UESC
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Departamento de Letras e Artes - DLA
Projeto de Extensão Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC

Coordenação geral: Prof. Dr. Isaias Francisco de Carvalho



    Pesquisa Acadêmica    

   

Abralic

  Novo! New! 
      Portal de Periódicos Eletrônicos da UESC      
UESC






logo










Anais do SIC - UESC 1996-2015 https://owl.english.purdue.edu/owl/resource/747/01/

Idea Factory Uesc ELT Convention 2014

http://www-periodicos-capes-gov-br.ez85.periodicos.capes.gov.br/



PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


em construção






PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Outrização Produtiva: literatura pós-colonial, subalternidade e chulice

 Prof. Isaias Carvalho


Resumo: a partir do conceito de “outrização produtiva”, delineado por Isaias Carvalho (2003), objetiva-se analisar e apresentar A small place, de Jamaica Kincaid (1988), e A casa dos Budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro (1999), como obras literárias pós-coloniais e promotoras de diálogos interculturais no chamado “Caribe Estendido”, que compreende a costa sul dos Estados Unidos até o Recôncavo Baiano. Enquanto o termo “outrização”, caracterizado por Gayatri Spivak (1985), implica a interdição, a desautorização, a inferiorização, a demonização, o silenciamento e a colonização do Outro, “outrização produtiva” contrapõe-se à mera outrização, uma vez que propõe a releitura da memória silenciada no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas que ocorrem entre culturas/grupos diversos. O corpus literário será estudado também em termos de suas representações de subalternidade, sobretudo no que concerne à mulher negra, no caso de A small place, e de chulice, especificamente em A casa dos Budas ditosos. O campo teórico em que este projeto se insere é o dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Walter Mignolo (1996) e Georg Gugelberger (1997). Pretende-se, de igual modo, inserir a discussão do pós-colonial e do corpus literário no que Carvalho (2012) chama de “a era da ironia”.


Plano de trabalho 1: Outrização Produtiva, Subalternidade e Literatura Pós-Colonial Caribenha

Caracterizar os níveis de subalternidade nas representações da mulher negra caribenha em obras de Jamaica Kincaid, com ênfase em A small place (1988), com fundamentação no conceito de outrização produtiva (CARVALHO, 2003), no campo dos Estudos Culturais Pós-Coloniais.

Bolsista CNPq: Laurenci Barros Esteves


Plano de trabalho 2 : Outrização Produtiva e Chulice em João Ubaldo Ribeiro

Compilar os termos, expressões e situações chulas em obras de João Ubaldo Ribeiro, com ênfase em A casa dos Budas ditosos, e proceder a uma análise fundamentada no conceito de outrização produtiva (CARVALHO, 2003), no campo dos Estudos Culturais Pós-Coloniais.

Bolsista FAPESB: Danillo Mota Lima

 


Colóquio 100 anos de Jorge Amado
Clique aqui para acessar o blog do Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado

Comments