Palavras em Movimento

📩 Olha ai, Chegou uma carta pra você!! 📩

Carta:

missiva (latim), ou ainda epístola (grego), é o termo que descreve um manuscrito, um datiloscrito ou um impresso destinado a estabelecer uma comunicação interpessoal escrita, entre pessoas e/ou organizações, de cunho particular.

Roberto Costa, Sérgio (2009). Dicionário de Gêneros Textuais.

Tratando uma carta dessa forma, não destacamos o que há de mais importante nelas: estabelecer uma conversa com outra pessoa para falar de afetos, desafetos, alegrias, tristezas, ideias, tratados, papo furado... enfim, a carta carrega sentimentos.

Pensando nesses sentimentos todos que trazemos conosco, e que estão se aflorando a cada dia por conta da conjuntura, construímos esse espaço.

Queremos que ele sirva de inspiração por meio da expressão de alegrias, tristezas e realidades da companheirada. Um espaço de fala. Um respiro diante das atrocidades desse governo nefasto, da crise que cristalizou as desigualdades e do angustiante, mas necessário distanciamento social.

Vamos dividir as produções por estilo: cartas escritas, cartas por vídeo, cartas faladas e, também, aquelas cartas que são versadas, cantadas e rimadas. Teremos também um espaço para nossos registros fotográficos.

Em relação às cartas escritas, montamos o link "Proseando pela Escrita". Nele, estarão pendurados parágrafos cheios de sentimentos e realidades. Em vários momentos, nos enxergaremos nas palavras talhadas pelo nosso povo.

Se na Escrita de cartas poderemos até fechar os olhos para construir imagens dos relatos, no link "Proseando por vídeo" aguçaremos nossas percepções e entendimentos por meio de histórias contadas com som e imagem.

Indo adiante, na sessão "Proseando por áudio", conversaremos utilizando um dos primeiros sentidos explorados pelos meios de comunicação modernos: a audição. Poder ouvir gravações de nossos pares será emocionante como escutar aquela velha e boa canção no rádio.

E se não fosse pouco ler, ouvir e assistir as cartas, teremos ainda o canal "No verso, na rima". Nele as cartas as cartas aparecerão em formato de poema, música e teatro.

Por último, e de maneira nenhuma menos importante, quem luta quer ser visto, quem foi "apagada" pela história por tanto tempo, quer se mostrar. Então, para que a gente ver e ser vistas, para que possamos lembrar dos momentos e se abraçar de longe, que temos um espaço destinado aos nossos registros fotográficos: "Imagem para imaginar a prosa".

As cartas mostraram sua força como registros de vida, luta e identidade no I Encontro das Mulheres Sem Terra em março de 2020. Já na preparação para o Encontro, nas oficinas de escrita realizadas nas áreas, percebemos o forte desejo das mulheres de compartilhar experiências e sonhos. No evento, a leitura de cartas no palco e o espaço com exposição das escritas vindas de todos os cantos do Brasil foram pílulas de coragem. Outras tantas Sem Terra se armaram com papel e caneta para derrubar o latifúndio da escrita, que insiste em pregar a falsa ideia de que as letras não são para a classe trabalhadora. Com rebeldia e sabedoria elas entoaram diversas vezes o grito: Ocupemos a leitura e a escrita, sejamos narradoras de nossa própria história!

Acessem cada uma das nossas caixas. Os links seguem!

📫 📲 Caixa de Mensagem

1 - Proseando com a escrita

Clique aqui

2 - Proseando pelo vídeo

Clique aqui

3 - Proseando pelo audio

Clique aqui

4 - No verso, na rima

Clique aqui

5 - Imagem para imaginar a prosa

Clique aqui