2.3.3.1. Educação Executiva

A Enap é responsável por realizar os cursos de formação inicial - segunda etapa do concurso público - das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e de Analista de Planejamento e Orçamento (APO), aliando a seleção pública à formação profissional. Por meio de um processo intensivo, a formação inicial visa a contribuir para o desenvolverimento de competências de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso público. A sua oferta está vinculada à realização de concurso para essas carreiras.

Adicionalmente, a Enap é responsável por oferecer cursos e eventos que contribuem para o desenvolvimento profissional contínuo de gestores e técnicos das organizações públicas . O objetivo é compartilhar conhecimento técnico de ponta e ferramentas aplicadas que contribuam para o desenvolvimento de competências dos membros dessas carreiras. Para algumas dessas carreiras transversais, a participação nesses cursos de aperfeiçoamento é obrigatória para a progressão.

A Enap oferece, igualmente, cursos e eventos para contribuir com o desenvolvimento contínuo de gestores e técnicos das organizações públicas. Com uma oferta diversificada e adequada às necessidades atuais de desenvolvimento de capacidades estatais, esses cursos visam contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho, para o desenvolvimento de competências, e oferecem conhecimentos e ferramentas práticas em todos os temas relevantes para o setor público.

O Enap em Rede é uma estratégia para oferecer cursos presenciais ou remotos, técnico-gerenciais, para servidores públicos civis do Poder Executivo federal, estadual e municipal lotados fora do Distrito Federal. Desde sua criação, em 1996, quando era denominado de Programa de Parcerias, o Enap em Rede firma acordos com instituições públicas estratégicas, a exemplo das escolas de governo estaduais e instituições de ensino federais, para operacionalizar a execução dos cursos de catálogo presencial e remoto em estados onde a Escola não possui infraestrutura e pessoal. Como incentivo à adesão a essa estratégia, as instituições parceiras podem usufruir de um percentual das vagas das turmas estabelecidas no plano de trabalho.

A Enap desenvolve uma série de ações, cursos e programas com o propósito de contribuir para a Transformação Digital do serviço público brasileiro e formar profissionais capazes de lidar com os desafios da era digital O público alvo envolve servidores públicos federais que atuam como profissionais de TIC, analistas e gestores públicos de negócio, profissionais da área jurídica e altos executivos.

A Escola oferta capacitações, dentre cursos de curta duração, seminários e outros eventos, realizados presencialmente e a distância, nas áreas de conhecimento de alta tecnologia, ciência de dados, governança e gestão de TIC, liderança e inovação, segurança e privacidade, serviços para o cidadão e transformação ágil. Entre elas estão iniciativas para letramento em dados e em programação por meio de uma estratégia de aprendizagem imersiva denominada bootcamp. Os bootcamps já são referência no exterior e estão chegando com força aqui no Brasil. Mais comuns na área de tecnologia, os bootcamps de programação oferecem um ensino hands-on e de alto impacto para formar desenvolvedores muito mais rápido que o ensino tradicional.

O Coding Bootcamp Enap é um treinamento técnico que ensina habilidades de programação para os profissionais que precisam se preparar para os desafios do futuro, utilizando métodos dinâmicos e práticos testados internacionalmente. O participante conclui o curso com aplicação digital pronta. A formação inclui conceitos básicos de programação, algoritmos, análise de dados e machine learning, design de interfaces (UI) e de experiência do usuário (UX) em aplicações digitais e manipulação e integração de dados. O público-alvo são servidores públicos federais de todas as carreiras com interesse em adquirir novas habilidades e conectar-se com tecnologias e linguagem digitais.

A oferta da Enap para Altos Executivos, tem como público-alvo Secretários Nacionais, Secretários Executivos, Assessores especiais, Diretores e Presidentes de empresas públicas.

A estratégia visa transformar competências e fortalecer conhecimentos globais de liderança pública em um mundo em constante mudança por meio da oferta de diferentes formatos de cursos, tanto em nível internacional como nacional, para diferentes linhas de ação:

  • Ciclos Internacionais - capacitação avançada que contempla curso internacional de curta duração realizado em renomadas universidades estrangeiras, como a Harvard Kennedy School e a Indiana University, atrelado a atividades educacionais desenvolvidas pela Enap (oficinas preparatórias, de retorno, acompanhamento personalizado e socialização de experiências).

  • Cursos Executivos – série de cursos avançados de curta duração (de 8 a 24 horas) ministrados pelos principais acadêmicos e executivos em suas áreas de atuação, propiciando um treinamento executivo de caráter inovador, criativo e fomentador de habilidades técnicas e interpessoais estratégicas para a alta administração pública, buscando foco em desafios concretos dos próprios participantes.

  • Assessoria In Companyaltos dirigentes públicos têm acesso à assessoria direta de especialistas internacionais de alto nível técnico. Em uma reunião de 2 horas para dirigentes de um mesmo órgão, o especialista proporciona uma capacitação personalizada e estratégica, capaz de gerar soluções para questões públicas enfrentadas por líderes sêniores.

  • Fronteiras e Tendências - série de encontros regulares para promover a discussão de temas atuais e relevantes para altos executivos do governo.

  • Masterclass - aula magna para aprofundamento de temas críticos e complexo com a promoção de imersão mais prática e dialógica. O especialista internacional compartilha conhecimento e experiências com apresentação de perguntas orientadoras para a promoção de uma sessão interativa com público seleto, impulsionando reflexões e ações que gerem mudanças.

  • LideraGov (Novos Líderes) - desenvolvimento de novas lideranças da Administração Pública Federal, com o objetivo de construir uma rede formada por profissionais com alta capacidade de gestão, aptos a atuar como líderes inovadores e a ocupar cargos e funções estratégicas na administração pública federal (em parceria com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia e com a Associação Centro de Estudos de Liderança Pública – CLP).

  • Liderando para o Desenvolvimento - preparar lideranças estaduais e municipais, novas ou atuais, em áreas estratégicas de atuação pública, como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e saneamento e planejamento e administração, com vistas à promoção do desenvolvimento local e melhoria da oferta de políticas e serviços públicos brasileiros. É composto por quatro projetos principais: (1) Liderando Mudanças – Estados, com foco em Secretários Estaduais; (2) MBA em Gestão Local e Desenvolvimento, curso de especialização para formação de dirigentes de diversas áreas; (3) Novos Prefeitos, que irá formar prefeitos eleitos com mandatos a partir de 2021 e (4) Liderando Mudanças – Municípios, com foco em Secretários Municipais.

  • Assessorias Ministeriais - voltado para um público que compartilha características que demandam ambiente, métodos e soluções de capacitação específicos. O público-alvo é composto por assessorias de comunicação, chefes de gabinetes, assessorias de controle interno, assessorias internacionais, assessorias jurídicas e assessorias parlamentares.

A Enap oferece, ainda, um conjunto de cursos desenvolvidos especialmente para os gerentes dos sistemas estruturadores da administração pública federal, nas áreas de logística e compras públicas, gestão de pessoas, tecnologia da informação e comunicações, orçamento e finanças e serviços públicos. O desempenho desses gerentes é fundamental para a criação de valor público, pois são eles que gerenciam os recursos essenciais para a realização das atividades estatais, construindo pontes entre a técnica e a política, e entre o operacional e o estratégico.

Para exercer suas atividades, esses gerentes precisam de múltiplos conhecimentos e habilidades, que vão além das competências técnicas do cargo. Por esse motivo, os cursos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) são constituídos por diferentes eixos de conhecimento, que incluem Gestão Pública, Desenvolvimento Gerencial, um eixo técnico (que depende da temática do curso) e o eixo Desafio Inovação. Nesse eixo, os gerentes usam a capacidade analítica, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação-problema complexa e real e elaboram um plano de mudança.

Para desenvolver os cursos do PDL, a Enap contou com o apoio de profissionais de excelência e com experiência prática e acadêmica. Todas as metodologias de ensino usadas no curso são de caráter crítico reflexivo e aplicado, privilegiando a troca de experiências entre os participantes e o diálogo com situações do mundo real.