Planos de Aula

"São João's food - Which food is the best?"

Para Fundamental II - 6º ano | Tempo:  50 min.


O plano:

Neste plano, visa-se trabalhar o inglês juntamente com a cultura regional brasileira, estimulando o speaking dos alunos e fazendo-os aprender sobre adjetivos comparativos e superlativos. 

Em conjunto com o repertório cultural evidenciado, as perguntas orais tem a finalidade de relacionar os assuntos em um contexto de conversação, visto que, inicialmente, a atividade foi pensada para um clube de conversação de uma escola bilíngue. No entanto, acreditamos que o plano funciona para outros contextos de ensino da língua inglesa e pode ser adaptado conforme a necessidade. 

Além disso, no caso do São João como temática da aula de inglês, revela-se a importância de conhecermos nossas tradições e valorizá-las, apesar de não estarem diretamente ligadas à cultura que permeia a língua inglesa. Usar a língua inglesa em contextos que fazem parte da realidade dos alunos é o grande foco. Essa ideia é reforçada a partir da leitura em que Ana Duboc expressa que “Sob uma perspectiva do letramento crítico, o professor poderia, por exemplo, buscar celebrações ‘menos eurocêntricas’ ou problematizar com os alunos como e por que determinadas celebrações são reinterpretadas localmente.” (Duboc, p.220).

Materiais:

Para realização do plano, serão necessários alguns elementos físicos e digitais, como: 

1-Papel;

2-Quadro;

3-Projetor;

4-Slides;

5-Caixa de som;

6-Notebook;

7-Caneta de quadro.


Objetivos do professor:

Objetivos dos alunos:

Habilidades (BNCC): 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Warm up: tempo estimado de 5 minutos

Usando os slides, seguir a sequência de perguntas acerca da temática, como: What is the best brazilian festivity? What is the tastiest São João food? Isso provocará a curiosidade dos alunos e fará com que a discussão central se inicie gradualmente, à medida que eles compartilhem seus conhecimentos.

Input: tempo estimado de 20 minutos

As comidas juninas são muito importantes nessa atividade. Dando continuidade aos slides, deve-se mostrar um pouco da diversidade de comidas, para fazer os alunos se familiarizar ainda mais com o tema. 

1-Nessa parte, fotos de comidas juninas, acompanhadas de frases com adjetivos comparativos e superlativos serão apresentadas, como, por exemplo: Corn cake is the best food of São João; Paçoca is sweeter than Canjica; Pé de Moleque is harder than Cocada; Boiled Corn is more delicious than Roasted Corn (opnião).

2-Após mostrar as comidas e explicar o uso dos adjetivos atrelados a elas, é importante também retomar às perguntas do warm up, que já possuíam adjetivos comparativos e superlativos. Desta forma, será possível reforçar a lição e explicar como essas regras são empregadas em perguntas.

Output: tempo estimado de 15 minutos 

GAME!

Nesse momento acontecerá um jogo, com intuito de fixar o uso dos adjetivos comparativos e superlativos de forma dinâmica e divertida.

1-Fazer um semicírculo com as mesas/carteiras, para haver espaço suficiente para essa brincadeira.

2-Use uma roleta online (sugestão com link abaixo) com nomes de comidas juninas, e a partir das duas comidas selecionadas o aluno terá que escolher um lado da sala (right or left) que represente a sua preferência entre uma das duas comidas.

3-A cada rodada, um aluno de cada lado terá que justificar sua escolha com uma frase que empregue o uso de adjetivo comparativo e/ou superlativo. Tudo bem se na mesma rodada algum aluno a mais queira também justificar sua escolha. 


Finalização: tempo estimado de 5 minutos

Agradecer pela atenção e participação dos alunos. Receber o feedback dos alunos.

Avaliação pós aplicação

Falando um pouco sobre a experiência de ter colocado em prática pela primeira vez esse plano, foi um tanto gratificante ver cada passo ser concretizado e, sobretudo, como o ensino foi mais fluido e descontraído por ser abordado um contexto nordestino. Poder ver o inglês ser usado para falar de uma festividade estrangeira, do contexto e ponto de vista do aprendiz estrangeiro foi realmente muito divertido. 

Isso não significa que ensinar língua inglesa com repertório cultural nativo se torne menos importante, mas sim que os contextos dos aprendizes também é tão importante e enriquecedor quanto. Ana Duboc reitera esse pensamento ao dizer que “não se trata de substituir ou deixar de utilizar aquilo que temos em nossas escolas: pelo contrário, é o nosso próprio contexto que faz emergir essas brechas frutíferas para aulas de inglês mais interessantes.” (Duboc, p.222). Os alunos gostaram bastante e, em sua maioria, deram feedbacks positivos.

É interessante perceber que a medida em que analisamos o tipo de escola/turma trabalhada surge a necessidade de uma abordagem mais propícia ao ambiente, despertando a criatividade e o desejo de fazer as aulas mais prazerosas, tanto para os alunos, quanto para os professores. Portanto, é muito importante que, o professor que quiser aplicar a atividade sugerida estude bem o desenvolvimento de seus alunos, para haver o controle sobre o tempo e aprendizado.

Materiais complementares:

Feedback da primeira turma PROLICEN.pdf

Avaliação dos alunos da primeira aula

Feedback da segunda turma PROLICEN.pdf

Avaliação dos alunos da segunda aula