6.1 Infraestrutura física e de suporte digital

A Enap possui uma área total de 48.608 m², dos quais 19.124 m² são de área construída, destinada ao desenvolvimento de suas atividades administrativas e acadêmicas. Todas as instalações da Escola possuem aproveitamento das condições naturais de iluminação e ventilação com climatização.

O campus tem capacidade de atender até 1,4 mil pessoas simultaneamente e possui:

  • 1 auditório (atualmente fechado para reforma)

  • 4 anfiteatros

  • 4 laboratórios de informática para suporte às atividades acadêmicas

  • 16 salas de aula

  • 2 salas de alta performance (SAP): Espaço Inovatio e Espaço Nexus

  • 1 sala ampla com sonorização especial: Espaço Adventus

  • Laboratório de inovação - GNova

  • Biblioteca


  • Área de convivência e co-working, integrado à lanchonete

  • Restaurante (atualmente fechado para reforma)

  • Espaço Varanda (destinado à eventos e buffets)

  • Área de lazer

  • Estacionamento próprio

  • Sala 360° (espaço de trabalho de uso compartilhado e rotativo)

Todas as salas de aula são climatizadas e equipadas com TV 75”, computador para apresentações dos palestrantes e professores, quadro branco, flip charts, quadros de cortiça. Aparelhos notebooks poderão ser disponibilizados para apoio didático às atividades em grupo dos eventos de capacitação.

Com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto aos seus usuários, o Auditório da Enap está passando por uma reforma geral em suas instalações, estando atualmente fechado.

A Sala 360° faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre órgãos do Governo Federal com o objetivo de criação de uma rede de espaços de trabalho de uso compartilhado e rotativo, com infraestrutura adequada para trabalho remoto, disponibilizada para uso dos servidores dos órgãos que fazem parte do ACT. A sala 360 hoje está liberada para qualquer servidor público, independentemente de o seu órgão de origem fazer ou não parte do ACT.

A tabela 5 abaixo, destaca a capacidade e os equipamentos disponíveis em algumas das instalações da Escola.

Tabela 5 - Instalações da escola

Tabela 5

Além disso, para ampliar sua capacidade de atuação de forma remota, a Escola:

  • passou a utilizar intensivamente o Google for Education para suporte a atividades educacionais. O Google sala de aula está sendo usado como ambiente virtual de aprendizagem para suporte a atividades assíncronas, juntamente com o Moodle;

  • em 2022, a Enap adquiriu 50 Licenças Google Teaching and Learning, que possibilitam um maior aproveitamento dos benefícios da ferramenta para atividades educacionais;

  • em 2022, 100 licenças do zoom estarão disponíveis, via ata de registro de preço, para a continuidade das ações de aprendizagem ofertadas remotamente;

  • licenciou o Miro e o Mentimeter para viabilizar atividades interativas, sobretudo os projetos de inovação. Em 2021, a Enap consegui fazer a troca das licenças Miro por contas do Miro Educacional, que são gratuitas;

  • adquiriu 2 licenças do Streamyard para dar maior dinamicidade aos eventos online;

  • está em processo de licenciamento de ferramenta com inteligência artificial para inserção de legendagem automática e tradução de vídeos em outros idiomas.

No que se refere a espaços dedicados a atividades físicas, de lazer e convivência, tanto para alunos como para servidores, a Enap conta com as instalações especificadas na tabela abaixo:

Tabela 6 - Áreas destinadas a atividade física, de lazer e convivência

Tabela 6- Áreas destinadas a atividade física, de lazer e convivência

O uso das áreas para atividades desportivas é otimizado por meio do Acordo de Cooperação firmado entre a Enap e a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe)47, que atua na reabilitação de pessoas com deficiência e disfunções orgânicas, além de servir ao treinamento de atletas paraolímpicos e às atividades de cultura, educação, saúde e desporto dos servidores da Enap.

É importante destacar que as instalações físicas da Enap vêm sendo continuamente ajustadas com vistas ao atendimento integral das condições de acessibilidade, apresentando hoje um espaço que possibilita, em grande parte, acesso às áreas de uso coletivo, por meio da construção de rampas e da adaptação de banheiros para a circulação de cadeiras de rodas. Igualmente, o elevador que dá acesso ao Auditório da Escola encontra-se devidamente adaptado para esse fim, além de disponibilizar dois elevadores, com total condições de acessibilidade, para acesso aos pisos 1 e 2, onde se localizam as salas de aula e as salas de trabalho da equipe técnica.

De acordo com o projeto de modernização do campus, que se encontra em fase de finalização do projeto básico e de elaboração de edital, além da melhoria, restauração e ampliação da funcionalidade dos espaços da Escola, a Enap atenderá, integralmente, às normas técnicas de acessibilidade da ABNT. Foram incluídas acessibilidade para identificação nas portas das salas de aula, além de piso tátil e mapa tátil no pavimento térreo da Escola.

Está em fase de contratação projeto de arquitetura e engenharia para a reforma completa do auditório, inclusive quanto às questões de acessibilidade.

Para conservação e segurança de suas instalações, a Enap conta, ainda, em todo o campus, com os recursos necessários à prevenção e ao combate a incêndios, sinalização de emergência, iluminação de emergência, extintores, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), corrimão e guarda corpo, hidrantes e saídas de emergência, todos os itens verificados e aprovados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CPMDF).

47 A Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) foi instituída no Distrito Federal no ano de 1990, com o objetivo de promover a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte com atividades planejadas, contínuas e gratuitas e através da capacitação e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.