1 - Questão agrária e Literatura

Literatura e Questão Agrária

Assista à aula aqui na página, logo abaixo!!

Viemos, hoje, nesse 01 de Maio, Dia Internacional de Luta das/os Trabalhadoras/es, desejar boas-vindas a todas/os que participarão do Grupo de Estudo sobre Literatura e Questão Agrária, uma iniciativa do nosso Movimento e da Editora Expressão Popular, com objetivo de promover o acesso, estudo e debate acerca de algumas produções literárias brasileira e a realidade agrária, nesse tempo de crises generalizadas.

A literatura, em seu conceito amplo que inclui as tradições orais populares, os grandes legados das artes e dos símbolos de luta dos trabalhadores, tem sido fundamental no cultivo de reflexões sobre a força humanizadora dos conhecimentos literários e a questão agrária brasileira numa sociedade injusta e desigual como a nossa. Fazendo referência à produção do professor Antonio Candido, um dos maiores críticos literários que nosso país produziu, a literatura como um direito humano indispensável, “corresponde a uma necessidade universal que deve ser feita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e a visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza”. Em segundo lugar a literatura pode ser um instrumento consciente de desmascaramento, pelo fato de destacar as “situações de restrição dos direitos ou de negação deles, como a miséria, a servidão, a mutilação espiritual”.

Nesse sentido, compartilhamos o texto "Ler-Compartilhar", de Cláudia de Arruda Campos, e o conto "Primeiro de Maio", do escritor Mário de Andrade, como primeira leitura para celebrar esse dia de luta, em que não estamos em condições de ocupar as ruas, mas que exige que nos preparemos e reinventemos para quando possível tomar todas elas.

Textos para estudo

Cláudia de A. Campos, Ler-Compartilhar

ler_compartilhar.pdf

Mário de Andrade, Primeiro de Maio

primeirodemaio.pdf

Antonio Candido, O direito à literatura

direitoaliteratura Antonio Candido.pdf

Miguel Yoshida comenta "O direito à literatura"

O Direito à literatura.pptx

Videoaula

  • Esta videoaula, com prof. Miguel Yoshida, comenta aspectos do texto "Direito a literatura" (1988), de Antonio Candido, e serve como uma ante-sala à videoaula da professora Adelaide Galileu.

  • Videoaula profª Adelaide Galileu, de 05 de maio 2020, sobre o tema da Literatura e questão agrária

Você tem dúvidas? Clique aqui!!