ARTICULAÇÕES TEMPOROMANDIBULARES
Técnica:
Exame realizado em tomógrafo multislice, com cortes axiais helicoidais, com aquisições com boca fechada e boca aberta e reformatações multiplanares.
-----------------
ARtrose
Interpretação:
Alterações degenerativas das articulações temporomandibulares, sendo observada redução do espaço articular , proliferação osteofitária bilateral, além de erosão e irregularidade da cortical óssea e cistos subcondrais, no côndilo à direita.
Presença de retificação e aplainamento do côndilo mandibular esquerdo.
Observou-se limitação funcional à esquerda, nas sequências obtidas com boca aberta.
Não houve limitação funcional à direita.
------------------------
Disco articular direito localizado anteromedialmente ao seu côndilo nas sequências com boca fechada e aberta, compatível com deslocamento discal irredutível.
Disco articular esquerdo localizado anteriormente ao seu côndilo nas sequências com boca fechada e aberta, compatível com deslocamento discal irredutível.
Alterações degenertaivas das articulações temporomandibulares, com redução do espaço articular e proliferações osteofitárias marginais, sendo observada erosão, irregularidade da cortical óssea e edema medular reativo no côndilo mandibular à direita e redução das dimensões, cisto subcondral e aplainamento do côndilo à esquerda.
Ausência de derrame articular.
Limitação funcional à esquerda.
Impressão Diagnóstica:
Deslocamento anteromedial irredutível do disco articular direito e deslocamento anterior irredutível do disco articular esquerdo.
Alterações degenerativas das ATMs.
-----------------
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕES TÊMPORO-MANDIBULARES
Técnica
Foram obtidas imagens das articulações têmporo-mandibulares nos planos sagital e coronal ponderados em T1, T2 e PD sem a utilização de contraste paramagnético (gadolínio), com boca aberta e fechada.
Laudo
Observa-se pequeno deslocamento anterior do disco articular na articulação têmporo-mandibular direita com recaptura da manobra de abertura da boca, observando-se também esclerose e reabsorção óssea do côndilo mandibular por disfunção crônica.
Na articulação têmporo-mandibular esquerda observa-se o disco articular em posição normal com boa mobilidade durante manobra de abertura da boca.
Não há evidência de derrame articular.
Células das mastóides sem evidência de líquido significativo.
Impressão diagnóstica
Sinais de disfunção da articulação têmporo-mandibular direita com subluxação anterior do disco com manobras de abertura da boca, observando-se ainda alterações ósseas no côndilo mandibular sugerindo cronicidade.
----------------------
Achados compatíveis com hipoplasia do côndilo mandibular direito e alterações morfológicas da respectiva cavidade articular temporomandibular.
Discreta irregularidade do contorno superior do côndilo mandibular direito, bem como dos aspectos posteriores das eminências temporais, de aspecto degenerativo.
Irregularidades das superfícies articulares da eminência temporal, bem como do côndilo mandibular direitos, que apresentam alterações morfológicas e reações osteofitárias marginais, com retificação da cabeça mandibular e redução de suas dimensões.
Deslocamento medial do disco articular direito, com sinais de recaptura satisfatória após a realização da manobra da abertura bucal. Associa-se alteração de sinal da sua banda posterior, principalmente no aspecto medial, que pode decorrer de degeneração discal, sem sinais de ruptura.
Deslocamento anteromedial do disco articular direito, sem sinais de recaptura à abertura bucal, com alteração morfológica e de sinal, notadamente da banda posterior.