DOMINGO-23TC

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B

08/09/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Isaías 35,4-7a

Salmo Responsorial 145(146)-R- Bendize, ó minha alma ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

 2ª Leitura: Tiago 2,1-5

 Evangelho Marcos 7,31-37

Naquele tempo: 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade,  e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'. Palavra da Salvação.

Comentário:

A primeira leitura começa animando as pessoas a se fortalecerem para a vinda do Senhor: “Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. (...) seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo”.

Seja qual for a sua condição social, psicológica, econômica, espiritual, confie no Senhor! Ele pode fazer brotar água no deserto, desatar a língua dos mudos, abrir os olhos dos cegos, destravar as pernas dos coxos, transformar a terra árida em lago etc. 

Confiar em Deus não significa ficar parado, mas sim, caminhar trabalhando e orando, fazendo tudo o que pudermos para mudar a situação do mundo em que vivemos, ajudar no que pudermos os que precisam de ajuda, ser a diferença na vida dos que nos rodeiam. Tudo isso tendo à frente a misericórdia e o poder de nosso Deus tão amoroso e que tanto nos quer bem. 

Na segunda leitura São Tiago pede que não desprezemos o pobre, que não lhe façamos injustiça, pede que os amemos e os tratemos bem, sem nenhum desprezo. Quem faz diferença de tratamento entre os ricos e os pobres, despreza e zomba do próprio Jesus, que se fez pobre por nosso amor. 

Os pobres são muito limitados em tudo, desde talvez sua educação, o que limita muito sua atuação na sociedade quando adulto. Há muitas coisas que vemos como resolver com facilidade, mas muitos pobres não percebem isso por causa justamente de sua educação recebida. 

Jesus foi pobre, e devemos amá-los como a todas as outras pessoas, e saber entendê-los, compreendê-los, dar-lhes orientações para que saibam como resolver suas dificuldades. 

Muitas dessas dificuldades só serão resolvidas com a ajuda de outras pessoas. 

No evangelho Jesus curou o surdo-mudo que, podendo começar a falar, foi proibido por Jesus de contar a todos o que Ele lhe fez, Mas ele desobedeceu e falava a todos quanto encontrava que tinha sido curado. Nós também precisamos pregar a palavra, começando na própria casa. Mas como dizia S. Francisco de Assis e o Beato Carlos de Foucauld, precisamos, antes de pregar com a palavra, pregar com o nosso bom exemplo. Se não conseguirmos dar bom exemplo, peçamos essa graça a Deus. Qualquer esforço pessoal será atendido se for acompanhado da humildade, caridade e oração sincera. O esforço desacompanhado dessas três coisas sempre dá em nada. Como diz Gaudium et Spes 36, e eu não me canso de repetir, a criatura, sem o Criador, se reduz a nada.