Planos de Aula

 Spooky Season ( Halloween)

Para Fundamental II - 6º ano | Tempo:  50 min.


O plano:

O seguinte plano de aula, aplicado em Outubro, foi elaborado considerando a temática de Halloween, pois é um feriado muito comemorado em alguns países de Língua Inglesa (LI). Por se tratar de uma aula aplicada na Escola Bilíngue, o tema foi escolhido para apresentar os alunos a alguns aspectos culturais desse famoso feriado.

Considerando que os alunos estavam em uma turma de conversação, chamada Conversation Club, tentamos fazer uma aula mais dinâmica e focada em discussões,  então trabalhamos com a origem histórica do feriado (Halloween) bem como um pouco da sua cultura. Ademais, o plano também foi pensado considerando o contexto social no qual os alunos estão inseridos ao trazer uma atividade de storytelling (contação de histórias) onde os estudantes tinham a oportunidade de compartilhar histórias de terror (lendas urbanas, folclore, etc) que eles conheciam. 

Dessa forma, para melhor entendimento do plano é necessário apresentar o referencial teórico que nos motivou na escolha do tema, bem como os materiais necessários para a sua aplicação, os objetivos que o docente pretende alcançar com a aula proposta, o que se espera dos alunos em relação à aula e as habilidades da BNCC - Base Nacional Curricular Comum que foram trabalhadas.

A partir das nossas leituras iniciais de Duboc (2015), vimos a oportunidade de novamente trabalhar com as “brechas da sala de aula” e percebemos a necessidade de trabalhar temas recorrentes nas aulas de LI de uma forma mais ampla e crítica, sempre buscando inserir o aluno como um indivíduo único e valorizando sua bagagem cultural. 

A aula de Halloween foi, de certa forma, inspirada na aula dada por Duboc (2015) e citada em seu artigo, mas nós optamos por modificar a ideia principal da aula e fazer uma relação entre o conto da origem do Halloween e as nossas lendas urbanas e folclore. 

Materiais:

Para realização do plano, serão necessários alguns elementos físicos e digitais, como: 


1-DataShow;

2-Notebook;

3-Caixa de Som;

4-Cópias da história do Jack O’Lantern;

5-(fita dupla face, decoração);

6-Slides (By: Canva)


Objetivos do professor:

Objetivos dos alunos:

Habilidades (BNCC): 

Warm up: tempo estimado de 10 minutos 

Passo 1: Perguntar  aos alunos se eles gostam de “Scary Things”. 

Passo 2: Depois da resposta dos alunos, o professor irá, junto com os alunos, jogar um game chamado “Would You Rather..” Com o objetivo de apresentar o vocabulário de Halloween e também animar a turma.

Input: tempo estimado de 30 minutos

Passo 1: O professor irá fazer um Quiz sobre o Halloween para que os alunos aprendam sobre o feriado e suas tradições  se divertindo.  

Passo 2: Após o Quiz, distribuir a história do Jack O’Lantern em um papel para cada aluno.

Passo 3: Explicar que irá passar um vídeo e pedir que os alunos marquem as palavras que não conhecem para serem contextualizadas ao fim da história. 

Passo 4: Apresentar o vídeo sobre a lenda do Jack.

Passo 5:  Explicar o vocabulário que os alunos não entenderam

Passo 6: Passar o vídeo novamente para melhor entendimento.

Output: tempo estimado de 30 minutos 

Passo 1: Explicar o objetivo da aula e apresentar a atividade que será um Storytelling (que pode envolver lendas urbanas, histórias de terror inventadas por eles ou que eles já ouviram de alguém), em dupla ou no máximo 4 pessoas.

Passo 2: Apresentar perguntas norteadoras para uma boa contação de histórias. 

Passo 3: Pedir que eles compartilhem com seu(s) colega(s) do grupo uma história de terror conhecida, buscando seguir as perguntas norteadoras.

Passo 4: Passar pelos grupos para ouvir algumas das histórias e se certificar que os alunos não tem dúvidas ou dificuldade.

Finalização: tempo estimado de 10 minutos 

Perguntar para os alunos por que escolheram essas histórias para compartilhar.

(decidimos fazer esse passo seguindo a divisão de grupos já que os alunos se sentem tímidos em usar a língua inglesa para a turma toda, mas em seus grupos de amigos interagem melhor.)

Avaliação pós aplicação

Ao elaborar um plano de aula o professor deve levar em consideração que nem sempre o tempo de aula vai ser 100% utilizado para a aplicação do plano, pois imprevistos podem acontecer. Considerando esse aspecto, ao aplicarmos a aula de Halloween acabamos por utilizar mais tempo do que o previsto em algumas atividades, o que acabou tirando o tempo da atividade final. Pensando nisso, nossa sugestão é que o professor primeiro analise o perfil da turma e elabore um plano com alguns minutos sobrando para o caso de uma atividade acabar gastando mais tempo do que foi antecipado. 

Um grande ponto positivo em relação a esse plano foi a contação de histórias que permitiu que os alunos compartilhassem contos de terror do contexto que eles estão inseridos (seja local ou nacional). Os estudantes se mostraram muito entusiasmados em contar histórias e lendas que eles escutaram ao longo de suas vidas. 

Materiais complementares: