavam curados”. Essa “força” que saía de Jesus também existe nas pessoas santas. Temos um tipo de “aura” em nosso corpo, que é maior ou menor dependendo de nosso modo de ser e de agir. Isso é comprovado cientificamente! Agir bem, santificar-se, isso produz uma força positiva que é sentida pelos outros. Palavrões, ira, o pecado, retiram a força positiva e nosso corpo é tomado por um força negativa, que contagia os outros negativamente. Você percebeu isso em sua vida? Não há ambientes em que você não se sente bem, parecendo que há nele algo que não lhe agrada? E ambientes às vezes simples e pobres, que nos trazem uma paz envolvente? Agora, a perguntinha indiscreta: qual é a força que você acha que produz? Negativa ou positiva?
19/02- SÃO FLAVIANO, século 5º
Marcos 7,31-37- Quando os evangelhos falam da cura do surdo-mudo mostram, na verdade, uma liturgia batismal: o pagão é admitido no Reino, torna-se nova criatura mediante a intervenção de Jesus que, no batismo, lhe abre os ouvidos e lhe solta a língua, para que escute, viva, e faça ressoar para os outros a palavra de Deus. Não basta escutarmos a palavra: é preciso praticá-la! Não basta que saibamos falar: é preciso anunciarmos a palavra. Qual é a sua atuação?
20/02-STO. ELEUTÉRIO +532
Marcos 8,1-10-Jesus não quer que o povo passe fome. Ele continua a não querer, mas nos diz como disse no outro texto: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Esta é a nossa missão: atender os irmãos, principalmente os mais necessitados. E Jesus quer tanto que façamos isso que considera feito para ele o que fazemos aos outros. E você? Já ajudou alguém nesta semana?
21/02-SÃO PEDRO DAMIÃO-+1072
Tiago 1,1-11: A tentação não vem de Deus, mas Ele a permite para estimular a nossa fé e nos conduzi à santidade. Se Tivermos dificuldade de discernir o que fazer, peçamos a Deus a sabedoria, que ele nô-la dará! A provação é como o cadinho, que separa o ouro das impurezas que lhe estão agregadas.
Apocalipse 2,10: “O diabo vai lançar alguns de vós na prisão para tentar-vos e tereis dez dias de provação. Sede fiéis até à morte e eu vos darei a coroa da vida!”
Entretanto, “é preciso que a perseverança produza uma obra perfeita, a fim de que sejais íntegros e perfeitos, sem nenhuma deficiência” (v.4). Em qualquer tentação ou provação recorra a Deus, por meio de Maria. Ela é a mãe querida que nos livra dos “apuros”.
22/02- STA. MARGARIDA DE CORTONA +1297 (Passou 25 anos numa vida mundana e 23 convertida. Converteu-se ao ver o corpo putrefato de seu amásio, até então muito bonito. O corpo dessa santa está incorrupto, intacto, na Igreja de São Francisco em Cortona)
Se não aparecer a imagem, clique AQUI
Marcos 8,11-13- Há muitas pessoas que ficam pedindo sinais a Deus por coisas até supérfluas! Outras acham que qualquer coisa que aconteça, principalmente sonho, seja um sinal. É preciso muito cuidado com isso! Muitas falsas pessoas manipulam outras, falando que Deus lhes falou isto ou aquilo. Na verdade, querem manipular aos que lhes derem crédito. Temos que viver o presente, o aqui e agora, confiando o futuro a Deus. Faça suas opções de acordo com sua vocação e seus limites, siga a orientação do magistério da Igreja, separe pelo menos duas horas diárias de oração, e continue a caminhada!
23/10- SÃO POLICARPO (discípulo de S. João), +155, mártir)
Tiago 1,19-27- Para que a Palavra de Deus se transforme em obras de modo efetivo, são necessárias três coisas: Escutar muito, Falar pouco e Fugir da ira (v. 19).v 27= “A religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisto: em assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações (=os necessitados) e em guardar-se livre da corrupção do mundo (=do pecado). Sabemos escutar muito, falar pouco e fugir da ira ?
24/02- SÃO SÉRGIO século 4º
Tiago 2,1-9- Os cristãos autênticos não fazem distinção de pessoas. Tiago fala algo muito em voga mesmo atualmente. Exemplo: se aparecer um salafrário vestido de terno e gravata em nossa casa, a gente o recebe bem, mesmo com o risco de sermos enganados; se aparecer uma pessoa mal vestida, por mais honesta que seja, nós a recebemos com reserva e às vezes até com falta de educação. Quando seminarista de teologia, precisei fazer alguns exames num hospital do INSS (tinha outro nome). Eu fui de terno e gravata, o que me fez ser muito bem atendido, com toda a educação e respeito. Uma senhora ao meu lado reclamava que era mal atendida. Por várias vezes havia ido lá para pedir a aposentadoria do marido, por doença. Disseram-lhe, naquele dia, que o marido dela poderia trabalhar perfeitamente, que ele não era doente. Ora, ela tinha ido informar que ele havia morrido!
25/02-SÃO TARÁSIO século 8
Tiago 2,14-24.26- A fé sem as obras é morta. Nós dizemos que temos fé, mas só podemos comprová-la através das obras boas em favor da comunidade, dos pobres, dos necessitados. Lembro a você, amigo (a), que mesmo uma pessoa milionária, se estiver doente, abandonada, depressiva, desanimada, também é uma pessoa carente! Pense um pouco em seus amigos e amigas e poderá descobrir entre eles várias pessoas necessitadas!
26/02- STO. ALEXANDRE=+326
Marcos 8,34-9,1- Quem procura sempre evitar o pecado acaba “perdendo” muita coisa considerada “boa” para os mundanos, mas está se resguardando para a vida eterna. A diferença é que, em troca de uns 80 ou 90 anos de certas privações, ganharemos uma eternidade feliz! Pelo contrário, quem faz tudo o que lhe vem à cabeça nesta vida terrestre, vai ficar apertado no dia do Juízo Final. Esse é o tema desse trecho do evangelho. Pergunto: o que você precisa deixar, parar de fazer, para ganhar a vida eterna? Ou, em outras palavras, que bem precisamos começar a fazer para merecermos a felicidade eterna? V. 36= ‘Com efeito, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a arruinar sua vida?”
27/02-SÃO GABRIEL DA VIRGEM DOLOROSA-+1862 (com 24 anos)
Tiago 3,1-10- Como usamos as palavras? Como nos relacionamos com as pessoas? Uma senhora confessou a S. Francisco de Sales que havia falado mal de uma amiga. Ele a mandou matar e depenar uma galinha e espalhar as penas pela vila. Ela o fez e voltou para a absolvição. Aí ele a mandou recolher todas as penas espalhadas. Ela disse ser isso impossível. Aí ele lhe mostrou que era igualmente impossível parar o escândalo que aquela fofoca estava causando!
É preciso vigiar nossas palavras! O silêncio é muito precioso nos nossos relacionamentos e, quando necessário, falar sempre o que não ofende a ninguém, sem calúnias ou fofocas, sem julgamentos.
28/02- SÃO LEANDRO- século 6º-
Tiago 3,13-18-Tirar de nossa vida a falsa sabedoria, que é inveja amarga, e as preocupações egoísticas de nossos corações, nunca mentir. Daí é que vêm as desordens e todo tipo de más ações. A sabedoria verdadeira é pura, pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, isenta de parcialidade e de hipocrisia. Faça um exame de consciência honesto e tente perceber isso em sua vida!
29/02-SANTO OSVALDO, rei, +642 E Sto. OSVALDO, arcebispo de York, +992
O dia de hoje só existe nos anos bissextos (2016, 2020, 2024). Podemos meditar Marcos 9,14-29: “Eu creio, senhor, mas ajuda a minha incredulidade!” Nós precisamos aprender a pedir a Deus a fé, o arrependimento sincero de nossos pedados, enfim, as virtudes! Tudo vem dele e, se pedirmos, ele nos atende! O Irmão (Beato) Carlos de Foucauld, a quem procuro seguir, era agnóstico, quase ateu, muito rico. Começou a rezar: “Deus, se você existe, faça com que eu acredite em você!” E conseguiu! A partir daí, dedicou-se completamente a Deus, vivendo pobremente com os tuaregues, no deserto do Saara. Nos nossos blogs eu publico muita coisa do Irmão Carlos. Procure e veja como o homem é espiritualmente profundo! Entre tantas coisas, ele escreveu: “A vida é um tempo curto de provação (...) para que mereçamos entrar no céu. A riqueza é um dos obstáculos que nos impedem de chegar lá!”
VAMOS REFLETIR SOBRE AS LEITURAS DA QUARESMA.
01/03-SÃO SUITBERTO+713
Joel 2,12-18- “Retornai a mim de todo o vosso coração com jejum, com lágrimas e com lamentação”. O jejum não precisa ser de alimentação. Pode ser de tevê, de algum vício, de algo supérfluo que impeça a oração, da internet, de bebidas etc. Não deixe de praticar neste tempo de quaresma algum tipo de jejum!
02/03-SÃO SIMPLÍCIO - +483
2ª Coríntios 5,20-6,2- “Reconciliai-vos com Deus! (...) Eis agora o tempo favorável por excelência! Eis o dia da Salvação! Quantas vezes você se confessou na vida? Você faz seu exame de consciência ou pelo menos pede a Deus perdão dos pecados todos os dias? Se ainda não faz isso, acostume-se a fazê-lo! Este é um tempo favorável para melhorarmos nosso autoconhecimento, condição indispensável para a nossa santidade.
03/03- OS 40 MÁRTIRES DE SEBASTE +320
Mateus 6,1-6.16-18. Nossas orações, jejuns e esmolas devem ser feitos de modo honesto, sincero, humilde, e nunca para nos vangloriarmos ou humilharmos outras pessoas. Deus está vendo e isso nos deve bastar. Deus não aceita ofertas misturadas com vaidade e segundas intenções! Percebamos isso em nossa vida!
04/03-SÃO CASIMIRO=1484
Deuteronômio 30,15-20- Ouvir e praticar os mandamentos de Deus, para receber sua graça. Se você é católico, já estudou ou estuda a nossa doutrina? Lê a bíblia diariamente, pelo menos procurando nossas citações na bíblia para estender um pouco mais a meditação?
Temos o Bloguinho Catequético e o Site Catequético com muitas coisas para ler e estudar sobre o que a Igreja pensa. Se ainda não tem esse costume, comece agora, na quaresma!
05/03-SÃO DOMINGOS SÁVIO,+1857, com 15 anos, aluno de D. Bosco.
Lucas 9,22-25- Qual é o tamanho de nossa cruz? Não importa! Se a segurarmos e seguirmos a que Cristo carregou, com todo o amor que tivermos, ele vai ajudar-nos a carregá-la. Não somos nós os Cirineus, mas Jesus é o nosso próprio Cirineu!.
06/03-STA. ROSA DE VITERBO +1253
Isaías 58,1-9- O jejum que Deus prefere e aceita é a nossa dedicação aos pobres e oprimidos, que é algo muito mais difícil do que deixar de comer... Leia o texto! Não adianta fazer penitência se somos antipáticos, vaidosos, orgulhosos , e pessoas inacessíveis, difíceis de se tratar!
07/03- SANTAS PERPÉTUA E FELICIDADE, mártires século 3.
Lucas 5,27-32- A vocação de Mateus (=Levi) é muito bonita. Veja um texto que há neste blog, “Mateus, o Publicano,” sobre a conversão dele.
“Segue-me!” Palavra dita com autoridade. “Segue-me” e eu te farei feliz! “Segue-me”, apesar das agruras que irás encontrar, pois eu serei atua força! “Segue-me!” Para que muitos outros também te sigam! Amigo(a), Jesus falou essa palavra várias vezes a nós. Será que nós a ouvimos? Nós o seguimos?
08/03- SÃO JOÃO DE DEUS +1550
Dos 55 anos vividos por esse santo, só 15 foram de conversão, segundo ele mesmo dizia. Foi soldado, expulsos por acusação de roubo e fundou uma livraria com livros imorais, até se converter aos 40 anos. Queimou todos os livros imorais e dedicou-se aos doentes mentais, idosos, mansos, paralíticos.
Mateus 25,31-46- É um “trailer” do Juízo Final. Os pecados que levarão à condenação são todos os contra a caridade. Nenhum por seguir doutrinas incertas ou por não ir à missa, ou por comer carne de porco etc. “Quem possuiu e viveu um amor verdadeiramente autêntico para com os outros, possuiu e viveu algo do próprio Deus” (comentário do missal cotidiano da 1ª segunda da quaresma). Nesse caso os não batizados são salvos porque “A fidelidade no cumprimento do dever de suas vidas, a vontade de serviço até o fim faz deles batizados” no chamado “Batismo de Desejo” (idem).
Deus não leva em conta muitas coisas supérfluas que insistimos em colocar como primordiais. A aparência, para ele, nada significa. Ele olha o coração (Isaías 55 e Samuel, quando estava procurando um dos filhos de Jessé).
09/03- STA. FRANSCISCA ROMANA +1440
Dedicou-se aos pobres e doentes.
Isaías 55,10-11- Tudo o que praticarmos de bom e santo será utilizado por Deus. Como diz o ditado, Deus “não dá ponto sem nó”. Ele aproveita todo o bem que fazemos. Esse é o sentido do texto de hoje. Várias vezes eu senti que ninguém estava nem aí com os meus sermões, mas mais tarde percebi que não era bem assim, que as pessoas parecem não prestar atenção, mas a palavra de Deus sempre dá frutos!
10/03-SÃO JOÃO OGILVIE - +1615, mártir
Jonas 3,1-10- Nínive toda se converteu com 1/3 da pregação de Jonas. Ele deveria pregar os três dias, mas só pregou um dia, a fim de que pudesse ver a destruição da cidade. É triste pensar nisso, mas há pessoas que se acham ligadas à Igreja que não admitem convertidos em seu meio! “Fazem a “ficha” da pessoa e não a apagam nem a atualizam”(quem dizia isso era a teóloga americana Ana Flora Andersen). As pessoas mudam, melhoram, crescem na graça de Deus. Confiemos, mesmo sabendo que algumas delas possam nos decepcionar! Vale a pena corrermos o risco!
11/03-STA.FLORA E STO EULÓGIO_ +859, mártires.
Mateus 7,7-12- Não recebemos certas graças porque não estamos pedindo um pão, como diz o texto, mas uma pedra, e só Deus sabe disso. Por isso, ele não nos dá aquela graça pedida, mas outra, a de que realmente necessitamos para entrarmos na vida eterna. Não podemos nos zangar com Deus. Se rezarmos uma só vez na vida com sinceridade o Pai-Nosso, nós concedemos a ele a liberdade de fazer em nós a sua, e não a nossa vontade. “Seja feita a vossa vontade”.
12/03- SANTO INOCÊNCIO, papa, século 5º
Ezequiel 18,21-28: Eu não tenho prazer na morte do pecador, mas em que ele desista da sua conduta e viva. Deus nos dá muitas possibilidades de nos converter e mudar de vida. Entretanto, diz Gálatas 6,7: “Não vos iludais! De Deus não se zomba! O que o homem semear, isso colherá!” Temos que aproveitar as chances e as oportunidades para nossa conversão, mudança de vida. A sua pode ser a leitura deste texto! A minha chance, a de estar escrevendo isto. Já pensou nisso? Essas palavras de Ezequiel podem ser a última chance que Deus está nos dando!
13/03- STA. SERAFINA, +1253 (15 anos).
Mateus 5,20-26- Jesus nos orienta sobre as nossas desavenças. Não guardar rancor nem ódio de ninguém. As palavras são bonitas, mas muito difícil de praticá-las. Amar não é gostar. Amamos, mas não gostamos dos inimigos. Não há como! Amar é fazer tudo pelo bem do outro, e talvez nesse “tudo” esteja incluída uma reprimenda, uma punição. De nossa parte, pelo menos, que não haja nenhum mau sentimento em relação ao irmão que nos ofendeu. Se somos nós os ofensores, peçamos perdão! Aí nossa oração será ouvida.
14/03- STA. MATILDE -+968
Mateus 5,43-48- “Sede perfeitos como o vosso Pai é perfeito”. Hoje só quero lhe perguntar como eu me pergunto sempre (e nunca gosto da resposta): o que você precisa ainda para ser uma pessoa perfeita como o Pai é perfeito?
15/03-SÃO CLEMENTE MARIA HOFFBAUER-+1820
Lucas 6,36-38 “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados! Perdoai e vos será perdoado”.
Prestemos muita atenção nessas palavras! O que pedirmos para nós, ao Pai, devemos praticar em relação aos irmãos. Se formos misericordiosos, Deus também nos tratará com misericórdia e, como diz Tiago, a misericórdia triunfará sobre o nosso julgamento final. Se não julgarmos (julgar é colocar malícia e maldade nos atos alheios), também não seremos julgados, ou seja, Deus vai levar em conta a nossa ignorância e fraqueza ao perdoar nossos pecados. E perdoemos, para que Deus também nos perdoe! Se tivermos dificuldade para praticar tudo isso, peçamos a Deus e Ele nos dará a graça, a “facilidade” para o praticarmos.
16/03-STA. LUÍSA DE MARILAC- +1661- fundou com S. Vicente de Pulo as Irmãs de Caridade.
Mateus 25,1-12- Nós pregamos o Evangelho mais com o bom exemplo do que com a palavra. Como dizia o beato Carlos de Foucauld, não só proclamar, mas gritar o Evangelho, não só com as palavras, mas com a vida! São Francisco de Assis, antes dele, já dizia: “Proclamar o Evangelho sempre, e, quando necessário, também com as palavras”. Você se preocupa em praticar aquilo que aconselha aos outros? Para nós, padres, isso é difícil, pois temos que pregar mesmo aquilo que temos dificuldade em praticar. Mas, com a ajuda de Deus, tudo se torna possível! Até praticar aquilo que pregamos ou aconselhamos! Quando não conseguirmos, peçamos perdão humildemente e recomecemos a luta!
17/03-SÃO PATRÍCIO +461
Mateus 20,17-28.”Quem quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve, e o que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo”. É... a lógica de Deus é bem diferente da nossa! Que pensar das maquinações que há entre os empregados de uma indústria, de um escritório, de uma universidade, de um hospital, de um clube, ou do governo, para que este ou aquele se torne mais importante? Diz o Irmão Carlos de Foucauld que Jesus pegou o último lugar, que nunca lhe será tirado! E ele criou o mundo com o Pai! Ele é Deus! Maria nos ensinou a humildade. A humildade, a simplicidade, o serviço aos irmãos, esse é o caminho para sermos felizes no céu, não interessa o lugar em que ficarmos por lá. Mesmo respeitando nossas diferenças, todos somos amados por Deus. Nós somos o que somos diante de Deus.
18/03- SÃO CIRILO DE JERUSALÉM+318
Jeremias 17,5-10- O homem que confia no Senhor é como uma árvore plantada junto à água, que sempre estará viçosa e dará frutos. É também o tema do salmo 1. Confiar e crer em Deus significa renunciar ao pecado e a tantas outras coisas. Isso pode representar para nós um tipo de morte, principalmente nos dias de hoje, em que o prazer é praticado desenfreadamente. Mas a luta para permanecermos ilesos quanto ao pecado, vale a pena! Estaremos sempre com nossas “raízes” no Senhor, e nunca a paz nos deixará.
Lucas 16,19-31- O rico goza a vida, e Lázaro sofre. Na outra vida, o papel se inverte: o rico é como uma árvore que ficou longe da água (=longe de Deus) e secou; Lázaro é uma árvore que permaneceu no último lugar com Jesus (=raiz na água) e permaneceu viçosa na vida eterna.
19/03- SÃO JOSÉ-
Mateus 1,16.18-21.24ª – José poderia ter denunciado Maria e ela seria apedrejada até morrer, acusada de adultério. Ele pensou em deixa-la em segredo e, assim, assumir toda a culpa do rompimento do casamento. É difícil ver esposos desse tipo. José acreditou num sonho (o anjo lhe disse no sonho o que havia acontecido). Essa sua atitude mostra que, no íntimo, ele confiava em Maria e sabia que ela era incapaz de fazer-lhe qualquer desaforo. O sonho só confirmou o que ele já imaginava: algo divino estava ocorrendo com eles! Pergunto? será que nós temos coragem de assumir uma pessoa (como amiga, colega ou relacionamento desse tipo) mesmo com dúvida sobre sua integridade? E que pensar nos ciúmes doentios que muitos casados sentem um pelo outro?
20/03- STO. AMBRÓSIO DE SENA –século 13
Mateus 21,33-43.45-46- A parábola é atual porque também nós podemos recusar a salvação trazida por Jesus. “Ninguém pode pretender ser salvo firmado numa segurança arrogante e presunçosa, porque a única segurança é a misericórdia de Deus” (missal cotidiano, sáb. 2ª sem. quaresmal). Ser membro da Igreja Católica não nos garante a salvação. Só poderemos obtê-la por meio de uma vida santa e operosa, e baseados na pura graça de Deus. É pela graça que seremos salvos.
21/03- SÃO NICOLAU DE FLUE-+1487
Miquéias 7,14-15.18-20-“Novamente ele nos manifestará sua misericórdia, calcará aos pés as nossas faltas e lançará no fundo do mar todos os nossos pecados!” Acho que não há muito o que comentar! Só vai para o inferno quem quer! Confiemos na misericórdia divina, mas proponhamo-nos vigiar sempre para não abandonarmos a luta pela santidade.
22/03- SÃO JOSÉ ORIOL-+1702
Lucas 15,1-3;11-32 – Observem que o pai não esperou o filho pedir perdão, mas foi encontrá-lo quando o viu chegando. Também não consta que o filho quisesse pedir perdão, mas apenas constatar que fez uma burrada e que queria saber se podia ficar ali como empregado. Assim é Deus para conosco: ele sempre está lá. Nós é que nos distanciamos! Comparo a um filho que, na estrada, abandona o carro em que está com os pais, por birra, mas os pais o seguem com o carro até que ele resolva a voltar e a entrar novamente no carro. “Senhor, pequei, mas voltei. Perdoai-me e recebei-me de volta! Quero recomeçar minha convosco!” Outro ponto da história é a falta de acolhida por parte do irmão que não abandonara o pai. Na comparação, podemos dizer que não adianta acharmos estar com Deus se desprezamos e não recebemos o irmão arrependido ou que pede uma segunda chance
23/03- SÃO TURÍBIO DE MONGROVEJO, +1606
Lucas 4,24-30- Jesus não age só em favor dos católicos e cristãos, mas em favor de todos os que buscam a misericórdia, a caridade, o amor mútuo, enfim, os que seguem seus preceitos, mesmo que o não conheçam. Não temos o monopólio da salvação. Desse modo, acolhamos os irmãos e não irmãos e respeitemos suas convicções! Defendamos apenas aquilo que seja pecado e possa condenar alguém à morte eterna.
24/-STA. CATARINA DA SUÉCIA, +1381
Daniel 3,25.34-43- “Não retires de nós a tua misericórdia! (...) É de todo o coração que vamos seguir-te, vamos temer-te e procurar a tua face! “ Não basta pedir perdão! É preciso propor não mais pecar! Se ainda não conseguirmos nos arrepender, mesmo assim, peçamos perdão e nos comprometamos a não tornar a pecar. O arrependimento é um dom de Deus e devemos pedi-lo sempre!
25/03-ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
É realizada hoje porque perfaz 9 meses até o dia 25 de dezembro, dia em que comemoramos o Natal de Jesus.
Lucas 1,26-38- Lucas “enfeitou” a encarnação de Jesus. Mateus é mais realista: diz que num certo dia, Maria percebeu estar grávida, e viu que acontecera pela força do Espírito Santo (Mateus 1,18). Seja como for, Jesus é Deus e homem verdadeiro, e se encarnou para viver em tudo a nossa vida, menos o pecado, e nos conduzir ao paraíso. Precisamos ler a bíblia e meditá-la sempre. Hoje medite sobre o “sim” de Maria. Será que nós nos dispomos a dizer sim a qualquer coisa que Deus nos peça?
26/03-STA. LÚCIA FILIPPINI-+1732-
Lucas 11,14-23 :”Quem não está a meu favor, está contra mim, e quem não ajunta comigo, dispersa.” Há dois modos de viver: um deles viver sem Deus, ou independente de Deus: você vai trabalhar o dobro e o trabalho não vai render; o segundo modo é fazer tudo por amor a Jesus, e estar sempre unido a ele e aos irmãos, seja na oração, seja na caridade: aí, seu trabalho vai progredir de modo tranquilo e sem muito esforço. Já dizia o salmo 126 (127): “É inútil o cansaço dos pedreiros se o Senhor não construir a casa (...) A quem o ama, ele dá o pão até enquanto dorme”. O trabalho de quem reza, teme a Deus e o procura sempre, rende muito mais do que quem não faz isso. Isso eu sei de experiência própria, quando era chefe de secção de um banco, na minha juventude.
28/03-SÃO GUNTRANO- século 6º
Lucas 18,9-14 e Oséias 6,6- “Eu quero o amor e não o sacrifício”. Deus ouviu a oração do publicano porque ele tinha muito amor e humildade. O fariseu fazia muitos sacrifícios de cordeiros (podemos comparar com nossas romarias? Nossas 1000 Ave-marias? Nossas Missas?), mas não tinha amor ao próximo. Deus quer que o amemos por meio do amor ao próximo. Eis a verdade! Como estamos vivendo nossa vida de cristãos?
Cito aqui um texto bonito do Irmão Carlos de Foucauld: “É necessário passar pelo deserto e aí se demorar, para receber a graça de Deus; é aí que se esvazia, que se expulsa de si tudo oque não é Deus e que se esvazia completamente esta pequena morada de nossa alma, para deixar o lugar inteiramente só para Deus”.
29/03- SÃO CONSTANTINO monge século 6º e São Constantino rei da Cornualha (Ingl.),+598
João 5,1-16- “Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!”(v.14). O melhor modo de tirar o medo de nossos corações, o medo do que possa nos acontecer no futuro, é servir a Deus de coração, sem pecados, curtindo o amor a Deus por meio do nosso dia a dia de relacionamento caridoso para com o próximo. A insegurança é fruto do nosso pecado, da nossa falta de amor. Diz S. Paulo: “Ama e faze o que queres!”
30/03- SÃO JOÃO CLÍMACO,+649
Isaías 49,8-16- Deus é como a mãe que nunca se esquece do filho que gerou: “Eu não me esquecerei de ti” O versículo 16 é surpreendente: “Eu te tatuei (=gravei) na palma de minha mão” Você (e não seu nome) está tatuado (a) na palma da mão de Deus. Que mais poderá temer? Deus nos ama mais do que a mãe ama o filho. Onde você pode encontrar um amor assim? Vale a pena deixa-lo pelo amor ao pecado ou a nós mesmos, numa vida individualista?
31/03-BEATO AMADEU DE SABÓIA- +1472
Êxodo 32,7-14 Eu gosto de ver, nesse trecho, o diálogo entre Deus e Moisés. Deus lhe disse: esse TEU povo, que TU tiraste do Egito.. E Moisés retrucou: MEU povo não, Senhor! Esse é o VOSSO povo, e não fui eu, mas fostes vós que o tirastes do Egito! Aprendamos com ele a dialogar com Deus em nossas orações! Aprendamos com Moisés como conversar com Deus, o amigo melhor que temos!
01/04- SANTO HUGO +1132
Sabedoria 2,1ª.12-22- Os justos, os que lutam para serem santos, sempre são perseguidos pelas inveja dos maldosos.Exemplo: se você quer beber bebida alcoólica, qualquer um lhe para uma dose. Se você quiser parar de beber, os mesmos que lhe pagavam a pinga não lhe pagam um pão sequer, além de que insistem para que você volte a beber. Você já se perguntou o porquê de tantas investidas contra os que guardam a castidade ou se fazem pobres? “Prefiro ver o meu filho morto a deixar que ele se torne um frei franciscano!” Eu já ouvi uma pessoa falar isso! Por que essa perseguição tão tola?
02/04- SÃO FRANCISCO DE PAULA-+1505
João 8,1-11- Jesus era o único sem pecado, e portanto, o único que poderia apedrejar a mulher: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra!” Nosso telhado é de vidro! Não podemos julgar ninguém. O julgamento cabe a Deus, não a nós. Julgar é colocar intenção maldosa em quem praticou determinada ação ou falou determinada coisa. Orientar alguém que age mal não é julgar. Larguemos a nossa pedra e peçamos perdão pelos nossos pecados! A gente vai lucrar mais!
03/04-SÃO RICARDO, século 13
João 8,12-20- “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. No entanto, pelos nossos atos, muitas vezes preferimos andar nas trevas de nossos pecados, de nosso individualismo.
04/04- SANTO ISIDORO +636
Números 21,4-9- Quem olhava para a serpente de bronze levantada na haste, ficava curado. Jesus disse que essa serpente era símbolo dele na cruz (João 3,13-16; 12,32). Quando o sofrimento lhe estiver sendo insuportável, olhe para Jesus pregado na Cruz, sem sangue algum no corpo, e você ficará “curado”, se não fisicamente, ao menos espiritualmente. Também seria bom ler Hebreus 12, de 1 em diante, principalmente o versículo 10: Deus nos permite o sofrimento para que, purificados, possamos receber a infusão de sua santidade.
05/04- SÃO MIGUEL FERRER-+1419
João 8,21-30 – “Aquele que me enviou está comigo e não me deixou só, porque sempre faço o que lhe agrada”. Ora, se fizermos sempre o que agrada ao Senhor, também nós nunca ficaremos sozinhos, sem a ajuda divina.
06/04- MARIA DA ENCARNAÇÃO GUYART+1672
Daniel 3,91-95- Nós também temos um Anjo da Guarda, que devemos respeitar. O meu, coloquei o nome de Ambrósio. Ele me tem ajudado e muito! E o seu? Você tem tido contato com o seu anjo?
07/04- SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE-+1719
João 8,31-42- “Se, pois, o Filho vos libertar, sereis, realmente, livres.” Cristo nos liberta não para uma vida materialista, mas para entrarmos na vida eterna. Desse modo, nem sempre a liberdade esperada por você corresponde a que ele lhe quer dar. Nós buscamos o nosso prazer. Cristo busca a nossa felicidade no paraíso. “Sereis realmente livres”; realmente, de modo verdadeiro, e não aparentemente ou falsamente.
08/04- SANTO ALBERTO, século 12
Jeremias 20,10-13.”O Senhor está comigo como um poderoso guerreiro”. Você acredita nisso, mesmo quando sua vida está cheia de problemas?
09/04- SÃO LEOPOLDO MANDIC -+1942
Isaías 42,17. 1-7-“Ele não clamará, não levantará a voz”. Jesus aceitou sua morte por livre e espontânea vontade. Ele morreu porque viveu como um ser humano e deixou que o matassem. Ele poderia ficar vivo, se o quisesse. Podemos refletir sobre nossa “cruz” do dia a dia. Nós a suportamos com ira ou a oferecemos a Deus com amor, para a remissão de nossos pecados? (veja João 10,39).
10/04- BEATA MADALENA DE CANOSSA,+1835
João 12,1-11- É cristã a atitude de enfeitar templos e objetos litúrgicos enquanto o pobre morre de fome? Aquela estrutura toda de Aparecida, será mesmo necessária? Não se poderia pensar num outro tipo de atendimento aos devotos, como um tipo de descentralização? Disse São João Crisóstomo: “Que proveito, se a mesa de Cristo está coberta de taças de ouro e ele próprio morre de fome? Sacia primeiro o faminto e, depois, do que sobrar, adorna a sua mesa!” (Sáb. 21ª sem. comum). Jesus disse a Judas Iscariotes: “sempre tereis pobres convosco; mas a mim, nem sempre me tereis”, quando ele perguntou se não seria melhor gastar aquele dinheiro com os pobres. Mas na verdade, ele queria roubar o dinheiro, diz o vers. 6. Se pensarmos bem, é “ungindo”, ou seja, é cuidando dos pobres que estamos, hoje em dia, ungindo Jesus! Não são coisas diferentes! Tudo o que fizermos aos pobres, estaremos fazendo a Jesus. Mas... será que Jesus se sentiria bem em algumas igrejas que a gente conhece? Deixo a você decidir esse assunto.
11/04- SANTO ESTANISLAU, bispo e mártir + 1079
Isaías 49,1-6- “Eu te estabeleci luz das nações”. Nossa luz é, como a da lua, reflexo de outra luz. A nossa vem de Jesus, como a da lua vem do sol. Para refletirmos a luz de Deus, temos que nos purificar ao máximo. Se a luz que transmitimos é opaca, aí falta amor, vigilância e oração para “esvaziarmos” o nosso interior, a fim de que a luz de Deus resplandeça a todos os demais.
12/04- STA. GEMA GALGANI+1903
João 13,37-38- “Darás tua vida por mim?” Se Jesus lhe perguntasse isso como perguntou a Pedro, o que você responderia (sinceramente)? Lembro que pode ser no sentido figurado: renúncias, desapego às coisas, luta contra o pecado, ação social etc.
13/04-SÃO MARTINHO +655 e S. Hermenegildo + 585, mártires.
Isaías 50,4-9 – “O Senhor virá em meu socorro, eis porque não me sinto humilhado”. Por pior que esteja a nossa vida, nunca desanime, nunca se sinta derrotado(a), pois se você tiver fé e confiança em Deus, sentirá sua proteção, sua segurança. Os caminhos dele são diferentes do nosso, mas ele nunca nos deixa “na mão”.
14/04- SÃO JÚLIO –séc. 4º e São Júlio papa+352
Mateus 26,14-25- Judas Iscariotes foi condenado ou não? Nunca o saberemos! Nós não podemos julgar a ninguém, mesmo os suicidas! Só Deus sabe quem se salva ou não, quem é inocente ou culpado, os atenuantes da culpabilidade e assim por diante. Nunca julguemos a ninguém, por pior que seja. “O homem vê a aparência, mas Deus vê o coração”. (1 Samuel 16,7).
TEMPO PASCAL
15/4-SANTOS TIBÚRCIO, VALERIANO E MÁXIMO, mártires
MATEUS 28,1-10: “Não tenhais medo”. Jesus ressuscitou! Não tenhamos medo! Façamos como aquelas mulheres que o viram pela primeira vez após a ressurreição e espalhemos essa alegria a todos os descrentes, entristecidos, depressivos, doentes, encabulados, irados: Jesus ressuscitou e todos vamos ressuscitar para uma vida eterna, em que não mais haverá lágrimas! Mostre a todos que Jesus ressuscitou, sobretudo pela sua vida de alegria, paciência e empenho pela santidade!
16-04- S. BENEDITO JOSÉ LABRE +1783, mendigo.
Atos 2,36-41- Nós somos batizados, nossos pecados estão perdoados pelo batismo. Se não conseguimos manter pura nossa veste batismal, recorramos à confissão e recomecemos a nossa vida!
17/04- STO. ANICETO- século 2º, papa
Atos 3,1-10- Embora os milagres sejam escassos hoje em dia, eles ainda existem. É só apurarmos o nosso olhar e perceberemos muitos ao nosso redor. Pedro cura o aleijado com um poder que não lhe pertence: é pelo poder de Cristo. Nós vamos fazer muitas coisas boas aos outros também pelo poder de Cristo. Quando nos sentirmos fracos e impotentes, peçamos sua ajuda e ele nos fortalecerá.
18/04-STO. APOLÔNIO, século 2º
Lucas 24,13-35- Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus no partir o pão da Eucaristia, mas só depois do estudo da Palavra, como nas Santas Missas. O encontro com Jesus ressuscitado não se deu numa teofania, num espetáculo de luzes e cores, mas na Palavra que o desconhecido lhes dirige. E é desse modo que reconheceremos Jesus, ou seja, na comunidade que ama e partilha, não só a Palavra, mas também o pão eucarístico e o pão do dia a dia.
19/04- SANTA EMA DE GUSK +1054, Ema da Saxônia (Alem.+1040).
Atos 3,11-26- Devemos evitar o perigo de querermos atrair as pessoas a nós e não a Cristo. Na leitura, as autoridades queriam levar as pessoas a eles, e não a Deus. A cura do aleijado foi obra de Deus. Não foi obra nem do Apóstolo nem da Igreja. Desconfiem quando algum pastor ou padre começa a atrair pessoas com pseudo-visões que tiveram, e a colocar-se em destaque. Como dizia São João Batista, “ é preciso que ele cresça e que eu diminua”. Como tem sido esse assunto em sua vida?
20/04-STA. INÊS DE MONTE PULCIANO, +1317
João 21,7- A nudez da bíblia está sempre ligada à nossa condição de pecadores. Pedro havia negado Jesus e João anotou no texto sua nudez. Mais do que nudez física, nudez espiritual. Diz o Apocalipse 3,17; “És infeliz, miserável, pobre, cego e nu!” E aconselha-o a comprar as vestes que só Cristo pode nos dar, pelo batismo. “Pedro se atirou na água depois de vestir o manto”. Se ele vestiu o manto, por que se atirou na água? Para purificar-se pelo batismo. Pergunto: você se acha ”nu” (nua) ou vestido(a) diante de Deus?
21/04-STOS. MÁRTIRES DE LIÃO+178 (Maturo, Santo Blandino, Átala, Potinho).
Atos 4,13-21- “É impossível deixarmos de falar das coisas que temos visto e ouvido”. Mesmo ameaçado, os apóstolos não pararam de anunciar o Evangelho. Nem sempre isso acontece conosco. Muitas vezes deixamos de mostrar um erro ao (à) colega por medo que ele (ela) se ofenda ou por outro motivo. Dou um exemplo: se alguém vier lhe perguntar se é lícito ou não abortar um filho, seja categórico e diga que é ilícito, um crime, e um pecado gravíssimo! A Igreja Católica proíbe abortos mesmo no caso de estupro. Há certa denominação religiosa até já famosa que permite o aborto em caso de estupro. Isso vai tirar deles a bênção que Deus até hoje talvez lhes estivesse dando! Deus nunca vai abençoar esse tipo de ação! Por isso eu digo que é muito importante defendermos o que é puro e santo. Mostre o erro quando for preciso, doe a quem doer!
23/04- SÃO JORGE, século 4º.
Marcos 16,9-15- “pregai o evangelho”, tanto pela palavra como pela vida, ou seja, pelo bom exemplo. Uma só palavra da parte de quem pratica o evangelho vale mais do que mil palavras dos que não a praticam. O Irmão Carlos de Foucaud, beatificado, dizia que devemos não só proclamar, mas também gritar o evangelho com nossa vida. Como tem sido nossa vida? Somos verdadeiros modelos de cristãos ou deixamos muito a desejar?
24/04-SÃO FIDÉLIS DE SIGMARINGA+1622
João 3,1-8- Nicodemos procurou Jesus à noite, para ninguém vê-lo. Pergunto: você se envergonha da religião que segue? Tem “vergonha” de ser honesto (a), como naquela poesia de Olavo Bilac? Ou faz questão que saibam em quê acredita?
25/04- SÃO MARCOS, século 1º.
Em Atos 12,12 fala de sua família. S. Pedro fala em 1ª Pedro 5,5b-14:”Sede sóbrios e vigilantes!” E antes: revesti-vos todos de humildade nas relações mútuas de uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes”. O capítulo 1 do livro da Sabedoria fala a mesma coisa dos que não tentam a Deus (talvez exigindo dele as graças...) No v. 7: “lançai sobre ele as vossas preocupações, porque ele cuida de vós!” Amigo (a), logo no primeiro sinal de uma tentação, ou provação, ou sofrimento, recorra a Jesus; pode ser por meio de Maria. Peça-lhe força, discernimento, coragem e, se for o caso, a cura.
26/04-SÃO LUÍS MARIA GUIGNION DE MONTFORT +1619 (é considerado o maior mestre da devoção a N. Senhora).
Atos 4,32-37- Os comentaristas dizem que essa distribuição de bens entre os cristãos foi mais um projeto do que uma realidade. Pelo sim, pelo não, é um projeto arrojado de vida e partilha. Talvez não nos seja possível praticá-lo em sua totalidade: “os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos; e distribuía-se a cada um conforme a sua necessidade” (vv.34-35). Entretanto, podemos fazer parte de uma associação filantrópica, como por exemplo a dos vicentinos, para partilharmos algo do que temos, principalmente o mais precioso, que é o nosso tempo.
27/04- STA. ZITA +1278 (empregada doméstica, e protetora delas).
João 3,7b-15- “Deveis nascer do alto!” Pelo batismo, nós “nascemos do alto”; pela confissão sincera dos nossos pecados, readquirimos os méritos desse “renascimento”. A consequência é a nova orientação que o Espírito Santo nos dá: “o vento sopra onde quer”. Deixamo-nos levar pelo “vento” o Espírito Santo. Para voar, o pássaro precisa deixar a terra firme. Para “nascer do alto”, temos que abandonar os “grilhões” (correntes) que nos prendem ao pecado e a nós mesmos, ao nosso individualismo, aos nossos interesses mesquinhos.
28/04- SÃO PEDRO CHANEL+1841
Atos 5,17-26- O anjo libertou os apóstolos da prisão. Deus pode fazer o que bem entender e como bem entender, mas ele respeita a nossa liberdade. Só interfere quando obstáculo que lhe colocam é humanamente intransponível. Por isso é que devemos praticar o que diz Apocalipse 3,20: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir-me a porta entrarei em sua casa; eu cearei com ele e ele comigo”. O segredo da felicidade nesta e na outra vida é abrir as portas de nossa vida a Jesus, servir-lhe totalmente, confiar plenamente nele e aniquilar nossa vaidade e orgulho, cultivando total humildade.
29/04-STA. CATARINA DE SENA +1380 Era analfabeta, mas é doutora da Igreja pelos seus ensinamentos, provindo dos diálogos que tinha com próprio Deus. Conseguiu façanhas impensáveis, como a transferência do papa de Avinhão para Roma (Urbano 6º). Era leiga, não foi freira. Vivia num quarto ao fundo da casa dos pais. Ditou mais de 300 cartas, e foi principalmente por meio delas que conseguiu tudo isso. Hoje meditemos sobre a mensagem que ela nos traz: não há deficiência alguma (neste caso o analfabetismo) que nos impeça de servir a Deus na vocação a que ele nos chamou. Ele chama e dá condições de o seguirmos. Essa santa tinha revelações diretas de Deus Pai sobre os problemas da Igreja de seu tempo. Fiz um pequeno resumo do livro (Diálogo) e logo que puder vou postá-lo num dos blogs).
30/04- SÃO PIO 5º,+1572 e S. José Benedito Cotollengo+1847
João 3,31-36: O Pai colocou tudo nas mãos do Filho, que ama (v.35); “Quem crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida e a ira de Deus permanece sobre ele” (v.36).
Quero lembrar que “crer no Filho” não é apenas dizer que ele existe, mas seguir e cumprir os seus ensinamentos! Quem não crê nele porque nunca foi evangelizado, será salvo mediante suas obras diante de Deus, e sua boa intenção. Nós não estamos nesse grupo, pois fomos evangelizados e sabemos quem Ele é!
01/05-SÃO JOSÉ OPERÁRIO- FESTA DO TRABALHO
O trabalho deveria dignificar o homem, mas tem sido causa de desgosto e frustração para muita gente: má remuneração, trabalho escravo, insalubridade, falta de segurança, falta de tempo para descanso etc.Diz Colossenses 3, 17.23-24: “Tudo o que fizerdes de palavra ou ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus, o Pai.Em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que o Senhor vos recompensará como a seus herdeiros: é Cristo o Senhor a quem servis”! Seja qual for o seu trabalho, faça-o com amor, sem murmurações, e se sentirá melhor. Isso não quer dizer que você não deva reivindicar seus direitos! Não é isso que estou falando. Reivindique, una-se aos grupos de diálogo com os patrões, exerça seus direitos. Mas quando estiver no trabalho, ofereça-o ao Senhor como oferta agradável. Ele acatará você e o (a) fortalecerá.
02/05- STO. ATANÁSIO - +373
Atos s5,34-42- Deixaram o Sinédrio muito alegres de terem sido julgados dignos de sofrer ultrajes pelo Nome”. Pode parecer esquisito alegrar-se pelo sofrimento, mas é isso mesmo que acontece com quem se lança a caminhar com Jesus no caminho do paraíso. O sofrimento assumido por amor a Cristo nos purifica, repara as ofensas que lhe fizemos e isso nos faz sentir melhor. Muitas vezes começamos a duvidar se estamos no caminho certo, ou seja, se aquele que estamos seguindo é o caminho do céu!
Quando conseguimos superar o sofrimento e fazê-lo parte de nossa oração, ele passa a ser o motivo de nossa alegria por termos certeza de que estamos no caminho certo.
03/05- SÃO FELIPE E SÃO TIAGO apóstolos
João 14,6-14- “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida,”. Jesus é Verdade porque é a perfeita revelação do Pai. É vida porque desde já faz os homens participarem da comunhão com o ser vivo. É caminho porque é o encontro de Deus com o homem. Filipe estava esperando uma manifestação divina com raios, luzes, trovão... Mas desde que Jesus nasceu, tornou Deus visível e presente entre nós e tornou desnecessário que haja manifestações espalhafatosas como narra o Antigo Testamento. “Quem me vê, vê o Pai”. Deus só pode ser visto com os contornos humanos de Jesus. Isso tudo pode nos levar a meditar sobre nosso dia a dia, às vezes sem novidades, e buscar a cada dia a grande novidade do amor de Deus para conosco, e sua presença invisível, mas percebida através da paz e da alegria interna que sentimos quando permanecemos em Jesus, ou seja, no Caminho, na Verdade e na Vida.
04/05- SÃO FLORIANO – SÉCULO 4º.
João 6,1-15- Alguns estudiosos da bíblia garantem que a multiplicação dos pães e dos peixes não foi tanto um milagre de terem aparecido do nada, mas de partilha. Orientados pela palavra de Jesus, todos repartiram os lanches que haviam trazido, como essa pessoa que cedeu o seu lanche para a multiplicação. Todos se saciaram. Isso pode ter sido possível, pois de 5 mil homens (sem contar mulheres e crianças), só aquele menino havia levado lanche? Pelo sim e pelo não, fica aqui uma reflexão sobre as nossas possibilidades atuais de resolvermos muitos problemas sem necessariamente recorrermos aos milagres, mas à caridade, à cooperação mútua, a partilha.
05/05- SÃO PEREGRINO+1354
João 6,16-21- Jesus, caminhando sobre as águias, mostra-nos que ele domina a natureza, domina o mal (simbolizado pelo mar) e se mostra Deus e Senhor. Será que nós confiamos de verdade em Jesus como companheiro de nossa caminhada, com poder para transformar a nossa vida?
06/05-SÃO LEONARDO MURIALDO_+1900
Atos 6,1-7- Os apóstolos criaram os diáconos para o trabalho apostólico. Todos somos chamados a algum trabalho na comunidade. Você já descobriu o seu?
07/05- SANTA CATARINA TEKAKWITHA (índia canadense)+1680
Atos 6,8-15- Sempre se consegue pessoas que caluniam outras para prejudicá-las, geralmente com interesses egoístas. Muitos estão presos por motivo de pura calúnia. Não sei se você sabe, mas certos tipos de denúncias, como o atentado ao pudor (sempre taxado de “violento”), não requer provas para a condenação do acusado. Basta uma mulher, mesmo a esposa do fulano querer pô-lo na prisão, que consegue. O homem não tem como dizer que não fez aquilo, pois a “justiça” (valha-me Deus) sempre dá o crédito para a “vítima”. É preciso ter muito cuidado com as palavras para não prejudicar ninguém com elas!
08/05- SÃO VÍTOR, século 4º
João 6,22-29- No vers. 26 percebemos a tristeza com que Jesus viu o interesse materialista dos que tinham comido pão de graça. Eles não estavam interessados em mudar de vida, mas em conseguir mais pão. Não é o retrato de tantas pessoas que vivem atrás de milagres e coisas fora do comum e não se importam com a própria conversão? Cabe-nos captar a mensagem e perceber até que ponto nossas orações e nossa busca de Deus são livres de interesses pessoais nada cristãos!
09/05- SÃOMÁXIMO séc 4º, S. Máximo séc.5º e S.Máximo séc.7º
João 6,30-35- “Eu sou o Pão da vida”. Nós procuramos nos alimentar de Jesus, ouvindo com atenção o que ele nos disse, procurando-o na oração, praticando suas palavras? Ele nos garante: “Quem vem a mim nunca mais terá sede”. Será que muitas vezes não buscamos a saciedade em outro tipo de alimento, como a satisfação pessoal “ qualquer custo?”
10/05- STO. ANTONINO +1459
Atos 8,1-8- A perseguição violenta à Igreja de Jerusalém forçou, de certo modo, a expansão da Igreja pelo mundo afora. Do mesmo modo há certos revezes em nossa vida, certas coisas inicialmente indesejáveis, que produzem outras que acabam sendo a solução para muitos problemas aparentemente insolúveis. Creia nisto: quem ama a Deus e ao próximo e se esforça por seguir os ensinamentos de Jesus, nunca é abandonado, e até as coisas aparentemente “nocivas” acabam se tornando um “remédio” para uma vida mais digna e feliz.
11/05- STA. MARIA BERTILLA BOSCARDIN +1922
João 6,35-40- “Vós me vedes, mas não acreditais”. Quantas vezes agimos como quem não acredita em Deus! Pense nisso com honestidade e verá quantas surpresas vai ter! Na verdade, nós não vemos Jesus, mas sentimos sua presença em nossa vida com tantas graças que ele nos concede diariamente. Muitas vezes nós nem as percebemos!
12/05- STOS NEREU, AQUILES, PANCRÁCIO, mártires, final século 3
João 6,39- “A vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu”. Tenha, pois, confiança! Jesus não quer perder-nos. Ele nunca nos abandonará, apesar de nossos pecados. O problema é nos acostumarmos longe dele e acabarmos morrendo sem ele, mas sem perceber que ele, Jesus, nunca deixou de estar ao nosso lado, aguardando nossa decisão de deixar o pecado (=outros deuses) para amá-lo e acolhê-lo.
13/05- N. SRA. DE FÁTIMA, 1917 E Sta. Júlia Billiart +1816
Atos 8,26-36.38-40- Pela pregação de Filipe é que o eunuco etíope chegou ao conhecimento e à fé em Jesus como Deus encarnado. A pregação é muito importante. No mundo há mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não creem em Jesus. Quem vai falar-lhes de Jesus? O que eu, você, estamos fazendo para espalhar a promessa de eterna felicidade, que é o evangelho (=boa nova)? Em Fátima, Maria prometeu: “O meu Imaculado Coração triunfará”; isso inclui, naturalmente, a fé em Jesus Cristo.
14/05- SÃO MATIAS APÓSTOLO
Atos 1,16-22- Foi Chamado a substituir Judas Iscariotes. Acho interessante o modo da escolha, por sorteio. É difícil, às vezes, discernir qual é a vontade de Deus em certos assuntos. Os apóstolos resolveram a escolha por meio do sorteio. E você, como consegue conhecer a vontade de Deus a seu respeito? Dou-lhe uma dica: muita oração, sinceridade, amor, e se coloque sob a direção de algum(a) diretor(a) espiritual. Ele (ou ela) vai orientá-lo (a). Só que esse (a) diretor(a) espiritual deve ser alguém ligado(a) profundamente à Igreja!
15/05- STO. ISIDORO ou ISIDRO, lavrador, século 11
João 6,44-51 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia!”. Quando buscamos a Deus, não estamos tomando a iniciativa: estamos já respondendo ao seu convite. Somos chamados à vida e à vida eterna por Deus, e ao o amarmos, ao pedirmos seu auxílio, estamos lhe dizendo “sim”.
16/05-SÃO SIMÃO STOCK+1256-
N. Sra., que depois desse fato começou a ser chamada naquele lugar de N. Sra. do Carmo, mostrou-lhe o escapulário, que ele e seus irmãos de religião deveriam usar e depois se estendeu a todo o mundo, na forma miniaturizada.
João 6,51-59- Jesus nos apresenta, como alimento, seu Corpo e seu Sangue, na Eucaristia. Você crê de verdade que a Hóstia Consagrada e o vinho consagrado são o Corpo e o Sangue de Cristo? Não são apenas símbolos, mas são realmente Jesus! Você comunga sempre que é possível? Veja no nosso blog “O MILAGRE DELANCIANO
É impressionante como o capítulo 6 de João é verdadeiro: “ A minha carne é verdadeira comida, o meu sangue é verdadeira bebida” Acredite! A Eucaristia é, verdadeiramente, Jesus!
17/05- SÃO PASCAL BAILÃO SÉCULO 16
Atos 9,1-20- Conta a maravilhosa conversão de S. Paulo. De perseguidor, tornou-se o maior e melhor propagador do cristianismo. Amigo(a), qualquer fraqueza que você possua, peça a Deus e ele o(a) livrará dela! A nossa conversão não depende tanto de nossa força de vontade, mas de a implorarmos a Jesus!
18/05-SÃO JOÃO I, PAPA, século 6º.
(o rei Teodorico, que o matou de fome e de sede, morreu três meses depois!)
João 6,60-69- Muitos que ouviram Jesus falando que sua carne e seu sangue eram alimentos, o abandonaram. Pedro, porém, foi categórico: “ A quem iremos, Senhor? Tens palavras de vida eterna!” E não o abandonou. Ter fé é isso: haja o que houver, nunca abandonemos a “barca” da Igreja. Jesus a conserva e a protege, e se faz nosso alimento na Eucaristia!
19/05- STO. IVO-+1303
Atos 11,1-18- Os pagãos foram admitidos ao cristianismo sem precisar passar pelo judaísmo. Todos somos chamados a seguir Jesus. Não há maior nem menor diante de Deus: todos somos como crianças, que precisam de seu amparo e de sua proteção paterna e materna. Precisamos aprender a respeitar as outras religiões, mesmo sem deixarmos a nossa!
20/05- SÃO BERNARDINO DE SENA +1444
Criador do famoso símbolo IHS (Jesus), que ele escrevia em toda parte.
João 10,1-10- Jesus ao mesmo tempo é o pastor e a porta, por onde as ovelhas passam. Como as ovelhas conhecem o pastor, precisamos aprender a conhecer Jesus pela oração e pela leitura atenta dos evangelhos e de toda a bíblia, principalmente o Novo testamento. Você lê a bíblia diariamente?
21/05-STO. ANDRÉ BÓBOLA-+1657-
Foi cruelmente torturado e martirizado, mas seu corpo se conserva incorrupto e inclusive, em 1922, com a invasão comunista da Polônia, foi levado ao museu médico de Moscou para estudos, mas Roma conseguiu resgatá-lo e hoje está sendo venerado (e visto) na catedral de Varsóvia. Foi um dos martírios mais cruéis de que se tem conhecimento! Veja o comentário que o blog http://sucessoresdepedro.blogspot.com.br faz desse santo:
“Foi quase impossível reconhecê-lo. Seu corpo mutilado foi enterrado em uma igreja na cidade polonesa de Pinsk. Quarenta anos depois seu corpo estava perfeitamente conservado: carne e músculos suaves ao toque e o sangue de suas feridas parecia que fora congelado. Novamente as condições não eram próprias para a preservação de um corpo: tumulo úmido, feridas abertas... Ao seu lado encontravam-se outros corpos já em estado avançado de decomposição. Em 1835, a preservação do seu corpo foi aceita pela Sagrada Congregação dos Ritos, como o milagre necessário para a sua beatificação”.
(veja vídeo sobre esse assunto : https://www.youtube.com/watch?v=efzf93ZPnPQ
João 10,9- “Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo. Entrará e encontrará pastagem”. Amigo(a), os corpos incorruptos são o sinal autêntico da veracidade de nossa fé!
22/05- STA.RITA DE CÁSSIA-+1457-
Esposa, mãe e religiosa. Seu está incorrupto. Nunca foi enterrada! Veja como ele está, aí ao lado
João 10,11-18. Jesus deu sua vida livremente. Se ele quisesse, poderia ter evitado a morte. Ele, na verdade, permitiu que o matasses. E nós? Estamos convencidos de entregar a nossa vida nas mãos de Deus totalmente? Reze diariamente a Oração do Abandono, que está aí na coluna lateral! Hoje, você pode rezá-la diretamente aqui:
" Meu pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. O que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito tudo, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as criaturas. Não quero outra coisa, meu Deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor do meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me e entregar-me em vossas mãos sem medida e com infinita confiança, porque sois meu Pai”. (Charles de Foucauld).
23/05- SÃO JULIANO +308, mártir, e S. Juliano do século 15.
João10,22-30: “Eu e meu Pai somos um!” E Jesus pede que nós sejamos um entre nós, como ele é com o Pai (João 17,22), e que aceitemos ser suas ovelhas. “Ninguém as arrebatará de minhas mãos”. Ninguém! Anote isso! A única pessoa que pode nos arrebatar das mãos de Jesus somos nós mesmos. É aí que “mora o perigo”!
24/05- SÃO VICENTE DE LERINS,+450
Atos 12,24-13,5ª – A missão de evangelização vem do Espírito Santo. A iniciativa procede de Deus e da comunidade (oração e jejum) e, particularmente, dos responsáveis por ela (imposição das mãos e envio). Nunca faça seu trabalho apostólico desligado (a) da Igreja, dos responsáveis pela sua paróquia! Trabalhe sempre unido(a) à comunidade paroquial a que você pertence ou a que você se agregou!
25/05-SÃO BEDA O VENERÁVEL século 10; São Gregório 7º, e Sta. Madalena de Pazzi.
João 12,44-5—Quem crê em Jesus, crê no Pai. Jesus é a luz do mundo. Ele não veio nos julgar, mas nos salvar. Quem nele crê “não permanecerá nas trevas”. Estou bem consciente de que com o pecado eu estou rejeitando não apenas Jesus, mas também o Pai?
26/05-SÃO FELIPE NERI+1595
É o santo mais divertido que existiu, o “santo da alegria”. Atraía jovens como o açúcar atrai as moscas! Seu lema: “Pecados e melancolia estejam fora da minha casa”(em italiano rima).
Mateus 5,12- “Alegrai-vos e exultai, porque recebereis uma grande recompensa no céu”. A vida que você leva pode ser oferecida a Deus como oração e aí a alegria lhe será eterna. Deus providenciará para que você veja os pontos obscuros que devem ser esclarecidos com sua infinita luz.
27/05- STO AGOSTINHO monge século 6º
Atos 13,13-25- NESSE RESUMO DO Antigo Testamento, vemos como os grandes homens da história do povo de Israel foram humildes, terminando em João Batista (v 25). Até que ponto vai a nossa humildade? Anunciamos Jesus ou a nós mesmos?
28/05- SÃO GERMANO-século 8º
João 13,16-2-: “O rito do lava-pés lembra que o verdadeiro e definitivo sinal de reconhecimento do cristão é o serviço dos irmãos, o interesse para com os necessitados, os pequeninos” (missal cotidiano 5ª f. 4ª sem Páscoa).
29/05- SÃO FERNANDO rei da Espanha +1252
João 14,1-6- “Não se perturbe o vosso coração (...) Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Crer é confiar na misericórdia de Deus. Ele vai nos levar ao céu”! Basta que o peçamos desde hoje até o dia de nossa morte! “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Deus nunca muda! A quem a Deus busca, nada lhe falta! Só Deus basta! (Sta. Teresa de Ávila)
30/05- SANTA JOANA D’ARC,+1431
Atos 13,44-52- Por favor, preste atenção no versículo 50: quem expulsou Paulo e Barnabé da cidade foram “algumas senhoras nobres e devotas”. Qualquer semelhança com pessoas e fatos atuais não é, de jeito algum, mera coincidência. Há pessoas “ nobres e devotas” que sempre prejudicam a misericórdia da convivência comunitária com suas malditas fofocas e calúnias!
31/05-VISITAÇÃO DE MARIA A STA. ISABEL
Lucas 1,39-56- É interessante notar aqui, no versículo 43, que Isabel chama Maria de “mãe do meu Senhor”, que é o mesmo que “mãe de Deus”. Essa palavra, “Senhor”, em grego, é ”Kyrios”, e equivale a Javé e Adonai do Antigo Testamento. É o título que se dá a Jesus Ressuscitado. Hoje poderíamos refletir sobre a caridade e a bondade de Maria, neste fim do mês dedicado a ela. Ela foi visitar uma pessoa necessitada de cuidados. Como tem sido a nossa vida nesse sentido?
01- SÃO JUSTINO+165
João 14,13- “E o que pedirdes em meu nome fá-lo-ei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”.Deus só não nos dá quando pedimos o que talvez possa nos levar a abandoná-lo ou a peca. Tente pesquisar as consequências espirituais daquilo que você pediu, se o tivesse alcançado, e terá muitas surpresas. Foi o Pe. Fernando Cardoso, que fala na Rede Vida, que disse certa vez que agradece a Deus por muitas das graças que ele não lhe deu, pois teriam sido um desastre!
02/06- SÃO MARCELINO E PEDRO exorcista século 4, mártires
Atos 14,5-18- Os pagãos acreditaram nos apóstolos pela cura que fizeram. Hoje em dia esses sinais não impressionam mais! Como descobrir os sinais que possam falar de Deus aos ateus de hoje? Você descobriu algum modo de convencer seus (suas) colegas sobre sua fé? Francamente, eu só consegui raríssimas vezes.
03/06-S. CARLOS LWANGA E 22 COMPANHEIROS, mártires, Uganda, África-século 19
João 14, 14-21- “Quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei”. Nós somos o templo de Deus, mas ele só se manifestará a nós se o deixarmos, se também o amarmos. E não há como amar a Deus se desprezarmos a quem quer que seja”
04/06- SÃO CRISPIM, +1748
João 14,22-26- “O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse”. É como eu disse ontem: o Espírito Santo não “vem” a nós quando o invocamos, porque, pelo Batismo, ele JÁ ESTÁ em nós, já mora em nós. Quando o invocamos, damos-lhe a “chave” que abre a porta do nosso coração. Muita gente se descabela para deixar o pecado. É só pedir a Deus que ele nos livra de tudo. Ele só quer que lhe demos a chave do nosso coração!
05/06- SÃO BONIFÁCIO +754
João 14,23-24- “Quem me ama, guardará a minha palavra.” Se eu disser que amo a Jesus mas não dou “a mínima” para o que ele diz, não guardo a sua palavra na mente nem no coração para que ela se transforme na ação, sou mentiroso e não amo a Deus
06/06-SÃO NORBERTO+1134
Atos 14,19-28- “É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus”. Não há dúvida alguma disso, acreditem! As renúncias são tantas e às vezes tão drásticas que, se Deus não nos ajudasse, não conseguiríamos vencer quaisquer tribulações e empecilhos. Na missa do dia em que estou digitando isto (dia 29 de dezembro de 2014), o comentário do missal cotidiano diz: “A luz que ilumina as pessoas passa pela obscuridade da dor; esta permanece o mais seguro caminho para ser do número dos salvos e tornar-se salvador”
07/06- SÃO MARCELINO CHAMPANHAT +1840 (fundador dos irmãos maristas)
João 14,27-31-“Dou-vos a minha paz (...) não vô-la dou como o mundo a dá”. Não confundir a paz de Cristo com a paz tipo “sombra e água fresca”! A paz que Cristo nos dá é a satisfação íntima de saber que se está de bem com ele e com as pessoas, embora isso seja fruto de lutas e empenho. “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (v.27).
08/06- STO EFRÉM diácono+373
Atos 15,1-6- Não podemos nos ater a normas supérfluas que nos escravizam. Jesus veio nos libertar e o cristianismo se desligou das 613 leis judaicas. Não seria justo sairmos delas para cairmos em outras piores! Muitas vezes achamos pecado em tudo e em todos! É preciso ter mais confiança em Deus e procurar conhecer-se melhor, a fim de sabermos quais são os nossos limites. Para haver pecado grave tem que ter três coisas: pleno conhecimento do que se está fazendo, pleno consentimento e matéria grave. Para maior esclarecimento, procure essa matéria no nosso Bloguinho catequético.
09/06- SÃO JOSÉ DE ANCHIETA+1597
João 15.1-8- “Permanecei em mim como eu em vós(...) sem mim, nada podeis fazer (...) Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e ser-vos-á concedido”. A comunhão eucarística completa essa nossa união com Jesus. Como disse Santo Agostinho, pela comunhão não é Cristo que se transforma em nós, no nosso corpo, mas somos nós que nos transformamos nele.
10/06- MARIA TAIGI +1837 – esposa e mãe
João 15,9-11- “Para o homem, amar a Deus significa, antes de tudo, deixar-se amar por ele, porque amar a Deus nunca é iniciativa do homem, mas sempre resposta a um dom” (missal cotidiano 5ª f. 5ª sem. Páscoa). Deixar-se amar é mais difícil que amar, pois aí não somos nós, mas o outro é que tem controle sobre a amizade.
11/06- SÃO BARNABÉ, companheiro de S. Paulo
Mateus 10,7-13- Jesus exigiu pobreza e simplicidade dos apóstolos, quando saíssem para pregar. Como vivemos nossa vida cristã no que se refere à pobreza (uso sóbrio dos bens materiais ) e à simplicidade (humildade no uso dos bens materiais e nos relacionamentos)?
12/06-STA. MARIANA DE JESUS PAREDES Y FLORES – Equador +1645
Atos 15,22-35 – A Igreja Católica não proíbe nenhum tipo de alimento, só proíbe o vício e o exagero. Se você não gosta de comer certos alimentos, como carne de porco (que é uma delícia!), esteja à vontade! Entretanto, que os demais saibam que você não a come porque não quer comer e não porque a Igreja proíbe. A Igreja não proíbe nem as bebidas alcoólicas, se forem ingeridas sobriamente, nem o cigarro, se não estiverem fazendo mal à saúde (coisa que acontece só com alguns privilegiados, que atingem os 100 anos com o cachimbo ou o cigarro na boca!). Na verdade, até o açúcar é proibido e é pecado para quem sofre de diabetes! Veja como nesse campo, tudo é muito relativo. Se eu tomo um aperitivo, pequeno, não peco. Se o outro é diabético e come um doce, faz pecado!
13/06-STO. ANTÔNIO DE PÁDUA-+1231
A maior injustiça que se faz a esse santo é apresenta-lo de maneira delicada, e casamenteiro. Técnicos fizeram um retrato dele baseado no esqueleto, pelo computador, e surgiu um homem bem diferente das imagens. Veja se as imagens dele correspondem! Veja como o computador registrou a imagem mais aproximada de Santo Antônio de Pádua, feita por um brasileiro a partir do crânio de Sto. Antônio e enviada para a Itália:
Podemos meditar o que ele fala sobre o dom das línguas. Para Santo Antônio, falar outras línguas é ter a humildade, a paciência e a obediência.
14/06-STA. CLOTILDE +545
João 15,12-17- Jesus nos manda amarmo-nos uns aos outros como ele próprio nos amou (e ama). Somos seus amigos se praticarmos seus ensinamentos. Ele nos escolheu, não fomos nós que o escolhemos. “Amai-vos uns aos outros”. Estamos nos amando um amor de caridade, de santidade?
15/06-SÃO LUÍS PALAZZOLO+1886
João 15,18-21- Nós não somos do “mundo”, quer dizer, não somos do “time” do pecado, mas, como batizados, somos “santos” (=consagrados), somos do “time” de Deus. Entretanto, estamos no mundo e vivemos nele, vigiando para não substituirmos Deus pelo mundo. Devemos ser como o ouro, que embora possa ser envolvido pela sujeira e outros materiais, não se mistura com nenhum deles, e por isso é considerado um metal precioso. Quer dizer, ele se mistura, mas não perde suas características, não combina com outros materiais. No cadinho, nós o obtermos puríssimo, livre de tudo o que estava encostado nele. É um pouco isso “estar no mundo mas não ser do mundo”.
16/06-SÃO FRANCISCO RÉGIS- +1642
Atos 16,11-15- Uma das provas de que os apóstolos batizavam também as crianças é o versículo 15, em que foram batizados todos os da casa de Lídia. Ela e os seus aderiram ao batismo, e com isso, aderiram também à santidade. E nós? Levamos a nossa vocação à santidade a sério, datada da mesma hora do nosso batismo?
17/06- SÃO MANUEL, +363
João 15,26-16- Muitas pessoas matam e fazem o mal pensando em estar agradando a Deus. Não é só o caso dos primeiros cristãos, que morreram martirizados, mas, por exemplo, dos islamitas, quando matam os cristãos, ou nossa Igreja, na Idade Média, quando mandava pessoas condenadas pela “Santa Inquisição” à justiça comum, para serem mortas. E nós, no nosso dia a dia? Apesar de não chegarmos a matar pessoas fisicamente, quando as julgamos e as caluniamos, as estamos matando espiritualmente, simbolicamente, condenando-as a um restante de vida humilhante.
18/06- SÃO GREGÓRIO BATBARIGO- +1697
Atos 16,22-34- O Apóstolo Paulo e Silas estavam presos, mas cantavam louvores ao Senhor e oravam. Quando estamos no caminho do céu, nada pode conter nossa alegria e nossa paz. Quando as correntes e portas se abriram, eles não saíram, mas permaneceram ali, até que o próprio carcereiro os tirou dali e se converteu. O missal cotidiano comenta se o que mais impressionou o carcereiro não teria sido o comportamento deles e não tanto o terremoto! (Missal, 3ªf. 6ª sem. Páscoa)
19/06- SÃO ROMUALDO+1027 e Sta. Juliana Falconieri +1341
João 16,5-11- A tristeza de alguém que parte para a outra vida não deve existir entre os cristãos, pois essa pessoa parte para o céu. Entre os monges cistercienses, sempre que morre um deles, há festa no almoço, com vinho (pouco, é claro) e liberação do almoço para conversas (nos outros dias come-se em silêncio e ouve-se a leitura de um livro). A morte é apenas uma passagem, feliz, para quem crê e se santifica.
20/06- STO. ADALBERTO+981
Atos 17,15.22-18,1- Texto que mostra uma oratória muito inteligente e perspicaz de S. Paulo, mas que depois ele relega como fruto da inteligência humana, mas longe da sabedoria divina. Quando ele percebeu isso, passou a confiar mais na inspiração e no poder de Deus do que na sabedoria humana. (veja 1ª Coríntios 2,4-5). De nada vale a nossa perspicácia e conhecimentos se Deus não estiver no caso. Eu aprendi isso a muitas penas!
21/06- SÃO LUÍS DE GONZAGA +1591
(outro santo injustiçado. Ele morreu de esgotamento físico e de peste, de tanto ajudar os pestilentos de seu tempo, aos 23 anos de idade!).
João 16,12-15- Pelo batismo somos templos do Espírito Santo, que nos ensinará tudo o que precisamos para seguirmos Jesus Cristo. A “chave” que abre esse tesouro é a oração e o empenho para santificar-nos. Na oração, abramos para ele o nosso coração e nossa mente! Aceitemos o Espírito Santo em nossa vida! Nunca sairemos do caminho.
22/06- STOS. JOÃO FISHER +1535 E TOMÁS MORE +1535 e São Paulino de Nola +431
Atos 18,1-8- S. Paulo, embora apóstolo, trabalhava como fabricante de tendas. O trabalho manual é muito importante para conservarmos uma vida sadia. Ofereçamos nosso trabalho diário em reparação de nossas faltas!
23/06- SÃO JOSÉ CAFASSO+1860
João 16,16-20- Nossa tristeza se transformará em alegria. Com a ressurreição de Jesus, nossa ressurreição é uma certeza, se aderirmos a ele. Nosso sofrimento atual é a “véspera” de nossa alegria eterna, se o oferecermos em “complemento” aos sofrimentos de Jesus, como Paulo fala.
24/06- SÃO JOÃO BATISTA
Lucas 1,57-66,80- João Batista vivia no deserto, preparando-se para a missão a que Deus lhe chamara. O deserto é um lugar especial, em que nos conhecemos de modo mais autêntico e sincero. O beato Pe. Carlos de Foucauld (veja o nosso blog gritar o evangelho com a vida) deixou tudo o que possuía pra viver com os tuaregues no deserto do Saara. Faça de vez em quando uma manhã ou uma tarde de deserto! Veja como é acessando esse assunto em nossos blogs. (O DIA DE DESERTO)
25/06- SÃO GUILHERME-+1142-
Atos 18,9-18- Nós às vezes subestimamos Deus em sua ação entre os homens. Achamos que só nossa pregação é eficaz, que ninguém sabe falar sobre Deus de modo mais profundo do que nós. Deus garante a Paulo que havia um povo numeroso que temia a Deus naquela cidade. Isso animou Paulo, tendo em vista tudo o que ainda tinha que sofrer por Deus. Animemo-nos a continuar na evangelização, sem nos preocuparmos com a eficácia ou com os frutos! Os frutos pertencem a Deus. A nós, cabe apenas fazer a “plantação”.
26/06- SÃO VIGÍLIO+405
João 16,20-23- “Ninguém vos tirará a vossa alegria”. Potência alguma terrestre ou infernal poderá tirar a alegria da ressurreição já presente em quem pratica o evangelho, e isso apesar das tristezas e sofrimentos!
27/06- SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA +444
Atos 18,23-28- Apolo demonstrava pelas escrituras que Jesus é o Cristo (=o Messias). Entretanto, muitos hoje em dia (4/7 da humanidade) não acreditam em Jesus. Será que nunc ouviram falar dele? Acredito que muitos simplesmente recusam a fé em Jesus enquanto Deus, embora saibam que ele existiu enquanto homem. Por exemplo, as testemunhas de Jeová e os mórmons não acreditam que Jesus é Deus como o Pai e o Espírito Santo. Aliás, nem acreditam no Espírito Santo na forma como nós acreditamos. E você, de que modo acredita em Jesus?
28/06- STO. IRINEU +201 (Irineu= portador de paz)
João 16,23-28- “O Pai vos ama, porque me amastes e crestes que vim de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo, de novo deixo o mundo e vou para o Pai.” No vers. 24 Jesus afirma que até aquela hora, eles nada haviam pedido em nome dele. Será que os nossos pedidos visam a nossa salvação, ou ao nosso interesse pessoal apenas? Quem ama Jesus ama também o irmão e é amado e acolhido pelo Pai.
29/06- SÃO PEDRO E SÃO PAULO
2ª Timóteo 4,6-8.17-18; Mateus 16,13-19
Pedro, primeiro papa, perdoado após negar Cristo três vezes. Paulo, apóstolo, perseguidor dos cristãos, segurou os mantos dos que mataram Sto. Estêvão, mas descobriu Jesus no caminho de Damasco e se converteu. Nós, pobres pecadores, às vezes desconfiamos da graça, da misericórdia e do perdão de Deus! Confie! Peça perdão! Recomece!
30/06- PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA de 65 a 68 de nossa era. Os primeiros mártires.
João 16,29-33- “Eu não estou só, porque o Pai está comigo” Quem está com Deus, nunca está sozinho. Deus é o único que pode nos compreender. Às vezes, mesmo rodeados de pessoas, nos sentimos sozinhos, porque não conseguimos partilhar as belezas que vivemos na vida. Se quiser ler mais sobre esse assunto, busque SOLIDÃONUNCA MAIS!
01/07-STOS.PROCESSO E MARTINIANO
Atos 20,29- “Eu sei que depois de minha partida, introduzir-se-ão entre vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho”.
Muitos têm uma fé muito fraca e acabam abandonando o catolicismo por outras religiões. Há muitos católicos relaxados que não conhecem nem a própria doutrina. Se você estiver lendo isto, é porque tem acesso ao nosso “Bloguinho Catequético” e ao site catequético. Eles trazem toda a doutrina católica e diversas pastorais. Não custa dar uma olhada!
02/07- SÃO BERNARDINO REALINO +1616
João 17,11-19- É bom meditar todo esse trecho. Jesus pede ao Pai que sejamos um entre nós como ele é um com o Pai, e pede força e coragem para nós, para que consigamos ser-lhe fiéis. “(peço que) os guardes do maligno”.
03/07- SÃO TOMÉ APÓSTOLO
João 20,24-29- É o Apóstolo que queria pôr os dedos nas chagas de Jesus para verificar se tinha mesmo ressuscitado. “Felizes os que não viram mas creram”= ou seja, nós! Nós não vimos mas cremos, apesar de às vezes nossa fé fraquejar. Peça sempre a fé a Jesus. Ele nos concederá a graça, se a pedirmos sempre! A perseverança é a atitude principal para entrarmos no Paraíso!
04/07-STA. ISABEL DE PORTUGAL +1336
João 21,15-19- Jesus exigiu a confissão de amor de Pedro três vezes, para compensar as três vezes em que ele o negara. É muito bom fazermos algum tipo de ação em favor dos outros ou penitência, como reparação por nossos pecados. Se Jesus exigiu isso de Pedro, decerto o exigirá de nós!
Nesta altura da liturgia, recomeçamos o tempo comum, no 7°, 8° ou 9° domingo do tempo comum.
05/07-STO. ANTÔNIO MARIA ZACARIA+1539
Eclesiástico 2,1-11- “Se te dedicares a servir o Senhor, prepara-te para a prova (...) Não te apavores no tempo da adversidade (...) Tudo o que te acontecer, aceita-o! (...) Sê paciente! Confia no Senhor, ele te ajudará, endireita teus caminhos e espera nele! (...) Não vos afasteis para não cairdes (...) porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no dia da tribulação”. Acho que esse texto fala por si mesmo.
06/07- STA. MARIA GORETI +1902
Corpo incorrupto da santa https://www.google.com.br/search?es_sm=93&biw=1366&bih=643&tbm=isch&q=historia+santa+maria+goretti&revid=942981248&sa=X&ei=asuhVNCaFYHBgwS9tYOYCA&ved=0CB0Q1QIoAA
Mateus 9,35-38; 10,1;5-8- Vamos rezar e pedir ao Senhor que abençoe nossos sacerdotes, dê-lhe força e coragem e continue suscitando “operários para sua messe”, mas também saibamos que todos, mesmo os leigos, são chamados para serem operários da messe!
07/07- STO. ADRIANO século 4º
Tiago 4,10- Tiago diz que nós não recebemos o que pedimos porque pedimos mal, “com o fim de gastardes com os vossos prazeres”. “Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes”; “Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós”; “Achegai-vos para Deus e ele se achegará para vós”. Sempre que orarmos e pedirmos algo, acrescentemos: “Se for de vossa vontade...”
08/07- STO. EUGÊNIO 3º, PAPA +1153
Marcos 9,33-37- Quem quiser ser o primeiro no Reino de Deus, seja o último aqui na terra; ou seja, aprenda a servir, a ajudar, a socorrer os necessitados, viver na humildade, na simplicidade, e lembrando-se de que é Deus quem nos permite a santidade.
09/07- STA. VERÔNICA GIULIANI +1727
(tinha revelações místicas e conversava com a Virgem Maria e com Jesus, que lhe aparecia em forma de criança. Há 44 volumes com esses relatos. Veja como está o corpo dela, incorruptoJ
Se não aparecer a imagem, clique aqui: IMAGEM
Tiago 4,13-17- Nossa vida não nos pertence. Coisas podem nos ocorrer a qualquer momento. Por isso Tiago diz que sempre devemos dizer “ Se Deus quiser, amanhã farei isto ou aquilo”
10/07- STO. ÉRICO(ou Érik),+1161 e Sto. Olavo +1030, ambos reis.
Marcos 9,38-40- “Quem não é contra nós, é por nós”. Precisamos aprender uma coisa: a salvação não depende do tipo de doutrina que professamos (católica, protestante, budista...) mas do tipo de vida que levamos. Se a pessoa pratica o que Jesus ensinou, evita o pecado, pratica a caridade, a misericórdia, tem toda a chance de se salvar. Quem não está contra o que Jesus ensinou, é seguidor dele, mesmo que não o conheça.
11/07- SÃO BENTO, patriarca do monarquismo ocidental + 547
Eclesiástico 5,1-8- Vale a pena ler o texto, de beleza e verdade incríveis. “De Deus não se zomba, poderia ser uma frase que resume o trecho. Não demoremos nossa conversão! “Não sejas tão seguro do perdão para acumular pecado sobre pecado! (...) Não adiem de um dia para o outro!”
12/07- SÃO GUALBERTO +1073
Tiago 5,1-6- Texto que fala contra os que se enriquecem injustamente e pagam mal aos seus empregados. Pergunto: você conhece quem paga um salário generoso ou pelo menos justo aos empregados, mesmo à empregada doméstica? Conhece alguém que explora a coitada? A injustiça clama aos céus e o Senhor pune os culpados! (isto está no texto!)
13/07- STO. HENRIQUE 2º +1024, imperador, e Sta. Cunegundes +1039) sua esposa.
Marcos 9,41-50- fala sobre o escândalo e a necessidade que temos de bani-lo de nossas vidas. Só que o escândalo de que fala Jesus tem o sentido mais amplo do que a ideia de escândalo que temos: abrange a ética individualista de muitos cristãos e outras incoerências: riqueza onde deveria haver pobreza evangélica; preocupação excessiva com a beleza dos templos em detrimento da promoção da vida dos pobres; vida de luxo por parte de quem deveria dar exemplo de sobriedade etc. Foi publicada nestes dias uma homilia que o papa Francisco fez aos cardeais e funcionários da Cúria Romana, mas que atinge a todos os que têm algum cargo de coordenação na Igreja. Veja clicando aqui:
O que você acha desse assunto? Como você o vive?
14/07- SÃO CAMILO DE LELLIS +1614-
(patrono dos enfermos)
Eclesiástico 6,5-17- “Um amigo bom e fiel vale mais do que um tesouro”. Para haver uma verdadeira amizade deve haver reciprocidade nas ações, ou seja, um não deve explorar o outro, não se aproveitar de sua bondade etc. O texto comenta bastante as benfeitorias de uma boa amizade. Como você “curte” os (as) seus (suas) amigos (as)?
15/07- SÃO BOAVENTURA+1274
Marcos 10,1-12 – Você é casado (a) ou amasiado (a)? Jesus é exigente nesse assunto. É preciso que o cristão modere seus instintos primários coma oração e a vigilância, a fim de seguir os seus ensinamentos. O casamento não é brincadeira! Deve ser levado a sério! O adultério continua sendo pecado grave!
16/07- NOSSA SENHORA DO CARMO,1251
Apareceu a São Simão Stock, mostrando-lhe como deveria ser o escapulário que ele e seus companheiros da vida religiosa deveriam usar, prometendo muita proteção a quem o usasse, principalmente contra as investidas dos sarracenos. O escapulário, grande, foi adaptado para que os leigos também pudessem usá-lo no pescoço: um pano na frente e outro atrás. Veja as irmãs carmelitas com o verdadeiro escapulário, em seus corpos: irmãs com escapulário ( O escapulário é a roupa toda).
O que muitos usam deveria ser de pano e não de prata ou outro ou metal. O valor do escapulário está na sua humildade. Veja como deveria ser: escapulário de pano. Agora veja no que o transformaram, acessando este site de COMPRAS
Se quer saber mais sobre o assunto, clique aqui:
A perguntinha indiscreta do dia é esta: Como devoto de N. Senhora, você está disposto (a) a fazer a vontade de Deus como Maria a fez?
17/07- INÁCIO DE AZEVEDO e 39 companheiros mártires, que estavam vindo ao Brasil como missionários, 1565
Tiago 5,13-20- A oração, tanto a individual como a coletiva, é muito importante para uma vida em busca da santidade. Os versículos 14-15 falam sobre o sacramento da Unção aos Enfermos; o vers. 16, fala sobre a Confissão. A oração deve ser fervorosa e o autor dá o exemplo de Elias, que conseguiu tanto parar as chuvas como depois que recomeçassem. E Elias, diz Tiago, “Era um homem semelhante a nós”. Diz também que “ele orou com insistência”. Amigo (a) leitor (a), nunca desanimemos em nossas orações e sempre confessemos a Deus nossos pecados, reconhecendo-nos diante dele pecadores (as).
18/07-SÃO FRANCISCO SOLANO- +1610
Marcos 10,13-15- As crianças dependem em tudo dos adultos e são facilmente bem ou mal dirigidas por eles. Quando Jesus diz que “quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”, quer se referir à facilidade que a criança tem de seguir as orientações dos mais velhos, sua simplicidade e plena dependência: assim devemos nos portar diante de Deus: obedecê-lo com muita confiança, colocar nossa vida em suas mãos.
19/07- SÃO SÍMACO- +514, papa
1ª Pedro 1,3-9 – Pedro diz que está reservada no céu uma herança incorruptível, imaculada e que nunca poderá murchar (imarcescível), para os que, “mediante a fé fostes guardados pelo poder de Deus para a salvação”. Vale a pena, pois, passa pelas dificuldades e lutas pelas quais estamos passando!
20/07- STO. AURÉLIO +429-
Marcos 10,17-27-É a famosa história do jovem rico que foi convidado por Jesus para ser apóstolo. Como ele era muito rico (ou muito apegado á riqueza), não aceitou o convite. Qual será a nossa desculpa para não sermos santos? Ele fazia tudo de modo perfeito, mas era apegado aos bens que possuía. Descubramos quais são nossos apegos, nossas dificuldades, e os combatamos! Atendamos ao chamado (=vocação) que Jesus faz a cada um de nós!
21/07- SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI -+1619
Eclesiástico 35,1-2- O “segredo” para Deus aceitar nossas ofertas, esmolas, trabalhos, orações, é fazer tudo com sinceridade e amor, sem intenções egoístas; “Afastar-se do mal (já) é um sacrifício expiatório”. Ou seja, pelo fato de nos afastarmos do pecado e de todo o mal, isso já é um sacrifício de reparação pelos pecados cometidos no passado. “Em todas as tuas oferendas mostra um semblante alegre”. Isso acontece se o fazermos com amor no coração!
22/07- STA. MARIA MADALENA
1ª Pedro 1,13-16- “Sede sóbrios!” Não voltemos aos pecados passados e já perdoados, mas “tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. Maria Madalena tornou-se santa. E nós? Estamos pelo menos no caminho?
23/07- STA. BRÍGIDA - +1373
Marcos 10,28-31 – Jesus garante que os que confiarem nele e renunciarem a si mesmos e a tudo quanto se opõe à sua vocação, receberão já agora o cêntuplo, mesmo com perseguições, e no futuro, a vida eterna. A alegria da presença de Deus pode ser sentida em qualquer situação, como diz Sta. Teresinha, com sua vida “A alegria não está nos objetos, mas no mais íntimo do nosso coração; podemos senti-la no mais fino palácio ou na mais triste prisão” (citado por Mônica S.).
24/07- SÃO CRISTÓVÃO +250
Marcos 10,42-45- Entre nós, cristãos, não deve haver relacionamento de superioridade ou de domínio um sobre os outros! Nossa vida deve ser de humildade e partilha, sabendo que se cada um fizer a sua parte, como os membros do corpo, todos lucrarão com isso e a comunidade se aperfeiçoará.
25/07- SÃO TIAGO (maior) +42/43
Mateus 20,20-28 – Quase o mesmo texto de ontem, mas podemos meditar sobre o fato de Tiago (o santo de hoje) e o seu irmão, João, acharem que eram mais dignos do que os outros dez. “Aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo!” Por que muitas vezes (para não dizer sempre) achamos que nosso trabalho (por pior que seja) é melhor do que o dos outros? Quando jovem fui faxineiro, e achava que o banheiro que eu lavava era o mais limpo do mundo! Pode isso? Conseguimos ser arrogantes até na limpeza de um banheiro!
26/07- SANT’ANA E SÃO JOAQUIM, avós de Jesus
Eclesiástico 42,20- “Nenhum pensamento (nosso) escapa ao Senhor, e nenhuma palavra lhe é escondida”. E no salmo 55 (56),9: ”Registraste cada passo em meu exílio, recolhestes cada lágrima em vosso odre, e anotastes tudo isso em vosso livro!” Pode ficar tranquilo (a)! Mesmo que ninguém viu seu sofrimento suas lágrimas, Deus viu e ouviu!
27/07- STA BARTOLOMÉIA CAPITÂNIO +1833 e Sta. Vicência +1847
1º Pedro 2,11-12- “Exorto-vos (...) a que vos abstenhais dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma”. É difícil, mas a nossa luta deve ser constante para que os prazeres do mundo não nos dominem. “Orai e vigiai!”
28/07- SÃO CELESTINO 5º +1295 e S. Celestino 1º + 432
Marcos 10,46-52 nos ensina várias coisas: 1- Perceber a presença de Jesus em nossa vida e chamá-lo; 2- lembrar que pessoas vão tentar me impedir; 3- Eu devo insistir até encontra-lo; 4- A Igreja me anuncia que Jesus me chama; 5- Jesus quer que eu peça sua ajuda; 6- “A tua fé te salvou” (a graça vai me ser dada conforme a minha fé!); 7- Seguir Jesus no Caminho
29/07- STA. MARTA
1ª Pedro 4,7-13- Levarmos uma vida de autodomínio e de sobriedade em todas as coisas, dedicada à oração (v.7). O amor cobre uma multidão de pecados (v.8). Ser hospitaleiro. Saber receber a pessoa, saber ouvir (v9)
30/07- SÃO PEDRO CRISÓLOGO+450
Marcos 11,11-14.20-25 – Deus quer que nossa vida dê frutos de amor e misericórdia. Muitos só têm a “folhagem” da vaidade e da prepotência. Pense um pouco e tente descobrir quais frutos você consegue perceber em sua vida!
31/07- STO. INÁCIO DE LOYOLA +1556
Marcos 11,15-19.-Pelo batismo nós somos o templo de Deus e não podemos deixá-lo ser invadido pelo pecado. Nosso dever é expulsar de nossa vida tudo o que suja a nossa vida espiritual. Ela deve manter-se firme, pura e sem pecados. Quanto ao templo físico, nós o conspurcamos quando frequentamos a igreja mas não nos convertemos, ou seja, continuamos uma vida pecaminosa.
(ESTÁ COM POSTAGEM DE JULHO, MAS LOGO QUE EU PUDER ACERTO)
01/07-STOS.PROCESSO E MARTINIANO
Atos 20,29- “Eu sei que depois de minha partida, introduzir-se-ão entre vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho”Muitos têm uma fé muito fraca e acabam abandonando o catolicismo por outras religiões. Há muitos católicos relaxados que não conhecem nem a própria doutrina. Se você estiver lendo isto, é porque tem acesso ao nosso “Bloguinho Catequético” e ao site catequético. Eles trazem toda a doutrina católica e diversas pastorais. Não custa dar uma olhada!
02/07- SÃO BERNARDINO REALINO +1616
João 17,11-19- É bom meditar todo esse trecho. Jesus pede ao Pai que sejamos um entre nós como ele é um com o Pai, e pede força e coragem para nós, para que consigamos ser-lhe fiéis. “(peço que) os guardes do maligno”.
03/07- SÃO TOMÉ APÓSTOLO
João 20,24-29- É o Apóstolo que queria pôr os dedos nas chagas de Jesus para verificar se tinha mesmo ressuscitado. “Felizes os que não viram mas creram”= ou seja, nós! Nós não vimos mas cremos, apesar de às vezes nossa fé fraquejar. Peça sempre a fé a Jesus. Ele nos concederá a graça, se a pedirmos sempre! A perseverança é a atitude principal para entrarmos no Paraíso!
04/07-STA. ISABEL DE PORTUGAL +1336
João 21,15-19- Jesus exigiu a confissão de amor de Pedro três vezes, para compensar as três vezes em que ele o negara. É muito bom fazermos algum tipo de ação em favor dos outros ou penitência, como reparação por nossos pecados. Se Jesus exigiu isso de Pedro, decerto o exigirá de nós!
Nesta altura da liturgia, recomeçamos o tempo comum, no 7°, 8° ou 9° domingo do tempo comum.
05/07-STO. ANTÔNIO MARIA ZACARIA+1539
Eclesiástico 2,1-11- “Se te dedicares a servir o Senhor, prepara-te para a prova (...) Não te apavores no tempo da adversidade (...) Tudo o que te acontecer, aceita-o! (...) Sê paciente! Confia no Senhor, ele te ajudará, endireita teus caminhos e espera nele! (...) Não vos afasteis para não cairdes (...) porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no dia da tribulação”. Acho que esse texto fala por si mesmo.
06/07- STA. MARIA GORETI +1902
Corpo incorrupto da santa https://www.google.com.br/search?es_sm=93&biw=1366&bih=643&tbm=isch&q=historia+santa+maria+goretti&revid=942981248&sa=X&ei=asuhVNCaFYHBgwS9tYOYCA&ved=0CB0Q1QIoAA
Mateus 9,35-38; 10,1;5-8- Vamos rezar e pedir ao Senhor que abençoe nossos sacerdotes, dê-lhe força e coragem e continue suscitando “operários para sua messe”, mas também saibamos que todos, mesmo os leigos, são chamados para serem operários da messe!
07/07- STO. ADRIANO século 4º
Tiago 4,10- Tiago diz que nós não recebemos o que pedimos porque pedimos mal, “com o fim de gastardes com os vossos prazeres”. “Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes”; “Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós”; “Achegai-vos para Deus e ele se achegará para vós”. Sempre que orarmos e pedirmos algo, acrescentemos: “Se for de vossa vontade...”
08/07- STO. EUGÊNIO 3º, PAPA +1153
Marcos 9,33-37- Quem quiser ser o primeiro no Reino de Deus, seja o último aqui na terra; ou seja, aprenda a servir, a ajudar, a socorrer os necessitados, viver na humildade, na simplicidade, e lembrando-se de que é Deus quem nos permite a santidade.
09/07- STA. VERÔNICA GIULIANI +1727
(tinha revelações místicas e conversava com a Virgem Maria e com Jesus, que lhe aparecia em forma de criança. Há 44 volumes com esses relatos. Veja como está o corpo dela, incorruptoJ
Se não aparecer a imagem, clique aqui: IMAGEM
Tiago 4,13-17- Nossa vida não nos pertence. Coisas podem nos ocorrer a qualquer momento. Por isso Tiago diz que sempre devemos dizer “ Se Deus quiser, amanhã farei isto ou aquilo”
10/07- STO. ÉRICO(ou Érik),+1161 e Sto. Olavo +1030, ambos reis.
Marcos 9,38-40- “Quem não é contra nós, é por nós”. Precisamos aprender uma coisa: a salvação não depende do tipo de doutrina que professamos (católica, protestante, budista...) mas do tipo de vida que levamos. Se a pessoa pratica o que Jesus ensinou, evita o pecado, pratica a caridade, a misericórdia, tem toda a chance de se salvar. Quem não está contra o que Jesus ensinou, é seguidor dele, mesmo que não o conheça.
11/07- SÃO BENTO, patriarca do monarquismo ocidental + 547
Eclesiástico 5,1-8- Vale a pena ler o texto, de beleza e verdade incríveis. “De Deus não se zomba, poderia ser uma frase que resume o trecho. Não demoremos nossa conversão! “Não sejas tão seguro do perdão para acumular pecado sobre pecado! (...) Não adiem de um dia para o outro!”
12/07- SÃO GUALBERTO +1073
Tiago 5,1-6- Texto que fala contra os que se enriquecem injustamente e pagam mal aos seus empregados. Pergunto: você conhece quem paga um salário generoso ou pelo menos justo aos empregados, mesmo à empregada doméstica? Conhece alguém que explora a coitada? A injustiça clama aos céus e o Senhor pune os culpados! (isto está no texto!)
13/07- STO. HENRIQUE 2º +1024, imperador, e Sta. Cunegundes +1039) sua esposa.
Marcos 9,41-50- fala sobre o escândalo e a necessidade que temos de bani-lo de nossas vidas. Só que o escândalo de que fala Jesus tem o sentido mais amplo do que a ideia de escândalo que temos: abrange a ética individualista de muitos cristãos e outras incoerências: riqueza onde deveria haver pobreza evangélica; preocupação excessiva com a beleza dos templos em detrimento da promoção da vida dos pobres; vida de luxo por parte de quem deveria dar exemplo de sobriedade etc. Foi publicada nestes dias uma homilia que o papa Francisco fez aos cardeais e funcionários da Cúria Romana, mas que atinge a todos os que têm algum cargo de coordenação na Igreja. Veja clicando aqui:
O que você acha desse assunto? Como você o vive?
14/07- SÃO CAMILO DE LELLIS +1614-
(patrono dos enfermos)
Eclesiástico 6,5-17- “Um amigo bom e fiel vale mais do que um tesouro”. Para haver uma verdadeira amizade deve haver reciprocidade nas ações, ou seja, um não deve explorar o outro, não se aproveitar de sua bondade etc. O texto comenta bastante as benfeitorias de uma boa amizade. Como você “curte” os (as) seus (suas) amigos (as)?
15/07- SÃO BOAVENTURA+1274
Marcos 10,1-12 – Você é casado (a) ou amasiado (a)? Jesus é exigente nesse assunto. É preciso que o cristão modere seus instintos primários coma oração e a vigilância, a fim de seguir os seus ensinamentos. O casamento não é brincadeira! Deve ser levado a sério! O adultério continua sendo pecado grave!
16/07- NOSSA SENHORA DO CARMO,1251
Apareceu a São Simão Stock, mostrando-lhe como deveria ser o escapulário que ele e seus companheiros da vida religiosa deveriam usar, prometendo muita proteção a quem o usasse, principalmente contra as investidas dos sarracenos. O escapulário, grande, foi adaptado para que os leigos também pudessem usá-lo no pescoço: um pano na frente e outro atrás. Veja as irmãs carmelitas com o verdadeiro escapulário, em seus corpos: irmãs com escapulário ( O escapulário é a roupa toda).
O que muitos usam deveria ser de pano e não de prata ou outro ou metal. O valor do escapulário está na sua humildade. Veja como deveria ser: escapulário de pano. Agora veja no que o transformaram, acessando este site de COMPRAS
Se quer saber mais sobre o assunto, clique aqui:
A perguntinha indiscreta do dia é esta: Como devoto de N. Senhora, você está disposto (a) a fazer a vontade de Deus como Maria a fez?
17/07- INÁCIO DE AZEVEDO e 39 companheiros mártires, que estavam vindo ao Brasil como missionários, 1565
Tiago 5,13-20- A oração, tanto a individual como a coletiva, é muito importante para uma vida em busca da santidade. Os versículos 14-15 falam sobre o sacramento da Unção aos Enfermos; o vers. 16, fala sobre a Confissão. A oração deve ser fervorosa e o autor dá o exemplo de Elias, que conseguiu tanto parar as chuvas como depois que recomeçassem. E Elias, diz Tiago, “Era um homem semelhante a nós”. Diz também que “ele orou com insistência”. Amigo (a) leitor (a), nunca desanimemos em nossas orações e sempre confessemos a Deus nossos pecados, reconhecendo-nos diante dele pecadores (as).
18/07-SÃO FRANCISCO SOLANO- +1610
Marcos 10,13-15- As crianças dependem em tudo dos adultos e são facilmente bem ou mal dirigidas por eles. Quando Jesus diz que “quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”, quer se referir à facilidade que a criança tem de seguir as orientações dos mais velhos, sua simplicidade e plena dependência: assim devemos nos portar diante de Deus: obedecê-lo com muita confiança, colocar nossa vida em suas mãos.
19/07- SÃO SÍMACO- +514, papa
1ª Pedro 1,3-9 – Pedro diz que está reservada no céu uma herança incorruptível, imaculada e que nunca poderá murchar (imarcescível), para os que, “mediante a fé fostes guardados pelo poder de Deus para a salvação”. Vale a pena, pois, passa pelas dificuldades e lutas pelas quais estamos passando!
20/07- STO. AURÉLIO +429-
Marcos 10,17-27-É a famosa história do jovem rico que foi convidado por Jesus para ser apóstolo. Como ele era muito rico (ou muito apegado á riqueza), não aceitou o convite. Qual será a nossa desculpa para não sermos santos? Ele fazia tudo de modo perfeito, mas era apegado aos bens que possuía. Descubramos quais são nossos apegos, nossas dificuldades, e os combatamos! Atendamos ao chamado (=vocação) que Jesus faz a cada um de nós!
21/07- SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI -+1619
Eclesiástico 35,1-2- O “segredo” para Deus aceitar nossas ofertas, esmolas, trabalhos, orações, é fazer tudo com sinceridade e amor, sem intenções egoístas; “Afastar-se do mal (já) é um sacrifício expiatório”. Ou seja, pelo fato de nos afastarmos do pecado e de todo o mal, isso já é um sacrifício de reparação pelos pecados cometidos no passado. “Em todas as tuas oferendas mostra um semblante alegre”. Isso acontece se o fazermos com amor no coração!
22/07- STA. MARIA MADALENA
1ª Pedro 1,13-16- “Sede sóbrios!” Não voltemos aos pecados passados e já perdoados, mas “tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. Maria Madalena tornou-se santa. E nós? Estamos pelo menos no caminho?
23/07- STA. BRÍGIDA - +1373
Marcos 10,28-31 – Jesus garante que os que confiarem nele e renunciarem a si mesmos e a tudo quanto se opõe à sua vocação, receberão já agora o cêntuplo, mesmo com perseguições, e no futuro, a vida eterna. A alegria da presença de Deus pode ser sentida em qualquer situação, como diz Sta. Teresinha, com sua vida “A alegria não está nos objetos, mas no mais íntimo do nosso coração; podemos senti-la no mais fino palácio ou na mais triste prisão” (citado por Mônica S.).
24/07- SÃO CRISTÓVÃO +250
Marcos 10,42-45- Entre nós, cristãos, não deve haver relacionamento de superioridade ou de domínio um sobre os outros! Nossa vida deve ser de humildade e partilha, sabendo que se cada um fizer a sua parte, como os membros do corpo, todos lucrarão com isso e a comunidade se aperfeiçoará.
25/07- SÃO TIAGO (maior) +42/43
Mateus 20,20-28 – Quase o mesmo texto de ontem, mas podemos meditar sobre o fato de Tiago (o santo de hoje) e o seu irmão, João, acharem que eram mais dignos do que os outros dez. “Aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo!” Por que muitas vezes (para não dizer sempre) achamos que nosso trabalho (por pior que seja) é melhor do que o dos outros? Quando jovem fui faxineiro, e achava que o banheiro que eu lavava era o mais limpo do mundo! Pode isso? Conseguimos ser arrogantes até na limpeza de um banheiro!
26/07- SANT’ANA E SÃO JOAQUIM, avós de Jesus
Eclesiástico 42,20- “Nenhum pensamento (nosso) escapa ao Senhor, e nenhuma palavra lhe é escondida”. E no salmo 55 (56),9: ”Registraste cada passo em meu exílio, recolhestes cada lágrima em vosso odre, e anotastes tudo isso em vosso livro!” Pode ficar tranquilo (a)! Mesmo que ninguém viu seu sofrimento suas lágrimas, Deus viu e ouviu!
27/07- STA BARTOLOMÉIA CAPITÂNIO +1833 e Sta. Vicência +1847
1º Pedro 2,11-12- “Exorto-vos (...) a que vos abstenhais dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma”. É difícil, mas a nossa luta deve ser constante para que os prazeres do mundo não nos dominem. “Orai e vigiai!”
28/07- SÃO CELESTINO 5º +1295 e S. Celestino 1º + 432
Marcos 10,46-52 nos ensina várias coisas: 1- Perceber a presença de Jesus em nossa vida e chamá-lo; 2- lembrar que pessoas vão tentar me impedir; 3- Eu devo insistir até encontra-lo; 4- A Igreja me anuncia que Jesus me chama; 5- Jesus quer que eu peça sua ajuda; 6- “A tua fé te salvou” (a graça vai me ser dada conforme a minha fé!); 7- Seguir Jesus no Caminho
29/07- STA. MARTA
1ª Pedro 4,7-13- Levarmos uma vida de autodomínio e de sobriedade em todas as coisas, dedicada à oração (v.7). O amor cobre uma multidão de pecados (v.8). Ser hospitaleiro. Saber receber a pessoa, saber ouvir (v9)
30/07- SÃO PEDRO CRISÓLOGO+450
Marcos 11,11-14.20-25 – Deus quer que nossa vida dê frutos de amor e misericórdia. Muitos só têm a “folhagem” da vaidade e da prepotência. Pense um pouco e tente descobrir quais frutos você consegue perceber em sua vida!
31/07- STO. INÁCIO DE LOYOLA +1556
Marcos 11,15-19.-Pelo batismo nós somos o templo de Deus e não podemos deixá-lo ser invadido pelo pecado. Nosso dever é expulsar de nossa vida tudo o que suja a nossa vida espiritual. Ela deve manter-se firme, pura e sem pecados. Quanto ao templo físico, nós o conspurcamos quando frequentamos a igreja mas não nos convertemos, ou seja, continuamos uma vida pecaminosa.
01-STA. BEATRIZ DA SILVA +1490
Mateus 6,1-6. 16-18- Não se envaidecer nem se ufanar pelos aos de virtude, tanto na oração como na esmola e serviços comunitários.Gostamos muito de falar sobre o que fazemos de bom. Queremos que todos saibam. A peixe fêmea perguntou para a galinha por que ela cacarejava tanto. A galinha respondeu que era porque havia botado um ovo. A "peixinha" mergulhou e ficou pensando: “se eu cacarejasse a cada um dos milhares de ovos que boto...” Assim também acontece conosco? Tudo o que temos vem de Deus, mesmo as virtudes. Sem sua força e graça, nunca as praticaríamos!
02- SÃO JUSTINO DE JACOBIS +1860
Mateus 6,7-15- O Pai-nosso tem 3 petições em relação a Deus: 1- Que o nome de Deus seja santificado; 2-que recebamos o seu reino; 3- que sua vontade seja feita; e 4 pedidos em relação a nós; 1- que não nos falte o pão de cada dia ; 2- que Deus nos perdoe as nossas faltas, na mesma medida em que perdoo aos demais.3- que nos livre das tentações 4- e de todos os males, sobretudo o grande mal que seria abandoná-lo.
03-SÃO GREGÓRIO MAGNO +604 papa
Mateus 6,19-25- Em que você colocou seu coração, seus desejos, suas esperanças, seus projetos? No dinheiro? Na família? Na casa? No carrão? Na saúde? O texto mostra que só seremos realizados se colocarmos nosso coração em Deus. Ele é o nosso único tesouro!
04—SÃO MARINO +século 3º e S. Marino+1170
2ª Coríntios 12,1-10- “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Viver na humildade e simplicidade nos permite obter sempre a proteção e a graça de Deus. É como o ratinho, na cabeça do elefante, ao olhar para trás e ver que na corrida, o elefante levantava um ”poeirão” na estrada: “Êta nóis!” É... às vezes nos baseamos em nossa própria força e acabamos nos dando mal. Confiemos sempre na força de Deus. É nele que somos fortes!
05-SÃO LOURENÇO JUSTINIANO +1455
Mateus 6,24-34- Não se preocupe em demasia com o futuro. Viva bem o tempo presente e tudo sairá bem no futuro. Os melhores santos sempre disseram que devemos viver o hoje. Santa Faustina é uma delas: “O passado já passou, não dá para mudar; o futuro não nos pertence; só nos pertence o tempo presente. Só temos a ele!”. Se confiamos na Providência divina, não nos preocuparemos tanto com o amanhã.
06- SÃO MARÃO +407
Gênesis 12,1-9- Abraão confiou em Deus e partiu para uma terra estranha, desconhecida, confiando ser essa a vontade divina. Pense um pouco se alguma vez você conseguiu renunciar à sua segurança para seguir ao oque você julgou ser um chamado! Se Deus chama, também nos capacita.
07- SÃO CLODOALDO século 6º
MATEUS 7,1-5- Muitos cuidam tanto da vida alheia que não encontram tempo para refazer e viver bem a própria vida. Leia o texto e se pergunte até que ponto você está livre dessa colocação!
08- NATIVIDADE DE MARIA
Lucas 2,19- “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava no coração”. Maria, ao contrário do que muitos pensam, não sabia tudo o que ia lhes acontecer. Ela vivia “no escuro”, como nós, no que se refere ao futuro. Ela deve ter sido muito admirada e amada pelos anjos, e em seu nascimento, decerto houve festa no céu! Ela vivia pela fé, pelo amor, pela obediência, como nós devemos viver.
09-SÃO PEDRO CLAVER +1654
Mateus 7,6.12-14- “Tudo o que quiserdes que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles(...) Entrai pela porta estrita”. Para fazer aos outros o que queremos que os outros nos façam é preciso passar pela porta estreita, pois isso exige renúncia! Jesus prefere o o modo positivo (façam) que o negativo (Não façam). O modo positivo que Jesus escolheu nos leva à atividade apostólica: partilhar, ajudar, servir
10-BEATO GUILHERME +1148
Mateus 7,15-20- Nós reconhecemos falsos profetas pelos seus frutos. Por exemplo: pode um profeta verdadeiro permitir o aborto só porque a mãe foi violentada? Não pode! Pois há um bispo evangélico que permite isso em sua Igreja! Precisamos tomar cuidado “onde estamos dependurando o nosso casaco!”
11-STA. PULCHÉRIA +453 –
Mateus 7,21-29- Onde nós estamos construindo nossa “casa”? Sobre a areia das ilusões passageiras, da ambição, do orgulho, da vaidade, dos vícios, ou sobre a Rocha que é Jesus Cristo? Cabe a nós decidirmos! Construir a casa sobre a Rocha que é Jesus Cristo significa mudar nossa vida de acordo com os seus ensinamentos!
12- SÃO NILO +1005
Gênesis 17,1-22 – A circuncisão, aliança feita por Deus a Abraão, consiste em cortar a pele do prepúcio da parte genital dos meninos de 8 dias de idade (circum= em círculo; cisão= corte). A circuncisão foi substituída pelo batismo por Jesus, e o próprio profeta Jeremias pede que circuncidemos o coração, e não só essa parte do corpo (Jeremias 4,4), ou seja, arrancarmos toda a maldade que temos em nós.
13- SÃO JOÃO CRISÓSTOMO +407
Mateus 8,1-4- Jesus, embora seja independente, respeita as autoridades do tempo, enviando-lhes os leprosos curados para receberem a liberação para voltarem às suas casas. E nós? Respeitamos as autoridades de nossa Igreja, embora às vezes sintamos uma certa antipatia por elas?
14-EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
1ª Coríntios 1,18.23- Muitos sentem “vergonha” pela cruz do Senhor e a desprezam. Entretanto, é sempre preciso lembrar que foi pela cruz que Jesus nos salvou, que chegou à ressurreição. Não há como “fugir” da cruz, se quisermos chegar à glória da ressurreição.
19- N. SRA. DAS DORES e Sta. Catarina de Gênova +1510
Gênesis 18,16-33 – Texto longo, mas que me leva a refletir: se Abraão tivesse abaixado a quantia de justos necessários para que Deus não destruísse a cidade para 1 justo, será que Deus não a destruiria para atender ao pedido de Abraão? Nunca saberemos! Abraão parou nos 10 justos, que não havia na cidade. Por que será que ele não continuou? Duvidou da misericórdia divina? Amigo,(a), que nós não nos acanhemos de pedir a Deus aquilo de que precisamos! Não duvidemos de sua misericórdia!
16- SÃO CORNÉLIO, papa. + 258
Mateus8,18-22 – Não tenha medo de renunciar até a família, se for preciso, para seguir sua vocação, ou seja, a vida a que Jesus lhe chamou. Ele vai cuidar dos que você teve que deixar e conceder as graças necessárias, tanto para você como para os que você deixou. Tenho experiência de 41 anos de sacerdócio para dizer-lhe com toda a segurança: Deus olha nossas famílias!
17- SÃO ROBERTO BELARMINO+1621
Mateus 8,23-27- “Jesus dormia”, como parece dormir e não nos ajudar em inúmeros problemas. O problema não é saber se Jesus está dormindo ou não, mas em saber se ele está realmente com você! Só uma coisa: ele só não está conosco, quando nós o expulsamos, nós não seguimos os seus ensinamentos. Caso contrário, tenha confiança: ele nunca, nunca M-E-S-M-0 não nos abandona
18- SÃO JOSÉ DE COPERTINO +1663
(este santo foi um espetáculo: tinha levitações, bilocações e uma série de fenômenos, e isso esquentava a ideia dos superiores, que não sabiam como conter a multidão que o procurava).Veja mais no blog: S. JOSÉ DE CUPERTINO
Amós 5,14-15.21-24- Texto bom para refletirmos sobre as festas e comemorações litúrgicas e religiosas de nossas comunidades. Elas são ou não aceitas por Deus, dependendo de nossa seriedade no serviço aos pobres e necessitados. E sempre lembro que um rico doente ou abandonado pode ser considerado um necessitado.
19- SÃO JANUÁRIO início do século 4º
(seu sangue, conservado, se liquefaz nesta data. Veja no blog: S. JANUÁRIO)
Mateus 8,28-34- As pessoas preferiram ficar com os doentes do que perder mais porcos como exorcismo de Jesus. Atualmente a vida humana ainda é relegada ao esquecimento e o dinheiro ainda fala mais alto do que a partilha e a misericórdia
20- OS 103 MÁRTIRES COREANOS + de 1791 a 1866
Mateus 9,9-13- Eu quero a misericórdia
(atender, ouvir, ajudar, socorrer, visitar, arranjar emprego, perdoar, promover )
e não o sacrifício
(missas mal participadas, romarias sem devoção, terços rezados de qualquer jeito, ofertas feitas de modo obrigatório). Jesus quer salvar e não condenar. Ele nos dá chance de recomeçar e precisamos fazer o mesmo para com os outros.
21- SÃO MATEUS apóstolo
Mateus 9,9-13 (mesmo de ontem) Mateus decerto já vira e ouvira Jesus e já pensava em segui-lo. Como Zaqueu, ele teve que renunciar ao que ganhara ilicitamente mas, mais do que Zaqueu, ele deixou tudo para seguir Jesus (Zaqueu deixou só uma parte). Leia o artigo:MATEUS O PUBLICANO
22- SÃO MAURÍCIO E COMPANHEIROS- entre 295 e 310
Mateus 9,18-26- A mulher apenas tocou na veste de Jesus e foi curada. Nós ás vezes exageramos na intensidade com que pedimos certas graças, num tom de desespero e, acreditem, falta de fé. Sim, porque Deus não é surdo, nem cego, nem mudo, e conhece profundamente nossos problemas, nossa vida. Se tivermos confiança nele, bastam poucas palavras e ele vai decidir se nos ajudará ou não.
23- SÃO LINO, papa (2º depois de S. Pedro) e Sta. Tecla, séc 1º.
Gênesis 32, 23-33- Vejo neste texto o fato de que Jacó deixou-se vencer por Deus quando quase já o havia vencido. Orígenes e São Jerônimo veem, nesse texto, um símbolo do combate espiritual e da perseverança no caminho da santidade.
24- SÃO GERALDO,+1046, Hungria.
Mateus 10,7-15- Recebemos os dons gratuitamente de Deus e temos que dá-los gratuitamente. A remuneração necessária para quem vive exclusivamente da palavra, como os padres e bispos, deve receber apenas o suficiente para viver uma vida normal e saudável. É irritante ver algumas dessas pessoas vivendo uma vida de luxo. O texto de hoje é bem claro quanto à pobreza.
25-SÃO SÉRGIO +1342
Mateus 10,16-23 – “Todas as vezes em que a Igreja se revestiu de poderes, afastou-se do Espírito de seu Fundador e secaram as fontes de sua ação. Um discípulo de Cristo é testemunho, como o mestre, de pobreza, simplicidade, humildade, assim como de coragem e clareza de posições em todas as circunstâncias, pronto a suportar com paciência toda injúria, pronto a denunciar toda injustiça: “Prudentes como as serpentes, simples como as pombas”. (v.16)(missal cotidiano 6ª f. 14ª sem.com).
26- SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, início séc. 4º.
Isaías 6,1-8- Gosto deste texto sobre a vocação de Isaías: ele deu como desculpa, para não atender ao Senhor, os seus pecados. Deus “não deu a mínima” para Isaías! Mandou um Serafim purificá-lo encostando uma brasa em seus lábios, já que ele se queixava de que seus lábios eram impuros. Perdoado, não tinha mais desculpas e Deus o enviou a profetizar. E nós? Que desculpas damos a Deus? Não se esqueça que para ele, os pecados e nossos limites não são desculpas! Ele nos perdoará, nos fortalecerá e nos dará seu recado!
27- S. VICENTE DE PAULO- +1660
(Se a imagem se apagou, clique aqui:
Mateus 10,24-33- Jesus nunca nos prometeu “sombra e água fresca”! Ele previu que haveria tribulações a quem o seguisse, mas garantiu-nos que não tivéssemos medo, porque ele estaria conosco. O máximo que podem nos fazer é matar-nos, mas aí o Reino dos céus nos estará garantido para sempre!
28- SÃO VENCESLAU +935
Isaías 1,10-17 – Quando buscamos o Senhor, seja a sós ou na igreja, temos também que levar como bagagem uma vida de caridade, de misericórdia, de amor ao próximo. Não adianta buscarmos a Deus se tratarmos os outros com desprezo, pouco caso ou nem darmos conta de que eles existem!
29- SÃO MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL arcanjos
Mateus 10,34-11,1- O céu não se consegue “tocando viola de papo pro ar”, mas sim lutando e combatendo contra o mal, contra nossas más inclinações: “Não vim trazer a paz, mas a espada!” (v.34).
30- SÃO JERÔNIMO + 420
Mateus 11,20-24- Deus nos dá muitos sinais de sua presença e da necessidade de nossa conversão de uma vida tíbia, morna, ou mesmo má, a uma vida de amor e santidade. Entretanto, mesmo que se deixe frustrar por alguns momentos, “Deus não se deixa frustrar para sempre!” (Pe. Fernando Cardoso). Algum dia, talvez, não tenhamos tempo para nos arrepender.
01- STA. TERESINHA DO MENINO JESUS+1897
(veja detalhes e fotos:: STA. TERESINHA-1 E STA. TERESINHA-2
Mateus 11,25-27- O pequeno, o humilde, tem sua face sempre voltada para Deus e depende dele para viver.Esvazia-se de seu orgulho, vaidade e arrogância e por isso pode ser “alcançado” por Deus.Os arrogantes, que se acham “grandes” estão tão cheios de si mesmos que não conseguem ouvir a voz maravilhosa de Deus. “Deus não se revela aos que o tentam!” (Sabedoria1,1-3). Sta. Teresinha foi uma dessas santas pequeninas diante de Deus, humildes, que se esvaziaram tanto de si mesmas, que puderam ser plenificadas por Deus, como Maria: “Olhou para a insignificância de sua serva”.
02- ANJOS DA GUARDA
Mateus 18,10- Nesse trecho e em Êxodo 23,23-25 e salmo 91 (90), vemos a realidade da existência dos Anjos da Guarda. É incrível como os anjos da guarda nos ajudam! Entre em contato com o seu e você verá se eu não tenho razão!
03- SÃO REMÍGIO +535, com 96 anos.
Mateus 11,28-30- Jesus pede que aceitemos o seu jugo, porque é suave, e o seu peso, porque é leve, porque ele é “manso e humilde de coração” e, antes de nós, levou a cruz, tomou sobre si nossos pecados. Quem se isola fica para trás e se perde no caminho!
04- SÃO FRANCISCO DE ASSIS +1226
Isaías 38,1-6- Texto muito importante para compreendermos o valor de o poder da oração. Deus acrescentou 15 anos à vida de Ezequias, atendendo sua oração. Diz o missal cotidiano (6ª f. 15ª semana) “Mas só é “boa” a oração que não pretende ligar Deus aos nossos caprichos ou interesses. Devemos crer em seu amor, saber entrar confiantemente em seu plano, que é sempre um plano de salvação, embora diferente do nosso. Muitos cristãos nunca aprenderam a orar porque nunca aprenderam a amar!”
05- SÃO BENEDITO O NEGRO +1589
Seu corpo está incorrupto
Mateus 12,1-8- Precisamos ter cuidado para que nossas leis litúrgica e morais não nos levem a pecar contra a caridade e a misericórdia. Uma lei só é boa quando promove e eleva a pessoa à dignidade de filha de Deus.
06- SÃO BRUNO +1101
Miquéias 2,1-5- Como fazemos para melhorar nossa vida financeira? O texto mostra que fazer isso explorando os outros ou os enganando é algo que desagrada a Deus e será nossa ruína.
07- N.SRA. DO ROSÁRIO e Sto. Augusto, abade, séc. 6º
Mateus 12,38-42 – Você se baseia em milagres e sinais extraordinários para viver sua fé? No tempo de Jesus havia muitos milagres que ele fazia, mas muitos não creram. Diz o missal cotidiano (16ª sem. com. 2ª f.) “O milagre que Deus nos pede é nosso amor ativo para com ele no próximo, como o maior milagre operado por Cristo foi assumir a cruz por nós”. E eu lhe pergunto: existe algum milagre maior que a Eucaristia?
08- SÃO LUÍS BELTRAN +1581
Miquéias 7,18-20- Deus atirará nossos pecados no mais fundo do mar e pisará nossas faltas, tira a culpa e perdoa o crime. Por que ainda duvidarmos de sua misericórdia?
09-SÃO DIONÍSIO séc. 3º e São Leonardo séc. 16
Mateus 12,46-50 – Fazer a vontade do Pai é a atitude nossa que agrada a Jesus e nos faz íntimos dele, como se fôssemos de sua família. A vontade do Pai nos foi revelada pelo próprio Jesus. Na oração obtemos força para cumpri-la.
10- SÃO FRANCISCO BORJA +1572
Jeremias 1,1.4-10- Um texto que nos fala alto contra o aborto. Deus conhecia Jeremias antes dele ser formado no ventre materno. Deus o consagrou como profeta antes que ele nascesse. Deus nos chama à vida! Ninguém pode tirá-la, de forma alguma, em nenhuma circunstância, a não ser em autêntica legítima defesa.
11- BEATO CONTARDO FERRINI +1902
Mateus 13,10-17- É preciso querer ouvir para captarmos a mensagem bíblica. Tirarmos as nossas armas, os nossos preconceitos e assumirmos nossos pecados e limites. A humildade consiste em reconhecer-se como se é diante do Senhor. Muitos mentem até para si mesmos! Nunca compreenderão a palavra de Deus.
13- STO. EDUARDO +1066
Mateus 13,18-23- Daremos frutos quando tivermos coragem de nos colocar diante de Deus como realmente somos, e pedir sempre sua ajuda, sua luz, e dar-lhe as chaves de nossa vida. Sozinho, nunca daremos frutos!
14- SÃO CALISTO, papa +222
Jeremias 7,1-11- Temos aí um retrato do quer acontece em nossos dias: muitas pessoas usam o sacramento da confissão como se toma água para matar a sede. Não há uma conversão verdadeira atrelada a esse ato. Faz-se pecados sabendo-se que o padre está lá (suando) no confessionário para perdoar. Não é bem assim que funciona! A absolvição depende muito de nossa reta intenção, não é automática! Confissão é coisa séria! É um marco do início de uma nova vida sem pecados (SEM e não CEM!).
15- STA. TERESA DE ÁVILA +1582
Mateus 13,25-30- Jesus conta a parábola do joio e do trigo: o joio será recolhido e queimado no fim dos tempos. Nossa vaidade é tanta que sempre nos colocamos entre o trigo e colocamos as outras pessoas entre o joio. Por que eu nunca me coloco no meio do joio? Isso é faltar com a verdade. Na realidade, todos nós somos um pouco joio e um pouco trigo. Só as proporções de um e de outro que variam. Pergunte-se qual será, em você, a proporção do joio e do trigo!
16- STA. EDVIGES +1243 E Sta.Margarida Maria Alacoque +1690
Mateus 13,31-35- Nós não vemos o Reino de Deus, mas ele existe e está crescendo, nunca para, mesmo que nós não queiramos fazer parte dele. É como a semente da mostarda, que tem o tamanho de um ponto final, mas se torna uma árvore de 6 metros de altura. Eu o comparo com um trem que passa. Mesmo que você não entre no trem, este continuará seu caminho e você ficará de fora, “chupando o dedo”.
17- STO. INÁCIO DE ANTIOQUIA+107
Jeremias 17,17-22- As aparências enganam! As barbaridades que vemos por aí não significam que Deus nos abandonou. Diz Efésios 3,20: “Deus é poderoso para realizar por nós, em tudo, muito além, infinitamente além do que pedimos ou pensamos”. Essa frase é tão profunda que podemos meditá-la sempre!
18- SÃO LUCAS – Escritor do 3ºevangelho e dos Atos dos Apóstolos
2ª Timóteo 4,10-17- Lucas fez parte da vida e da pregação de S. Paulo, como se lê no versículo 11. Precisamos manter sempre contato com um(a) diretor(a) espiritual, alguém que nos oriente, seja homem ou mulher. Não é preciso ser padre nem bispo! Basta que seja uma pessoa sábia e sensata, que seja uma pessoa de Deus.
19- SÃO PAULO DA CRUZ +1775 e S. João de Brébeuf e companheiros mártires +1642
Mateus 13,36-45- A explicação da parábola do dia 16 p.p.. Fala sobre como será a separação dos maus e dos bons no fim do mundo. Mas tenha calma! Na verdade, isso já acontecerá na hora de nossa morte! Peçamos a Deus que queime agora, já, neste momento, o joio que cresce “matreiro” em nosso coração!
20- S. PEDRO DE ALCÂNTARA +1562
Mateus 13,44-46- Duas comparações sobre o Reino dos Céus: ele é como um tesouro celeste. Se formos sábios, nós renunciaremos aos “tesouros” e pecados da terra para herdarmos o tesouro celeste. Aqui, vamos ser taxados de bobos e ingênuos. No céu, vamos ver nosso nome lá escrito.
21- SÃO GERALDO MAJELA =1755
(protetor das parturientes)
Jeremias 18,1-6- principalmente o v. 6= devemos renunciar a nós mesmos e sermos, nas mãos de Deus, como um vaso de argila que está sendo moldado por ele. Deixemo-nos moldar!
22- SÃO GALDÊNCIO +410
Mateus 13,54-58- Temos a tendência de seguir os provérbios “Santo de casa não faz milagres” e “casa de ferreiro, espeto de pau”, ou seja, não dar o valor que merecem pessoas santas que conhecemos ou que moram conosco ou próximas de nós. Aprendamos a respeitar e admirar (em vez de invejar) as qualidades e coisas boas que vemos em nossos parentes, amigos ou colegas de trabalho!
23-SÃO JOÃO DE CAPISTRANO =1456
Mateus 114,1-12- Já meditamos uma parte deste texto no dia 29/08. Vamos hoje refletir sobre o fato de que um juramento (no caso de Herodes, v. 9)_ pode, sim, ser quebrado, se ele for ocasionar um mal maior. Há outro caso horrível no Antigo Testamento, em que o pai matou a própria filha por ter jurado que ofereceria em sacrifício a primeira pessoa que fosse encontrá-lo, após um tempo de ausência. Infelizmente há pessoas mal informadas que fazem absurdos parecidos com esses, de prometer coisas pecaminosas ou que possam prejudicar outras pessoas. No caso, a cabeça de João Batista “rolou” porque Herodes não quis quebrar seu juramento, pois se fizesse isso iria perder a confiança dos que o rodeavam. A vaidade e o orgulho superaram a misericórdia. Quando você quiser mudar um juramento ou uma promessa, procure um padre, que o (a) ajudará a fazer isso.
24- STO ANTÔNIO MARIA CLARET +1870
Mateus 14,13-21- Jesus não quer que ninguém passe fome ou necessidade, mas respeita as decisões humanas e permite que tantos nossos irmãos (na África, por exemplo) morram de inanição e de fome. Decerto são como os mártires, e ganham o paraíso imediatamente após a morte, e nesse ponto estão melhores do que nós todos. Os causadores dessas tragédias, entretanto... vão ter que se explicar diante do terrível dia do Juízo Final!
25- LUÍS GUANELLA -+1915-
Mateus 15,1-3.10-14- Jesus declarou todos os alimentos puros. Pode comer o que você quiser (ou puder), desde que não prejudique a sua saúde. Se você comer coisas que você sabe que lhe fazem mal, está pecando. O que nos torna impuros são os maus pensamentos, as más ações, os pecados, os vícios.
26- BEATO LUÍS ORIONE+1940
Jeremias 31,1-7- “Eu te amei com um amor eterno” Que coisa linda! “ Por isso conservei para ti o o meu amor! Eu te construirei novamente!” Amigo (a), você seria a pessoa mais boba do mundo se não confiasse no perdão misericordioso de Deus.
27- STA. TERESA VERZERI + 1852
Mateus 15,21-28- Um espetacular testemunho de humildade dessa mulher cananeia, digno de ser imitado por nós que, às vezes, nos achamos dignos de receber as graças de Deus e nos irritamos quando ele parece não nos atender.
28- SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU,apóstolos
Mateus 16,13-23- Pedro é investido como primado sobre os outros apóstolos; foi o primeiro papa. Mas mostrou sua ignorância quanto ao projeto do Pai para seu Filho, que iria morrer por nós. Aí, Jesus chamou-o de “Satanás”, porque queria impedir o ato divino. Em nossa vida há muito dessa “mistura” do bem com o mal e a mania de ditar a Deus o que ele tem que fazer por nós! È preciso maior vigilância e mais oração, para que não caiamos no erro. E se cairmos, peçamos perdão a Deus, e, sem desânimo, recomecemos nossa vida!
29-SÃO BÁRTOLO LONGO +1926
Mateus 16,24-28- Renunciar ao pecado, a nós mesmos, pegar nossa cruz e seguir após Jesus no caminho. Isso nos garantirá a vida eterna, embora aqui na terra pareça que somos bobos e estejamos desperdiçando nossa vida.
30- SÃO FRUMÊNCIO século 4º
Mateus 17,14-20- A prece do homem: “Senhor, tem compaixão, intervém e põe fim a este caso desolador”, em grego, é “KYRIE ELEISON”, que tanto rezávamos quando a missa era em latim (missal cotidiano). No versículo 20, ter “pouca fé” significa não ter fé autêntica. A fé autêntica move montanhas” Um pedreiro meu amigo o Sr. João Felipe da Costa, sempre me dizia que entendia assim esse texto: ter fé significa reunir-se com os outros e, juntos, com caçambas, pás e escavadeiras, mudarmos a montanha de lugar! É, o Sr. João Felipe tinha razão! A fé comunitária nos une na ação e nos permita fazer coisas impensáveis se agíssemos sozinhos, até mesmo mover uma montanha”
31- STO. AFONSO RODRIGUES =1617
Ezequiel 2,8-3,4- Texto que nos leva a meditar o fato de que a Palavra de Deus é doce para ser lida, mas amarga para ser cumprida. Se a gente praticasse tudo o que falamos aos outros, seríamos santos há muito tempo. Já pensou que maravilha se eu praticasse tudo isso que estou dizendo para você?
01-TODOS OS SANTOS –
Apocalipse 7,9-11- Hoje sempre brinco com os amigos lembrando que é dia de pagar as dívidas prometidas para serem pagas no “dia de São Nunca”.
Ora, hoje seria dia de São Nunca, se ele existisse. O texto de hoje fala da imensidão de santos e santas que estão no céu, esperando que cheguemos lá também. Não é fácil, nem difícil! É impossível ser santo sem a ajuda de Jesus. Peçamos a ele, a Maria, ao nosso querido Anjo da Guarda (o meu é o Ambrósio), que o (a) oriente e o (a) conduza sempre no caminho da santidade!
02- FINADOS
1ª Tessalonicenses 4,13-14= “Deus levará para si os que nele morreram”. Tenhamos sempre esperança de que Deus levou para o céu nossos entes queridos! Rezemos por eles! Para conhecer melhor esse assunto, busque nos catecismos do nosso Bloguinho Catequético.
03- SÃO MARTINHO DELIMA+1639
Mateus 18,12-14- Jesus está atrás de você, para conquista-lo novamente e leva-o de volta ao rebanho. Estamos, na maior parte de nossa vida, perdidos por aí! Peça a Deus que o (a) encontre e o(a) leve consigo para a casa dele!
04-SÃO CARLOS BORROMEU +1584
Mateus 18,15-17- A correção fraterna deve ser feita em particular e só depois diante do conselho paroquial e, se for necessário, em público. Quero aqui, diante dos leitores, pedir perdão sinceramente por todas as vezes que chamei a atenção dos outros em público. Acho que algumas delas nunca mais voltaram àquela comunidade. É preciso treinar a paciência para lembrar-se sempre que nós também temos falhas, e não só os demais.
05-STA. ISABEL e SÃO ZACARIAS (pais de S.João Batista)
Mateus 18,18-20: Quando tenho dificuldade de encontrar um padre e estou com algum problema de consciência em relação a alguma coisa que falei e ofendi a alguém, se não consigo encontrar a pessoa ofendida, peço perdão a algum amigo. Se ele me perdoar, conforme esse trecho, Deus também me perdoará. Se dois estiverem de acordo sobre algum pedido a Deus, pode fazer que ele atende. Como diz o ditado, “a união faz a força.”
06-SÃO TEÓFILO VENARD e companheiros, mártires 1852 e 1857
Mateus 18,21-35- Trecho bonito, que nos faz meditar sobre o perdão que devemos exercer em relação aos outros, se quisermos ser perdoados por Deus. O curioso na parábola é o exagero de Jesus: o fulano devia ao rei cerca de três toneladas de ouro, ou seja, três milhões de gramas de ouro; o outro lhe devia apenas 400 gramas. Ele não a perdoou, embora tivesse sido perdoado de uma quantia tão grande. Pode isso? Mas, amigos, isso às vezes acontece até conosco!!!!!!!!!!!
07- SÃO VILIBRORDO +739
Mateus 19,3-12- O problema do divórcio. Você que está com problemas familiares e (ou) conjugal, eu o (a) aconselho a conversar com alguma pessoa competente, a fim de resolver o problema de acordo como que Jesus disse. Mas eu lhe adianto que pela oração e meditação você recebe, sim, a ajuda de Deus para resolver o assunto. Pense também não só em vocês dois, mas nos filhos, e isso pode fazer diferença. O individualismo e o egoísmo são duas causas mais comuns do divórcio. Quem é casado não pode viver como se fosse solteirão!
08-SÃO ADEODATO (dado por Deus) século 7º
Ezequiel 18,1-10.13.31-32- Coloquei esse texto aqui para lembrar que cada um é responsável pelo que faz. Ninguém vai pagar pelo que outros fizeram. Entretanto, lembro também que tanto a bondade como a maldade se irradiam no ambiente em que você vive, e pode causar coisas boas ou más não só a quem praticou, mas a todos.
09- STO ANDRÉ AVELINO +1608 e Consagração da Basílica de Latrão.
Mateus 19,23-30- Precisamos aprender a viver com poucas coisas, sem planos mirabolantes. O dinheiro em demasia só traz problemas, como diz 1ª Timóteo 6,10. O excedente deve ser usado para o bem da comum idade.
10- SÃO LEÃO MAGNO+461, papa.
Mateus 20,1-16- A recompensa que vamos receber no céu é a visão de Deus, ou seja, uma recompensa única. Não tem sentido falar de “arquibancada” ou “cadeira cativa” no paraíso. Essa é uma linguagem humana, que não cabe à nossa situação após a ressurreição. Por isso é que cada trabalhador recebeu a mesma quantia, embora tivessem trabalhado mais tempo ou menos tempo. No céu, cada um vai receber aquilo que preparou aqui na terra. Se eu estiver, por exemplo, ao lado de Sta. Teresinha, o céu dela estará sendo muito mais intenso que o meu, porque ela participou de modo mais intenso do que eu da vida divina.
11- SÃO MARTINHO DE TOURS +396
Mateus 22,1-14- Todos somos chamados às núpcias celestes, mas precisamos estar com a veste nupcial, que vestimos quando nos encaminhamos para a santidade. O que falta para você ficar santo(a)?
12- SÃO JOSAFÁ +1623
Mateus 22,34-40 –Fala dos dois mandamentos: amar a Deus e ao próximo. Na verdade, como não vemos Deus, só há, mesmo, na prática, o segundo mandamento, amar o próximo, pois amar o próximo é o único modo que temos para demonstrarmos nosso o amor por Deus. Não há outro modo!
13- STO. ESTANISLAU KOSTKA +1568 e Sto Homobono, pai de família, +1193
Mateus 23,1-12. A meditação de hoje é apenas esta: procure praticar tudo o que você ensina sobre a palavra de Deus e a doutrina da Igreja. Precisamos ser humildes para aceitar o fato de que somos fracos, tanto ou até mais do que os outros!
14- SÃO LEOPOLDO+1136
2ª Tessalonicenses 3,6-10.16-18- O trabalho dignifica a pessoa. Aprenda a nunca ficar no ócio, a toa. Sempre esteja ocupado(a) com alguma coisa! Se há muito tempo livre, aprenda algum trabalho manual. Os presos fazem crochê e as peças agradam muito o gosto feminino. Rende um bom dinheiro. Eles pegam a agulha como quem pega uma chave de fenda (veja mais em Vida na Prisão, no Meus Pobres Rascunhos ou no Bloguinho Catequético).
15- STO ALBERTO MAGNO +1280
Mateus 24,42-51- Vigiar e orar para estar sempre preparado (a) para a morte, que pode nos ocorrer neste momento. O que você faz para preparar-se para a sua passagem para o outro mundo?
16- STA. MARGARIDA DA ESCÓCIA + 1902 e Sta. Gertrudes, +1301
1ª Tessalonicenses 4,1-8. Leia o texto e o medite! S. Paulo nos orienta sobre como nos tornar santos. É uma tarefa difícil, que só conseguiremos com a oração, a vigilância, a humildade e colocar-nos totalmente à mercê de Deus, que nos dará força e coragem.
17- STA. ISABEL DA HUNGRIA +1231
Mateus 25,11-13- Eu gostaria de notar aqui que a virgindade pode ser apenas “fachada” e não uma vida cristã autêntica. Digo isso porque as moças que não entraram para as bodas (na parábola representa o céu) também eram virgens, mas assim mesmo não entraram. Elas tinham outros pecados, outros empecilhos que impediram sua entrada no céu (simbolizados na parábola pela falta de óleo).
18- STO EDMUNDO século 13 e dedicação das basílicas de S. Pedro e S. Paulo
1ª Coríntios 1,26-31- A bondade, a misericórdia, a simplicidade, a pobreza evangélica, a mansidão, são virtudes descartadas pelos que se dizem “inteligentes” deste mundo, mas na verdade, praticá-las é a verdadeira sabedoria, segundo o texto.
19- SÃO ROQUE GONZALES E companheiros, mártires +16 28
Mateus 25,14-20 – Recebemos dons e capacitações, tanto de Deus como de organismos da sociedade (família, Igreja, escolas), e Jesus aqui pede que as ponhamos em uso na vivência comunitária, na ajuda aos demais, sejam ou não necessitados.
20- SÃO FÉLIX DE VALOIS +1212
1ª Coríntios 3,1-9 – É bom meditar um pouco sobre as brigas pelo poder na comunidade, e preferências não tanto cristãs. Todos têm defeitos. Precisamos viver o tanto quanto possível de modo caridoso com as pessoas. Só quando a convivência for impossível é que podemos mudar a situação, talvez mudando de comunidade, se não conseguirmos transformar os corações alheios. Eu pergunto: será que às vezes os problemas não estariam em nós?
21-SÃO GELÁSIO +496, papa
Lucas 5,33-39- Você jejua? Ótimo! Mas que esse jejum esteja servindo não tanto para conservar o seu “manequim”, mas para ajuda-lo (a) a percorrer o caminho da santidade, cujo tema principal é a caridade. O jejum é bom, mas não é só de alimento: também de tevê, som, novelas, conversas inúteis etc.
22- STA. CECÍLIA +225
1ª Coríntios 6,1-11- Todos os problemas da comunidade devem ser tratados e conversados dentro da comunidade, evitando as intrigas, as calúnias, as fofocas, os disque-disques e todo o tipo de maldade. A sinceridade e a humildade antes de tudo!
23-SÃO CLEMENTE, papa, +97. Conheceu os apóstolos.
Lucas 6,12-19- Quero chamar a atenção sobre o versículo 12: “Jesus foi à montanha para orar, e passou a noite toda em oração a Deus”. Ora, ele, mesmo sendo Deus com o Pai e o Espírito Santo rezou, pediu a colaboração do Pai e do Espírito Santo para a escolha dos doze apóstolos. Nós nos achamos às vezes melhores do que Jesus, quando vamos fazendo tudo sem orarmos, sem pedirmos seu auxílio.
24- SÃO COLUMBANO, abade +615
1ª Coríntios 8,2-7.11-13 O texto se resume nisto: mesmo fazendo coisas aparentemente comuns, a gente pode escandalizar os outros. Por exemplo, uma senhora distinta falando palavras ríspidas e iradas; um padre entrando num bar para beber uma pinga; uma pessoa de Igreja tentando enganar ou mentindo. No texto, Paulo pede para os cristãos vindos do paganismo não comerem carne sacrificada aos ídolos, para não escandalizarem os cristãos vindos do judaísmo. Tenha muito cuidado com certas atitudes que possam escandalizar os que estão presentes!
25- STA. CATARINA DE ALEXANDRIA- +305
(é esta a protetora do Estado de Sta. Catarina).
Lucas 6,27-38- “Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso”. Tirar a vingança, a inveja e o ódio do coração. Amar até os inimigos, cuidando para que vejam que você tem “algo mais” que os pagãos: você não despreza a ninguém e quer o bem de todos. Leia o texto!
26- SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO +1751
1ª Timóteo 1,1-2.12-14- Se S. Paulo converteu-se da “água para o vinho”, mudando completamente de perseguidor dos cristãos a apóstolo, nós também podemos! Mas lembremo-nos de que isso só é possível com a ajuda de Deus!
27- STA. CATARINA LABOURÉ +1876
(recebeu a revelação de N. Sra. sobre o uso da medalha milagrosa. Como para mostrar que essa aparição foi verdadeira, seu corpo está maravilhosamente incorrupto, como você pode ver pela foto:
(se a imagem não estiver visível, clique aqui: STA. CATARINA)
Lucas 6,39-42- Cuidado para não dar conselhos indevidos aos que conversam com você! Só aconselhe quando tiver certeza de que é algo correto e também que é aprovado pela Igreja!
28-SÃO TIAGO DAS MARCAS +1476
Lucas 6,43-49- Falar que é cristão mas praticar o que é próprio do ateu ou do pagão está fora do que Jesus pensava ou queria. Não adianta levar imagens dependuradas no pescoço, usar terço no espelho retrovisor interno do carro, fazer o sinal da cruz ao passar pela igreja, se não amarmos Jesus realmente e o seguirmos na prática.
29- SÃO VIRGÍLIO - +784
1ª Coríntios 12,12-14.27-31- Todos estamos ligados uns aos outros e nos completamos, como um corpo humano. É preciso sabermos isso: todos temos a mesma honra, seja qual for nossa missão, vocação e vida. Ninguém é melhor do que ninguém e sempre deve procurar fazer a sua parte da melhor maneira possível. Nossa oração e virtudes ajudam muito outras pessoas, por causa dessa ligação mútua. O problema é que a maldade de um é também sentida pelos demais!
30- STO. ANDRÉ- apóstolo, irmão de S. Pedro.
Lucas 7,11-17- Para ressuscitar o jovem, Jesus rezou por ele, ou seja, rezou por uma pessoa falecida. Vejo aí uma boa base para rezarmos pelos mortos. Se Jesus rezou por ele, por que não podemos rezar por um (a) amigo (a) falecido (a)? Eu sempre me pergunto: e se o fulano que Jesus ressuscitou estivesse no inferno? Ele estaria tendo uma segunda oportunidade de salvação, não concorda? Eu tenho muita confiança na misericórdia divina!
TEMPO DO ADVENTO E NATAL
01-STA BÁRBARA séc 4º e Beato Carlos de Foucauld +1916
(veja o histórico deste santo neste site)
Marcos 1,12 ou Mateus 4,1-11- O beato Carlos de Foucauld fala isto sobre o deserto: “É necessário passar pelo deserto e aí se demorar, para receber a graça de Deus, é aí que se esvazia, que se expulsa de si tudo o que não é Deus, e que se esvazia completamente esta pequena morada de nossa alma, para deixar o lugar inteiramente só para Deus”. Para você fazer o dia de deserto, clique no link referente ao Irmão Carlos de Foucauld nesse site. Vale a pena!
02-SÃO CROMÁCIO- +408
Isaías 2,1-5- Os instrumentos de guerra serão transformados em instrumentos de paz, de agricultura. Mudemos também nossa ira, nosso mau-humor, nosso desejo de vingança, nossas mágoas, por sentimentos de paz! Jesus está sendo esperado por muitas pessoas, mas infelizmente ainda não existe para 4/7 da humanidade!
03- SÃO FRANCISCO XAVIER +1552
Mateus 8,5-11-A humanidade do centurião pagão comoveu Jesus. Jesus profetizou dizendo que muitos outros povos não judeus iriam acreditar nele, e os judeus iriam perder o lugar. E nós? Estamos tão confiantes assim que seremos a “verdadeira Igreja” para sempre? Cabe aqui muita humildade e “garra” para vencermos o mal que nos rodeia!
04- SÃO JOÃO DAMASCENO +749
Isaías 11,1-9- Jesus traz uma experiência nova de humanidade, em que se realizará já aqui na terra o paraíso. Todos se darão bem, mesmo os inimigos naturais, como o leopardo e o cabrito. O leopardo comerá capim como o cabrito. É uma imagem muito bonita e que nos leva a melhorar nossos relacionamentos.
05- SÃO SABAS +531
Lucas 10,21-24- Nós vivemos pela fé e não pela visão. Procure não se preocupar quando não sentir nada durante a oração. Não é preciso sentir. Basta ter fé, orar sabendo que Deus está ouvindo e vai pelo menos “pensar” no assunto que você lhe estiver propondo.
06- SÃO NICOLAU +342
(foi com ele que começou a tradição do Papai Noel: em lugar do báculo, um bastão, que já não é usado; em lugar da mitra, uma touca. A cor continua a mesma dos bispos: vermelha. Nos povos nórdicos é hoje o dia de se trocar presentes).
Mateus 11,28-30- Ser servo de Jesus é diferente de ser escravo das paixões e do mundo! Servir a Jesus nos traz paz, mansidão, humildade e alegria perene.
07-STO. AMBRÓSIO +397
Mateus 11,11-15- Jesus elogia São João Batista pela vida rude que levava e, mais ainda, pela sinceridade, humildade, santidade, obediência. S. João Batista aceitou ser o profeta que nos mostraria o Salvador e sairia do cenário, como realmente aconteceu. Pensemos em nosso modo de falar de Jesus às pessoas. Será que muitas vezes não estamos pregando mais nós mesmos que o Reino de Deus?
08-IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
A palavra “conceição” vem de “concepção”. Maria foi concebida sem pecado original. Hoje eu faço aniversário de ordenação sacerdotal e por isso é um dia muito importante para mim, além de sê-lo em si mesmo. O dogma de que Maria foi concebida sem o pecado original foi proclamado no ano 1854, mas já em 1830 Maria pediu a Sta. Catarina Labouré que mandasse cunhar a medalha do modo como ela havia aparecido. É conhecida hoje como a medalha milagrosa. O corpo de Sta. Catarina Labouré foi milagrosamente conservado, como para dizer que N. Senhora realmente apareceu a ela e lhe pediu que mandasse cunhar a medalha. Veja as fotos no dia 27 de novembro. Também em Lourdes Maria disse a Sta. Bernardete que era a Imaculada Conceição, e o corpo dessa santa também se conserva incorrupto (veja no dia 18 de fevereiro). Isso foi em 1858. O dogma havia sido proclamado 4 anos antes. Para nossa meditação de hoje, leia o Magníficat, Lucas 1,46-55
09-STA. JOANA FRANCISCA DE CHANTAL +1641
Mateus 11,16-19- As pessoas reclamam muito das coisas, muitas vezes para fugirem da suas responsabilidades. Precisamos nos conhecer melhor, parar de reclamar de tudo e oferecer tudo pela reparação dos pecados.
10- SÃO MELQUÍADES, papa +314
Lucas 3,4-6- É preciso preparar o caminho do Senhor, preenchendo os vales, eliminando as montanhas, endireitando o caminho, tirando as asperezas (Isaías 40,3-5).Vales= nossos pecados e desânimos; montes= nossa vaidade e orgulho; curvas = nossos desvios do amor de Deus; asperezas= nossa ira e sentimentos de ódio e de vingança.
11- SÃO DÂMASO, papa século 4
Isaías 25,6-10ª – O banquete sempre é usado na bíblia como símbolo de nossa felicidade celestial. Deus estendeu a todos os povos, a todas as pessoas do mundo, a possibilidade da salvação. Cabe a nós aceitá-la, que o resto Deus faz: na leitura, é ele, Deus, quem “assa a carne” para o “churrasco”! (v.6). E enxugará nossas lágrimas (v.8).
12- N. SRA. DE GUADALUPE-
Apareceu em 1531. Sua imagem é milagrosa. Veja artigo neste blog (site).
Isaías 55,6- Procuremos o Senhor enquanto podemos encontrá-lo, enquanto ele está perto. Pode ser que busca-lo mais tarde se torne impossível para nós. Eu já atendi vários doentes terminais que não quiseram se confessar antes da morte. É com muita tristeza que eu digo isto!
13- SANTA LUZIA +303, protetora da visão
Mateus 7,21.24-27- Para termos certeza de que estamos construindo a nossa casa sobre a rocha, que é Cristo, tenhamos como parâmetro o que nos ensina a Igreja! Aí não teremos perigo de errar!
14- SÃO JOÃO DA CRUZ- +1591
Mateus 9,27-31-O texto visa mais nos alertar que devemos “enxergar” Deus em Jesus Cristo, vê-lo como nosso Salvador, acreditar nele, do que contar um milagre. O pior cego é o que não quer ver. Às vezes as pessoas se fazem de ignorantes para fugir da luta que devem empreender.
15- STA. CRISTIANA (sem datas)
Isaías 30,19-21. 23-26- Você já leu este texto? Leia e veja que bonito! Quer você ande pela direita, ou pela esquerda, ouvirá o Senhor chamá-lo para acertar o seu caminho. Deus não quer nos ver “batendo pernas” por caminhos errados!
16-JOSÉ MOSCATI, +1927
Apocalipse 22,12- O Senhor não virá “ de mãos vazias, mas com a recompensa pelas nossas obras, após a nossa morte ou no Juízo Final. Se ele vier neste instante, encontrará conosco boas obras?
17- SÃO LÁZARO-século 1
Isaías 35,1-10- Alegremo-nos porque o Senhor virá e o deserto viverá uma floresta amazônica! Fortaleçamos os joelhos cambaleantes (cansados de caminhar) e os corações conturbados! Deus vem para salvar-nos! A mensagem do advento é de paz e de amor, de confiança e de alegria, pois temos um Deus que é Pai e Mãe e cuida de nós!
18- SÃO CHARBEL MACKLOUF +1898
Seu corpo está incorrupto.
Isaías 40,28-31-O Senhor nos dá forças de tal modo oque os velhos superarão os jovens que não têm suja graça. “Mesmo os jovens se cansam e fatigam (...) mas os que põem a esperança no Senhor renovam as suas forças (...) correm e não se fatigam, caminham e não se cansam (vv 30-31).
19- URBANO 5º,papa +1370
Isaías 48,17-19- É triste ver como Deus nos ama e como nós o desprezamos!
20- SÃO DOMINGOS DE SILOS +1073
Lucas 1,26-38 – Anunciação do anjo a Maria. Na verdade, Maria viveu pela fé, pois Lucas usou o costume da época para esse relato, da mesma forma que o anúncio do nascimento de Sansão, de Samuel, de João Batista. São Mateus diz, logo no capítulo 1 vers. 18, que certo dia Maria percebeu estar grávida, e isso só poderia ser obra do Espírito Santo, pois ela era virgem. Ela “guardava tudo no coração” porque, como vivia pela fé, como nós somos convidados a fazê-lo, não entendia bem o que Deus estava fazendo com ela, mas simplesmente colocou-se confiantemente em suas mãos, aceitando plenamente sua Santíssima Vontade. Façamos o mesmo!
21- SÃO PEDRO CANÍSIO +1597
Lucas 1,39-45 –No versículo 43 Isabel chama Maria de mãe de Deus. “Kyrios”- Senhor Ressuscitado, é o equivalente a “Javé” e “Adonai” do Antigo Testamento. O texto mostra como Maria se preocupava com o atendimento a outras pessoas: fora ajudar Isabel, que não era mais jovem. A caridade é sempre o distintivo da santidade.
22- STA. MARIA FRANCISCA XAVÉRIA CABRINI +1917
1ª Samuel 2,1.4-8- Este cântico de Ana foi a base do cântico do Magníficat, de Maria: os humildes serão elevados e os soberbos, humilhados. Você se enquadra em que situação?
23- SÃO JOÃO CÂNCIO + 1473
Lucas 1,57-66 – O nascimento de João Batista. É interessante aqui notar a preocupação deles em fazer exatamente o que Deus quer que façam. Existe essa preocupação em nos, em você? Será que estamos profundamente interessados em saber qual é a vontade de Deus a nosso respeito? Ou falamos como S. Pedro: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou pecador!”? (Lucas 5,8).
24- STAS. ADÉLIA E IRMINA; século 8º.
Lucas 1,67-79- Hoje vamos ler o Cântico de Zacarias- “É comparado à sentinela noturna que saúda os primeiros albores da aurora “(missal cotidiano), nessa manhã do dia em que Jesus já estava para nascer. Como nós anunciamos Jesus? Com que ânimo? Com que amor? Com que veracidade? Eu, que sou padre, muitas vezes anunciei Jesus por pura obrigação: todos estavam lá, na igreja, para a missa de Natal e eu tinha que falar de Jesus, quisesse ou não. Hoje sou aposentado e os últimos dez anos me ensinaram a ser mais autêntico. Agora, quando falo pelos blogs e sites que coordeno, tento mostrar um Jesus que esteve comigo lado a lado nestes anos de tribulação, um Jesus que “nunca me deixou na mão”. Hoje não tenho mais na mente um Jesus bíblico a quem tenho que anunciar, mas no coração um Jesus real, de carne e osso, alma e divindade, que nos ama de verdade, estejamos nós em que situação estivermos.
25/12-NATAL
Não se sabe ao certo o dia do nascimento de Jesus. Hoje se comemorava o sol como deus romano. Os cristãos comemoravam a verdadeira luz, o verdadeiro “sol”, Jesus, nas catacumbas.
Lucas 2,1-1: O anúncio do nascimento de Jesus foi feito em primeiro lugar aos pastores, que eram evitados e desprezados por todos, por cheirarem a ovelhas e por causa de suas peculiaridades atinentes ao ofício. Os pobres e desprezados têm entrada ampla no presépio de Jesus! A Irmãzinha Madalena de Jesus, fundadora, com o Pe. René Voillaume, das Irmãzinhas de Jesus, falava que é no presépio que aprendemos a ser pequenos, humildes e abertos à verdade que Jesus quer nos revelar. Ao nascer, Jesus, obediente ao Pai, nos abriu as portas do céu. Reflita nisto: o que sobra do meu Natal se eu tirar as festas?
26/12- SANTO ESTÊVÃO – 1º MÁRTIR
Atos 6,8-10; 7,54-60
A morte de Estêvão mostra aos que escolheram seguir Jesus o que lhes estava reservado. A perseguição ao cristianismo sempre ocorreu, tenha sido maior num tempo, menor, porque muitas pessoas preferem tapar as bocas dos profetas do que ouvi-los e terem que seguir seus ensinamentos.
Estarmos abertos à novidade do evangelho – esta deve ser a nossa disposição, pois a cada ano que passa descobrimos novas correções que devem ser feitas à nossa caminhada.
27/12- SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA
1ª João 1,1-4
Em sua primeira carta, São João nos diz que o anúncio que ele nos faz de Jesus Cristo o enche de alegria! Ele é um dos que foram chamados a uma maior intimidade com Jesus, embora muito jovem (16 ou 17anos). Jesus o protegia, tinha um maior cuidado com ele, chamado de “o discípulo amado”, talvez por causa de sua pouca idade. Ele recebeu Maria em sua casa e cuidou dela até à sua assunção ao céu. E confiou na Palavra. Amigo (a), nós somos chamados por Deus a uma missão. Você já descobriu qual é a sua?
28/12- SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES
Mateus 2,13-18
Atualmente continua a morrer milhões de crianças por meio do aborto, da fome, dos maus tratos, e nós já nos acostumamos com isso. Já é algo que não nos espanta. Isto é errado!
Precisamos nos conscientizar da maldade que impera no mundo e combater essa mortandade! E que dizer de algumas igrejas que apoiam o aborto no caso de estupro? Eu vou dizer só as iniciais de uma delas, em que o chefe apoia isso abertamente: Igreja Universal do Reino de Deus. Eu li no jornal deles essa barbaridade. A criança, seja ela vítima de estupro ou não, é uma pessoa humana, com alma imortal criada por Deus, e não tem nenhuma defesa! Choremos a morte dos inocentes atuais e imploremos a Deus que interfira na humanidade para que esse infanticídio tenha um fim! E rezemos para que o Sr. Edir Macedo mude sua ideia sobre esse assunto!
29- SANTO TOMÁS BECKET (+1170,52anos)
Lucas 2,22-35- “A apresentação de Jesus no templo é a oferta pública de Jesus a Deus. Ele não pode ser resgatado como primogênito, porque pertence a Deus de modo definitivo!(...) É o primeiro e o maior ofertório do único verdadeiro sacrifício devido a Deus” (Missal cotidiano, citando Malaquias 1,11).
Ofereçamo-nos a Deus diariamente! Reze diariamente a consagração a Deus, encontrada em nossos blogs.
30-SÃO SABINO +420; outro S. Sabino +526; Sta. Sabina+125, mártir.
Lucas 2,36-40. A profetiza Ana conheceu Jesus antes de morrer, quando da sua apresentação no templo, e falava dele a todos os que encontrava. O fato é que 4 bilhões de seres humanos ainda não acreditam na divindade de Jesus. Entre eles, os judeus, os islamitas (maometanos), os budistas, os mórmons, os testemunhas de Jeová.
Cabe a nós, se não podemos anunciá-lo por falta de condições, pelo menos rezar pelos missionários e anunciar a todos o cristianismo pelo nosso modo de vida!
31/12- São Silvestre, papa. +335
João 1,1-18
O chamado “Prólogo” do evangelho de João, que sintetiza todo o seu evangelho. Jesus é mostrado como o Filho, tão Deus como o Pai e o Espírito Santo. Tornou-se homem como um de nós, igual a nós em tudo, menos no pecado. “Trabalhou com mãos de homem, pensou com mente de homem, agiu coma vida de cada homem, amou com um coração de homem” (Gaudium et Spes,22). Hoje, último dia do ano, que tal fazermos um “balanço” do que fizemos neste ano? Feche-se em algum lugar, ou vá a algum parque natural, ou mesmo numa igreja, e reveja tudo o que se passou neste ano. Peça perdão. Agradeça.