Refeito pelo sono, Senhor, depois desta noite abençoada, eu vos agradeço e vos peço um dia tranquilo. Ficai comigo, pois sou vosso filho. As minhas primeiras palavras são para vós. Que o pecado não me perturbe e que eu vos ame como vós me amais. Sois o amor que se irradia, o princípio e o fim da ação de cada dia. Que a treva dê lugar à aurora, que a noite dê lugar ao sol. Que a luz da vossa graça afaste de mim o pecado todo o mal. Lavai-me, Senhor, das minhas faltas, pois me salvastes! Quero sempre pronunciar o vosso nome! Sou obra vossa! Que eu seja misericordioso como Vós o sois! Que eu seja piedoso para com todos e diante de vós. Quero fazer a vossa vontade e para isso a vós me abandono. confio em vós e vos adoro, ó Santíssima Trindade, ó Deus de ternura e amor, Pai, Filho e espírito Santo, a quem glorifico para sempre. Amém.
Meu querido Anjo da Guarda, guarde-me sempre, para que eu não peque, mas sempre sirva a Deus. Quando eu morrer, conduza-me à presença de nosso Deus e Senhor! Eu lhe agradeço por tudo o que você tem feito por mim. Obrigado, meu Anjo querido. Quero unir-me sempre a você, para que louvemos, adoremos e glorifiquemos agora e por toda a eternidade ao nosso Deus e Senhor e louvemos Maria, minha querida Mãe e nossa tão santa Rainha. Amém!
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Amém.
Vinde, ó Deus, em meu auxílio! Socorrei-me sem demora!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (tempo pascal: Aleluia).
Eu vos agradeço, Senhor, por esta noite que tive e porque me destes a vida. Peço-vos que eu a utilize para vos servir e vos glorificar, ó Trindade Santíssima Pai, Filho e Espírito Santo, para sempre! Eu vos dedico todo este dia. Quero vivê-lo sem pecado algum. Quero respeitar as pessoas, fazer tudo o que puder por todas com que me encontrar. Ofereço-vos tudo o que eu fizer de bom em reparação de minhas ofensas e as de todas as outras pessoas, pelo papa, bispos, sacerdotes, cristãos leigos, pela minha família e todos os meus parentes, amigos e conhecidos, pelos doentes, necessitados, pelos menores abandonados, por todos os que se recomendaram às minhas orações e todos os que rezam por mim, pela paz do mundo e do Brasil, pelos drogados e viciados, pelos missionários e todos os que exercem o apostolado, para que os governantes sejam honestos, para que os povos se unam para acabarem com a miséria e a injustiça, pelas almas do Purgatório, e por todas as intenções que Maria Santíssima quiser aplicar e oferecer. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
2- ATOS DE FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE
Meu Pai, eu creio em vós e em tudo o que revelastes, mas aumentai a minha fé. Creio que Jesus Cristo é Deus e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Espero que um dia eu possa estar convosco e com todos os que vos amam, e para isso eu me comprometo a cumprir a vossa vontade. Amo-vos porque nos amais com misericórdia e bondade. E porque sou amado por vós, quero amar todas as outras pessoas, incluindo as marginalizadas e desprezadas, com toda a generosidade que me é possível. e perdoo de coração todas a ofensas que eu possa ter recebido. Amém.
Meu Pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. O que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito tudo, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas, não quero outra coisa, meu deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor de meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em vossas mãos sem medida, com infinita confiança, porque sois meu Pai.
Senhor Jesus Cristo, eu vos peço pelo nosso clero: multiplicai as vocações sacerdotais e religiosas em nosso Brasil, tão carente de padres. Conservai, na perfeita fidelidade ao vosso serviço, aqueles a quem já chamastes: fortalecei-os pelo vosso Espírito Santo, a fim de que não desanimem e sejam sempre fiéis à vossa vontade e à vossa Santa Igreja. Inspirai, ó Jesus querido, aos sacerdotes e aos seminaristas um verdadeiro espirito de oração, para que também cultivem e pratiquem a pobreza, a castidade e a obediência, assim como um profundo e verdadeiro amor pastoral. Consagro, também, ao Imaculado Coração de vossa e nossa Mãe, Maria, o nosso clero. Que ela possa guiá-lo, protegê-lo, fortalecê-lo. Atendei, ó Jesus, a esta minha oração, eu vos peço. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
5- ORAÇÃO PELOS (AS) CATEQUISTAS
Ó Jesus, bom Pastor da Igreja, a vós confio os nossos catequistas. Sob a guia dos bispos e dos sacerdotes, saibam conduzir os que lhes são confiados, a descobrir o autêntico significado da vida cristã como vocação, para que, abertos à vossa voz, vos digam generosamente. Abençoai as nossas paróquias, transformando-as em comunidades vivas, onde a oração e a vida litúrgica, a atenção cuidadosa e fiel à vossa Palavra, a caridade generosa e fecunda, se tornem o terreno favorável para o nascimento e o desenvolvimento de uma abundante messe dessas vocações. Que Maria, a mãe da Igreja, possa também abençoar nossos jovens e adultos para que, como ela, sempre digam sim à voz do Pai e, finalmente, Vós, com o Pai e o Espírito Santo, possais ser tudo em todos. Amém.
Ó Deus, Pai de bondade, quero agora fazer-vos uma prece pela nossa pátria. Peço principalmente pelos mais pobres e marginalizados, que quase nunca são atendidos em suas reivindicações. Fazei com que a justiça seja feita e eles possam viver como pessoas dignas, em liberdade e de acordo com a vossa vontade. Que possam ter casa própria, receber um salário justo, boa alimentação, educarem seus filhos segundo a vocação de cada um. Peço, pois, que nossos governantes, políticos e autoridades sejam honestos e unam suas forças generosamente em busca do bem comum, e levemos todos juntos o Brasil à grandeza de seu destino, construindo uma sociedade fraterna e cristã, enraizada na justiça, na verdade, no amor e na paz. Que Maria, nossa Mãe, invocada no Brasil com o nome de Aparecida, possa também proteger todos os brasileiros. Isso tudo vos peço pelos merecimentos de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Salvador. Amém.
V-O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R-E ela concebeu do Espírito Santo.
V- Eis aqui a serva do Senhor
R- Faça-se em mim segundo a sua palavra
V- O Verbo divino se fez homem
V- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus
R- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
8- CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo (a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste e em todos os dias de minha vida os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser, e como assim sou vosso (a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
V- Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
R- Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
(Baseada na de São Bernardo).
Lembrai-vos, ó Santa Virgem Maria, que nunca desamparastes a quem quer que tenha recorrido ao vosso socorro. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós recorro, minha querida mãe, e peço a vossa intercessão. Dignai-vos, pois, alcançar-me as graças de que necessito, principalmente a graça de uma constante conversão e que rogueis por mim a Deus, para que Ele me perdoe todos os pecados. Amém!
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!
São João Batista, São José, São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
(acrescente o (s) santo (s) de sua devoção- rogai por nós!)
Todos os santos e santas de Deus, rogai por nós!
Senhor Jesus, eu vos abro as portas da minha vida. Como agora não posso receber-vos em comunhão, vinde ao menos espiritualmente no meu coração. Perdoai meus pecados, purificai-me.
Alma de Cristo- santificai-me
Corpo de Cristo- salvai-me.
Sangue de Cristo- inebriai-me
Água do lado de Cristo, purificai-me
Paixão de Cristo, confortai-me
Dentro de vossas chagas- escondei-me.
Não permitais- que eu me separe de vós.
Do espírito maligno- defendei-me.
Na hora da minha morte chamai-me e mandai-me ir para vós para que, com vossos santos, vos louve para sempre. Amém.
Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus, de joelhos me prostro em vossa presença e vos suplico, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis imprimir em meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, verdadeiro arrependimento de meus pecados, e o firme propósito de emendar-me, enquanto considero, com vivo afeto e dor, as vossas cinco chagas, tendo diante dos olhos o que já o rei Davi dizia de vós, ó Bom Jesus: “Transpassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos“ (Sl 21,17).
Ó Cristo Jesus, eu vos reconheço como rei universal. Tudo o que foi feito, por vós foi criado. Exercei em mim todos os vossos direitos. Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando ao maligno e às suas obras, e comprometo-me a proclamar o Evangelho por todos os meios ao meu alcance, assistido (a) pela vossa Graça. Sagrado Coração de Jesus, ofereço-vos a minha vida para que todos os corações se coloquem a caminho do vosso Reino, e assim se estabeleça no mundo inteiro o reinado de vossa paz. Amém.
Eu vos adoro devotamente, ó Jesus, presente na Eucaristia. Eu vos entrego o meu coração, pois sou fraco (a) e preciso de vossa força. Ó Senhor Jesus, que vejo agora apenas pelo sinal do Sacramento, eu vos peço que se cumpra o que tanto desejo: que, ao morrer, eu seja feliz para sempre, ao ver-vos face a face. Amém.
15- ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
1ª-MAIS CURTA, A TRADICIONAL
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo nosso Senhor. Amém.