NOVENA DO NATAL 01

 


ROTEIRO PARA TODOS OS DIAS


1 – CANTO INICIAL (tire algumas cópias dos cânticos que o seu grupo conhece)


2 – ORAÇÃO DO TERÇO OU UMA DEZENA DO TERÇO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA (Cada dia possui sua leitura, tirada dos domingos do Advento. Se quiser, pode lê-la diretamente na bíblia).


4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).


5 – REFLEXÃO ESCRITA SOBRE O ASSUNTO DO DIA (É só lê-la para as pessoas do grupo, a fim de comparar com o que foi falado na reflexão dialogada).


6 – CANTO À ESCOLHA.


7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.


8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.


9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).


10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.


PRIMEIRO DIA


1 - CANTO INICIAL


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO


3 – LEITURA DO DIA:


1ª Leitura - Is 63,16b-17.19b;64,2b-7 


Ah! se rompesses os céus e descesses!


Leitura do Livro do Profeta Isaías 63,16b-17.19b;64,2b-7


“Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos coraçðes para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu,tenha feito tanto pelos que nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos. Palavra do Senhor. 



4 – REFLEXÃO DIALOGADA:



1- O que você entende pela frase: “Todos nós nos tornamos imundície e todas as nossas boas obras são como um pano sujo”..? 


2 – O que você entende com a frase “murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento”?


3 - Quais as tentativas de solução que profeta aponta para mudar essa situação?



5 – REFLEXÃO


A imundície, o pano sujo, indicam, na bíblia, a impureza que contraímos diante de Deus ao pecarmos. Um dos pecados que o povo fazia, muito grave, era o que muitas pessoas fazem hoje em dia: abandonar a Deus em busca de outros “deuses”. Na época, essa atitude era ratificada com a idolatria. Hoje em dia, essa “idolatria” não se refere mais a deuses feitos de pedra ou barro, mas à busca desenfreada e a qualquer custo do dinheiro, do sexo, poder, ganância, avareza, individualismo, imoralidade, criminalidade, descompromisso com a sociedade, vaidade exagerada etc. 


Pelo Batismo e pelo arrependimento sincero de nossos pecados lavamos as nossas vestes e nos purificamos. Como diz o Apocalipse 21,27: “Coisa imunda alguma entrará na cidade celeste”


Quanto à segunda questão, sem a água brotada de Jesus, nos sacramentos, murchamos como folhas secas. Nossas maldades, nos fazendo secar, nos empurram para a confusão, para a desordem, como o vento faz com as folhas que você acabou de varrer e amontoar. 


Quanto à terceira pergunta, as sugestões dadas por Isaías são estas: 


1 - “ Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás”. O profeta pede a Deus que reconsidere a sua ausência do povo e volte, a fim de socorrê-lo. Quando abandonamos a Deus, ele nos deixa às nossas próprias forças, até que resolvamos aderir a ele de coração e definitivamente. Ele respeita nossa liberdade em estarmos ou não com ele. Voltar atrás, aqui, significa: “Volte a nos ajudar, a ser nosso Pai, a nos proteger!” 


2 - “Ah! se rompesses os céus e descesses!” ou seja, que bom que voltaste a nos ajudar! E em Cristo Jesus, Deus “rompeu o céu”, desceu, tornou-se homem e nos salvou. Jesus é um “Deus-conosco”. Estamos na novena do Natal, aguardando a festa do nascimento de Jesus. Ele ainda não vive nos corações de mais de quatro bilhões de pessoas. Para essas pessoas, não cristãs, Jesus ainda não nasceu. 


3 - “Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos”. Praticar a justiça significa ser misericordioso, cuidar de quem fez por merecer, ser caridoso, quem segue os mandamentos. Se amarmos o próximo com boa vontade, com alegria, se confiarmos em Deus, ele nos purificará e não ficaremos mais com as vestes sujas. A presença de Deus cura qualquer problema. 


6 – CANTO À ESCOLHA.


7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.


8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.


9 – Bênção final, que pode ser assim: 


ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).



10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.



SEGUNDO DIA


1 – CANTO INICIAL 


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA 


Evangelho - Mc 13,33-37 


Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,33-37


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!' Palavra da Salvação.


4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).



1 – Você tem medo de morrer? Por que?


2 – O que você acha que signifique “ ficai atentos”?


3 – Como podemos aguardar a vida eterna com certa tranquilidade? 


5 – REFLEXÃO 


Todos temos medo de morrer por causa do desconhecido: não sabemos como é o lado de lá. Outro motivo é porque não temos certeza de estar em estado de graça e ir para o céu. A segunda pergunta responde a primeira: ficar atentos, vigiar, orar, são atitudes próprias de quem está a fim de participar da pátria celestial. Jesus insiste muito sobre a vigilância. Neste blog você pode ler mais sobre a oração e a vigilância, bastando achar o assunto no índice colocado no cabeçalho ou clicando no mês de setembro. 



Podemos aguardar a vida eterna com certa tranquilidade garantindo, pois, a vigilância e a oração. Ambas são necesárias. Uma sem a outra não tem eficácia, não vai adiantar nada. Por outro lado, se confiarmos plenamente em Deus, viveremos felizes e tranquilos, apesar dos problemas. Santa Teresa vivia assim, e descreveu isso naqueles versos tão bonitos: “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!”



A vigilância implica em viver sem pecado, por um lado, e viver uma vida de apostolado por outro lado, atuando em favor dos pobres e necessitados. Se amarmos às pessoas de coração, seremos acolhidos por Deus em sua presença, e ele nos guiará na caminhada.


6 – CANTO À ESCOLHA.



7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.



8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.


9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).


10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.


TERCEIRO DIA


1 – CANTO INICIAL 


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA : Is 40,1-5.9-11 


Preparai o caminho do Senhor.


Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-5.9-11


Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus-. Falai ao coração de Jerusalém

e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; 

ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Grita uma voz: 'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas:

a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz,

tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista,eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'. Palavra do Senhor.


4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).



1 – O que você entende com esta frase: “aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas.”?


2- Por que fazer o que diz na frase àcima é condição para que a glória do Senhor se manifeste?


3 – Como podemos fazer com que Jesus seja realmente o nosso bom Pastor e possa apascentar o rebanho, reunir-nos como aos cordeiros, carregar-nos no colo, guiar os que conduzem os outros?



5 – REFLEXÃO


Aplainar na solidão a estrada de nosso Deus é , sem alarde, darmos testemunho de que a Palavra de Deus está realmente cravada em nossos corações e em nossas ações. Nivelar todos os vales significa ser humilde e reconhecer nossas fraquezas e limites, a fim de que possamos entrar nos planos de Deus a nosso respeito, que são planos de verdadeira felicidade. Também significa acabar com nossas más ações, incluindo aí os vícios e dependências materiais. Endireitai o que é torto, é sair do erro e recomeçar a vida de modo diferente.


Não há como alcançar objetivo diferente se continuarmos a seguir o mesmo caminho que seguíamos quando “caímos no precipício” do pecado, muitas vezes do crime e da marginalização. Se quisermos mudar nosso objetivo final, precisamos mudar o caminho. 


Se fizermos isso, aí vem a segunda pergunta, Jesus poderá entrar em nosso coração, pois ele só entra em casa suja (pelo pecado e pela indiferença) depois de limpá-la. Ele mesmo a limpa, ao perdoar nossos pecados, se estivermos a fim do perdão divino. 


Daremos essa oportunidade a Jesus de estar conosco se afastarmos de nossa vida todos os obstáculos e, de hoje em diante, começar a fazer apenas o que agrada a Deus. 


6 – CANTO À ESCOLHA.


7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.


8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.


9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).


10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.


QUARTO DIA


1 – CANTO INICIAL (tire algumas cópias dos cânticos que o seu grupo conhece)


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)



3 – LEITURA DO DIA :  2Pd 3,8-14 


O que nós esperamos são novos céus e uma nova terra.


Leitura da Segunda Carta de São Pedro 3,8-14


Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. ao contrário, quer que todos venham a converter-se.


O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. Se deste modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 


Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz.


Palavra do Senhor.



4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas). 



1 – O que você pensa desta frase da leitura: “Ele (o Senhor) está usando de paciência para convosco”?


2 – Por que Deus quer que todos se convertam, e por isso espera pacientemente pela nossa conversão?


3 – Qual é a sugestão que S. Pedro nos dá para esperarmos a vinda do Senhor, que poderá ser a qualquer momento, com nossa morte?



5 – REFLEXÃO :



Deus pode agir a qualquer momento e fazer o que bem entender. Se ainda não agiu, é porque tem pena de nossa burrice em continuarmos no pecado, nas coisas que ele abomina. Ele não deseja que ninguém se perca, ou seja, que todos entremos no céu. 



Deus nos ama muito, de modo infinito, como diz Jeremias 31,3: “Eu te amei com um amor eterno!”. Por isso, quer que o obedeçamos porque sabe que só na santa obediência à sua vontade nós poderemos querer ir para o céu após nossa morte. Deus não manda ninguém para o inferno: somos nós que procuramos o caminho. Aí você vai dizer: “Então, mesmo que eu viva uma vida de pecado, eu vou escolher ir para o céu após minha morte!”.


É aí que você se engana: Após a morte vamos deixar a mentira completamente! Vamos ser verdadeiros, sinceros e plenamente coerentes com aquilo que escolhemos na terra. Por isso, os que não cumpriram a vontade de Deus, eles mesmos vão de distanciar do paraíso. Distanciar-se do paraíso é o que chamamos de inferno!


A sugestão de S. Pedro está no final da leitura: uma vida pura, sem mancha e em paz. São palavras rápidas e simples, mas que encerram um peso enorme de responsabilidade. Viver uma vida pura significa principalmente não usar “máscaras” no relacionamento do dia a dia, ou seja, ser sincero, nunca falar a mentira, viver na humildade, deixar de lado a vaidade, as exigências bobas e uma série de coisas que tornam impuro o nosso coração. 



Viver sem mancha é viver sem pecado algum. Viver em paz é sobretudo perdoar, a fim de sermos perdoados por Deus e sentirmos a fraternidade de nosso convívio. 


6 – CANTO À ESCOLHA.



7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.



8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas


9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).


10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.



QUINTO DIA


1 – CANTO INICIAL (tire algumas cópias dos cânticos que o seu grupo conhece)


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA Evangelho - Mc 1,1-8 


Endireitai as estradas do Senhor. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,1-8



Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: 'Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'' Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelos comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo. 'Palavra da Salvação. 



4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas). 


1 – Como João Batista preparou o caminho do Senhor?


2 – De que modo João Batista praticava o que pregava?


3 – Como João Batista desviava a atenção de sua própria pessoa e como nós agimos quando ensinamos? 



5 – REFLEXÃO 



João Batista pregava um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Endireitar os caminhos do Senhor significa deixar o caminho errado e andar pelo caminho certo. É melhor andar devagar, mesmo mancando, no caminho certo, do que correr no caminho errado (S. Tomás de Aquino).


João praticava o que pregava vivendo uma vida de penitência extrema.



Quando pregamos ou ensinamos, muitas vezes queremos reconhecimento e aplausos. João desviava a atenção de seus ouvintes para Jesus, lembrando a odos que ele, João, não era o Messias, e sim, alguém bem inferior a Jesus, tanto que nem merecia ser seu escravo (=desamarrar as sandálias, serviço dos escravos).


6 – CANTO À ESCOLHA.


7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.


8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.


9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).



10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.




SEXTO DIA


1 – CANTO INICIAL 


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA Isaías 61, 1-2 .10-11 



1ª Leitura - Is 61,1-2a.10-11 


Exulto de alegria no Senhor. Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,1-2a.10-11O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; apara proclamar o tempo da graça do Senhor. Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Palavra do Senhor. 


4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).


1 – Quais são os frutos do Espírito Santo em nós?


2 – Quem tem a presença do Espírito Santo é triste? Por que? Qual é a frase na leitura que mostra isso?


3 – Como poderemos obter a promessa como diz o versículo 11. “Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações".



5 – REFLEXÃO 


Os frutos do Espírito Santo não são particulares, coisas intimistas, mas se referem á promoção dos humildes, a vida dos problemáticos, a conversão dos pecadores, a libertação dos escravizados em qualquer situação, seja física como espiritualmente, como os viciados, a purificação do ser humano de tal forma que não haja mais necessidade de prisões; também a prática da justiça, a proclamação da libertação plena de todos, pela graça do Senhor. 


A presença do Espírito santo nos torna alegres e felizes. Quem tem Deus, tem tudo! Só Deus basta! (Santa Teresa de Ávila). Quem tem o Espírito Santo se reveste com a veste da salvação, da misericórdia de Deus, liga-se a Deus como a noiva se liga a seu noivo.



6 – CANTO À ESCOLHA.



7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.



8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.


9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).


10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.


SÉTIMO DIA


1 – CANTO INICIAL (tire algumas cópias dos cânticos que o seu grupo conhece)


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA 1a Tes 5,16-24


2ª Leitura - 1Ts 5,16-24 


Vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam conservados para a vinda do Senhor.


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,16-24


Irmãos: Estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não apagueis o espírito! Não desprezeis as profecias, mas examinai tudo e guardai o que for bom. Afastai-vos de toda espécie de maldade!


Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. Palavra do Senhor. 


4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).


1 – O que você entende por “Estai sempre alegres! Rezai sem cessar!” 


2 – Como podemos rezar sem cessar? É possível isso com a correria de hoje?


3 – Como é que “apagamos” o Espírito, como fala a leitura? Quando é que “apagamos” o Espírito?



5 – REFLEXÃO



Quem tem Deus, quem confia nele, não tem motivo para ficar triste. Se você está sempre triste, é bom fazer uma revisão de vida e ver se não está abandonando a Deus ou desconfiando de sua graça. Essa presença de Deus só se conseguir como “rezar sem cessar”


Na correria de hoje, para rezar sem cessar é preciso evitar o pecado e oferecer-se a Deus diariamente, oferecendo-lhe também o dia (veja nas orações do blog o oferecimento do dia).


Para quem não peca e vive de modo simples, faz apenas o bem, tudo o que fizer durante o dia se torna oração.


“Apagamos” o Espírito Santo quando desprezamos os insistentes apelos que Deus nos faz pela bíblia e pela Igreja.



S Paulo conclui: “Examinai tudo (vigiar) e guardai o que for bom.” Deus não se deixa enganar, ele não se deixa frustrar para sempre, diz o Pe. Fernando Cardoso. Um dia nós vamos ter que nos decidir ou não por ele, e pode ser nossa última oportunidade.


6 – CANTO À ESCOLHA.


7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.


8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.



9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).


10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.




OITAVO DIA


1 – CANTO INICIAL (tire algumas cópias dos cânticos que o seu grupo conhece)


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA 2a. Samuel 7,. 1-15


1ª Leitura - 2Sm 7,1-5.8b



O teu reino será estável para sempre diante de mim, diz o Senhor.



Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16


Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, ele disse ao profeta Natã: 'Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!' Natã respondeu ao rei: 'Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo'. Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 'Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra.


Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'. Palavra do Senhor.


4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).


1) A casa de Deus é a igreja aonde vamos rezar ou somos nós? Por que?


2 – Jesus nos “comprou” por um preço alto, sua morte na cruz. Nós não nos pertencemos: pertencemos a Ele. O que isso tem a ver com nossa vida? 


3 – Como vive alguém que pertence a Deus?



5 – REFLEXÃO 



Nós somos a casa de Deus, porque pelo Batismo recebemos o Espírito Santo, que mora em nós. Na igreja Deus também está, principalmente quando ela tem a Eucaristia.


O fato de não nos pertencemos, mas sim pertencemos a Jesus, que nos comprou por tão alto preço, esse fato deve nos levar a não entregarmos nossa vida ao demônio, pelo pecado. Não podemos fazer o que quisermos, se isso for algo pecaminoso.


Nós, que pertencemos a Deus, devemos ser santos como Deus é santos (1ª Pedro e Sermão da Montanha). 


Pertencer a Deus implica, pois, em acolhermos sua palavra e a pormos em prática não deixando nem um só instante de nossa vida que o mal (=o demônio) se apodere de nós. 



6 – CANTO À ESCOLHA.



7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.



8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.



9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).



10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.


NONO DIA - CELEBRAÇÃO


Vocês podem também usar uma entre várias celebrações prontas neste site abaixo, para os jovens. É só clicar.


Http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/natal/celebracoes-natal.php


1 – CANTO INICIAL (tire algumas cópias dos cânticos que o seu grupo conhece)


2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)


3 – LEITURA DO DIA Evangelho - Lc 2,15-20 


Os pastores encontraram Maria e José e o recém-nascido.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,15-20 


Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores disseram entre si: 'Vamos a Belém, ver este acontecimento que o Senhor nos revelou.'Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Palavra da Salvação.


4 – REFLEXÃO FEITA POR ALGUÉM DO GRUPO


5 – APRESENTAÇÃO DE TESTEMUNHOS SOBRE O QUE FOI REFLETIDO NA NOVENA OU OFERTAS SIMBÓLICAS A JESUS QUE NASCEU. ORAÇÕES À ESCOLHA.



6 – CANTO À ESCOLHA.



7– Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).



10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.