Adriana Neumann

(Em português)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data: 25 de novembro de 2022

 Um ponto de vista matemático sobre partículas interagentes


Nesta palestra irei falar um pouco sobre o estudo matemático do movimento aleatório que partículas podem fazer e também um pouco sobre a interação entre elas e suas conexões com equações diferenciais. Apresentarei uma construção bastante simples e poderosa de como podemos analisar o movimento de uma partícula. Finalizarei apresentando as conexões desse assunto com assuntos atuais de pesquisa.


Sobre Adriana

Adriana é brasileira. Graduada pela Universidade Federal de Pelotas em 2005, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2007, obteve seu doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada em 2011.

Sua principal área de pesquisa é em probabilidade. Mais especificamente, sua pesquisa é focada em sistemas de partículas interagentes, nos quais estuda limite hidrodinâmico, grandes desvios e flutuações. Também estuda limites de escala e grandes desvios para alguns modelos Markovianos provenientes do formalismo termodinâmico.

Adriana recebeu, em 2016, o Prêmio para Mulheres na Ciência L'Oréal-Unesco-ABC e faz parte do núcleo central do grupo Parent in Science, iniciativa vencedora do Prêmio Nature Para mulheres Inspiradoras na Ciência, concedido pela editora britânica Nature na categoria Science Outreach. O grupo busca incentivar iniciativas para garantir direito das mães cientistas que atuam na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês). Adriana é afiliada da Academia Brasileira de Ciências.

Adriana adora seus cachorros e caminhar ao ar livre, preferencialmente em locais com muita natureza. Ela compartilha que recentemente começou a se dedicar a jardinagem, atividade que tem sido muito gratificante.


Video en YouTube