Olá companheiros!! ESTE NOSSO SITE ESTÁ MUDANDO DE LUGAR E DE NOME!! Clique no botão ao lado e acesse nosso novo site "Formação em Movimento"!
Pensar o projeto de poder explorado pelo neopentecostalismo, significa entender a forma como esse grupo religioso veio se organizando nesse período republicano que vivemos. Do seu "boom" nos anos 1990, passando pelas estratégias midiáticas e atuação em projetos sociais, exploraremos essa questão em 3 frentes, as quais seguem após a Videoaula. Mas não deixe de ler o material de apoio e as ementas!
(Teologia da prosperidade e teologia do domínio – Brasil e Estados Unidos)
No Brasil, a década de 90 foi marcada pelo avanço das políticas neoliberais e o aprofundamento das desigualdades sociais. No mesmo período houve um aumento significativo dos evangélicos no país, em especial das correntes denominadas neopentecostais, inclusive ocupando espaços institucionais de poder. Nos últimos anos, vimos o protagonismo de inúmeras lideranças evangélicas (pentecostais/ neopentecostais e protestantes históricas), desde o processo que levou ao golpe da presidenta Dilma Rousseff até a conformação do governo de Jair Bolsonaro. Buscaremos entender quais as relações entre esses acontecimentos e o avanço das chamadas Teologia da prosperidade e Teologia do domínio.
Há pelo menos três décadas grupos pentecostais aderiram ao uso dos meios de comunicação de massa; o fenômeno não é algo novo. Igrejas que possuem espaços em canais abertos da televisão existem desde os anos 70. Já nos anos 80 houve um crescimento do uso das plataformas de rádio por evangélicos. E o processo das novas tecnologias da informação foram se modelando e se moldando a um novo perfil de consumo religioso. Atualmente, os canais televisivos continuam trabalhando intensamente, os rádios são ocupados com conteúdo religiosos e a internet, com as potencialidades das mídias sociais, também tem sido um terreno fértil aos grupos pentecostais. Abordaremos os processos históricos dessa relação mídia e igrejas até a atualidade e suas influências nos campo sociopolítico.
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – um dos maiores e mais representativos grupos neopentecostais - atua muito além do trabalho evangélico. Suas grandes obras estão inseridas em diversos campos da sociedade, como a mídia, juventude, segurança pública, saúde, entre outros, vinculados à construção de um projeto de poder em curso. Essas ações não são exclusiva da IURD e abarcam diversas outras denominações. Debateremos o alcance das grandes ações sociais promovidas pelas igrejas evangélicas, suas metodologias, assim como o avanço da consolidação desse projeto de poder.