1- PARA LER:
Marcos 8,34= ="Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
São Marcos, 8 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Nós, da Igreja Católica, temos o costume de nos benzer com o Sinal da Cruz. A cruz é o sinal do modo como Jesus morreu. Ele morreu pregado numa cruz. É que os homens que tinham autoridade na religião daquele tempo e lugar não queriam que as pessoas os abandonassem para seguir a Jesus. Cada vez que fazermos o Sinal da Cruz estamos lembrando o grande amor de Jesus por nós. Ele aceitou morrer na cruz porque nos ama muito. Ao mesmo tempo, quando fazemos o Sinal da Cruz, estamos pedindo a Deus que nos abençoe e nos livre de todo o mal.
Deus é um só, mas vive numa pequena comunidade de amor, como uma família: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Filho de Deus é Jesus, que ganhou esse nome quando nasceu aqui entre nós, da Virgem Maria.
Para fazer o Sinal da cruz nós pomos a mão esquerda no peito. Com a direita aberta e com os dedos unidos, encostamos os dedos na testa e dizemos: “Em nome do Pai”. Em seguida colocamos os dedos da mão direita, aberta, no peito, dizendo: “e do Filho”. Depois os colocamos no ombro ESQUERDO, dizendo: “e do Espírito”. Por último, colocamos os dedos da mão direita no ombro direito, dizendo: “Santo”. Terminamos dizendo: “Amém”! Perceba que estamos assim fazendo uma grande cruz sobre o nosso corpo!
Muitos também gostam de fazer o “pelo sinal”, que se chama “persignar-se”: você deixa a mão aberta e, com o dedo polegar, faz uma pequena cruz na testa dizendo: “pelo Sinal da Santa Cruz”. Depois faz outra na boca dizendo: “livre-nos Deus, nosso Senhor”. Depois faz outra no peito, dizendo: “dos nossos inimigos”. Termina fazendo o Sinal da Cruz.
3- PARA VIVER
Devemos sempre fazer o Sinal da Cruz: quando nos levantamos, no café da manhã, no almoço, no café da tarde, no jantar, ao deitar, antes de sairmos de casa, nos perigos e nas dificuldades, para nos livrar de alguma tentação, e sempre que vamos comer alguma coisa, para agradecermos a Deus. Deus não gosta de ingratidão.
4- PRA FAZER
Aprenda a fazer bem o Sinal da Cruz para não fazê-lo errado. A gente fala “e do Espírito” sempre no ombro esquerdo. O “Santo” que é no direito. Muita gente faz primeiro no direito. São os da Igreja Ortodoxa que fazem desse modo.
1- PARA LER
Mateus 19,4-6="4.Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 5.Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? 6.Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu."
São Mateus, 19 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
A maioria das crianças vive numa família. Infelizmente muitas delas vivem nas ruas ou em orfanatos. Mas as que vivem em família, estão participando de sua primeira comunidade de amor.
Para que a família viva uma vida boa, santa, nossa Igreja Católica a abençoa com o Sacramento do Matrimônio. Esse Sacramento é feito na igreja. O noivo e a noiva entram na igreja. As testemunhas ficam com eles perto do altar. As pessoas costumam chamar essas testemunhas de padrinhos. Diante do padre ou do diácono ou outro ministro autorizado pelo bispo, dizem um ao outro que querem viver juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-se e respeitando-se até a morte.
3- PARA VIVER
Para viver bem em família, as pessoas precisam rezar bastante e se amarem. Amar é querer o bem uns dos outros. Quando a gente ama, a gente perdoa as pessoas. Conversa sempre com elas. Ajuda a não errarem mais.
Numa família feliz e cristã, os filhos obedecem aos pais. Todos procuram resolver os problemas familiares na base do entendimento, da conversa. Pancadaria nunca resolve. Numa família cristã todos rezam, vão à Missa. Todos respeitam a todos.
4- PARA FAZER
Responda: Você conhece crianças que vivem sem família? O que você mais gosta na sua família?
1- PARA LER –
Mateus 26,26-29="Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 27.Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 28.porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. 29.Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai."
São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Todas as famílias vivem numa comunidade maior, com um ou mais bairros, que pertence a uma paróquia (vamos ver direitinho a paróquia na próxima lição). Geralmente há uma igreja perto da sua casa, ou um salão da comunidade. Ali o padre celebra a Santa Missa, as crianças aprendem o catecismo, o povo faz as festas do santo padroeiro etc. Essa capela, ou essa igreja, ou esse salão, sempre tem o nome de um santo, ou de Nossa Senhora, ou de algum título de Jesus Cristo.
Todas as semanas , ou pelo menos de vez em quando, o padre vem a essa igreja celebrar a Santa Missa. Há sempre uma igreja maior, sede da paróquia, chamada Matriz. Algumas paróquias, por serem pequenas, só possuem a igreja Matriz.
A Santa Missa é a cerimônia no qual o padre transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. Chamamos o Corpo e o Sangue de Jesus de Sacramento da Eucaristia. Como isso é feito durante a Missa, ela é chamada também de Eucaristia.
Na Eucaristia, ou seja, na Santa Missa, nós celebramos a memória da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O padre pega o pão e o vinho, como Jesus fez na última Ceia e mandou que se fizesse sempre. Diz as mesmas palavras que Jesus disse: “Isto é o meu Corpo”, e “Este é o Cálice do meu Sangue”, e o pão e o vinho se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus. Aí o padre e o ministro dão para a gente comer, e isso se chama “comungar”. Ao comungarmos, recebemos dentro de nós o Corpo e o Sangue de Jesus. Na hora em que o padre fala as palavras que Jesus falou, naquela hora o padre se torna o próprio Jesus Cristo.
3- PARA VIVER
Devemos viver bem nossa vida comunitária. Muitas crianças brigam muito na rua, com os vizinhos. Outras roubam e destroem oque é dos outros. Outras ainda respondem os mais velhos, são sem educação. Isso torna as crianças antipáticas e más companhias. Os outros começam a evitar essas crianças. Também é dever de todo católico ir à Santa Missa pelo menos uma vez por semana. Se não há Missa todas as semanas em sua comunidade, vá à celebração com o ministro ou a ministra. É muito bom agradecermos a Deus os dons que Ele sempre nos dá e pedirmos perdão pelos nossos pecados!
Quando você fizer a primeira comunhão, poderá comungar em todas as missas de que participar, até duas vezes ao dia.
4-PARA FAZER
Qual é o nome de sua comunidade? Qual é o dia da Missa em sua comunidade? Copie no seu caderno este trecho: Primeira carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 11, versículos do 23 até o 27.
1-PARA LER:-
João 20, 22-23="Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23.Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."
São João, 20 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
As comunidades (ou os bairros) juntas formam a paróquia. Paróquia não quer dizer a igreja matriz. Paróquia é um conjunto de ruas e casas, marcado pelo Sr. Bispo e seus conselheiros, de acordo com o mapa da cidade. Pode também consistir num grupo de fieis sem o limite territorial, como a Paróquia Universitária. A paróquia tem o nome de um santo, de uma santa, ou de algum título de Jesus ou de Nossa Senhora.
Quem cuida da paróquia é o pároco. Na maioria das paróquias, o pároco é um padre. Para ficar padre, o jovem precisa receber um sacramento chamado “Sacramento da Ordem”. O sacramento da ordem tem três graus: o grau de diácono, o de presbítero (que é o padre) e o grau de Bispo.
O diácono pode ser casado. Nesse caso ele é chamado de diácono permanente. Se ele ficar viúvo, entretanto, não poderá mais se casar, se quiser continuar exercendo o diaconato. Ele pode fazer casamentos, batizados, enterros, fazer pregação de modo geral. Ele não pode celebrar a Missa nem atender confissões, nem dar a Unção dos Enfermos. O padre pode ministrar todos os sacramentos, menos o da Ordem. Só o bispo pode fazer um jovem ficar padre.
Foi Jesus quem pediu que alguns homens ficassem padres para pregarem a Sua Palavra, para celebrarem os sacramentos e ajudarem as pessoas em todos os sentidos, principalmente a irem para o céu. É o próprio Jesus Cristo quem age por meio do padre.
A paróquia possui muitos serviços pastorais e grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos que sempre se reúnem para entenderem melhor a Palavra de Deus e o modo de praticá-la.
O pároco recebe o seu sustento da própria paróquia e não do governo, como muita gente pensa. O salário do padre é no mínimo de dois salários mínimos em algumas dioceses, ou de três em outras, e pode aumentar um pouco no decorrer dos anos. O padre usa o dinheiro do dízimo para pagar as despesas da paróquia, inclusive o seu salário.
3-PARA VIVER
Na comunidade paroquial nós aprendemos o caminho para mudarmos este mundo para melhor e também aprendemos o caminho do céu. Precisamos conhecer todos os trabalhos e os grupos que trabalham na paróquia. O padre não pode fazer nada sozinho. Ele precisa de todos nós. Jesus quer precisar de nós para comunicar-se com outras pessoas... Nós precisamos, também, nos acostumar a rezar pelos padres e pelas vocações. Rezar pelas vocações é pedir a Jesus que chame mais jovens para serem padres e que esses jovens atendam ao seu chamado de amor.
4-0 PARA FAZER
Escreva no seu caderno os grupos pastorais que há em sua paróquia, o nome de sua paróquia, o do seu pároco. Se houver outras comunidades, escreva os nomes delas.
1-PARA LER-
- 1ª Timóteo 3,1-3 ="1.Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. 2.Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3.Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado;"
2- PARA SABER
A paróquia pertence a uma diocese. Diocese é a reunião de várias paróquias e pode reunir várias cidades. Ela é chefiada pelo Bispo. A diocese que gera outras dioceses, que foram desmembradas dela, se chama arquidiocese, e seu bispo, arcebispo. É o caso de algumas cidades, como Sorocaba, Botucatu, S. Paulo. Elas se juntam no que chamamos Província Eclesiástica, em que a arquidiocese “mãe” é a sede.
O Bispo recebe o sacramento da Ordem em seu terceiro grau (1°= diácono; 2° padre; 3° bispo). Ele é escolhido entre vários padres pelo Papa. Tanto os bispos quanto os padres não se casam. Suas famílias são as comunidades das quais eles cuidam. Eles vivem sem esposas e filhos para ficarem mais livres a fim de atenderem melhor as pessoas e os trabalhos pastorais. O motivo maior, porém, é imitar Jesus, que não foi casado. Nos sacramentos, tanto o bispo quanto o padre ficam no lugar de Cristo. É Jesus que nos está abençoando por meio do padre ou do bispo. É Jesus que nos está dando forças para podermos continuar a ser pessoas boas e felizes, apesar das dificuldades.
A igreja em que o bispo celebra a Santa Missa e faz todas as grandes cerimônias chama-se Igreja Catedral. Quem celebra as crismas é o bispo. Com sua devida licença, o padre também pode crismar.
3- PARA VIVER
Devemos rezar sempre pelos nossos padres e pelo nosso bispo, para que tenham forças para dirigir bem o povo de Deus. Precisamos também procurar saber os planos que a diocese (ou arquidiocese) tem para melhorar a vida espiritual e o trabalho que os fiéis fazem na paróquia, em suas vidas profissionais e nas famílias. Precisamos também procurar conhecer as outras paróquias de nossa diocese (ou arquidiocese), os trabalhos dos vários grupos que vivem nelas etc.
4- PARA FAZER
Escreva no caderno o nome da sua diocese ou arquidiocese, do seu bispo ou arcebispo, quantas paróquias ela possui e o endereço do seu bispo ou arcebispo. Você encontra isso na internet. Acesse o site da diocese ou arquidiocese e copie os dados de lá. Dou como exemplo o link da arquidiocese de Sorocaba e a de São Paulo: http://www.arquidiocesesorocaba.org.br/ (de Sorocaba)
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/
1- PARA LER –
Mateus 16,17-19="17.Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19.Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
São Mateus, 16 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
As dioceses do mundo inteiro com seus bispos, padres e cristãos leigos, formam a Igreja Católica Apostólica Romana. O nosso chefe supremo aqui na Terra é o Papa. Nosso papa atual é Francisco. Ele mora na Cidade do Vaticano, que é independente, como se fosse um país como o Brasil.
Francisco (em latim: Franciscus), nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 1936), cujo nome de batismo é Jorge Mário Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. O nosso primeiro papa foi São Pedro.
O papa é bispo da cidade de Roma. Tanto a cidade de Roma como a do Vaticano ficam no país chamado Itália. De lá, ele governa os católicos do mundo inteiro. O papa tem um representante em todos os países que se relacionam com a Igreja Católica. Esse representante se chama Núncio Apostólico. No Brasil ele mora em Brasília, como todos os embaixadores dos outros países. Como às vezes o Núncio é trocado, veja, por favor, o nome do Núncio atual neste link: Nunciatura Apostólica O atual (2017) é Dom Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, até então Núncio Apostólico na Índia e Nepal.(Veja mais sobre ele clicando aqui:
No Brasil temos ainda a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que promove a reunião de todos os bispos do Brasil em várias ocasiões no ano. Eles decidem os grandes planos para a caminhada cada vez melhor da nossa Igreja. Um desses grandes planos da CNBB é a Campanha da Fraternidade.
No Novo Testamento, no trecho que você deve ter lido, indicado logo no início (Mateus 16, 17-19), a gente pode ver como Jesus nomeia São Pedro como o primeiro papa e promete proteger a Igreja até o fim dos tempos.
Ao longo de sua história, a Igreja Católica sofreu várias cisões. No ano de 1517 o frei Martinho Lutero se revoltou contra a Igreja, iniciando o movimento que se chamou Reforma e deu origem ao Luteranismo. Outras pessoas o seguiram e o imitaram, criando outras Igrejas separadas umas das outras, foram se dividindo, e deram origem a esse tão grande número de religiões que se vê hoje em dia. Um desses que seguiram suas ideias mas as modificaram foi Calvino.
Veja com maior profundidade esse assunto acessando este link: A REFORMA PROTESTANTE
Os protestantes e atualmente os chamados evangélicos continuam criticando a Igreja Católica. Por exemplo, vivem falando que o papa é rico e o Vaticano está nadando em dinheiro. Isso não é verdade. O Vaticano tem muitas riquezas de arte como pinturas, esculturas etc. Manter tudo isso, assim como os que trabalham lá, custa muito dinheiro. Inclusive no dia de São Pedro, no domingo próximo ao 29 de junho, que é o dia do papa, os católicos do mundo todo enviam uma oferta ao Vaticano, a fim de que o papa possa socorrer as grandes catástrofes. Se você quiser ver mais sobre esse assunto, acesse nosso artigo: A IGREJA É RICA?
Veja mais sobre esses assuntos nas lições 39 e 41
3-PARA VIVER
A Missa é um ponto alto de nossa religião. É um dom maravilhoso de Deus poder receber Jesus em nossa vida pela Eucaristia. Nossa doutrina é a mais saudável e completa que existe.
Você está aprendendo o catecismo. Procure estudar bem as lições. Procure melhorar seu comportamento, suas orações. Assim, estará ajudando a Igreja a continuar firmemente sua tarefa de construir um mundo melhor e mais irmão. Sobretudo, de mostrar a Verdade.
Outra coisa: devemos rezar muito pelo nosso papa. Ele tem muitos problemas para resolver no mundo inteiro, e muitas pessoas não o entendem e vão contra ele.
Uma grande riqueza de nossa Igreja Católica é que gostamos muito de Maria, nossa Mãe. Ela nos leva a Jesus, que por sua vez, nos leva ao Pai, pois ele é tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo. Reze sempre a Nossa Senhora, para que ela possa educar-nos tão bem como educou seu divino Filho Jesus.
4- PARA FAZER
Responda: quantas seitas e denominações protestantes você conhece? E quais são os títulos de Maria que você conhece?
PERTENÇA AO POVO DE DEUS
1-PARA LER – Mateus 28,18-20="Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19.Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20.Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."
São Mateus, 28 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
A gente fica pertencendo à Igreja Católica pelo Batismo. No trecho lido, Jesus nos mandou batizar a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e nos prometeu que iria ficar conosco até o fim do mundo.
Pelo Batismo nós nos tornamos filhos de Deus. Ficamos também enxertados em Jesus Cristo. Isso quer dizer que começamos a fazer parte da vida de Jesus Cristo, como as mãos fazem parte do corpo.
Jesus é Sacerdote, Profeta e Rei. Pelo Batismo, como passamos a fazer parte de Cristo, nós também nos tornamos:
- sacerdotes, porque podemos rezar uns pelos outros e oferecer nossas boas ações e orações a Deus e rezar pelos outros.
- profetas, porque podemos proclamar a todos a Palavra de Deus.
-herdeiros do Reino de Deus, porque Jesus é Rei.
Tanto a criança como o adulto são batizados na igreja. O padre derrama água benta na cabeça de quem está sendo batizado, enquanto diz: ”Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.
O Batismo substitui a circuncisão do Antigo Testamento que ainda é utilizada pelos judeus.
A circuncisão começou quando faltavam 1850 para Jesus nascer. Havia um homem chamado Abrão, depois mudado para Abraão, que recebeu de Deus a tarefa de formar para Ele um povo. Abraão era a única pessoa da época que acreditava no nosso verdadeiro Deus. Deus mandou que ele fizesse uma marca em todos os homens que fossem ou quisessem pertencer ao povo judeu e abençoados por Deus. Por essa marca, eles ficavam pertencendo ao Povo de Deus. É essa marca que é chamada de Circuncisão. É parecida com a operação de fimose, só que mais leve.
Na Igreja Católica, o Batismo é uma marca, como a circuncisão, só que invisível, que torna a pessoa filha de Deus e membro não de um povo comum, mas do novo povo de Deus, que é a Igreja Cristã. A tradição de se batizar enquanto criança vem desse costume da circuncisão, que era praticada quando o menino tinha oito dias de idade. No Batismo o pecado original é perdoado, apesar de ficarem as consequências (nossos sofrimentos, por exemplo, que não haveria se os nossos primeiros pais não tivessem pecado). Se a pessoa é adulta, todos os pecados cometidos por ela até aquela hora são perdoados.
3- PARA VIVEER
Como filhos e filhas de Deus, precisamos levar uma vida santa, como a de nosso Pai, Deus. Viver uma vida santa é mais ou menos assim: ir à Missa no fim de semana, nos dias santos, ou, se a pessoa trabalha nos finais de semana, ir à Missa no dia da folga. Rezar todos os dias. Ler a bíblia e estudar o catecismo. Obedecer aos pais e superiores. Nunca abandonar os estudos. Nunca prejudicar a quem quer que seja. Sempre atender aos que precisam de nós, tanto na parte material como na espiritual. Nunca guardar ódio das pessoas. Se brigar, fazer logo as pazes. Ter cuidado com as más companhias, com os maus amigos, É mais fácil alguém levar você para o mal do que para o bem. Cuidar bem do próprio corpo, nunca exagerar na comida, na bebida, no celular, não perder horas de sono a toa, enfim, viver segundo a vontade de Deus. É Ele quem dita as normas que devemos seguir! Não somos nós que as inventamos. Aliás, foi exatamente esse o pecado original de Adão e Eva: querer fazer normas para si próprios.
4- PARA FAZER
Qual é a data do seu Batismo? Quem são seus padrinhos? Qual é o nome da igreja em que você foi batizado ou batizada? Da lista de coisas boas acima, quais são as que você já faz?
1- PARA LER- João 14,23-24 = "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24.Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou."
São João, 14 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Pelo Batismo a pessoa fica livre da falta original. A falta original é o pecado de Adão e Eva e que nasce com todos nós. Só a Virgem Maria ficou livre da mancha original, assim como também, é claro, seu Filho Jesus.
Se a pessoa é batizada depois do uso da razão fica perdoada também de todos os seus pecados. No Batismo é como que se recebêssemos uma roupa limpa. O pecado mancha e suja essa roupa. Para limpá-la de novo, a gente precisa pedir perdão a Deus.
O pecado grave deve ser confessado ao padre, que tem o poder de perdoar os pecados em nome de Deus. Foi Jesus que deu ao padre esse poder, quando Ele disse, em João 20,22-23: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. Aqueles aos quais não perdoardes, ser-lhes-ão retidos”.
A diferença entre o pecado grave, conhecido também como pecado mortal, e o pecado leve, conhecido também como pecado venial, é que para fazer um pecado grave é preciso que a matéria seja grave, que a pessoa tenha plena consciência do que está fazendo e que tenha pleno consentimento do que está fazendo. Faltando qualquer uma das três, não é pecado grave. Por exemplo, se você faltar à Missa por preguiça faz pecado grave. Se não for porque está doente, não faz pecado algum.
O pecado leve ou venial é quando a gente faz alguma coisa meio sem pensar muito ou sem querer e não se trata de matéria grave. Por exemplo, falar um palavrão ao dar uma martelada no dedo.
O pecado é dizer NÃO a Deus. É quando fazemos o mal que Deus não quer que a gente faça e não fazemos o bem que Ele quer que a gente faça. Para facilitar a nossa conversão, a Igreja propõe os 10 mandamentos que Moisés entregou ao Povo de Deus quando faltavam 1250 para Jesus nascer, e os 5 mandamentos da Igreja. Estão na lição 44.
Os três primeiros mandamentos de Deus manda-nos não pecar contra Ele: não faltar à missa, sempre ler a Bíblia, rezar sempre, estudar o catecismo, nunca acusar Deus dos problemas que temos ou das catástrofes que acontecem. Deus nunca envia o mal. O mal é fruto do pecado. Também nos manda nunca falar o nome de Deus em vão, em piadas ou por brincadeira. Esses três mandamentos nos mandam amar a Deus sobre todas as coisas.
Os outros sete mandamentos nos mandam amar ao próximo como a nós mesmos e como Deus nos ama, ou seja, nunca devemos nos vingar, ou mentir, ou roubar, ou brigar sem motivo, odiar, xingar, pensar mal dos outros, acusar os outros de maldades que não sabemos se fizeram ou não (calúnia), não podemos julgar os outros, nem fofocar, nem usar indevidamente o sexo, nem ter inveja.
Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.
Os cinco mandamentos da Igreja nos mandam participar das missas inteiras (não chegar atrasado (a) nos domingos e dias santos de guarda, ou seja, pelo menos uma vez por semana.
Confessa-se e comungar pelo menos uma vez por ano, no tempo PASCAL. Entretanto, podemos comungar até duas vezes por dia, em missas diferentes. Se for celebração sem padre, só numa delas.
Pagar o dízimo. O dízimo equivale a dez por cento do que a pessoa ganha. Quem não puder parar isso, dê menos, mas dê/1 Jejuar e não comer carne da quarta feira de cinzas e na Sexta Feira Santa. Maiores de sessenta anos não precisa fazer jejum. Entretanto a Igreja pede mesmo aos que não fazem jejum de alimentação que faça outro tipo de jejum, como da televisão, coisas que distraem muito a mente. O jejum é justamente para nos interessarmos mais pela nossa parte espiritual.
A Igreja aconselha a fazermos esse tipo de penitência em todas as sextas feiras do ano, em lembrança da morte de Jesus na cruz. Os profetas, porém, já diziam que o melhor jejum é ajudar os necessitados. Lembro que mesmo um rico, se estiver doente ou abandonado, é também um necessitado.
3- PARA VIVER
Nós devemos nos confessar sempre que nossa consciência nos acusar de pecado grave, ou pelo menos uma vez por ano. No dia da confissão você chega ao padre e diz: “Padre, peço perdão porque pequei. Faz (tantos) anos (meses) que não me confesso. Os meus pecados são estes: diz os pecados e espera o conselho do padre, a absolvição que ele vai dar e presta atenção na penitência que ele pedir para você cumprir. Após a confissão, cumpra a penitência e se comprometa a não fazer mais aqueles pecados já confessados (e nem outros, é claro!) e reze todos os dias para não pecar mais.
4- PARA FAZER
Pense nisto: se eu fosse me confessar hoje, que pecados eu precisaria dizer ao padre? O que eu preciso mudar em minha vida a fim de ser santo com o Jesus é santo?
1- PARA LER – Atos dos Apóstolos 8,14-17="14.Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. 15.Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, 16.visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. 17.Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo."
Atos dos Apóstolos, 8 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
O Batismo geralmente é recebido quando criança. Os jovens, entretanto, têm a oportunidade de confirma-lo depois dos 14 anos, com o sacramento da Crisma.
Já vimos que no Batismo recebemos o Espírito Santo e somos enxertados em Cristo que é Sacerdote, Profeta e Rei. Na Crisma, o Espírito Santo, que recebemos como Vida no Batismo, nos dá a Força e a inspiração necessárias para servirmos a Deus como sacerdotes, profetas e herdeiros do Reino de Deus.
A Crisma, portanto, completa o Batismo. O Espírito Santo atua em nossa vida para sermos verdadeiros profetas. Os profetas eram homens que combatiam o mal. Anunciavam um mundo novo, um mundo de paz, sem injustiças, sem pecado, sem violência. Anunciavam um mundo novo, um mundo de paz, sem injustiças, sem pecado, sem violência. Anunciavam também que um dia Deus iria ser amado e respeitado pelo mundo todo. Eles também anunciavam a vinda do Messias, que iria trazer a esperança de um mundo novo, sem nenhum mal. Nós agora sabemos que esse Messias (=Ungido) é Jesus Cristo.
Há vários profetas que são lembrados na Bíblia: Isaías, Jeremias, Elias, Eliseu, Amós, Oséias, Daniel, Zacarias e outros. Eles foram muito perseguidos pelas autoridades do seu tempo, por mostrarem a essas autoridades os inúmeros erros e injustiças que cometiam.
Vamos ler o trecho da vocação do profeta Jeremias: Jeremias 1,4-8:
"4.Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: 5.Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. 6.E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança. 7.Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. 8.Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor."
Jeremias, 1 - Bíblia Católica Online
3- PARA VIVER
Todos nós podemos ser profetas. Basta que, em primeiro lugar, vivamos uma vida de bondade e de amor. Depois, que mostremos sempre aos nossos amigos e amigas qual é o verdadeiro caminho a seguir.
Quando fazemos o bem, evitamos o pecado, somos misericordiosos, ajudamos as pessoas injustiçadas e os necessitados, auxiliamos a todos os que precisam de qualquer tipo de ajuda, estamos sendo profetas. As pessoas vão perceber em nós a presença de Jesus Cristo e do Amor.
4- PARA FAZER
Escreva no caderno os nomes dos profetas que estão no índice da Bíblia e, em separado, alguns profetas do mundo atual. Convide seus (suas) coleguinhas a irem à Santa Missa com você. Pergunte a eles se estão rezando quando se levantam, ao se deitar, às refeições etc.
1- PARA LER – Tiago 5,14-16= "Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15.A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16.Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia."
São Tiago, 5 - Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
Quando a pessoa fica gravemente doente, o padre lhe ministra o Sacramento da Unção dos Enfermos, ou dos doentes. Se é vontade de Deus que a pessoa se cure, ela fica boa. Se a doença é incurável e não é vontade de Deus que ela se cure, ela recebe muito conforto divino, muita paciência, força e coragem para suportar o sofrimento.
A Unção dos Doentes é feita com um óleo bento pelo bispo e pelos sacerdotes na Semana Santa, na Catedral. A Unção perdoa os pecados das pessoas que estão arrependidas, a fim de que se curem. Ficar sem pecados é a primeira coisa a fazer para quem quer receber a ajuda de Deus. O padre passa o óleo na testa e nas palmas das mãos da pessoa doente, pedindo a Deus que a conforte, que perdoe os seus pecados e a cure.
base do Sacramento dos Enfermos está na carta do Apóstolo Tiago, que lemos no início.
3-PARA VIVER
A saúde é um dom de Deus. Sempre cuide bem de seu corpo, alimentando-se bem. Obedeça a seus pais quando eles não deixam você fazer certas coisas perigosas. Procure visitar seus amiguinhos e amiguinhas doentes. Leve a eles um presentinho: uma flor, um brinquedo, algo que eles possam comer etc. Eles vão ficar muito alegres e se curarem mais depressa.
4- PARA FAZER
Você visitou algum amigo ou amiga doente neste ano? Você conhece pessoas que ficaram doentes por falta de uma boa alimentação? No seu bairro tem posto de saúde? Quando alguém de sua família fica doente, para onde é levado (a)?
1- PARA LER: Sabedoria 2,23:- "23.Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. 24.É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão."
Sabedoria, 2 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Jesus curou muitos doentes, paralíticos, cegos, surdos-mudos, ressuscitou mortos etc. Veja, por exemplo, esse trecho de São Marcos capítulo 8, vers. 22-26, a cura de um cego. Isso quer dizer que Deus não quer que fiquemos doentes. Ele quer todos com saúde, vivendo bem. Deus criou o mundo para sermos felizes e não para sofrermos.
O livro de Gênesis 1, 18, diz que Deus viu que a criação toda era boa. Tudo o que há no mundo que não é bom, Deus deu um jeito para melhorarmos.
As doenças, por exemplo, podem ser curadas por ervas do mato e por meio de outras coisas que a inteligência do homem consegue inventar. O que vemos, entretanto, é que o homem está destruindo as matas nativas, destruindo também as ervas que podem nos curar. Os remédios que compramos nas farmácias, na maioria, são feitos dessas ervas.
Deus criou rios belíssimos com muita variedade de peixes, mas os homens estão matando os rios com esgotos e lixo. Deus fez o homem e a mulher para fazerem o bem, para praticarem o amor cristão. As pessoas, entretanto, estragam suas vidas e suas almas com os vícios e coisas más. Jesus quer que todos nós vivamos felizes, que saibamos vencer os problemas e tragédias.
O pecado e o mal vêm do homem e do maligno. Precisamos ter cuidado com as pessoas más. Para ajudar as pessoas a se livrarem de vícios como o da droga, é preciso um treinamento próprio. Sem esse treinamento é mais fácil você acabar viciado também, além de não ajudar a quem estava viciado. Evite, pois, as más companhias para não acabar como elas.
3- PARA VIVER
Procure conhecer o que Jesus fez por nós, lendo os Evangelhos. Não faça nenhum pecado. Procure rezar todos os dias para levantar, antes e depois das refeições, e ao deitar-se. Acostume-se a agradecer o dia e a pedir perdão pelos males cometidos. Não minta, não roube nada de ninguém, procure não brigar, não fale palavrões, não estrague o jardim, nem a casa, nem o telhado, nem os vidros de ninguém. Procure amar seus pais e tente compreendê-los. Ajude-os nas tarefas de cada dia. Não odeie quem quer que seja. Ame a todas as pessoas. Seja sempre prestativo, sempre esteja pronto a ajudar.
4- PARA FAZER
Você conhece algum rio limpo, sem poluição? Você joga lixo na rua ou no chão? O que podemos fazer para vivermos numa cidade limpa? Você tem inimizade com alguém?
O Sermão da Montanha e Os Ensinamentos de Jesus
1- PARA LER: Mateus 5,1-12:- "Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós."
São Mateus, 5 - Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
Nós já vimos que Moisés deixou ao Povo de Deus os dez mandamentos, para que todos pudessem viver felizes. As leis existem para que todos as cumpram e possam respeitar os outros.
Jesus achou que os mandamentos orientavam apenas o nosso lado externo. Ele quis também orientar nosso coração, ou seja, nossas atitudes, nossos pensamentos, nossos desejos mais íntimos. Ele achou que isso era mais importante do que só a prática externa.
Esses ensinamentos de Jesus estão nos capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de São Mateus, com o nome de “Sermão da Montanha”. Vamos ver, aqui, um resumo do Sermão da Montanha, que você deve ter sempre na mente e no coração.
Cap. 5, 1-12:-As Bem aventuranças nos mostram que são felizes os que praticam o bem, os que são puros de coração, ou seja, os que são sinceros, caridosos, misericordiosos, sempre estão prontos para ajudar os demais etc. Os maus parecem que agora são felizes, mas na verdade não são. E acabarão sendo infelizes na outra vida, quando não conseguirem entrar no Paraíso.
3-16:- Nós, cristãos, somos o sal da terra e a luz do mundo. Precisamos dar bons exemplos para todos!
17-20: Será acolhido por Deus quem obedecer aos mandamentos e fizer a vontade dele.
21-26:-Precisamos aprender a nos amar e a nos ajudar uns aos outros. Não prejudicar a ninguém. Não guardar desejos de vingança.
27-32:- Quem se casou não pode se separar e casar com outra pessoa. Precisamos usar bem o nosso corpo e a nossa capacidade de amar.
33-37:- Nunca jurar nem mentir.
38-42:- Não ser “pão-duro”. Não guardar ódio no coração.
43-47:- Amar não só os amigos, mas também os inimigos.
48:- Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai que está nos céus.
Capítulo 6:- 1-4- Ajudar o próximo sem se orgulhar disso.
5-6:- Rezar sem querer se mostrar.
7-15:- A oração do Pai Nosso e a sua consequência em nossa vida.
16-18:- Não se mostrar ou se orgulhar quando jejua.
19-34:- Confiar em Deus e não no dinheiro.
Capítulo 7:- 1-5:- Nunca devemos julgar.
6:- Não obrigar ninguém a seguir a religião.
7-11:- Rezar sem cessar.
12:- Fazer aos outros o que você quer que lhe façam.
13-14:- A porta pela qual se entra no céu é estreita, a do inferno é larga.
15-20:- A árvore boa dá bons frutos, a má, maus frutos.
21-23:- Entra no céu quem socorre os outros.
24-27:- Quem põe em prática a vontade de Deus, está construindo a casa sobre uma rocha firme. Quem não pratica a vontade de Deus, está construindo a sua casa sobre a areia.
3-PARA VIVER
Procure pensar em tudo isso. De acordo com a sua idade e modo de vida, veja quais dessas coisas você está cumprindo e quais ainda falta cumprir. Lembre-se de que só com a oração diária nós podemos melhorar a nossa vida.
4- PARA FAZER
Copie no caderno os trechos que você mais gostou do Sermão da Montanha.
1-PARA LER:- Mateus 11,25-27 - "25.Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26.Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27.Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Jesus ensinou muitas coisas boas que precisamos para viver bem esta vida e chegar à glória celeste. Muitas coisas já vimos no Sermão da Montanha. Agora vamos rever os ensinamentos de Jesus em linhas gerais.
Jesus nos ensina que:
- A pobreza escolhida livremente é uma das melhores formas de se chegar à perfeição.
- Ser puro de coração é a melhor forma de ser igual a Jesus: é deixar de ser fingido, egoísta, individualista, de pensar só em si. É, sobretudo, não mentir, ter um coração transparente, é ser sincero, não ter duas caras, não ser mascarado. Jesus detesta pessoas fingidas, que enganam os outros. Sabemos isso pelas inúmeras vezes que Ele foi contra os fariseus.
- Não devemos julgar, ou seja, não levar a mal os atos errados dos outros. Se eu digo, por exemplo, que o meu irmão agiu mal ao deixar a luz acesa antes de dormir, se eu lhe disser que isso é uma coisa errada, estou certo. Isso não é julgar. Entretanto, se eu disser que ele deixou a luz acesa de propósito, só para me irritar, ou porque ele não gosta de mim, ai eu errei, pois estou julgando a atitude dele de ter deixado a luz acesa. Eu não sei o motivo pelo qual ele fez isso. Pode ser relaxamento, ou esquecimento, ou preocupação com outras coisas.
- Devemos ser misericordiosos, perdoar a quem quer que seja. Perdoar não significa deixar pra lá. Perdoar significa não guardar ódio da pessoa no coração, nem guardar sentimentos de vingança. Mesmo que eu me lembre o resto da vida do fato, isso não quer dizer que não perdoei. Quem faz um crime, por exemplo, deve ser preso normalmente. Mas não posso guardar ódio contra ninguém. “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer. Se ele tiver sede, dê-lhe de beber”, diz Romanos 12, 20 e Provérbios 25,21.
- Devemos rezar sempre. A oração constante nos fortifica.
- Devemos cuidar dos doentes, dos necessitados, dos ignorantes, dos famintos, dos sem emprego, dos sem teto, das pessoas que vivem perto de nós. Nunca devo dar preferência aos mais bonitos, aos mais educados, aos mais limpinhos, aos mais ricos. Jesus nunca desprezou, e até preferiu os pobres e os injustiçados. Aliás, Ele mesmo era um deles!
- Devemos, como Jesus, ser mansos e humildes de coração.
- Precisamos agir sempre, nunca ficar parados ou acomodados com a injustiça ou com o mal.
- Devemos confiar na providência divina, ou seja, lembrar sempre de que Deus cuida de nós.
-Devemos ser amáveis com as pessoas e procurar ouvi-las, prestar atenção no que elas nos pedem ou nos comunicam.
-Devemos enfrentar dom amor e paciência os sofrimentos que não conseguirmos evitar.
- Devemos sempre pedir perdão a Deus de nossos pecados.
- Só Jesus deve ser a nossa segurança nesta terra. Tudo o mais passa, acaba. Só Deus nunca muda, sempre estará ao nosso lado. Quem põe sua esperança nos bens materiais, um dia acabará decepcionado.
3- PARA VIVER
Precisamos procurar viver tudo isso que vimos hoje.
4- PARA FAZER
Leia e medite Lucas 16,19-31. Depois, responda: das coisas ditas acima, quais eu preciso ainda melhorar, por não estar fazendo bem?
1- PARA LER- Mateus 5,44-47:- "Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. 45.Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. 46.Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? 47.Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?"
São Mateus, 5 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Jesus, nesse trecho acima, mandou-nos amar não só os amigos, mas também os inimigos. O que é, afinal, amar? Veja bem. Há um(a) colega de escola de quem você gosta, e outro(a) de quem você não gosta. Pelo que Jesus disse, você deve amar os dois da mesma forma, tanto aquele de quem você gosta, como aquele de quem você não gosta!
Para amar, não é preciso gostar. Amar é tratar bem os outros, querer o bem deles, ajudá-los em suas necessidades. No casamento, por exemplo, o marido e a mulher vão ser felizes se eles ao mesmo tempo de amam e gostam um do outro. Jesus não só nos ama, mas também gosta de nós: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado” (João 13,34).
3- PARA VIVER
Para amar e gostar de Jesus é preciso cumprir seus mandamentos e amar todas as pessoas. Jesus ama a todos, mas só pode ajudar quem trata os outros com amor e respeito, quem cumpre a sua vontade.
4- PARA FAZER
O que você faz quando não gosta de uma pessoa? Tem gente que não gosta de você? Por quê? O que você faz às pessoas que não gostam de você? Jesus faria do mesmo modo como você faz?
1- PARA LER: Mateus 12,48-50:- "48.Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49.E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50.Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
São Mateus, 12 - Bíblia Católica Online
Filipenses 2,6-11:- "Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, 7.mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. 8.E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9.Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, 10.para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 11.E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. "
Filipenses, 2 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Se você ama Jesus, obedece a seus mandamentos. Se você ama seus pais, professores (as), vai obedecer a eles, fazer as tarefas que eles lhe pedem e estudar bastante. Jesus ama o Pai e também nos ama. Por obedecer ao Pai, ele ficou vivendo como todas as pessoas. A única diferença é que ele não fez nenhum pecado. Por viver como gente, Jesus acabou morrendo na cruz. Mas foi graças a essa obediência que ele venceu a morte e ressuscitou!
Obedecer é próprio de pessoas sábias. Quem aprende a obedecer hoje viverá mais feliz no futuro, pois o futuro depende do presente.
3-PARA VIVER
Muitas vezes você acha que seus pais são chatos ao pedirem certas coisas. Eles já viveram a vida de crianças, jovens, e estão vendo muitas coisas que as crianças e jovens não conseguem ver ainda. Vale a pena confiar neles!
Quanto à muitas coisas modernas que eles não entendem, você precisa ter muita paciência e não brigar com eles. Trate-os com amor e esteja sempre pronto para ajudá-los. Tenho certeza de que não se arrependerá. Se o seu pai tem alguns vícios que prejudicam a ele e à família, como a bebida, por exemplo, reze muito a Deus para que ele tenha forças para sair do vício. Converse com sua mãe para levá-lo aos Alcoólicos Anônimos ou a um médico. O padre também pode ajudar.
4- PARA FAZER
Você sempre obedece aos seus pais? Se às vezes os desobedece, por que faz isso? Você procura conversar com eles quando estão discordando de você? Ou vai logo xingando? Você se arrependeu alguma vez ter desobedecido aos seus pais? Quando?
1-PARA LER: João 20, 1-10:- "1.No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. 2.Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 3.Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. 4.Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5.Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou. 6.Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão. 7.Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8.Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu. 9.Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. 10.Os discípulos, então, voltaram para as suas casas. "
2- PARA SABER
Depois que Jesus passou fazendo o bem, curando, ensinando, homens invejosos o pregaram na cruz. Ele, porém, ressuscitou no terceiro dia e agora está no céu, mas também continua entre nós de um modo invisível na Eucaristia e na pessoa dos outros.
O dia da ressurreição de Jesus chama-se DIA DA PÁSCOA. Comemoramos a Ressurreição de Jesus no Tempo Pascal, ou seja, desde o dia da Páscoa até o dia de Pentecostes, que é a festa em que comemoramos a vinda do Espírito Santo sobre os primeiros cristãos.
Ao ressuscitar, Jesus venceu a morte e mostrou que isso também vai acontecer conosco: depois de nossa morte, vamos ressuscitar e viver no céu, que é um lugar maravilhoso, onde vamos viver felizes para sempre.
3- PARA VIVER
Para um dia ressuscitar e viver no céu, é preciso viver uma vida santa aqui na terra. Quem procura imitar Jesus agora, ressuscitará para a felicidade eterna. Procure imitar Jesus em tudo o que você fizer: na escola, na família, na rua com os seus vizinhos e amigos etc. Vale a pena! E se você pecar, não demore a pedir perdão e a recomeçar sua vida!
4- PARA FAZER
O que você deve melhorar na sua vida para imitar Jesus? Tente desenhar no caderno Jesus saindo do túmulo.
CELEBRAÇÃO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS
1-PARA LER: João 6.52-58:- "52.A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? 53.Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. 58.Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente."
São João, 6 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Nos tempos do Antigo Testamento, o povo de Deus tinha três costumes: agradecer e louvar a Deus pelas graças recebidas, pedir perdão pelos pecados cometidos e pedir proteção e força para vencerem as batalhas. Para fazer isso, os pastores ofereciam um cordeiro ou um boizinho, ou mesmo um par de rolinhas ou pombinhos. É o caso de Maria e José, que ofereceram dois pombinhos, como você pode ver em Lucas 2,24.
Os agricultores ofereciam pão sem fermento e vinho (veja Gênesis 14,18). Num dado momento da história do povo de Deus, os dois costumes foram reunidos. Na Ceia Pascal as pessoas comiam o cordeiro, o pão, e tomavam um pouco de vinho, além de comerem umas ervas amargas.
Jesus aproveitou esse costume dos judeus para nos deixar a Missa. Ele ficou no lugar do Cordeiro. Ele deu a vida para nos libertar do pecado. O pão sem fermento (a hóstia grande ou a pequena, a que chamamos partícula) e o vinho continuam a ser usados. Durante a Consagração eles se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. É por isso que, antes da comunhão, o padre mostra o pão e o vinho consagrados (o Corpo e o Sangue de Cristo) e diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...”.
Assim, na Missa, oferecemos ao Pai o pão e o vinho, que na Consagração o Espírito Santo transforma no Corpo e no Sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus. Desse modo, após a Consagração, não oferecemos mais pão e vinho, mas o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Aliás, como naquela hora o padre faz as vezes de Jesus Cristo, é na verdade o próprio Cristo que está se oferecendo ao Pai.
Desse modo, na comunhão nós comemos, então, o pão transformado no Corpo e no Sangue de Cristo, da mesma maneira que o povo comia o cordeiro pascal na religião judaica. Essa é a chamada NOVA ALIANÇA DE DEUS para conosco.
Celebramos a Missa pelo mesmo motivo que os judeus celebram a páscoa: para agradecer a Deus pelas inúmeras graças que dele recebemos, pedir perdão dos pecados cometidos, e pedir a sua divina proteção.
3- PARA VIVER
Devemos participar da Missa todas as semanas. Participar não é só ficar lá olhando o padre e os outros. Participar é fazer parte da celebração, acompanhar as leituras, meditá-las, fazer nossos propósitos para quando voltarmos para casa. Na comunhão, quem fez a primeira comunhão deve comungar. Podemos comungar em até duas missas por dia. Para que possamos comungar na missa é preciso chegar na hora certa. O Catecismo nos diz que são necessárias três coisas para podermos comungar:
1- Não ter cometido pecado grave. Se tiver cometido, é preciso confessar-se antes.
2- Saber o que vai receber, ou seja, saber que a hóstia é o Corpo e o Sangue de Jesus.
3- Estar sem comer nem beber nada pelo menos uma hora antes da comunhão, exceto os doentes. Água e remédio pode-se beber.
4- PARA FAZER
Como é sua participação na Missa? Você canta junto com os outros? Presta atenção nas leituras? Fica sem conversar? Anote no seu caderno os dias e as horas das missas de sua comunidade ou mesmo de sua paróquia.
1- PARA LER – Atos 2,42-47:- "42.Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. 43.De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44.Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. 45.Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. 46.Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, 47.louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação."
Atos dos Apóstolos, 2 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
A missa tem várias partes:
a)- Ritos Iniciais:
A procissão de entrada do padre e ministros, a saudação inicial do padre, comentários iniciais, ato penitencial, glória, oração inicial.
b)- Liturgia da Palavra:
Uma leitura do Antigo Testamento, um salmo, uma leitura do Novo Testamento, a aclamação ao Evangelho, o Evangelho, a homilia do padre, o Creio, a oração da comunidade. No Tempo Pascal a primeira leitura também é do Novo Testamento.
c)- Liturgia Eucarística:
A preparação das oferendas a oração sobre as oferendas, o prefácio, a oração eucarística.
d)- Rito da Comunhão:
O Pai-nosso e orações complementares, a comunhão, a Ação de Graças, a oração após a comunhão.
e)- Ritos Finais:
O canto final, a bênção, a despedida do padre.
As leituras dos domingos são diferentes nos anos A,B,C. O ano de 2017 é ano A. O ano de 2018 é ano B. O ano de 2019 é ano C. No ano A, as leituras do Evangelho são tiradas do Evangelho de São Mateus. No ano B, de São Marcos. No ano C, de São Lucas. O Evangelho de São João é lido nos tempos especiais, como no Tempo do Natal e no Tempo Pascal.
Nos dias de semana, a primeira leitura se repete a cada dois anos: os anos pares (2018,2020) e os anos ímpares (2017,2019). No final das Bíblias de várias editoras você encontra a relação das leituras dos domingos A,B e C e a dos dias de semana: “i” para os anos ímpares e “p” para os anos pares. Se sua Bíblia não tiver, veja na Internet, no site http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/
3- PARA VIVER
Procure aprender a acompanhar as leituras corretas da Missa. Com um pouco de prática, é fácil achar a relação no final da Bíblia. Peça à (ao) catequista para ensinar você a fazer isso. Em três anos, você lê o melhor que há na Bíblia.
4- PARA FAZER
Você presta atenção ao que o padre diz nas Missas? Vamos fazer um teste: escreva no caderno um resumo do que o padre disse na Missa do último final de semana.
1-PARA LER:- Mateus 26,36-41:- "36.Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. 37.E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38.Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo. 39.Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres. 40.Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo... 41.Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online
Marcos 6,46-48:- "46.E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar. São Marcos, 6 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Nesses dois trechos vemos como Jesus rezava muito. Frequentemente ele passava a noite em oração. Ele se isolava da multidão, e mesmo dos discípulos, e ia a um lugar deserto para rezar. Quando não tinha condições de se isolar, ele se concentrava ali mesmo em meio aos discípulos e conseguia se isolar mesmo no meio da multidão. Isso a gente pode ver em Lucas 9,18:- “Certo dia, ele (Jesus) orava em particular, cercado dos discípulos, aos quais perguntou...” (Bíblia de Jerusalém).
Há vários tipos de oração: vocal, meditada, mental. A oração vocal ainda pode ser pessoal ou comunitária. É pessoal quando você reza sozinho. É comunitária quando reza com outras pessoas. Na verdade a oração pessoal só tem sentido quando a gente participa da oração comunitária. Se você participa de uma comunidade ativamente, quando estiver rezando sozinho (a) estará na verdade unido (a) a essa comunidade, como se estivesse rezando com todos eles.
A meditação é quando você pega um trecho da Bíblia ou de um canto, ou de qualquer outra fonte e faz uma comparação com sua vida. Enquanto faz isso, você pensa: “Senhor, que queres que eu faça”? E se dispõe a mudar a vida, se for preciso, para fazer a vontade de Deus.
A oração mental é quando você conversa com Deus sem palavras. Dizia São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, que a oração mental, a contemplação, é quando “Eu olho para Jesus e Ele olha para mim”. Você se coloca diante de Jesus, fala com ele e fica quieto, para que Ele possa falar com você.
3- PARA VIVER
Aprenda de cor o Creio, a Salve-Rainha, o Pai-nosso, a Ave-Maria, o Glória ao Pai, os Atos de Fé, Esperança e Caridade, o Terço (n? 42 e 43). Marque uma hora para rezar todos os dias, de preferência de manhã. Se não puder de manhã, qualquer hora do dia serve. Nunca deixe a oração. Reze principalmente antes e depois das refeições, ao deitar-se e ao levantar-se. Desse modo todo o seu dia será oferecido a Deus. A oração nos abre o coração para a graça e o amor de Deus!
4- PARA FAZER
Você reza pelo menos meia hora por dia? Você reza o terço? Escreva no seu caderno as orações do Pai-nosso e da Ave-Maria.
1- PARA LER:- Colossenses 3,16-17-" 16.A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17.Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Colossenses, 3 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Os salmos (“louvores”, “orações cantadas”) são a mais completa e mais usada coletânea de orações do Antigo Testamento. Utilizados desde tempos imemoráveis, começaram a ser escritos no tempo de Davi e Salomão, mil anos antes de Jesus nascer. Temos 150 salmos.
Alguns deles devem ser entendidos como uma coisa do tempo, como os que pedem a destruição e a morte dos inimigos. Ao rezar o salmo, procure não ligar muito para essas frases.
Os salmos, na verdade, são os cantos daquela época. O primeiro versículo sempre dá a orientação para o tipo de instrumento que deve ser usado para cantar aquele salmo.
No tempo de São Domingos, no século 13, os monges cantavam os salmos nos mosteiros. O povo quase não sabia ler. Para que o povo pudesse rezar em comunhão com os monges, São Domingos organizou o que conhecemos hoje como Rosário. Até pouco tempo, eram 150 Ave-Marias, para substituírem os 150 salmos. Atualmente o papa João Paulo II acrescentou um terço a mais, os mistérios luminosos, de modo que o Rosário tem agora 200 Ave-Marias. Apesar de continuar com o nome de terço, 50 Ave-Marias atualmente é um quarto do Rosário.
A partir do salmo n°11, os salmos têm dois números. Basta você saber, por enquanto, que isso deve-se a um problema antigo de originais e traduções da Bíblia.
3- PARA VIVER
Peça ao (à) catequista que lhe ensine alguns salmos bonitos e reze-os em casa. O Salmo 8, por exemplo, é tão bonito! Fala da criação divina. O Salmo 23 (22) nos lembra que o Senhor é o pastor que sempre nos orienta e nos conduz pelos caminhos difíceis da vida! Medite sempre o Salmo responsorial que está após a primeira leitura da Missa.
4- PARA FAZER
Escreva o Salmo 8 no seu caderno, ou, se preferir, o Salmo 23 (22).
1- PARA LER: Mateus 6,9-13:- " 9.Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; 10.venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 11.O pão nosso de cada dia nos dai hoje; 12.perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; 13.e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal." São Mateus, 6 - Bíblia Católica Online
2- PARA SABEER
O Pai-nosso é uma oração ensinada por Jesus no trecho acima e também em Lucas 11,2-4. Nós usamos o texto de Mateus, que tem 7 pedidos:
1- Santificado seja o vosso Nome.
2- Venha a nós o vosso Reino
3- Seja feita a vossa Vontade, assim na terra como no céu.
4- O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
5- Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido.
6- Não nos deixeis cair em tentação.
7- Mas livrai-nos do mal.
Os três pedidos referem-se a Deus, e os quatro últimos à nossa vida aqui na terra. Pedimos que Deus seja levado a sério por todas as pessoas no mundo todo. Também para que não nos falte o pão do dia a dia. Pedimos que Deus perdoe os nossos pecados e para que tenhamos força de perdoar os outros. Pedimos também que nós não pequemos e para que vençamos as tentações, principalmente a tentação de abandonar a religião e a oração.
3- PARA VIVER
Devemos sempre rezar o Pai-nosso meditando em suas palavras. Devemos também nos lembrar que estamos pedindo a Deus que nos perdoe SE estivermos perdoando aos que nos ofenderam. Se não perdoarmos, como pediremos a Deus que nos perdoe?
Para que Deus atenda as nossas orações é preciso que pratiquemos a caridade e o amor. Veja o que Deus diz às pessoas que rezam, mas não se preocupam com os outros em Isaías 1,15-18!
4- PARA FAZER
Medite as palavras do Pai-nosso. Reze um Pai-nosso com os pais e com alguém que aceitar rezar com você.
AVE-MARIA E SALVE-RAINHA
1- PARA LER: Lucas 1,26-29:- 26. "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação". Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho, que aqui na terra recebeu o nome de Jesus. Maria, que chamamos de nossa Senhora, foi sempre virgem, e nunca teve outros filhos. Só Jesus. São José, esposo de Maria, era como um pai adotivo de Jesus. Maria foi concebida sem o pecado original, a que nós chamamos de “Imaculada Conceição”.
A melhor coisa que Nossa Senhora fez foi dizer “sim” a Deus quando ele lhe pediu para ser a mãe de seu Filho Jesus.
Costumamos chamar Maria de vários nomes, como se fossem apelidos: Nossa Senhora de Fátima (porque apareceu na cidade de Fátima), Nossa senhora de Lourdes (porque apareceu na cidade de Lourdes), Nossa Senhora Aparecida (porque apareceu no rio Paraíba de modo milagroso), Nossa Senhora do Bom Conselho (para lembrar que N. Sra. nos inspira bons pensamentos) etc.
A Ave-Maria é uma oração muito bonita, baseada na Bíblia. Ela tem duas partes: A primeira parte é composta de dois trechos bíblicos: Lucas 1, 28: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Lucas 1,42: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”!
A segunda parte é um acréscimo da Igreja, mas tem fundamento bíblico: Lucas 1,43: “A mãe do meu Senhor” (Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores). João 19, 26-27: “Eis aí teu filho, eis aí tua mãe”. (agora e na hora de nossa morte).
A Salve-Rainha foi feita por um jovem religioso que ficou muitos anos paralisado numa cama (veja a história toda, muito bonita, neste link: A ORIGEM DA SALVE-RAINHA. É a súplica de quem está sofrendo muito. Pede a Nossa Senhora que, depois dos sofrimentos desta vida, ela rogue por nós a Jesus, seu Filho, a fim de que sejamos perdoados de nossos pecados e sejamos recebidos no céu.
3-PARA VIVER
Como já dissemos na outra lição, o Rosário surgiu como substituto para a oração dos salmos. Quando rezamos o rosário, ou mesmo sua quarta parte, que se chama o terço, comporto de 50 Ave-Marias, está se unindo à pessoas do mundo todo que também o estão rezando. No Rosário todo meditamos 20 mistérios da vida, paixão e ressurreição de Jesus. Temos os mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e agora também os luminosos.
Devemos rezar sempre par pedir a ajuda de Nossa Senhora para o nosso dia a dia. Ela, como tão bem soube educar Jesus, na certa nos educará também para o bem e para a felicidade.
4- PARA FAZER
Reze todos os dias pelo menos um mistério do Terço (um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai). Veja no n° 42 e escreva no seu caderno os nomes dos 20 mistérios (gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos)
1- PARA LER: Efésios 4,1-6: "Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, 2.com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. 3.Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4.Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. 5.Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 6.Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos." Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
O Creio, também chamado de ”Símbolo dos Apóstolos” tem duas versões: uma maior e outra menor. O Creio é um resumo das verdades de nossa fé. E esse resumo nos ensina que:
- Deus é o Criador do céu e da Terra, e é nosso Pai e tem todo o poder para nos livrar do mal.
- Jesus Cristo é o único Filho de Deus e é o nosso Senhor.
- Jesus foi concebido em Maria pelo Espírito Santo.
- Ele sofreu humilhações do julgamento, presidido por Pôncio Pilatos, e todos os sofrimentos e dores da Paixão.
- Morreu na cruz e foi sepultado.
- Ele liberou as pessoas do Antigo Testamento que esperavam a libertação e abriu-lhes as portas do céu.
- Ele ressuscitou ao terceiro dia e agora reina triunfante no céu, e um dia voltará para nos julgar, no Juízo Final.
- O Espírito santo é a terceira Pessoa de Deus, e assiste a \igreja com seus dons, como Jesus nos prometeu, até o fim do mundo.
- Nós estamos em comunhão entre nós (estamos unidos), que somos batizados, e com os que já morreram e estão no céu. Podemos rezar pelos vivos e pelos mortos e pedir que os que já estão no céu roguem por nós.
- Os nossos pecados são perdoados por Deus, quando pedimos perdão e propomos não pecar mais.
- Nós vamos ressuscitar, um dia, com nosso corpo, e viveremos felizes a vida eterna no céu, se fizermos a Vontade de Deus aqui na Terra.
3- PARA VIVER
Faça o propósito firme de estudar sempre a doutrina da Igreja e de participar sempre dos Sacramentos, como a Confissão e a Comunhão.
4-PARA FAZER
Escreva no caderno a oração do Creio. Está no nº 43.
1- PARA LER: João 20,,30-31:- "30.Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. 31.Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome." Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
Bíblia quer dizer “Os livros”, “Biblioteca”. A Bíblia começou a ser organizada e escrita faltando uns mil anos para Jesus nascer. Antes era contada de boca em boca, de pai para filho.
A Bíblia divide-se em duas partes: O Antigo Testamento, com 46 livros, e o Novo Testamento, com 27 livros, num total de 73 livros.
Embora escrita por homens, a Igreja considera Deus o autor da Bíblia, pois foi ele quem inspirou os autores humanos que a escreveram. Os livros da Bíblia, inspirados por Deus, ensinam a verdade. Entretanto, não podemos entender a Bíblia ao pé da letra, exatamente como está escrita. É preciso saber o que o trecho queria dizer para o povo da época em que foi escrito. Daí passamos o ensinamento para a nossa vida.
No índice da Bíblia você tem a relação de quais são os livros históricos, os livros proféticos etc. E antes de cada livro há uma longa explicação do autor e do que está escrito.
3-PARA VIVER
Aprenda a ler as introduções dos livros da Bíblia, para melhor entendê-los. Leia também as pequenas notas que estão bem embaixo das páginas da Bíblia. Agora é preciso aprender a achar os trechos da Bíblia indicados nos livros e revistas. Alguns exemplos:
Lc 1,46-55 quer dizer: Evangelho de São Lucas, capítulo primeiro, versículos 46 até o 55.
Lc 1,46.53-55: Lucas capítulo 1°, versículo 46, e pula para o versículo 53 e lê até o 55.
Lc 1,46-50.57-59: Lucas capítulo 1°, versículos 46 até o 50 e pula para o versículo 53 e lê até o versículo 59.
Lc 1, 46-50; 2,12: Lucas capítulo 1°, versículos 46 até o 50 e capítulo 2, versículo 12.
Lc 1,46-50.80-2,12: Lucas capítulo 1°, versículo 46 até versículo 50, pula para o versículo 80 e lê tudo o que tiver até o capítulo 2, versículo 12.
A vírgula separa capítulo de versículo. O ponto mostra que devemos ler só aquele versículo. O hífen (tracinho) indica que devemos ler tudo o que tiver desde o versículo antes dele até o versículo depois dele. Se o número que está após o hífen tiver uma vírgula, é sinal de que é o capítulo seguinte, que deve ser lido no (s) versículo (s) indicado(s), como no último exemplo.
O ponto e vírgula separa capítulo de capítulo, como no penúltimo exemplo. Também pode separar livro de livro: Lc 1,46-50; Mt 5,6-8: Lucas capítulo 1° versículos 46 a 50 e Mateus capítulo 5, versículos 6 a 8.
4- PARA FAZER
Procure e leia na Bíblia: Mt 5,1-12. 21-24 e Mt 6,25-7,5
VEJA O VÍDEO SOBRE OS HEBREUS NO FINAL DA PÁGINA
1- PARA LER: Neemias 8,1-3:- "1.Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2.O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3.Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura." Bíblia Católica Online.
2- PARA SABER
Por enquanto vamos ver apenas um resumo do Antigo Testamento (AT).
No mundo todo só Abrão conhecia o nosso Deus. Deus mudou o nome dele para Abraão e fez com ele uma aliança: seus descendentes iriam ser tão numerosos como os grãos de areia das praias do mar. Em troca, Abraão deveria marcar todas as pessoas do sexo masculino com a circuncisão. Quem fosse marcado pela circuncisão ficava fazendo parte do |Povo de Deus (Gênesis 12). Os descendentes de Abraão continuaram esse costume. No cristianismo, a circuncisão foi substituída pelo Batismo (veja lição 7 clicando aqui: 07-O BATISMO).
O herdeiro de Abraão foi Isaac. Isaac, por sua vez, teve dois filhos: Esaú e Jacó, gêmeos (veja Gênesis capítulo 17 todo e capítulo 25, versículos 19 e seguintes).
Jacó, o herdeiro de Isaac, teve doze filhos, que foram morar no Egito com suas famílias (Gênesis 46,6-7).
No Egito o povo cresceu. Os doze filhos de Israel deram origem às 12 tribos que formaram o povo de Deus. José, que foi vendido para o Egito e lá tornou-se poderoso, não deu origem a nenhuma tribo, mas um de seus filhos o substituiu e o outro seu filho substituiu Levi, que também não deu origem a nenhuma tribo porque ficou encarregado do serviço litúrgico ( os Levitas). Veja em Êxodo 1,1-7.
O povo de Deus, chamado ainda de povo hebreu, ficou uns 400 anos no Egito. José foi por primeiro, vendido aos egípcios pelos mercadores e lá ficou famoso e chamou os demais irmãos. Depois desses 400 anos, o povo hebreu começou a ser perseguido pelo Faraó, rei do Egito (veja em Êxodo 1,8-13). Apareceu então Moisés, um hebreu criado na casa do Faraó, que se revoltou e libertou o povo (Veja Êxodo 13,17-22).
Vagando no deserto com o povo, Moisés recebeu de Deus os 10 mandamentos, no Monte Sinai. Depois de ficar perdido no deserto por 40 anos, o povo chegou à Palestina, lugar onde 1.200 anos depois nasceu Jesus. Lá os hebreus tomaram posse de muitas terras (Veja Josué 24,1-13).
Começou, então, o tempo dos juízes, que eram pessoas fortes, respeitadas por todos, e que orientavam o povo nos diversos problemas. O juiz mais conhecido foi Sansão, traído por Dalila. (Veja Juízes 2,16-19 e 13,1-5 e 24-25). O último juiz e primeiro profeta foi Samuel.
O povo achou que precisava melhorar o modo de governo, inspirado nos outros povos, e pediu a Samuel que nomeasse para eles um rei. Ele ungiu então Saul como o primeiro rei de Israel. O segundo rei foi Davi, o terceiro foi Salomão. (Veja 1ª Samuel 8,1-22). Jesus é descendente do rei Davi. Foi nessa época que a Bíblia, até então só falada, começou a ser escrita.
Depois de Salomão, na briga por sua sucessão, o reino de Israel se dividiu em dois: o reino de Israel, ao Norte, e o de Judá, ao Sul. Só bem mais tarde se uniram novamente, depois que os judeus e os israelitas ficaram exilados (mandados fora de suas terras) por 50 anos, na Babilônia.
Nesse tempo, antes, durante e depois do Exílio, surgiram os profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Baruc, Daniel, Amós, Oséias, Jonas etc. Depois da volta do Exílio, até hoje, o povo nunca mais teve plena liberdade. Só uma pequena parte do povo acreditou que Jesus é Deus e o Messias. A maioria do povo Judeu, que está espalhada no mundo todo, ainda espera a vinda do Messias. Os Judeus acham que o Messias será um rei poderoso, muito rico.
3-PARA VIVER
Você é fruto de várias gerações de pessoas. Pergunte a seus pais quem foram seus avós, bisavós, se eles tinham irmãos, seus nomes, de onde vieram. Procure conhecer os nomes de seus parentes mais próximos, tios e primos. Respeite os mais velhos, pois eles têm muito conhecimento da vida que você ainda não tem, por ser criança ou adolescente. Esse conhecimento pode ajudar você a viver uma vida melhor e a preparar-se mais para a vida futura!
4- PARA FAZER
Escreva no seu caderno os nomes dos 46 livros do Antigo Testamento.
1-PARA LER: Lucas 1,1-4:- "Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2.como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. 3.Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, 4.para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido." Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
No Novo Testamento (NT) há três evangelhos parecidos, que chamamos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas. Há também um quarto evangelho, o de João, que é um pouco diferente dos demais.
O Evangelho de Marcos apareceu no ano 64 de nossa era. O de Mateus e o de Lucas, no ano 70. O de João, no ano 95.
Se compararmos os evangelhos, vamos ver que alguns fatos são contados com algumas diferenças. Isso é normal, pois os cristãos haviam contado as histórias de pai para filho e de mestre para discípulo por mais de 30 anos! É natural que encontremos uma pequena diferença na mesma história contada em regiões diferentes. Os detalhes de cada evangelho podem ser vistos na introdução deles, em todas as bíblias.
Os Evangelhos de Mateus e Lucas trazem o relato da infância de Jesus. O Evangelho de Marcos começa com a vida pública de Jesus, aos 30 anos, e o Evangelho de João começa a contar a vida de Jesus desde antes dele nascer aqui na terra. Diz que Jesus vivia ao lado do Pai, e participou da criação do mundo. Jesus é chamado de Palavra de Deus ou Verbo de Deus. Veja o capítulo 1 do Evangelho de João.
3- PARA VIVER
Não adianta sabermos tudo sobre os evangelhos se não procurarmos praticar os seus ensinamentos. É claro que muitas coisas foram ditas tendo como pano de fundo os usos e costumes do povo da época. Isto quer dizer que precisamos adaptar os ensinamentos para os dias de hoje. Praticar o que Jesus ensinou é muito importante para nós. Nós, católicos, às vezes damos maus exemplos às pessoas que não seguem nossa Igreja!
4- PARA FAZER
Escreva no caderno cinco frases bonitas dos evangelhos
1-PARA LER: João 16,1-4-" São João Capítulo 16 São João, 16 1.Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. 2.Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. 3.Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4.Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco."
2- PARA SABER
Os Atos dos Apóstolos é um livro da Bíblia que vem logo depois dos evangelhos. Foi escrito por São Lucas, autor do terceiro evangelho. Este livro nos narra o começo da Igreja cristã após a morte e a ressurreição de Jesus. A seguir, um pequeno resumo:
Cap1- A ascensão de Jesus, a Igreja de Jerusalém, a substituição de Judas Iscariotes por Matias.
Cap2- O dia de Pentecostes e o discurso de Pedro sobre quem foi Jesus Cristo. A primeira comunidade cristã e a partilha de bens.
Cap3- A cura de um aleijado por São Pedro e sua explicação.
Cap4- Pedro e João são julgados.
Cap5- Ananias e Safira mentem aos apóstolos e Deus os pune.
Cap6- Os sete diáconos. Prisão do diácono Estêvão.
Cap7- Discurso do diácono Estêvão e seu apedrejamento. O aparecimento de Saulo, também chamado de Paulo.
Cap8- O diácono Filipe e suas ações.
Cap9- A conversão de São Paulo. Pedro ressuscita uma mulher.
Cap10- A conversão da família pagã de Cornélio.
Cap11-Explicação de Pedro sobre Cornélio. A fundação da Igreja em Antioquia.
Cap12- Prisão e libertação de São Pedro.
Cap13 a 15- Missão de Barnabé e Paulo e o Concílio de Jerusalém.
Cap16 a 19,20: As missões de Paulo. Timóteo. Silas, Tessalônica. Beréia. Atenas. Ao Deus desconhecido. Corinto, Apolo. Éfeso.
Cap19, 21 a 28: Prisões de Paulo e as peripécias de sua missão entre uma prisão e outra.
3-PARA VIVER
Os apóstolos eram fortes e venciam por estes motivos: viviam em comunidade. Nada faziam de modo individualista. Rezavam diariamente. Partilhavam o que tinham. Confiavam em Deus, que sempre nos socorre (Providência Divina) Procuravam em tudo fazer a vontade de Deus.
Ora, se procurarmos fazer tudo isso, também seremos invencíveis em relação ao mal. O caminho de sua vida estará aberto para que deus possa entrar em sua vida e levar você à perfeição evangélica.
4- PARA FAZER
Leia atentamente o capítulo 7 dos Atos e procure gravar na mente a história do povo de Deus, contada pelo diácono Estêvão.
1- PARA LER: Atos 9,1-9 (ou até 19): "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes, 2.e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina. 3.Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. 4.Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5.Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão. 6.Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer. 7.Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém. 8.Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, 9.onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber." - Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
São Paulo escreveu 13 epístolas (=cartas): uma aos romanos, duas aos coríntios, uma aos gálatas, uma aos efésios, uma aos filipenses, uma aos colossenses, duas aos tessalonicenses, duas a Timóteo, uma a Tito e uma a Filêmon. Tirando as cartas a Timóteo e a Tito, as demais apareceram antes que os Evangelhos. A carta aos hebreus, aparecida no ano 80, não foi dele.
São Paulo é um apaixonado por Cristo. Há muita coisa bonita em suas cartas. Elas trazem uma força incrível, própria de quem ama intensamente a Deus. São Paulo nos lembra de que o amor é o princípio de todas as coisas: sofrer com quem sofre, alegrar-se com quem se alegra. Quem ama a Deus e ao próximo, nunca vai fazer nada de errado.
3- PARA VIVER
São Paulo nos manda viver as obras do Espírito e não as da carne. As obras do Espírito são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, mansidão, autodomínio. (Gálatas 5,22-23). As obras da carne, que devemos evitar, são: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, in vejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes. (Gálatas 5,19-21)
Peça sempre a Deus para que você nunca prejudique a ninguém, mas viva o amor aos irmãos e pratique sempre a justiça. Não seja egoísta. Não seja pão-duro, nem fechado, nem individualista. Não tenha medo de ajudar as pessoas e de partilhar (repartir). Agindo assim, Deus sempre o (a) ajudará.
4- PARA FAZER
Escreva no seu caderno 1ª Coríntios 13,1-13
1- PARA LER:- "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são estrangeiros e estão espalhados no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia 2.- eleitos segundo a presciência de Deus Pai, e santificados pelo Espírito, para obedecer a Jesus Cristo e receber a sua parte da aspersão do seu sangue. A graça e a paz vos sejam dadas em abundância. 3.Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, 4.para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; 5.para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos." Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Além das cartas de São Paulo, há ainda a de São Tiago, as duas de São Pedro, as três de São João e a de São Judas Tadeu.
Todas elas trazem passagens bonitas, como esta, da carta de São Tiago, capítulo 2: ele fala que devemos tratar tão bem os pobres como tratamos os ricos. Nos capítulos 3 e 4, fala do perigo de usarmos mal a língua, quando falamos mal dos outros, ou nas discórdias. No capítulo 5, ele fala contra os ricos que não sabem partilhar e, nos versículos 13 a 16, fala sobre o sacramento da Unção dos Enfermos, para curar e confortar os doentes.
São Pedro e São Judas nos dão conselhos gerais para a vida do dia a dia. São João nos fala do amor. Quem diz que ama a Deus e não ama as pessoas, é um mentiroso e a verdade não está nele.
3- PARA VIVER
Leia a primeira carta de São João, cap. 4, e medite os pontos principais. O amor de Deus por nós é tão grande! Não vale a pena guardarmos ódio e maldade dentro de nosso coração. Devemos procurar amar a todos: pais, irmãos, professores, parentes, vizinhos, colegas etc, ajudar aos que precisam, rezar sempre. Não existe pessoas fortes e pessoas fracas. Todos nós somos fracos. Existe, isso sim, pessoas que rezam e pessoas que não rezam. As que rezam vão ser sempre fortes.
4- PARA FAZER
Responda: Por que falar mal dos outros é coisa má? De que modo prejudicamos os outros quando falamos mal deles?
1-PARA LER- Apocalipse 1,1-6: " 1.Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, 2.o qual atesta, como palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo o que viu. 3.Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo. 4.João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono 5.e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6.e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém." Bíblia Católica Online.
2- PARA SABER
Muitas pessoas dizem coisas esquisitas e fazem muita confusão sobre esse livro da Bíblia. Ele foi escrito pelo apóstolo São João, que também escreveu o quarto evangelho e três cartas.
Na verdade, é um livro escrito para dar confiança aos cristãos da época, que eram perseguidos e mortos pelo imperador romano e seus ministros. O imperador romano queria que os cristãos o adorassem como a um deus e aos falsos deuses que os pagãos romanos adoravam, como Mercúrio, Vênus, Netuno, Plutão, o deus Sol, a deusa Lua etc, e deixassem de acreditar e seguir Jesus Cristo.
São João escreveu o Apocalipse para dizer a esses cristãos: NÃO TENHAM MEDO! Não tenham medo da morte, das perseguições, das pessoas más, porque Jesus Cristo venceu tudo isso, venceu o mal, o pecado, a morte, e ressuscitou, está VIVO, à direita do Pai, com todo o seu esplendor e glória. Ele é o Senhor Supremo da história, do mundo, do universo, de todos os tempos, da eternidade. Ele também está presente no mundo e na vida dos que são batizados.
São João precisou escrever tudo isso de modo simbólico, enigmático, difícil de entender, porque estava preso na ilha de Patmos. Se ele escrevesse normalmente, os soldados não deixariam o livro sair da ilha. Apenas os cristãos entendiam o modo como São João escreveu. Nós, agora, temos condições de decifrar os escritos por causa de muitos estudos, que revelam o que as palavras do escritor queriam dizer naquele tempo.
Quem acredita em Deus segue suas palavras, não precisa ter medo. O máximo que nos pode acontecer é morrer. Mas para quem vai viver no céu, morrer não é a pior coisa! Pior do que morrer é perder o Céu!
3- PARA VIVER
No capítulo 3, versículos 15-22 do Apocalipse, temos um trecho muito bonito. Jesus quer que sempre trabalhemos em favor do Reino de Deus. Não podemos ser água morna, ou seja, ser como aqueles que não lutam para manter a veste limpa que recebemos no Batismo, sem a sujeira dos pecados. Devemos pôr nos olhos o colírio de Deus, para vermos como Deus é bom para nós, a fim de sermos bons também para os outros.
No versículo 20, Jesus diz que Ele está batendo na porta de nosso coração. Se lhe abrirmos a porta, Ele vai jantar conosco e nós jantaremos com Ele, ou seja, Jesus nunca mais deixará de habitar em nossa vida. Seremos sempre seus amigos.
4- PARA FAZER
Escreva no caderno o que você acha do capítulo 2, versículo 17 do Apocalipse. Se não conseguir, peça ajuda ao (à) catequista.
A Santíssima Trindade é como três velas com uma só chama!
1-PARA LER: 2ª Coríntios 13,13;- "13.A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!" Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Temos um só Deus, que vive em três pessoas iguais, mas também distintas (distinta quer dizer que cada uma delas é uma, e não a outra): o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo. Mal comparando, é como três velas que formam uma só chama.
É impossível para a nossa cabeça entender direito como pode ser isso, mas é verdadeiro. Por isso, chamamos a Santíssima Trindade de Mistério de nossa fé. O Pai é criador do mundo, o Filho nasceu aqui entre nós e ficou sendo chamado de Jesus e o Espírito Santo nos santifica e nos inspira para que busquemos a Deus.
Diz S. João no capítulo 1, versículos 1 a 4 do quarto evangelho que, quando o Pai criou o mundo, tanto o Filho como o Espírito Santo estavam presentes. Jesus é chamado ali de “Verbo de Deus” ou de “Palavra de Deus”.
Em Marcos 1,9-11, no Batismo de Jesus, também vemos a Santíssima Trindade presente. Se a tarefa do Pai foi criar e mante o mundo, a tarefa do Filho foi tornar-se uma pessoa humana para viver entre nós e nos revelar o Pai, e nos encaminhar para o Reino de Deus. Jesus é 100% Deus e 100% Homem. Podemos comparar assim: eu sou 100% homem e 100% padre. Você é 100% menino (ou menina) e 100% estudante. E assim por diante. A tarefa do Espírito Santo é santificar-nos e guiar a Igreja até o Juízo Final (o fim do mundo).
3- PARA VIVER
Se Deus é uma comunidade de Amor, nós também devemos nos amar, nos respeitar, e colaborar uns com os outros para a construção de um mundo melhor. Como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são unidos para agir em nosso favor, assim nós também devemos nos unir para acabarmos com o mal que existe no mundo. Enquanto as pessoas não aprenderem a trabalhar JUNTAS, sem individualismos, não teremos um mundo melhor. Na Oração Sacerdotal de Jesus, em S. João, cap. 17, vers. 21 e 23, Jesus diz ao Pai: “a fim de que todos sejam um. Como tu, ó Pai, está em mim, e eu em Ti, que eles estejam em nós” e “para que sejam perfeitos na unidade”.
4- PARA FAZER
Reze sempre o Glória ao Pai e faça sempre o Sinal da Cruz. Peça sempre a inspiração e a força do Espírito Santo nas suas atividades, para entender bem as lições da escola, para entender a Bíblia, para saber o que Deus quer de você etc.
1- PARA LER:-Gênesis 1,27 a 2,1:- " 27.Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28.Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." 29.Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30.E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. 31.Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia." 2,1"Assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército." Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
A história da criação do mundo está escrita no livro do Gênesis, nos capítulos 1 a 5. Ninguém sabe como o mundo foi criado. A história contada nesses cinco capítulos é uma história simbólica. O que precisamos saber a respeito, e que esse trecho da Bíblia ensina, é o seguinte:
Quem criou o mundo com tudo o que existe foi Deus. O ser humano foi criado de uma maneira especial, diretamente por Ele. Quando a criança é concebida, Deus dá a ela uma alma. Isso, por exemplo, é simbolizado no Gênesis quando diz que Deus soprou, no homem feito de barro, o seu sopro de vida, e o homem começou a existir.
Os primeiros seres humanos criados por Deus, que chamados Adão e Eva, pecaram. Eles quiseram viver sem Deus, só com as próprias forças. Por causa disso, todos os demais seres humanos perderam o céu e alguns outros benefícios que Deus tinha dado. Agora sofremos muitas coisas que não era para sofrermos, como a doença e a morte. A esse primeiro pecado dos seres humanos, damos o nome de pecado original. Esse pecado é perdoado quando recebemos o Batismo, mas as consequências dele permanecem na gente.
A árvore da vida, de que fala o Gênesis, na verdade é a Graça de Deus, e sempre está presente em nossa vida, se quisermos. Veja por exemplo o Apocalipse, capítulo 2, versículo 7:”Dar-lhe-ei de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.
A árvore do conhecimento do bem e do mal também está sempre presente em nossas vidas: se fazemos o bem, estamos comendo da árvore da vida. Se fazemos o mal, estamos comendo do fruto proibido, como Adão e Eva comeram. Esse fruto, portanto, não é uma maçã, como tantas pessoas dizem, mas é um fruto apenas simbólico.
Deus criou o bem, as coisas boas. O mal entrou no mundo por meio dos seres humanos, que não querem viver unidos a Deus, e pelo demônio. O livro diz também que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo dia. Isso quer dizer que a obra, agora, é dos seres humanos. Deus preparou tudo para nós trabalharmos. Com a sua ajuda, conseguiremos transformar esse mundo num mundo de amor e paz, do jeito que Deus o imaginou.
Também quer dizer que devemos tirar um dia da semana para descansar e louvar a Deus. Na Igreja Católica, o descanso não é no sábado (sétimo dia, em que Deus teria descansado), mas no domingo, primeiro dia, por dois motivos: Domingo (quer dizer Dia do Senhor) é o dia em que Jesus ressuscitou. O segundo motivo é que o mundo começou no primeiro dia, ou seja, no domingo.
Há um outro motivo que levou o cristianismo a ter estabelecido o descanso e o louvor a Deus no primeiro dia: combater o culto pagão romano ao deus Sol (em Inglês Sunday, domingo, quer dizer dia do Sol), que era feito no primeiro dia, o nosso domingo. Comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro pelo mesmo motivo: era a festa anual do deus Sol (está escrito em minúscula porque o sol não é deus).
O Paraíso é dado de presente a nós por Deus. O ser humano não merece nada. Tudo é dado por Deus de graça. Por isso é que no capítulo 2 do Gênesis diz que o homem é criado FORA do paraíso, e colocado depois DENTRO dele por Deus.
3- PARA VIVER
Preserve a natureza criada por Deus. Nunca jogue lixo na rua, nunca destrua plantações ou qualquer outra coisa que seja boa. Agradeça sempre a Deus pelas graças recebidas e por ter-nos criado este mundo tão bonito. Reze sempre, diariamente, antes e depois do descanso noturno e às refeições. Nunca falte à Missa.
4- PARA FAZER
Escreva no caderno o nome de pelo menos 10 coisas bonitas que Deus criou e das quais você gosta.
1- PARA LER:- Lucas 2,41-52 - "Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46.Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49.Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50.Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens." Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
O nascimento de Jesus está descrito em Lucas 2, 1-20. José levou Maria, que estava grávida, para se registrarem em Belém. Era o recenseamento. Havia muita gente se registrando. O dono da hospedaria arranjou-lhe, então, um lugar na cocheira, que fazia parte da casa, lugar mais discreto do que no meio de tanta gente. Era um lugar bem pobrezinho essa cidade de Belém.
Quando Jesus nasceu, os anjos avisaram alguns pastores da vizinhança. Eles foram lá e viram Jesus deitado na manjedoura (cocho onde os animais comiam). Glorificaram, então, a Deus, por ter-nos enviado o Salvador.
Os judeus esperavam muito a vinda do Messias (=salvador), mas achavam que ele seria muito poderoso e rico. Por esse motivo, poucos acreditaram em Jesus. Ele se mostrava pobre e de descendência humilde!
Os magos, de povos pagãos distantes, também visitaram Jesus e lhe deram três presentes: ouro (símbolo da realeza), incenso (símbolo da divindade) e mirra (símbolo da humanidade, da morte).
Em Lucas 2,21, vemos a circuncisão de Jesus e a sua apresentação no templo e a purificação ritual de Nossa Senhora. Em Lucas 2,41-52, trecho lido no início, vemos como Jesus aprendia tudo o que podia com os doutores do templo, e dava-lhes respostas sábias. Depois disso, a Bíblia não fala mais nada dele até os 30 anos.
Sabemos, entretanto, que cresceu e viveu em Nazaré, ajudando São José na carpintaria e marcenaria, como qualquer garoto do tempo. E viviam uma vida pobre. Maria e José pertenciam a um grupo de pessoas chamadas “os pobres de Javé”. (Javé era o nome com que chamavam a Deus). Essas pessoas eram pobres por própria escolha. Era assim que esperavam a vinda do Messias, que sabemos agora que é Jesus Cristo.
3- PARA VIVER
No templo, com os doutores, Jesus disse ao seus pais: “Vocês não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai”? Dizendo isso, Jesus já começava a mostrar que sua missão era muito grande e ia além de sua vida familiar.
Procure, você também, saber a que foi chamado (a) na Igreja na sua comunidade. Procure saber o que Deus gostaria que você fizesse. Você descobre isso procurando saber o que gosta de fazer.
4- PARA FAZER
Responda: Na sua opinião, por que Jesus quis nascer pobrezinho e não no meio dos ricos, já que Ele podia escolher onde nascer? Cole um presépio no seu caderno, ou pelo menos Jesus, Maria e José.
1-PARA LER: Marcos 6,1-6:- "1.Depois, ele partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos. 2.Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3.Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. 4.Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa. 5.Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6.Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Os milagres que Jesus fez são como amostra grátis do Reino de Deus, diz o teólogo Frei Carlos Mesters. A divindade de Jesus, oculta em sua humanidade, se mostrava nos milagres. Jesus se vestia e agia como qualquer pessoa de seu tempo. Era difícil ver nele alguém que veio do céu, ou ver nele um Deus.
É por isso que os SINAIS, nome que se dá aos seus milagres, eram e são importantes. Por meio deles, todos poderiam e podem crer que Jesus, é verdadeiramente Deus verdadeiro e homem verdadeiro.
O milagre, porém, não é só uma coisa impossível que acontece. Pode ser alguma coisa até comum demais, mas que acontece num dia e numa hora em que alguém necessitava muito daquilo. Por exemplo, quando você faz aniversário e seu melhor amigo (ou sua melhor amiga), mesmo não sabendo, lhe dá uma bela flor ou outra coisa de que você gosta. Para você, aquilo foi uma coisa fabulosa. É como se fosse um milagre. Para fazer milagres, Jesus exigia que o favorecido cresse nele.
Os milagres de Jesus também podem ser entendidos simbolicamente. Por exemplo, quando Jesus cura um surdo-mudo, pode estar querendo dizer que devemos ter bons ouvidos para ouvir sua palavra, e voz, para anunciar a todos a boa nova do Evangelho. Quando cura um leproso, pode estar querendo dizer que Ele nos limpa de todos os pecados. Quando cura um paralítico, pode estar querendo dizer que não devemos ficar parados no caminho da salvação, mas sempre fazendo o bem aos outros, e trabalhando pelo Reino de Deus.
Muitos não conseguem a cura de suas doenças porque muitas vezes essa cura não é da vontade de Deus. Não sabemos os motivos de Deus, mas não é muito difícil imaginar que muitas vezes a pessoa que não recebeu a cura está precisando de um tempo de purificação, de conversão, de mudança de atitudes etc. Deus vê a nossa vida como um todo. Ele quer que escolhamos viver com Ele na eternidade. Mesmo que às vezes vivamos um tanto atribulados nesta terra, o importante é que nunca o abandonemos.
3- PARA VIVER
Medite alguns milagres no modo como dissemos acima. Por exemplo Marcos 9, 38-41: quem faz milagres em nome de Jesus, só pode estar a seu lado! Em Marcos 9,14-29, a necessidade de oração para fazermos aquilo que Jesus fez. A oração contínua alimenta cada vez mais a nossa fé e permite, assim, que alcancemos tudo de que precisamos de Jesus. Mas às vezes Deus tem outro projeto para nossa vida, que não entendemos ou não captamos muito bem...
4- PARA FAZER
Anote alguma coisa na sua vida que para você foi um milagre.
1-PARA LER: Mateus 10, 2-4:-"2.Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. 3.Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. 4.Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Este é um trecho que mostra os doze discípulos. O chamamento deles foi muito bonito. Os Apóstolos eram homens rudes, muito simples, que acolheram o chamado de Jesus e o seguiram. Deixaram para trás tudo o que possuíam. E todos eles, menos S. João, morreram mártires, ou seja, foram mortos de forma violenta pelos inimigos da religião cristã.
São Pedro foi chamado por Jesus para ser o chefe da Igreja. Ele foi o nosso primeiro papa. A palavra “Apóstolo” significa “Enviado”. Jesus vivia com os apóstolos todos os bons e maus momentos de todos os dias e os ensinava na prática como deviam viver e ensinar aos outros. Foram os apóstolos que nos transmitiram os ensinamentos de Jesus. Eles são os alicerces da Igreja Católica.
Se os apóstolos conseguiram fazer tudo isso é porque a vida de oração profunda e constante e de renúncia os fortaleceram, e assim puderam seguir Jesus Cristo e viver exclusivamente para pregar o Evangelho. Isso sempre foi difícil, tanto naquele tempo como hoje em dia.
3- PARA VIVER
Nós também somos chamados por Jesus a sermos sus apóstolos no mundo de hoje, de diversas formas: pelo testemunho de vida, quando praticamos o bem e mostramos aos outros que acreditamos e praticamos o que Jesus nos ensinou. Falando aos outros as coisas bonitas que Jesus nos ensinou que nós experimentamos em nossa vida de comunidade. Mostrando a todos que Jesus está vivo no meio de nós, e está sempre querendo que vivamos o resto da eternidade a seu lado.
4- PARA FAZER
Escreva no seu caderno os nomes dos doze apóstolos que estão relacionados na leitura do início desta lição.
1- PARA LER:-1ª Coríntios 11, 23-34 :- "23.Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24.e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. 25.Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. 26.Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. 27.Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. 28.Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. 29.Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos. 31.Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32.Mas, sendo julgados pelo Senhor, ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo. 33.Portanto, irmãos meus, quando vos reunis para a ceia, esperai uns pelos outros. 34.Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenação. As demais coisas eu determinarei quando for ter convosco." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
A Santa Missa é o ponto mais importante de nossa religião Católica. Ela se baseia totalmente na última ceia de que Jesus participou com os seus discípulos. Jesus se utilizou da ceia pascal dos judeus para nos deixar seu Corpo e Sangue como força para a nossa caminhada nesta vida.
A ceia pascal dos judeus tinha pães ázimos (sem fermento), vinho, ervas amargas e o Cordeiro Pascal. A única modificação que Jesus fez foi tirar o cordeiro. Jesus ficou no lugar dele. O cordeiro era sacrificado, ou seja, era matado e oferecido a Deus. Ora, Jesus foi morto no seu oferecimento ao Pai, como se fosse um cordeiro. Nós chamamos de Jesus, o cordeiro de Deus, o Pão e o Vinho consagrados na Missa. Já São João Batista tinha chamado Jesus de “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (veja isso em João 1,29).
Quando celebramos a Missa, lembramos a morte e a ressurreição de Jesus. Também ouvimos a mensagem de Deus narrada na Bíblia, pedimos perdão pelos nossos pecados, agradecemos todos os dons e graças recebidos de Deus durante a semana, e pedimos sua força para a semana que começa. Quem fez a primeira comunhão e está preparado, comunga, então, recebendo dentro de si o Corpo e o Sangue de Cristo.
São Paulo, no trecho que lemos logo no começo, nos diz que devemos nos respeitar, amar e partilhar uns com os outros os dons que temos, para que sejamos dignos de participar da Comunhão. Quem não sabe repartir o que tem, quem não sabe compartilhar, quem tem a maldade no coração, não pode participar da Ceia do Senhor, celebrada na Santa Missa.
Quando o padre repete, na Missa, as palavras que Jesus Cristo disse na Última Ceia, o pão e o vinho que estão sendo consagrados no altar se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo. É difícil até para os sacerdotes entenderem como isso se realiza, mas é uma verdade muito grande. O que sobra, é colocado no sacrário (aquele pequeno armário da parede com uma luz ao lado), para a comunhão dos doentes e para as celebrações feitas pelos ministros leigos. O Pão consagrado guardado no sacrário é chamado também de Santíssimo. As pessoas costumam adorar e rezar a Deus diante do Santíssimo.
3-PARA VIVER
Nunca falte à missa no sábado ou no domingo, ou pelo menos, na celebração feita pelo ministro leigo. Quando não der para ir no domingo, vá em outro dia da semana, mas nunca fique uma só semana sem ir à missa ou à celebração. Deus vai ajudar você e nunca o (a) abandonará.
4- PARA FAZER
Prepare com os demais da sua turma uma encenação da Santa Ceia.
1- PARA LER:-Atos dos Apóstolos 2, 1-3:- " 1.Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2.De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles." Bíblia Católica Online.
2- PARA SABER
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É igual ao Pai e ao Filho, mas também é uma pessoa distinta deles. O papel do Espírito Santo é nos santificar. Nós O recebemos no dia do nosso Batismo, complementado depois da Crisma. É preciso lembrar que o Batismo e a Crisma são como um só sacramento. No Batismo, recebemos o Espírito Santo para nos incorporarmos a Cristo, que é ungido sacerdote, profeta e rei. A Crisma confirma e encerra a unção do Espírito Santo dado no Batismo, principalmente como Força de Deus.
Não podemos mostrar o Espírito Santo, apenas em forma de pomba. Segundo o Catecismo Católico, números 694 a 701,o Espírito Santo é mostrado na Bíblia com vários símbolos: como ÀGUA, como UNÇÃO, como FOGO, como VENTO, como NUVEM e LUZ, como SELO, como MÃO, e apenas UMA SÓ VEZ como POMBA, sendo que as outras vezes são inúmeras.
Devemos nos lembrar que o Espírito Santo, sendo puro Espírito, não tem um equivalente de forma terrena, assim como Deus Pai (que não é nem parecido com aquele senhor de idade e barba grande com o qual o retratamos).
O Espírito Santo move os nossos corações para nos levar até Jesus Cristo, que nos leva ao Pai. É Ele quem nos inspira as coisas bonitas que pensamos. O Espírito Santo nos presenteia com os seus sete dons:
TEMOR DE DEUS- Levar Deus a sério, seguindo sua santíssima vontade.
PIEDADE- Para aprendermos a rezar.
CIÊNCIA- Para o conhecimento de si mesmo e para evitar o pecado.
FORTALEZA- Para não termos medo de nada, apenas do pecado e da morte eterna.
CONSELHO- Para que sempre escolhamos o que agrada a Deus e saibamos como aconselhar as pessoas.
INTELIGÊNCIA- Para entendermos bem as mensagens da Bíblia.
SABEDORIA- Para gostarmos de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.
3-PARA VIVER
Devemos sempre nos lembrar que é no batismo que recebemos o Espírito Santo. Ele nunca mais nos deixará. Se nós rejeitarmos a religião Católica, ou cairmos no pecado, o Espírito santo fica como que adormecido em nós, quando o deixamos adormecido.
4- PARA FAZER
Reze a oração ao Espírito Santo que está na lição 42, número 11
1-PARA LER Mateus 16,18-19:- "18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19.Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER-
Hoje vamos completar a quinta e a sexta lições. A palavra Igreja significa convocação, assembleia do povo. A Igreja foi fundada por Jesus Cristo nas pessoas dos Apóstolos, como vimos no trecho de hoje do Evangelho. ela é visível, mas ornada de dons invisíveis. Ela é o sacramento (sinal) da salvação, instrumento da comunhão de Deus e dos homens. A Igreja é o povo de Deus, dirigida por pastores consagrados e preparados para isso.
“Católico” quer dizer “universal”, ou seja, para todos os que desejarem, sem exceção de cor, raça, procedência. São católicos todos os batizados na Igreja Católica. A Igreja é dirigida por homens dentro do que chamamos “hierarquia”. O papa, que é o bispo da cidade de Roma, é o chefe da Igreja Católica no mundo inteiro. Quando ele morre, é eleito outro papa pelos cardeais, geralmente dentre os próprios cardeais. Um bispo pode também ser eleito papa, mesmo sem ser cardeal. O papa é o sucessor de São Pedro. Cardeal é apenas um título e função que alguns bispos recebem
Os bispos forma, com o papa, o colégio ou o corpo episcopal. Os bispos são pastores das Igrejas chamadas particulares, que conhecemos como dioceses ou arquidioceses (veja a 5ª lição). Eles são sucessores dos demais apóstolos. Os presbíteros ou padres ajudam os bispos em suas tarefas d ensinar a fé, celebrar o culto divino, sobretudo a Eucaristia, e de dirigir as suas Igrejas como verdadeiros pastores. Os diáconos também ajudam os bispos. Os diáconos permanentes podem ser casados. Por causa de uma lei da Igreja, os padres e os bispos não.
Os cristãos leigos participam, a seu modo, do sacerdócio de Cristo. Cada vez mais unidos a Ele, desenvolvem a graça do Batismo e da crisma em todas as suas dimensões da vida pessoal, familiar, social e da Igreja. Realizam assim o chamado à santidade, dirigido a todos os batizados. São chamados a serem testemunhas de Cristo em tudo, no meio da comunidade humana.
3- PARA VIVER
Nós somos a Igreja e como tal precisamos nos unir sempre mais, a fim de que trabalhemos juntos pelo Reino de Deus, cada um com seus próprios dons e capacidades. Precisamos conhecer bem o que Jesus nos pede, por meio da oração, e nos prepararmos para isso por meio do estudo sério de Sua Palavra, contida na Bíblia e na Doutrina da Igreja.
4- PARA FAZER
Escreva no seu caderno o nome dos últimos 5 papas.
1- PARA LER- Isaías 11,6-9 :- "6.Então o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá; 7.a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi. 8.A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide. 9.Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Deus nos criou e criou o mundo para nos fazer felizes, para partilhar sua felicidade conosco. Ele criou o ser humano e depois deixou para nós a tarefa de povoarmos o mundo com outros seres humanos. Para isso, instituiu o casamento. Passamos algumas dezenas de anos nesta terra, a fim de criarmos os filhos, vermos nossos netos e bisnetos. Depois, somos convidados a passar para a outra parte do Reino de Deus, que é invisível para nós.
Durante esta vida podemos escolher entre viver a vida que Deus quer para nós e a vida que nós queremos para nós, contrariando a vontade de Deus. Se escolhermos viver junto de Deus nesta vida, iremos viver o restante da eternidade com Ele, na outra parte do seu Reino. A esse tipo de vida feliz chamamos Paraíso ou Céu.
Se escolhermos agora viver sem Ele, Ele respeitará a nossa escolha e, após a nossa morte, iremos viver sem Ele na outra vida. A esse tipo de vida após a morte chamamos viver no inferno.
A vida é a coisa mais preciosa que Deus nos deu. Se o escolhermos, nada poderá nos separar dele. Só nós mesmos podemos cortar a ligação de amor com Deus. Precisamos cuidar bem deste mundo, transformá-lo, construí-lo, tirar dele as injustiças, a miséria, o pecado, para que as pessoas que vierem após a nossa morte, possam também viver bem, num mundo bem cuidado e sadio.
3-PARA VIVER
Este mundo é cheio de injustiças e de pecado. Há muita gente gananciosa, que não reparte os milhões que recebe mensalmente, e uma grande parte que sofre fome, doenças e miséria. Isso ofende violentamente a Deus, pois Ele é muito bom para com todos e partilha conosco sua felicidade infinita.
Os menores abandonados, por exemplo, sem a nossa ajuda, nunca terão oportunidade de conhecerem a felicidade, o amor, uma caminha limpa e gostosa, todas as manhãs poderem tomar um café quente com leite, pão e manteiga ou pelo menos margarina, um abraço carinhoso do pai e da mãe, a escola. Dificilmente encontrarão um bom trabalho.
Jesus quer que cheguemos a inaugurar, já na Terra, esse paraíso de que fala o profeta Isaías na leitura que fizemos no início. O lobo pastará junto com o cabrito, e ninguém se aproveitará de ninguém. Todos nós poderemos conseguir isso, se começarmos a fazer alguma coisa contra o pecado e a miséria já, agora. Aí, sim, teremos o mundo planejado por Deus.
4- PARA FAZER
Responda: Quais são as coisas gostosas que você gosta de fazer? Quais são as coisas más que existe em seu bairro?
1-PARA LER:- Mateus 18,10:- "10.Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus." - Bíblia Católica Online
Hebreus 1,13-14:- "13.Pois a qual dos anjos disse alguma vez: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés (Sl 109,1)? 14.Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Os anjos foram criados por Deus “enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta”. (Catecismo da Igreja Católica n° 330).
Os anjos estão a serviço de Deus e também nos auxiliam. “Desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. «Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida». Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus”. (Catecismo da Igreja Católica n° 336).
Num certo tempo uma parte dos anjos, chefiada por Lúcifer (que significa em Latim “o portador da luz”), não quis continuar com Deus e foi aí que Deus criou um lugar para que eles pudessem viver sem vê-lo, que é o inferno. Os demônios têm inveja de nós e querem nos derrotar, pois Jesus, que é 100% Deus, é também 100% homem e, quando eles têm que se submeter a Jesus, estão se submetendo a um Deus que também é homem como nós. Por isso querem nos impedir de entrarmos no Céu. Entretanto, eles nada podem contra nós, batizados, porque somos templos do Espírito Santo.
Sobre a queda dos anjos, veja o Apocalipse 12, 7-12.
3- PARA VIVER
Hoje em dia muitas pessoas têm pavor de demônios e exageram na importância dada aos anjos. Eu acho que não deveríamos nos preocupar tanto com isso. Procure conhecer a Palavra de Deus, praticá-la, sobretudo na caridade, no amor cristão. Isso é o importante. Reze diariamente ao seu Anjo da Guarda, para que ele possa ajudar você no dia a dia e isso basta. Quanto ao demônio, lembre-se de que ele é impotente (sem força) diante de nós, que somos batizados, se nós não dermos entrada a ele em nossa vida. Afinal somos ou não templos do Espírito Santo? Então, nosso ser já está ocupado por Deus! Não há lugar para demônio algum!
4- PARA FAZER
Reze sempre a oração ao Anjo da Guarda, que está no número 43.
PARA LER: "João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos. 39.Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40.Pois quem não é contra nós, é a nosso favor." - Bíblia Católica Online
PARA SABER
Há no mundo muitas religiões que se dizem cristãs. As mais antigas saíram do catolicismo em 1517, quando o monge agostiniano Martinho Lutero revoltou-se contra a Igreja Católica e fundou o Luteranismo. As demais que existem atualmente saíram dessas anticatólicas mais antigas. Outras se dizem cristãs mas na verdade não são, porque não acreditam que Jesus é Deus. Entre elas, lembro os Testemunhas de Jeová e os Mórmons. São chamadas religiões “pseudocristãs” (=que parecem mas não são). Elas não aceitam muitas coisas em que acreditamos. Vamos ver algumas dessas coisas e defender nossa opinião.
Só quero lembrar que todos podem se salvar, mesmo em outras religiões, desde que sejam sinceros em sua fé e não pequem ou, se pecarem, peçam perdão a Deus de todos os seus pecados. É o que Jesus disse no trecho que lemos no começo.
Nós, católicos, não adoramos imagens, como nos acusam os não católicos. As imagens são usadas para nos lembrarmos melhor dos santos, de Nossa Senhora, de Jesus Cristo. É como se fosse uma fotografia de um parente falecido, ou a estátua de algum herói da pátria que encontramos nos monumentos. Deus proibiu que se fizesse escultura do que existe na terra, e isso inclui qualquer coisa. A estampa de flores nos vestidos, por exemplo, ou as fotografias, tudo isso seria proibido, se fôssemos seguir à risca o mandamento de Deus dado a Moisés (veja Êxodo 20,4).
Na verdade, o que Deus queria é que ninguém adorasse as imagens como se fossem deuses. Tanto é verdade isso, que ele permitiu e até mandou que elas fossem feitas. Por exemplo em Números 21,7-10, a serpente de bronze hasteada num mastro, mencionada depois por Jesus em João 3,14-15, que não condenou esse fato, mas até o mostrou como símbolo de sua morte na cruz. Também em Êxodo 25,18, em que Moisés faz dois querubins (anjos) de ouro para enfeitar a Arca dos mandamentos, também mencionada em Hebreus 9,3-5 e outros trechos. Essa Arca da Aliança, onde estavam as tábuas dos dez mandamentos era considerada sagrada, até mais do que a própria imagem de N. Sra. Aparecida!
Nossa Senhora não teve outros filhos. Só Jesus. O trecho bíblico que comprova fortemente isso é João 19, 26-27:"26.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa." - Bíblia Católica Online. Jesus pediu que São João tomasse conta de sua mãe justamente porque não tinha irmãos. Se Maria tivesse outros filhos, estes teriam forçosamente que tomar conta dela, pois era uma exigência da lei dos judeus.
Os “irmãos” de Jesus, de que fala a Bíblia, na verdade são primos dele. Na língua grega havia a palavra primo, mas não na hebraica ou na aramaica. Entretanto, apenas uma vez, na bíblia toda, aparece a palavra primo, em Colossenses 4,10, “Anépsios”. Nas demais vezes, a palavra usada é “adelphos”, irmão. Pode procurar na bíblia toda e você não vai encontrar a palavra “primo”, a não ser nessa citação. Geralmente eles usam a palavra “irmão” para todos os tipos de parentesco próximo. Veja por exemplo em Gênesis 13,8; 14,14; 12,4-5. Nesta última citação, Abraão chama de irmão o filho de Lot, que na verdade é seu sobrinho. Nas citações anteriores, ele também chama de irmão. Gênesis 29,13; Levítico 10, 1.4. Veja também em Crônicas 23,22; Tobias 8,9, em que Tobias chama de irmã sua prima segunda (Raguel, pai dela, era primo de Tobias, o velho, como se vê em Tobias 7,2).
Em Mateus 13,55-56 e Marcos 6,3, vemos que os chamados irmãos de Jesus são Tiago, José, Simão e Judas. Ora, nenhum deles é filho de José. Seus pais, que constam na Bíblia, são Cléofas, Alfeu e Zebedeu.
Purgatório é um lugar de purificação para quem escolheu, durante esta vida, ir para o céu, mas morreu sem a pureza suficiente para entrar lá. O Purgatório pode começar, de certo modo, aqui na terra, quando a pessoa faz penitência pelos seus pecados, resiste com paciência suas doenças etc. Vamos ver alguns trechos da Bíblia que falam sobre isso. Apocalipse 21,27: é necessária uma purificação para entrar no paraíso. Mateus 5,25-26 fala de um lugar passageiro, onde nos purificamos. Em Mateus 12,32 vemos um trecho muito esclarecedor: há pecados que são perdoados neste mundo e também no outro, ou seja, no Purgatório.
Outro trecho muito esclarecedor, mas meio difícil de entender à primeira vista é 1ª Coríntios 3,11-16. Nele, S. Paulo diz que alguns constroem sobre Cristo, mas de modo imperfeito: “Aquele cuja obra for queimada perderá a recompensa. Ele mesmo, entretanto, será salvo, mas como que através do fogo”.
Elas podem, sim, serem feitas. Se prestarmos atenção veremos que o próprio Jesus rezou pelos mortos. Duvida? Então leia João 11,32-44; Lucas 7,11-15; Marcos 5,35-43! Nesses textos, Jesus ora ao Pai e em seguida ressuscita Lázaro, a menina e o filho da viúva de Naim. Em Atos 20,7-12 e cap. 9,36-41, tanto S. Paulo como S. Pedro também oram por duas pessoas mortas, que ressuscitam.
Veja bem: quando Jesus ou os dois apóstolos acima ressuscitaram essas pessoas, elas estavam mortas e eles, assim, estavam rezando pelos mortos! Se elas ressuscitaram, ganharam uma segunda chance de se salvarem. Se isso foi possível a eles, por que não a todos nós? Deus não faz acepção de pessoas (Deuteronômio 10,17, Lucas 20,21; Romanos 2,11; Efésios 6,9 etc.). Por esses motivos, nós também podemos rezar pelas pessoas falecidas, pedindo a Deus que as perdoe dos pecados cometidos.
Esse pedido de perdão pelos pecados cometidos por pessoas falecidas pode ser visto no livro de 1º Macabeus 12,42-45 e, de certa forma, em 1º Samuel 31,11-13, em que os habitantes de Jabes jejuaram por 7 dias por Saul e os seus filhos, mortos em combate, assim como em 2º Samuel 1,12; cap. 3,35. Jejuaram por que, se não acreditavam que isso poderia ajudar na salvação dessas pessoas? Também vemos em Gênesis 50,10, que “José celebrou por seu pai (falecido) um luto de sete dias”. Veja também Judite 16,24 e Eclesiástico 22,12; 7,37; Tobias 4,18. Infelizmente os livros dos Macabeus, Tobias e Eclesiástico foram tiradas da Bíblia usada pelos não católicos.
Procure estas citações em sua Bíblia. Se tiver dúvidas, pergunte ao (à) catequista ou ao padre:
SOBRE A CONFISSÃO: Tiago 5,14-16; João 20,22-23; Números 5,6-7; Eclesiástico 4,31; Esdras 9,5-7; Provérbios 28,13; Mateus 3,6; Atos 19, 18; 1ª João 1,9; Mateus 18,18.
SOBRE A EUCARISTIA: Todo o capítulo 6 de João, Mateus 26,26-27 (Marcos 14,22-24 e Lucas 22,19-20). O mais completo e bem claro é 1ª Coríntios 11,23-29
SOBRE A UNÇÃO DOS ENFERMOS: Tiago 5,14-16; Marcos 6,12-13
SOBRE A ORDENAÇÃO SACERDOTAL: Lucas 22,19; João 20,22-23; Atos 6,6; 13,3; 24,22; 1ª Timóteo 4,14; 2ª Timóteo 1,6; Tito 1,5.
Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. amém
cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! a vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do espírito santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
do senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, governa e ilumina. Amém.
Eu vos agradeço, Senhor, por esta noite que tive e porque me destes a vida. Peço-vos que eu a utilize para vos servir e vos glorificar, ó Trindade santíssima Pai, Filho e Espírito Santo, para sempre! Eu vos dedico todo este dia. Quero vivê-lo sem pecado algum. Quero respeitar as pessoas, fazer tudo o que puder por todas com que me encontrar. Ofereço-vos tudo o que eu fizer de bom em reparação de minhas ofensas e as de todas as outras pessoas, pelo papa, bispos, sacerdotes, cristãos leigos, pelos meus parentes, amigos e conhecidos, pelos doentes, necessitados, pela minha família, para que os governantes e os povos se unam para acabaram com a miséria e a injustiça, e por todas as intenções que Maria santíssima quiser aplicar e oferecer. Por cristo, nosso Senhor. Amém.
Meu Pai, eu creio em vós e em tudo o que revelastes, mas aumentai a minha fé. Creio que Jesus cristo é Deus e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Espero que um dia eu possa estar convosco e com todos os que vos amam, e para isso eu me comprometo a cumprir a vossa vontade. Amo-vos porque nos amais com misericórdia e bondade. e porque sou amado por vós, quero amar todas as outras pessoas, incluindo as marginalizadas e desprezadas, com toda a generosidade que me é possível. E perdoo de coração todas a ofensas possa ter recebido. Amém.
Meu Pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. o que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito todas as coisas, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas, não quero outra coisa, meu Deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor de meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em vossas mãos sem medida, com infinita confiança, porque sois meu Pai.
-Senhor Jesus, eu vos abro as portas da minha vida. Como agora não posso receber-vos em comunhão, vinde ao menos espiritualmente no meu coração. Perdoai meus pecados, purificai-me.
– Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação por Cristo nosso Senhor.
Senhor, eu vos peço pelos nossos catequistas. Que eles sempre estejam bem unidos a vós, para que consigam nos transmitir vossa palavra de amor. Peço também que abençoeis todos os demais líderes leigos, para que tenham força de colaborar com os bispos e com os padres na evangelização do povo. Amém.
Ó Deus, Pai de bondade, quero agora fazer-vos uma prece pela nossa pátria. Peço principalmente pelos mais pobres e marginalizados, que quase nunca são atendidos em suas reinvindicações. Fazer com que a justiça seja feita e eles possam viver como pessoas dignas, em liberdade e de acordo com a vossa vontade. Que possam ter casa própria, receber um salário justo, boa alimentação, educarem seus filhos segundo a vocação de cada um. Peço, pois, que nossos governantes, políticos e autoridades sejam honestos e unam suas forças generosamente em busca do bem comum, e levemos todos juntos o Brasil à grandeza de seu destino, construindo uma sociedade fraterna e cristã, enraizada na justiça, na verdade, no amor e na paz. Que Maria, nossa Mãe, invocada no Brasil com o nome de Aparecida, possa também proteger todos os brasileiros. Isso tudo vos peço pelos merecimentos de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso salvador. Amém.
Alma de Cristo santificai-me.
Corpo de Cristo salvai-me.
Sangue de Cristo inebriai-me.
Água do lado de Cristo purificai-me.
Paixão de Cristo confortai-me.
Ó, bom Jesus escutai-me.
Dentro das Vossas chagas escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da morte chamai-me e mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos santos Vos louve para sempre. Amém
Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus, prostrado de joelhos diante da vossa Divina Presença, eu Vos peço e suplico com o mais ardente fervor, que imprimais no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com vontade firmíssima de não pecar mais, enquanto eu, com grande afeto e dor de alma, considero e medito nas vossas Cinco Chagas, tendo diante de mim o que já o rei David dizia por Vós, ó bom Jesus: “Transpassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos".
Ó Cristo Jesus, eu vos reconheço como rei universal. Tudo o que foi feito, por vós foi criado. Exercei em mim todos os vossos direitos. Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando ao maligno e às suas obras, e comprometo-me a proclamar o Evangelho por todos os meios ao meu alcance, assistido (a) pela vossa Graça. Sagrado Coração de Jesus, ofereço-vos a minha vida para que todos os corações se coloquem a caminho do vosso Reino, e assim se estabeleça no mundo inteiro o reinado de vossa paz. Amém.
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.
Bendito seja o seu preciosismo sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.
Bendita seja sua santa e imaculada conceição.
Bendita seja sua gloriosa assunção.
Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.
Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso (arce) bispo, sobre todos os párocos e sobre todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.
Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este (arce) bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém!
(Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, pelo papa e pelas necessidades da Igreja a fim de lucrar as indulgências anexas a esta oração).
Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do TEMOR DE DEUS, para que eu sempre leve a sério a presença da Santíssima Trindade em minha vida e siga a vontade divina.
Concedei-me o dom da PIEDADE, para que eu sinta prazer na oração e no amor a todas as pessoas.
Concedei-me o dom da CIÊNCIA, para que eu conheça profundamente a mim mesmo e saiba como evitar o pecado.
Concedei-me o dom da FORTALEZA para que eu não tenha medo de nada, a não de ser de perder o vosso Reino. Que eu tenha forças para enfrentar o mal, as perseguições e tudo aquilo que não puder evitar, e nunca vos renegue.
Concedei-me o dos do CONSELHO, para que eu sempre escolha o que mais vos agrada e saiba também aconselhar o próximo.
Concedei-me o dom da INTELIGÊNCIA, para que eu entenda bem as mensagens da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja.
Concedei-me o dom da SABEDORIA, a fim de que eu cada vez mais goste de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Senhor Jesus, eu vos peço a graça de vencer os meus defeitos, a fim de que eu possa ouvir e praticar os ensinamentos que meus pais me deram. Que eu os ponha em prática, para colaborar na construção de um mundo melhor, o mundo em que eu e meus filhos vamos viver. Peço-vos também a graça de nunca me envolver com más companhias e com os vícios. Amém.
V-O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R-E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave- Maria...
V- Eis aqui a serva do Senhor
R- Faça-se em mim segundo a sua palavra
Ave-Maria...
V- O Verbo divino se fez homem
R- E habitou entre nós.
Ave-Maria...
V-Rogai por nós, Santa Mãe de Deus
R- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS
Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo (a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste e em todos os dias de minha vida os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser, e como assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
V- Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
R- Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Exame de Consciência
Lembrar os pecados cometidos durante o dia, ou seja, tanto o mal que se fez ou o bem que se deixou de fazer. Mesmo que não se lembre, pedir perdão de todos os pecados, mesmo dos que não se tomou consciência, com estas palavras:
Senhor Jesus, para mim crucificado, peço perdão de todos os meus pecados, e prometo, ajudado (a) pela vossa divina graça, não pecar mais, amém.
Cinco Pai-nossos, cinco Ave-marias e 5 Glórias ao Pai pelas cinco chagas de Jesus Cristo.
Rezar um Pai-nosso, uma Ave-maria e um Glória ao Pai pela paz do mundo.
Rezar mais um Pai-nosso, uma Ave-maria e um Glória ao Pai pelas necessidades da Igreja e pelo papa.1-SINAL DA CRUZ
Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
do senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, governa e ilumina. Amém.
Senhor Jesus Cristo, para mim crucificado, peço perdão de todos os meus pecados e não quero nunca mais pecar. Amém.
Eu vos agradeço, Senhor, por esta noite que tive e porque me destes a vida. Peço-vos que eu a utilize para vos servir e vos glorificar, ó Trindade santíssima Pai, Filho e Espírito Santo, para sempre! Eu vos dedico todo este dia. Quero vivê-lo sem pecado algum. Quero respeitar as pessoas, fazer tudo o que puder por todas com que me encontrar. Ofereço-vos tudo o que eu fizer de bom em reparação de minhas ofensas e as de todas as outras pessoas, pelo papa, bispos, sacerdotes, cristãos leigos, pelos meus parentes, amigos e conhecidos, pelos doentes, necessitados, pela minha família, para que os governantes e os povos se unam para acabaram com a miséria e a injustiça, e por todas as intenções que Maria santíssima quiser aplicar e oferecer. Por cristo, nosso Senhor. Amém.
Meu Pai, eu creio em vós e em tudo o que revelastes, mas aumentai a minha fé. Creio que Jesus cristo é Deus e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Espero que um dia eu possa estar convosco e com todos os que vos amam, e para isso eu me comprometo a cumprir a vossa vontade. Amo-vos porque nos amais com misericórdia e bondade. e porque sou amado por vós, quero amar todas as outras pessoas, incluindo as marginalizadas e desprezadas, com toda a generosidade que me é possível. E perdoo de coração todas a ofensas possa ter recebido. Amém.
Meu Pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. o que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito todas as coisas, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas, não quero outra coisa, meu Deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor de meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em vossas mãos sem medida, com infinita confiança, porque sois meu Pai.
-Senhor Jesus, eu vos abro as portas da minha vida. Como agora não posso receber-vos em comunhão, vinde ao menos espiritualmente no meu coração. Perdoai meus pecados, purificai-me.
– Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação por Cristo nosso Senhor.
Senhor, eu vos peço pelos nossos catequistas. Que eles sempre estejam bem unidos a vós, para que consigam nos transmitir vossa palavra de amor. Peço também que abençoeis todos os demais líderes leigos, para que tenham força de colaborar com os bispos e com os padres na evangelização do povo. Amém.
Ó Deus, Pai de bondade, quero agora fazer-vos uma prece pela nossa pátria. Peço principalmente pelos mais pobres e marginalizados, que quase nunca são atendidos em suas reinvindicações. Fazer com que a justiça seja feita e eles possam viver como pessoas dignas, em liberdade e de acordo com a vossa vontade. Que possam ter casa própria, receber um salário justo, boa alimentação, educarem seus filhos segundo a vocação de cada um. Peço, pois, que nossos governantes, políticos e autoridades sejam honestos e unam suas forças generosamente em busca do bem comum, e levemos todos juntos o Brasil à grandeza de seu destino, construindo uma sociedade fraterna e cristã, enraizada na justiça, na verdade, no amor e na paz. Que Maria, nossa Mãe, invocada no Brasil com o nome de Aparecida, possa também proteger todos os brasileiros. Isso tudo vos peço pelos merecimentos de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso salvador. Amém.
Alma de Cristo santificai-me.
Corpo de Cristo salvai-me.
Sangue de Cristo inebriai-me.
Água do lado de Cristo purificai-me.
Paixão de Cristo confortai-me.
Ó, bom Jesus escutai-me.
Dentro das Vossas chagas escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da morte chamai-me e mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos santos Vos louve para sempre. Amém
Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus, prostrado de joelhos diante da vossa Divina Presença, eu Vos peço e suplico com o mais ardente fervor, que imprimais no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com vontade firmíssima de não pecar mais, enquanto eu, com grande afeto e dor de alma, considero e medito nas vossas Cinco Chagas, tendo diante de mim o que já o rei David dizia por Vós, ó bom Jesus: “Transpassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos".
Ó Cristo Jesus, eu vos reconheço como rei universal. Tudo o que foi feito, por vós foi criado. Exercei em mim todos os vossos direitos. Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando ao maligno e às suas obras, e comprometo-me a proclamar o Evangelho por todos os meios ao meu alcance, assistido (a) pela vossa Graça. Sagrado Coração de Jesus, ofereço-vos a minha vida para que todos os corações se coloquem a caminho do vosso Reino, e assim se estabeleça no mundo inteiro o reinado de vossa paz. Amém.
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.
Bendito seja o seu preciosismo sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.
Bendita seja sua santa e imaculada conceição.
Bendita seja sua gloriosa assunção.
Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.
Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso (arce) bispo, sobre todos os párocos e sobre todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.
Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este (arce) bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém!
(Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, pelo papa e pelas necessidades da Igreja a fim de lucrar as indulgências anexas a esta oração).
Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do TEMOR DE DEUS, para que eu sempre leve a sério a presença da Santíssima Trindade em minha vida e siga a vontade divina.
Concedei-me o dom da PIEDADE, para que eu sinta prazer na oração e no amor a todas as pessoas.
Concedei-me o dom da CIÊNCIA, para que eu conheça profundamente a mim mesmo e saiba como evitar o pecado.
Concedei-me o dom da FORTALEZA para que eu não tenha medo de nada, a não de ser de perder o vosso Reino. Que eu tenha forças para enfrentar o mal, as perseguições e tudo aquilo que não puder evitar, e nunca vos renegue.
Concedei-me o dos do CONSELHO, para que eu sempre escolha o que mais vos agrada e saiba também aconselhar o próximo.
Concedei-me o dom da INTELIGÊNCIA, para que eu entenda bem as mensagens da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja.
Concedei-me o dom da SABEDORIA, a fim de que eu cada vez mais goste de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Senhor Jesus, eu vos peço a graça de vencer os meus defeitos, a fim de que eu possa ouvir e praticar os ensinamentos que meus pais me deram. Que eu os ponha em prática, para colaborar na construção de um mundo melhor, o mundo em que eu e meus filhos vamos viver. Peço-vos também a graça de nunca me envolver com más companhias e com os vícios. Amém.
V-O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R-E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave- Maria...
V- Eis aqui a serva do Senhor
R- Faça-se em mim segundo a sua palavra
Ave-Maria...
V- O Verbo divino se fez homem
R- E habitou entre nós.
Ave-Maria...
V-Rogai por nós, Santa Mãe de Deus
R- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS
Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo (a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste e em todos os dias de minha vida os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser, e como assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
V- Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
R- Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Exame de Consciência
Lembrar os pecados cometidos durante o dia, ou seja, tanto o mal que se fez ou o bem que se deixou de fazer. Mesmo que não se lembre, pedir perdão de todos os pecados, mesmo dos que não se tomou consciência, com estas palavras:
Senhor Jesus, para mim crucificado, peço perdão de todos os meus pecados, e prometo, ajudado (a) pela vossa divina graça, não pecar mais, amém.
REZAR
Cinco Pai-nossos, cinco Ave-marias e 5 Glórias ao Pai pelas cinco chagas de Jesus Cristo.
Rezar um Pai-nosso, uma Ave-maria e um Glória ao Pai pela paz do mundo.
Rezar mais um Pai-nosso, uma Ave-maria e um Glória ao Pai pelas necessidades da Igreja e pelo papa.
Cântico bíblico para antes do repouso noturno (Lc 2,29-32)
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos, também, quando dormimos! Nossa mente vigie com Cristo, nosso corpo repouse em paz!
Agora, soberano Senhor, podeis despedir em paz o vosso servo, segundo a vossa palavra, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que preparastes para que todos os povos a vejam, luz para iluminar as nações e glória do vosso povo santo. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos, também, quando dormimos! Nossa mente vigie com Cristo, nosso corpo repouse em paz!
Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria o vosso amor, Visitai nossa casa e afastai as ciladas dos inimigos. Nela habitem os vossos santos Anjos, para guardar-nos na paz, e a vossa bênção fique sempre conosco, por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos, também, quando dormimos! Nossa mente vigie com Cristo, nosso corpo repouse em paz!
Agora, soberano Senhor, podeis despedir em paz o vosso servo, segundo a vossa palavra, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que preparastes para que todos os povos a vejam, luz para iluminar as nações e glória do vosso povo santo. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos, também, quando dormimos! Nossa mente vigie com Cristo, nosso corpo repouse em paz!
Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria o vosso amor, Visitai nossa casa e afastai as ciladas dos inimigos. Nela habitem os vossos santos Anjos, para guardar-nos na paz, e a vossa bênção fique sempre conosco, por Cristo, nosso Senhor. Amém.