Plano de aula para o 3º ano do Ensino Médio | Duração: 2 aulas (100 min)
A presente proposta objetiva o fomento de uma prática de ensino-aprendizagem ativa e dinâmica da língua inglesa através do uso da música “If I were a boy”, de Beyoncé.
Para um melhor aproveitamento do que a música tem a oferecer em termos de questões sociais (discussões a respeito de (des)igualdade de gênero) e linguísticas (o uso contextualizado da Second Conditional do inglês), o plano se constitui em uma sequência didática de duas aulas com 50 minutos de duração cada.
No mais, é importante ressaltar que, para que essa proposta funcione de maneira mais efetiva, a turma já deve ter estudado a respeito dos casos anteriores das Conditionals (Zero e First).
Para realização do plano, serão necessários alguns elementos físicos e digitais, como:
TV ou Projetor;
Slides;
Lousa;
Letra da música impressa e acompanhada de um glossário;
Cartolinas.
Objetivos do professor:
Trabalhar questões de igualdade de gênero através da música “If I Were a Boy”, da Beyoncé;
Apresentar a estrutura e o uso contextualizado da estrutura second conditional da língua inglesa.
Objetivos dos alunos:
Expressar opiniões pessoais através de estruturas linguísticas próprias para tal finalidade;
Debater a respeito de questões de gênero na sociedade por meio da música If I Were a Boy;
Conhecer orações condicionais da língua inglesa em seu segundo caso;
Produzir frases usando a estrutura em questão;
Praticar o conteúdo estudado na aula através de habilidades necessárias para compreender a música e produzir um cartaz.
Habilidades (BNCC):
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação
1º Passo: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre seus hábitos de consumo musical, objetivando saber se eles costumam ou não ouvir músicas em língua inglesa.
2º Passo: Pergunte aos alunos se eles costumam buscar compreender as letras das músicas que ouvem em língua inglesa e quais estratégias utilizam para isso.
3º Passo: Pergunte aos alunos a opinião deles sobre a ligação entre música e questões sociais.
Exemplos de perguntas: “Vocês costumam ouvir música? Com que frequência?”; “Que tipo de música vocês ouvem?”; “Vocês ouvem muita música em inglês?”; “Qual(is) artista(s) que cantam em inglês vocês mais ouvem?”; “Vocês sabem sobre o que ele(s) normalmente canta(m)?”; “Vocês costumam pesquisar e entender o significado das músicas? Como?”; “Vocês acham que a música e a arte no geral servem apenas para entretenimento e lazer ou elas podem ter cunho político também?”
INPUT (15 minutos)
1º Passo: Introduza a cantora e a música para a turma e distribua as folhas com a letra da música. Nos slides disponibilizados há informações básicas, como o nome, as profissões e os feitos da artista durante sua carreira, bem como alguns dados a respeito da própria música.
2º Passo: Reproduza a canção (acompanhada do videoclipe, se possível) uma primeira vez, sem pausas, pedindo para que os alunos tentem acompanhar a letra juntamente com a melodia e circular palavras e/ou expressões que chamem sua atenção.
3º Passo: Tire as possíveis dúvidas dos alunos a respeito do(s) significado(s) de palavras e/ou expressões destacadas por eles na letra da música, caso haja alguma. O glossário também pode ser trabalhado durante esse momento.
OUTPUT (20 minutos)
1º Passo: Apresente aos alunos, seja por meio dos slides ou da lousa, algumas expressões comumente usadas para emitir opiniões na língua inglesa, como “In my opinion”, “For me”, “I think/believe that…”, “I guess” etc.
2º Passo: Após a apresentação das expressões, encaminhe a aula para o momento de interpretação da letra da música. No tópico “Let’s discuss the lyrics!”, presente nos slides disponibilizados, há duas perguntas-chave que visam uma discussão a respeito da mensagem geral da música. Incentive a turma a usar as expressões anteriormente apresentadas antes de manifestar alguma opinião a respeito das perguntas exibidas no slide. Exemplo: “In my opinion, a música fala que…”.
3º Passo: Depois da discussão geral, parta para perguntas mais focadas em trechos específicos da música, visando uma interpretação crítica por parte dos alunos. Exemplo: Quando Beyoncé fala “If I were a Boy [...] I'd Roll outta bed in the morning And throw on what I wanted then go”, quais cobranças sociais uma mulher tem em sua vida que um homem não tem?; A cantora diz que “If I were a boy [...] I'd put myself first And make the rules as I go Cause I know that she'd be faithful” a partir dessa frase, você acredita que há expectativas de são colocadas sob a vida de uma mulher que os homens não tem? Como se dedicar à família, aos maridos, ao lar, etc;
FINALIZAÇÃO (5 minutos)
Parabenize a turma pela participação e instrua os alunos a manterem a folha com a letra da música e o glossário em um lugar seguro, pois ela será usada na próxima aula.
SEGUNDA AULA
WARM-UP (10 minutos)
1º Passo: Pergunte aos alunos se eles lembram o que foi discutido na aula anterior.
2º Passo: Reproduza a música novamente.
INPUT (15 minutos)
1º Passo: Iniciando pelo título “If I Were a Boy”, elabore perguntas que incitem os alunos a pensarem a respeito da estrutura e do uso da estrutura second conditional por conta própria. Para isso, os slides disponibilizados podem ser utilizados. Neles, há o seguinte exemplo: Quando a artista fala “If I were a boy, I would turn off my phone”, vocês acham que ela está: a) imaginando uma situação, b) falando de uma consequência de uma ação real ou c) falando de uma probabilidade do futuro.
2º Passo: A partir das respostas, explique quando utilizamos a segunda condicional do inglês, incentivando, se possível, os alunos a marcarem trechos encontrados na própria letra da canção. Nos slides sugeridos, há informações a respeito do uso e da estrutura gramatical que comumente acompanha a condicional trabalhada, bem como algumas frases de exemplo. Elas podem ajudar a guiar o momento de explanação do conteúdo.
OUTPUT (20 minutos)
1º Passo: Divida a turma em grupos e entregue uma cartolina ou qualquer tipo de folha em branco para cada um.
2º Passo: Instrua os alunos a praticarem a estrutura trabalhada durante a aula através da produção de frases que contenham a segunda conditional da língua inglesa. Estas devem ser escritas na cartolina ou folha em branco e, se possível, exibidas para a turma. As perguntas centrais podem ser: "Vocês já imaginaram como seria a vida de vocês caso vocês tivessem nascido no gênero oposto? Que coisas vocês fariam que vocês não podem fazer hoje? Ou, que coisas o gênero oposto faz que vocês não fariam?”.
FINALIZAÇÃO (5 minutos)
Caso haja tempo, pergunte se algum grupo se sente confortável em compartilhar sua produção com a turma. Por fim, parabenize os alunos pela participação na aula e pela produção das frases.
Materiais Complementares