11/05/2025
Primeira Leitura: Atos 13, 14.43-52
Salmo Responsorial: 99(100)-R- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Segunda Leitura: Apocalipse 7,9.14b-17
Evangelho: João 10,27-30
Naquele tempo, disse Jesus:
27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um.' Palavra da Salvação.
Comentário:
Na primeira leitura vemos como os judeus ficaram cheios de inveja do sucesso obtido por Paulo e Barnabé. O que me deixa triste é ver que as mulheres religiosas da cidade ajudaram a expulsá-los. É preciso cuidar que a nossa religião seja praticada principalmente na caridade e no amor, sem invejas ou outros maus sentimentos. Vejo essa maldade, por exemplo, em canais do YouTube que já estão criticando e condenando o novo Papa, Leão XIV, antes mesmo dele começar seu pontificado. Isso é muito triste! Precisamos alegrar-nos pelas pessoas que estão ouvindo a Palavra, e rezar por todos os que têm a missão de pregar a Palavra de Deus, embora muitas vezes limitados.
Na segunda leitura, São João fala das multidões celestiais. Todos somos convidados a estarmos um dia no céu. Cabe a nós responder sim ou não a esse convite, de acordo com o que vivermos agora. Enquanto temos vida, ainda temos tempo de decidirmos se vamos ou não entrar no céu para gozarmos a visão beatífica da Santíssima Trindade, onde não haverá mais lágrimas, porque Deus as enxugará todas (Apoc 7, 17).
No evangelho vemos como Jesus é o Bom Pastor que é seguido pelas ovelhas do rebanho. Seguir Jesus com humildade, sem a necessidade de sinais ou milagres. Confiemos nele, como as ovelhas confiam em seu pastor! “Ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai”. “Ninguém vai arrebatá-las de minha mão”.
Muitos consideram o maligno mais forte do que Deus. Ora, se aderiram a Deus, se procuram levantar-se quando caem, se pedem humildemente a proteção dele nas provações e tentações, por que o medo? O maligno não pode fazer nada contra aqueles e aquelas que confiam em Jesus. E se isso não bastasse, temos ainda Maria a nos consolar e a nos proteger. Todos os que aderem a Jesus estão no colo de Maria.
Fico embaraçado em saber quando alguma pessoa que comunga sempre, contempla, reza, vive com os nervos à flor da pele! Por que isso acontece? Medo? Doença? Seja o que for, não faz sentido. Acredito que uma pessoa desse tipo deveria fazer uma análise sincera de sua vida, de como está se comunicando com Deus. Alguma coisa está errada!
Quem procura ser humilde no trato com Deus, comunga, reza, contempla, faz alguma penitência, é como a criança que confia no pai e nunca está preocupada com o que vai acontecer no momento seguinte. Sabe que o pai está para o que der e vier. Deveríamos ser assim também em relação com o nosso querido Pai celeste.
Hoje é dia das mães. Que Maria, nossa querida Mãe, possa colocar em nossa mente e em nosso coração essa confiança filial irrestrita ao Pai de todos nós. E que Deus abençoe todas as mães, essas heroínas de nossos dias.