A comunicação externa engloba estratégias específicas para cada um dos canais, como site institucional, mídias sociais, e-mail marketing e relacionamento com a imprensa.
Portal Enap
O principal canal de comunicação com o público externo é o Portal da Enap. O portal atual da Escola atende ao objetivo de comunicação com a comunidade externa e oferece acesso simplificado a todos os serviços oferecidos, com ênfase no catálogo de cursos nas distintas modalidades. Fornece, também, informações de cunho geral, publica notícias sobre cursos e eventos nacionais e internacionais ofertados pela Enap, processos seletivos para colaboradores e discentes, agenda de eventos realizados nas instalações da Escola. As principais informações e acesso disponibilizados são:
Cursos de pós-graduação stricto e lato sensu e cursos de educação executiva em suas diversas modalidades, incluindo os cursos a distância de início imediato do catálogo da Escola Virtual da Enap (https://www.escolavirtual.gov.br/) e certificações avançadas
Base de conhecimento de publicações, como a Biblioteca Digital da Administração Pública (https://repositorio.enap.gov.br/) e a Biblioteca Graciliano Ramos.
Pesquisas e indicadores, como o Índice de Cidades Empreendedoras (https://ice.enap.gov.br/) e o Infogov (https://infogov.enap.gov.br/home)
Premiações: Concurso de Inovação, Prêmio Evidência e demais prêmios que contam com a correalização da Enap
Plataforma Desafios (https://desafios.enap.gov.br/)
Laboratório de Inovação em governo - Gnova (https://gnova.enap.gov.br/pt/)
Portal do Aluno (https://www.enap.gov.br/index.php/pt/portal-do-aluno)
Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
A atual versão do portal foi lançada em julho de 2020 a partir de análises e estudos dos distintos públicos da Escola. Teve como prioridade tornar a experiência dos usuários mais atrativa e acessível, por meio de layout e arquitetura de informação mais intuitivos e linguagem clara, seguindo as orientações às recomendações de acessibilidade do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-Mag).
O portal está dividido em quatro grandes seções: Cursos (em suas diversas modalidades), Serviços (o catálogo de serviços que a Enap oferta a outras instituições públicas, a interface B2B da Escola), Pesquisa e Conhecimento (acesso a diversos insumos de informação disponibilizados pela Enap) e Acontece (destinada a divulgar as principais novidades). Além disso, a área de “Portal do Aluno” centraliza informações do canal de comunicação entre o cidadão e a Escola e fornece acesso à página de perguntas mais frequentes dos usuários.
Mídias sociais
O comportamento cada vez mais digital de pessoas e instituições, a relevância das mídias sociais para o relacionamento com públicos e o enorme volume de informações ao qual as pessoas estão expostas diariamente no ambiente digital embasam a estratégia adotada pela Escola nas suas ações de comunicação digital.
Em seu posicionamento digital, a Enap tem investido nas mídias sociais como um canal estratégico de comunicação, pelas quais resgata seu propósito primordial de formar e desenvolver agentes públicos que sejam capazes de inovar e gerar resultados à sociedade e ser o ambiente onde o setor público se transforma. Não à toa, a Escola passou a incluir, desde 2020, objetivos e metas globais no que concerne ao seu desempenho nas mídias sociais.
A comunicação por mídias sociais tem como principais objetivos:
A. Informar e disseminar as ações e iniciativas da Escola, como cursos, eventos e projetos;
B. Educar ao investir na produção de conteúdo relevante para os públicos em seus diversos canais e curadoria de materiais
C. Engajar pessoas na experiência Enap, sejam alunos, futuros alunos, participantes em eventos, projetos e oficinas, e parceiros.
Essa atuação envolve a atualização diária dos canais, com notícias e assuntos relacionados às atividades da Escola e temas de interesse do público-alvo; postagem em tempo real em eventos e atividades de grande porte; transmissões ao vivo de eventos e fortalecimento do canal da Enap no Youtube e mídias sociais, com a inserção de vídeos de interesse da Escola. A participação nas mídias sociais também inclui a formação de comunidade com interações por mensagens diretas e comentários e publicações de outros perfis e páginas; e articulação com parceiros para campanhas específicas.
A Enap possui os seguintes perfis e páginas oficiais.
Instagram da Enap (https://instagram.com/enapgovbr/) e Gnova (https://www.instagram.com/gnovalab/)
Linkedin: página oficial (https://www.linkedin.com/school/enapbr/) e grupo
Twitter (https://twitter.com/EnapGovBr)
Facebook (https://www.facebook.com/enapgovbr/)
Youtube (https://www.youtube.com/c/CanalENAP/)
Whatsappp (EnapDivulga) e grupos específicos
Telegram: canal da Semana de Inovação
Anchor (https://anchor.fm/enap)
Somados, esses canais reúnem mais de 140 mil seguidores e inscritos (dados de maio de 2021)
Campanhas via e-mails
A experiência no relacionamento com os públicos da Enap aponta a relevância e efetividade do e-mail como um canal de comunicação que gera engajamento e conversões, pela possibilidade de maior segmentação e proximidade. Essa atuação envolve a produção de boletins informativos, como EnapInforma, e o envio de campanhas para ações específicas.
Imprensa
A ativação e relacionamento com a imprensa é outro ponto de contato externo relevante na estratégia de comunicação da Escola. A partir de 2020, a Enap passou a priorizar a imprensa na divulgação de suas ações e participação em eventos.
Em 2019, o Termômetro Imprensa, elaborado pela Assessoria de Comunicação, apontou que foram 105 citações à Enap durante aquele período. O trabalho ativo no relacionamento com a imprensa ao longo de 2020 teve como objetivo posicionar a Enap como referência em temas como inovação, gestão e políticas públicas. Essa estratégia envolveu tanto a negociação e venda de pautas, contato com jornalistas e produção de conteúdo, como a preparação de porta-vozes da Escola.
Em 2020, a Enap foi pauta nos quatro principais jornais nacionais (O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo e Valor Econômico). Como resultado dessa atuação focada na imprensa, a Escola contabilizou 557 citações na imprensa em 2020. Em reconhecimento à relevância de sua exposição na mídia tradicional, a Enap passou a estipular uma meta global de inserções em veículos nacionais a partir de 2021.