Planos de Aula

 Describing characters

Para Fundamental II - 6º ano | Tempo:  50 min.


O plano:

Ensinar ou revisar gramática nem sempre tem que ser chato. Na verdade, especialmente para crianças, deveria ser um momento de diversão e engajamento, ainda mais quando não se trata de sua língua nativa. É necessário contextualização.

Nesse caso, pensando no ensino fundamental, os personagens de filmes, desenhos e animes são muito populares, e certamente qualquer criança teria algo a dizer sobre eles. Mas o que esses personagens fazem? O que eles vestem? Do que eles gostam? Onde eles vivem? Essas curiosidades, ou melhor, fun facts, no inglês podem ser descritas com o Simple Present. Mas como nosso intuito não é isoladamente a parte gramatical da coisa, também incluímos questões crítico-reflexivas neste plano, pois concordamos que (...) a construção de significados se relaciona à busca de diferentes possibilidades de ser, estar e agir no mundo (...) (Hoelzle, 2021).

Sendo assim, o plano visa unir os usos do Simple Present com personagens populares e reflexões em um contexto real de construção do repertório léxico-cultural dos alunos.

Materiais:

Para realização do plano, serão necessários alguns elementos físicos e digitais, como: 

1-Papel;

2-Quadro;

3-Projetor;

4-Slides;

5-Caixa de som;

6-Notebook;

7-Caneta de quadro.

8-Saquinhos plásticos ou de tecido.

Objetivos do professor:

Objetivos dos alunos:

Habilidades (BNCC): 

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa;

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas;

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

Warm up: tempo estimado de 15 minutos - Game “Sentence Scramble”

Recomendamos que o tema central ainda não seja revelado aqui. Deixe que os alunos se questionem e usem seus conhecimentos prévios para organizar as frases.


1.Separar os alunos em grupos de quatro ou cinco.


2.Entregar um saquinho com as frases embaralhadas para cada grupo.


3.Explicar aos alunos que eles deverão organizar os recortes de sujeito, verbo e complemento, a fim de formar uma sentença completa no Simple Present que faça sentido.


4.O primeiro grupo a terminar de organizar as frases corretamente e as ler em voz alta já iniciará o jogo do final com um ponto.

Input: tempo estimado de 15 minutos - integrado ao warm-up


Momento reflexivo

1.Perguntar aos alunos o que eles viram em comum nas sentenças. A partir das respostas deles, iniciar a discussão sobre personagens. 


2.Incentivar os alunos a falarem sobre os seus personagens favoritos e o porquê deles gostarem do personagem; se há algum aspecto que eles se identificam em especial (traço físico, personalidade, etc.).


3.Discutir as diversidades e características dos personagens com os alunos, para relacionar esses aspectos com a realidade.

Output: tempo estimado de 15 minutos 

Agora que eles já conversaram um pouco sobre a temática, vamos fazê-los adivinhar alguns dos personagens mais famosos.  


1.Os grupos devem ser os mesmos do início. Lembrando que um grupo já terá um ponto do game “sentence scramble”, realizado no warm up.


2.Apresentar slides contendo uma cor de fundo e emojis que caracterizam o personagem, para que os alunos adivinhem. 


3.Perguntar aos alunos “Who is the character?”. Ex: “What character wears pink a lot?”


4.Para que funcione, um representante de cada grupo deve vir à frente e ficar em pé ao redor de uma mesa, onde no meio será colocado um objeto (ex: caneta de quadro, apagador, etc.) e aquele que o pegar primeiro quando houver o comando, poderá responder, pedindo ajuda de seu grupo, ou não. Se o grupo não souber, poderá escolher outro grupo para responder, e assim por diante.


5.O grupo que tiver mais acertos poderá escolher uma música para a turma ouvir.

Finalização: tempo estimado de 5 minutos - Music time and feedback

1.Será tocada a música escolhida pelo grupo que teve mais acertos no jogo.

2.Agradecer pela atenção e participação dos alunos. 

3.Receber o feedback dos alunos.

Avaliação pós aplicação

Percebemos que o plano valoriza os conhecimentos culturais dos alunos e os estimula a engajar na aula, sendo uma ótima brecha para trabalhar o uso da língua inglesa. E assim, concluímos com o pensamento da autora Maria José Hoelzle, que é possível, sim, trabalhar a gramática de forma contextualizada, ou seja, a partir do texto ou do tema e das necessidades percebidas em sala. (Hoelzle, 2021).

Materiais complementares:

Slides utilizados na aula:

Describing Characters