3.1.2. Órgãos de assistência direta e imediata ao presidente

Os órgãos de assistência direta e imediata ao Presidente são o Gabinete, a Diretoria Executiva e as Assessorias de Comunicação, Relações Institucionais e Eventos.

O Gabinete tem como competências: assistir o Presidente da Enap em sua representação política e social e preparar o seu expediente administrativo; coordenar e acompanhar a tramitação dos documentos institucionais de responsabilidade do Presidente da Enap; organizar a agenda do Presidente da Enap, gerir informações em apoio à tomada de decisões e formular subsídios para seus pronunciamentos; assistir o Presidente da Enap em suas relações com os órgãos e as entidades da administração pública federal e com entes privados; e secretariar as reuniões do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo.

A Diretoria Executiva tem como competências: assistir o Presidente da Enap na definição de diretrizes e no alinhamento institucional; coordenar a gestão estratégica e as ações destinadas à inovação e à melhoria contínua dos processos e da governança corporativa; apoiar e monitorar a implementação e a execução de programas, de projetos e de ações relacionados à consecução de diretrizes e objetivos estratégicos estabelecidos; alinhar, integrar e inovar processos e métodos educacionais da Enap com foco no usuário e nos resultados estratégicos; e alinhar, monitorar e aprimorar os processos de gestão acadêmica e a experiência dos usuários internos e externos em produtos digitais. A Diretoria trabalha com quatro núcleos: Gestão Estratégica, Inovação em Educação, Gestão Acadêmica e Núcleo de Ampliação das Capacidades Institucionais.


Em 2022, com a publicação da nova estrutura da Enap, a Secretaria Escolar deixou de fazer parte da Diretoria de Gestão Interna e passou a compor o quadro da Diretoria Executiva. Essa mudança traz uma visão moderna de atendimento aos usuários com foco em melhorar experiência do usuário. Com as atividades burocráticas se tornando cada vez mais automatizadas e o surgimento da possibilidade de se ofertar um autoatendimento ágil e eficaz para os alunos, a Secretaria Escolar passa a ter o papel de ajudar as coordenações educacionais a definirem as regras de negócio no Sistema de Gestão Acadêmica.