Matéria Mental 

Perguntas e Respostas

1) O que se entende por matéria?

Substância, aquilo que tem extensão no espaço e no tempo. Designação de tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa. Modernamente, a matéria é considerada como uma forma de energia, baseada na fórmula E = mc2, em que E (energia), m (massa) e c (velocidade da luz no vácuo).

2) Como o Pensamento do Criador se expressa?

O Pensamento do Criador se expressa por meio do Fluido Elementar ou Hálito Divino.

3) Como se explica a matéria mental?

Na superposição ao Pensamento do Criador, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso.

4) Como avaliar o pensamento das criaturas?

O pensamento é o fluxo energético do campo espiritual de cada criatura, que gradua nos mais diferentes tipos de ondas, que vão desde os raios super-ultra-curtos até às ondas fragmentárias dos animais.

5) Como se explica que o pensamento é matéria mental?

Isto acontece porque as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem, sob novo sentido, compondo o mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos.

6) Pode-se considerar o átomo tanto no plano físico quanto no plano mental?

Para o Espírito André Luiz, em vista da ausência de terminologia analógica para estruturação mais segura de nossos apontamentos, usamos os princípios de “núcleos, prótons, nêutrons, posítrons, elétrons ou fótons mentais”.

7) Quais tipos de ondas mentais os pensamentos podem produzir?

As ondas mentais podem ser: muito longas (simples sustentação da individualidade), médias (quando há oração e reflexão) e curtas (emoções profundas, dores indizíveis, laboriosas concentrações) .

8) Como avaliar a qualidade da indução mental?

A indução mental será tanto maior quanto mais amplos se lhe evidenciem as faculdades de concentração e o teor de persistência no rumo dos objetivos que demande.

9) Como resumir as formas-pensamentos?

"Emitindo uma ideia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, ideia essa que para logo se corporifica, com intensidade correspondente à nossa insistência em sustentá-la, mantendo-nos, assim, espontaneamente em comunicação com todos os que nos esposem o modo de sentir".

https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/mat%C3%A9ria-mental 


Texto Curto no Blog

Matéria Mental

"Matéria Mental" é o título do capítulo IV de Mecanismos da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Primeiramente, entende-se por matéria a substância, aquilo que tem extensão no espaço e no tempo. Designação de tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa. Modernamente, a matéria é considerada como uma forma de energia, baseada na fórmula E = mc2, em que E (energia), m (massa) e c (velocidade da luz no vácuo).

O Pensamento do Criador se expressa por meio do Fluido Elementar ou Hálito Divino. Na superposição ao Pensamento do Criador, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso. O pensamento é o fluxo energético do campo espiritual de cada criatura, que gradua nos mais diferentes tipos de ondas, que vão desde os raios super-ultra-curtos até às ondas fragmentárias dos animais.

Segundo o Espírito André Luiz, o pensamento é matéria mental. Isto acontece porque as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem, sob novo sentido, compondo o mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos. Além disso, em vista da ausência de terminologia analógica para estruturação mais segura de nossos apontamentos, usamos os princípios de “núcleos, prótons, nêutrons, posítrons, elétrons ou fótons mentais”.

Os pensamentos podem produzir diferentes tipos de ondas mentais. Assim, as ondas mentais podem ser: muito longas (simples sustentação da individualidade), médias (quando há oração e reflexão) e curtas (emoções profundas, dores indizíveis, laboriosas concentrações). Por isso, a indução mental será tanto maior quanto mais amplos se lhe evidenciem as faculdades de concentração e o teor de persistência no rumo dos objetivos que demande.

As formas-pensamentos podem ser resumidos da seguinte forma: "Emitindo uma ideia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, ideia essa que para logo se corporifica, com intensidade correspondente à nossa insistência em sustentá-la, mantendo-nos, assim, espontaneamente em comunicação com todos os que nos esposem o modo de sentir".(https://sbgespiritismo.blogspot.com/2021/06/materia-mental.html)


Notas do Blog

Matéria

A matéria é entrave à evolução do Espírito? A matéria é o liame que escraviza o Espírito; é o instrumento que ele usa, e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação. A matéria é o meio; o fim é a evolução do Espírito. Não é a matéria que atrapalha a evolução do Espírito, mas os atrativos da matéria, ou seja, os prazeres, as guloseimas, as diversões etc. (https://sbgespiritismo.blogspot.com/2009/06/materia.html)

Princípios Energéticos

Além da matéria bruta e do corpo físico, o fluido universal pode ser decomposto: 1) Fluido vital: é um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas tem a sua fonte nas modificações da matéria universal. É um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois todos procedem de um mesmo princípio. É o elemento que dá vida à matéria orgânica. Pode ser denominado de magnetismo, eletricidade etc.; 2) Ectoplasma: tipo de matéria que se situa entre a matéria densa e a matéria perispirítica. Presta, sobretudo, aos trabalhos de efeitos físicos e materializações; 3) Perispírito: invólucro semi-material do Espírito. Nos encarnados, serve de laço intermediário entre o Espírito e a matéria. (Equipe da FEB, 1995) (https://sbgespiritismo.blogspot.com/2009/08/principos-energeticos.html)

Elementos Gerais do Universo

Deus, Espírito e Matéria são os elementos gerais do Universo. Deus é o princípio inteligente, causa primária de todas as coisas. De Deus vertem-se dois princípios: o princípio material e o princípio espiritual, que individualizados, denominam-se, respectivamente, matéria e Espírito. Essas são as variáveis relevantes para entendermos tudo quanto existe no Universo. Se, ao olharmos para as estrelas, as acharmos imersas num plano inteligente, é porque o que ocasionou o seu surgimento também o é.(https://sbgespiritismo.blogspot.com/2008/07/elementos-gerais-do-universo.html)

Os Fluidos

Os fluidos recebem variadas denominações, entre as quais, citamos: "fluido imponderável", "fluido mentomagnético", "fluido nervoso", "fluido espiritual", "fluido perispiritual", "fluido vital", "fluido vivo" e "fluidoterapia". Todos esses tipos de fluidos nada mais são do que a transformação de uma substância elementar primitiva, denominada de fluido cósmico universal. A qualificação de fluidos espirituais, por exemplo, não é exata. Quando nos referimos aos fluidos é a matéria que está em jogo. Nesse caso, os fluidos espirituais são matéria mais ou menos quintessenciada. Dizemos fluidos espirituais mais pela afinidade que eles guardam com os Espíritos. Poder-se-ia também dizer que eles são matéria do mundo espiritual. (https://sbgespiritismo.blogspot.com/2009/04/os-fluidos.html)


Frases do Espírito Emmanuel

"Existem velhas fermentações de natureza mental, que representam tóxicos perigosos ao equilíbrio da alma". (Vinha de Luz, Lição 64 — "Fermento Velho")

"Seremos compelidos a formar o campo mental de nós mesmos, a erguer a casa de nossa elevação e a construir o santuário que nos seja próprio". (Vinha de Luz, Lição 71 — "Em nosso Trabalho")

"Indiscriminadamente, todas as pessoas recebem possibilidades idênticas de crescimento mental e elevação ao campo superior da vida". (Vinha de Luz, Lição 138 —"Iluminemos o Santuário")

"Muitas vezes, por isso mesmo, nos recintos diversos de sua casa, Jesus recebe, sem resposta, as súplicas de inúmeros crentes de mentalidade infantil, contraditórias ou contraproducentes". (Caminho, Verdade e Vida, Lição 64 — "O Tesouro Maior")

"Onde exista sincera atitude mental do bem, pode estender-se o serviço providencial de Jesus". (Caminho, Verdade e Vida, Lição 153 — "Passes")

"Muita gente escuta a Boa Nova, mas não lhe penetra os ensinamentos. Isso ocorre a muitos seguidores do Evangelho, porque se utilizam da força mental em outros setores". (Fonte Viva, Lição 48 — "Diante do Senhor")

"Retém contigo as palavras da vida eterna, porque são as santificadoras do espírito, na experiência de cada dia, e, sobretudo, o nosso seguro apoio mental nas horas difíceis das grandes renovações". (Fonte Viva, Lição 59 — "Palavras de Vida Eterna")

"Temos conosco milhares de expressões do pensamento dos outros e milhares de outras pessoas nos guardam a atuação mental, inevitavelmente". (Fonte Viva, Lição 76 — "Fermento Espiritual")

São Paulo, julho de 2021.