DRA. ZILDA ARNS

Conheço várias pessoas que alcançaram algum tipo de cura pela intercessão dela: 

-uma pessoa alcançou duas graças pela intercessão da Dra. Zilda, uma em fevereiro de 2015 (cura da labirintite) e outra em 2017 (cura da catarata). 

-Mais recentemente, uma minha amiga também recebeu uma grande graça por intercessão dela. 

-Em 2020 mais duas pessoas: uma se curou milagrosamente de uma pedra no rim (quase 1 cm). Ia operar, mas na radiografia de antes da operação a pedra sumira. 

A outra pessoa tinha tido alguns abortos espontâneos, seu marido morreu de Covid-19, ela também pegou a doença e ficou um tempo internada no hospital, mas desta vez não perdeu a criança. Até a data em que estou fazendo esta atualização (dez. 2020), a criança ainda está viva, faltando três meses para nascer.


Que ela possa ser declarada serva de Deus, Beata e Santa. O processo de beatificação, com mais de 260 mil assinaturas, foi aberto em 2015. 


Foi uma mulher digna. Morreu no exercício de seu apostolado. 


Conheço um de seus ex-motoristas, que deu um testemunho muito grande dela: atenciosa, delicada, humilde, nunca o humilhou, nunca deu contra testemunho de seu cristianismo.


Pudera houvesse tantas outras pessoas como ela!

Dra. Zilda, rogai por nós!


(O que segue é o que eu tirei do site. Veja o último discurso da Dra. Zilda clicando neste link: 


“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”.


No mês de janeiro, recorda-se o falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu vítima do terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. A ela, carinho e eterna gratidão. A linha do tempo a seguir contém os principais fatos e ações que marcaram seu trabalho após a fundação da Pastoral da Criança em 1983.


BIOGRAFIA


Dra. Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa - organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dra. Zilda Arns também foi representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). 


Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), mãe de cinco filhos e avó de dez netos. Escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde. 


Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças. 


Após 30 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,2 milhão de crianças menores de seis anos, 72 mil gestantes e 1 milhão de famílias pobres, em 3.881 municípios brasileiros. Seus mais de 205 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres. 


Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários. 


Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança. 


Pelo seu trabalho na área social, Dra. Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation (EUA), em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. 



LINHA DO TEMPO


1983 • Fundação da Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, em Florestópolis – Paraná.

1987 • Lançamento do Primeiro Guia do Líder da Pastoral da Criança.

1987 • Campanha do Soro Caseiro. 

1987 • Lançamento do Jornal da Pastoral da Criança. 

1990 • Lançamento do Programa de Rádio Viva a Vida. 

1991 - 2009 • Dra. Zilda foi Conselheira no Conselho Nacional de Saúde. 

1993 - 1995 • Coordenadora Materno-infantil do Ministério da Saúde. 

1995 • A Pastoral da Criança se torna Organismo de Ação Social da CNBB. 

2003 • Realização do Primeiro Congresso Nacional da Pastoral da Criança. 

2004 • Fundação da Pastoral da Pessoa Idosa. 

2007 • Segundo Congresso Nacional da Pastoral da Criança. 

2008 • Fundação da Pastoral da Criança Internacional, com sede no Uruguai. 

2010 • Falece na cidade de Porto Príncipe – Haiti. 

“Quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a Pastoral da Criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de Deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a Pastoral da Criança!” 

(Dra. Zilda Arns Neumann) 


********************************

De outra fonte:


Zilda Arns Neumann foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Wikipédia


Falecimento: 12 de janeiro de 2010, Porto Príncipe, Haiti

Nacionalidade: Brasileiro