3.8.1. Responsabilidade social evidenciada em ações para os públicos interno e externo

Há diversas iniciativas de caráter permanente que visam expressamente à melhoria da qualidade de vida e do trabalho, ao desenvolvimento dos indivíduos e ao fortalecimento da gestão sustentável, focadas prioritariamente no atendimento ao seu corpo de servidores e colaboradores.

Destaca-se também o apoio à inclusão social de pessoas com deficiência, viabilizado no Acordo de Cooperação Técnica, iniciado em 1990, com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). O acordo propicia o uso das áreas desportivas da Escola pelo Cetefe para reabilitação de pessoas com deficiência e disfunções orgânicas. Além disso, essas instalações são utilizadas para o treinamento de atletas paraolímpicos. Com esse acordo, a Enap recebe de forma gratuita aulas de alongamento, treinamento funcional, academia de musculação, orientação psicológica e palestras sobre qualidade de vida.

A Enap firmou, ainda, um contrato, com a CETEFE, para organização dos arquivos físicos. Por ser um trabalho de ONG, a mão de obra é realizada por pessoas com deficiência. Os trabalhos foram iniciados no final de 2020 e serão concluídos no final de 2021.

Em relação aos colchões e roupas de cama, a Enap realizou uma doação para o GDF, de parte do nosso material do antigo alojamento, para atendimento aos hospitais e casas de apoio ao COVID. Estão sendo programadas juntamente com o programa Pátria Voluntária, outras doações desse tipo de material. Os trâmites estão em andamento.

Sobre responsabilidade social, a Enap está resgatando o grupo de sustentabilidade para atualizar as ações da Escola neste sentido. Para 2021 já está previsto o estudo e provável instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa.

Outra iniciativa que cabe ressaltar é o Projeto Reciclagem de Bitucas, realizado em parceria com a Universidade de Brasília, por intermédio da Dra. Thèrése Hofmann, detentora da patente da nova tecnologia de reciclagem e com a Poiato Recicla Ltda, exclusiva na utilização da tecnologia desenvolvida pela UnB. Esse projeto contribui no aspecto da Educação Socioambiental por meio do descarte adequado e reciclagem dos resíduos do cigarro, auxiliando na conscientização dos servidores e alunos da Enap quanto aos impactos ambientais do descarte inadequado das bitucas. Outrossim, favorece questões relativas à responsabilidade social, pois contribui para a produção de materiais artesanais e para as cooperativas de reciclagem, gerando emprego para famílias pertencentes à classe social menos favorecida. Ademais, o projeto possibilita à Enap receber o certificado de destinação adequada de resíduos tóxicos, finalizando assim o ciclo de ações recomendáveis quanto à responsabilidade social e ambiental.

Finalmente, como uma ação de responsabilidade social e de gestão do conhecimento, a Enap realizou a doação de publicações da Escola. A partir de uma lista de órgãos públicos parceiros e, considerando que a Escola possuía publicações relevantes em estoque sobre temáticas relacionadas à gestão pública e inovação, tomamos a iniciativa de oferecer essas publicações, como forma de fazer circular o conhecimento produzido pela Enap. Dos órgãos contatados, 20 manifestaram interesse em receber as publicações da Enap para disponibilizar em suas bibliotecas. Assim, foram entregues as publicações em setembro de 2021, conforme listas abaixo:

Quadro 10- Descrição dos títulos doados

Quadro 11- Órgãos para os quais as publicações do Quadro 10 foram doadas

Na dimensão ambiental, cabe ressaltar que a Enap vem implementando a cultura de logística sustentável desde 2012, quando foi elaborado o primeiro Plano relacionado a esta temática.

O Plano de Logística Sustentável é o compromisso institucional de realização de ações que envolvem princípios de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. No âmbito da Enap, o Plano busca precipuamente convergir o objetivos estratégicos da Escola, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, resultando em 7 principais áreas temáticas: eficiência hídrica, eficiência energética, Consumo Consciente, Compras e Contratações Sustentáveis, Acessibilidade e Usabilidade, Educação em Sustentabilidade e Qualidade de Vida no Trabalho.

Essas áreas temáticas guardam consonância com a agenda socioambiental que a Enap está comprometida – em 2012 com Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e em 2014 ao Projeto Esplanada Sustentável (PES), e buscam consolidar no âmbito da Escola a cultura de sustentabilidade, que será traduzida no aproveitamento eficiente da infraestrutura do Campus como um todo, tal como no consumo consciente dos recursos ambientais.