1.4. Público-alvo

Com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade, a Enap trabalha com dois enfoques complementares. O primeiro é o desenvolvimento de competências (enfoque na necessidade do aluno). Nesse sentido, as ações de aprendizagem (cursos, eventos e oficinas) oferecidas pela Escola são focadas prioritariamente na qualificação de agentes públicos para que possam responder às necessidades dos cidadãos.

A Enap segmenta sua oferta formativa para que seja possível adequar propostas didático-pedagógicas aos diversos contextos e desafios dos agentes públicos:

  • Educação Executiva: técnicos, gerentes e integrantes de carreiras estratégicas e transversais do Governo Federal.

    • Desenvolvimento de Altos Executivos: dirigentes públicos, em especial do governo federal (ocupantes de cargos de natureza especial e de direção e assessoramento nos níveis 6, 5 e 4 ou equivalentes).

    • Cursos Online Autoinstrucionais (Escola Virtual de Governo): cidadãos e agentes públicos federais, estaduais e municipais.

  • Pós-graduação:

    • Especializações e MBAs: agentes públicos federais, estaduais e municipais.

    • Mestrados e Doutorado: servidores do Governo Federal.

  • Eventos: cidadãos e agentes públicos federais, estaduais e municipais.

O segundo enfoque da Enap é no atendimento às instituições e órgãos públicos, buscando atuar para a promoção de inovação e boas práticas para a gestão pública. Os cidadãos esperam que os governos sejam cada vez mais capazes de resolver problemas públicos. Neste sentido, a Enap oferece, aos órgãos e instituições, serviços de apoio à transformação governamental, projetos de inovação e gestão do conhecimento, desde a prospecção, passando pela experimentação, transformação e disseminação de práticas e conhecimentos. Oferece igualmente serviços de pesquisa, inclusive customizados, e análise de dados para contribuir com a tomada de decisão baseada em evidência.

Existe, ainda, outro segmento que tem sido cada vez mais objeto de atenção da Escola: aqueles que atuam como professores e facilitadores na Enap. Sob o nome genérico de “formação de formadores”, implementam-se ações para atualização ou alinhamento dos colaboradores eventuais da Enap com seus referenciais conceituais e metodológicos.