Plano de Aula

Aula 4: Encerramento do projeto e Silhoutte Self-Portrait: A Positive Wall

Plano de aula para o 2º ano do Ensino Médio | Duração: 100 min.

O plano:


Como encerramento do Projeto Descobrindo a Beleza Além da Aparência: uma Abordagem de “The Picture of Dorian Gray”, a última aula busca finalizar as reflexões acerca dos padrões de beleza e relacionar a criação de autorretratos à (des)construção de padrões de beleza e trabalho da autoestima. A aula inicia-se com um warm-up breve, a partir da apresentação de figuras de artistas famosos que fizeram retratos e autorretratos, como Van Gogh e Leonardo da Vinci, com conexão com o tema do livro e estímulo à apreciação artística. 


Em seguida, é realizada uma atividade inicial que explora o vocabulário de palavras positivas e negativas relacionadas à visão da beleza, a partir dos retratos trabalhados no warm-up, o vocabulário será mobilizado para o estímulo ao enriquecimento vocabular e à reflexão sobre linguagem e significado. 


Dando prosseguimento, como atividade final, é proposta uma atividade de autorretrato manual, o Silhouette Self-Portrait, em que os alunos, utilizando materiais diversos, deverão representar como se enxergam agora, valorizando a diversidade e a aceitação de si mesmos, estimulando, assim, a expressão criativa e o desenvolvimento da autoimagem positiva. Por fim, o projeto culminará na exposição e apreciação destes Silhouette Self-Portraits em um mural a ser exposto na sala de aula, contendo espaços individuais para comentários (mobilizando o vocabulário positivo) de colegas de classe (e de outras turmas) acerca do autorretrato de cada um. 

Materiais

Para executar o plano, serão requeridos elementos físicos e digitais, tais como:

Objetivos do professor


Objetivos dos alunos

Habilidades (BNCC) 

(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.


(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.


(EM13LGG40) Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.


(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.


Habilidades (Propulsão)

Retiradas do guia de aprendizagem de Língua Inglesa do 1º bimestre do 2º ano, da ECIT Padre Hildon Bandeira, as habilidades de propulsão fazem parte da PROPULSÃO, uma iniciativa implementada nas Escolas Cidadãs da Paraíba, durante todo o ano letivo, visando garantir que o(a) estudante esteja apto a acompanhar as demandas de conhecimento de sua série, de modo a evitar defasagem e obstáculos em seu processo de aprendizado.


H09- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;


H02-Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes;


H07 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc;


H08 - Identificar os efeitos de ironia ou humor em textos variados;


H09- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;


H10- Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

WARM-UP

Tempo estimado: 10 minutos

Aquecimento com um quiz acerca de retratos e autorretratos famosos. Os alunos devem responder o quiz com base em quem eles acham que pintou cada imagem. Estímulo à criação artística.


Passo 1: Apresentar o quiz na televisão


Passo 2: A cada imagem, os professores perguntarão aos alunos quem que produziu cada obra, com base nas opções do quiz os alunos devem responder, e tentar justificar a sua escolha.


Passo 3: Sempre que possível, o professor pode relacionar elementos visuais às características de expressões dos pintores em questão, promovendo uma reflexão sobre as diferentes formas de se expressar artisticamente.



INPUT

Tempo estimado: 15 minutos 

Exercício sobre palavras positivas. Será apresentado aos alunos as mesmas pinturas do quiz. Em cada uma das imagens, terão algumas palavras positivas que podem ser usadas para descrevê-las, sendo os alunos os responsáveis por escolhê-las. Uma breve explicação sobre cada vocabulário positivo será realizada, de modo que os discentes já ficarão cientes de que palavras poderão usar para produzir a positive wall, o elemento final do projeto.


Passo 1: os professores irão projetar os slides na televisão;


Passo 2: os professores devem explicar aos alunos que, em cada imagem, terá algumas opções de palavras positivas que descrevam a imagem;


Passo 3: após apresentar a imagem, os docentes irão perguntar aos alunos qual das opções melhor descreve a obra;


Passo 4: os professores devem explicar o que cada uma das palavras significa e seu uso.


OUTPUT I 

Tempo estimado: 20 minutos 

Autorretratos - Silhouette Self-Portrait: A Positive Wall


Os alunos criarão autorretratos de seus perfis, deixando em branco o interior do perfil para que eles preencham com palavras em língua inglesa e imagens que representem o que eles gostam como: hobbies, comidas, livros, filmes, artistas e entre outras características que os representem.


Passo 1: Os professores devem retomar a ideia de autorretrato abordado no warm-up, a fim de propor a criação de um autorreto individual, que serão exemplificados em slides contendo alguns Silhouette Self-Portraits;


Passo 2: Os professores devem explicar que, anteriormente, eles realizaram a criação de um avatar digital a partir de seus entendimentos e percepções de padrão de beleza na época e, agora,  questioná-los se eles tem essas mesmas percepções, ou se acreditam que a beleza vai além da aparência;


Passo 3: Então, os professores entregarão um handout da silhueta do perfil dos avatares criados pelos alunos na segunda aula do projeto;


Passo 4: Os professores, devem, então, propor que os alunos os preencham (o espaço vazio dessa representação de beleza meramente física) com aspectos de suas personalidades, gostos e beleza interior, como hobbies, comidas, livros, filmes, artistas, palavras positivas e entre outras características que os representem, valorizando a expressão criativa e o desenvolvimento da autoimagem positiva. Para isso, eles podem usar colagens, recortes de revistas, livros, desenhos, palavras, e quaisquer outras formas de expressão que eles queiram que constitua seus autorretratos.


FINALIZAÇÃO

Tempo estimado: 15 minutos 

Comentários e TBT- Self-Evaluation:


Após serem feitos os autorretratos, os alunos comentarão as obras feitas pelos outros colegas com mensagens e palavras positivas; Logo em seguida, será o momento de retomar a self-evaluation feita por eles anteriormente e Mostrar que os números e gráficos apresentados não os representam e sim os autorretratos produzidos por eles.


Passo 1: Os professores deverão incentivar a turma para que sejam feitos comentários de finalidade positiva às figuras criadas;


Passo 2: Os professores apresentarão gráficos com as respostas obtidas pelo formulário respondido pelos alunos na aula 2;


Passo 3: Os professores promoverão um momento de reflexão sobre o que realmente representaria os alunos, sem se ater a números ou comparações.


Passo 4: Propor que os alunos exponham seus pensamentos acerca desse momento final e do projeto realizado. Esse momento serve de um rápido feedback oral dos alunos acerca das atividades realizadas.




Materiais de Apoio

Slides - Aula 4

Silhouette Self-Portrait: A Positive Wall