Método de Marx

Estudo do método de Marx

Todo começo é difícil em qualquer ciência.

Karl Marx - prefácio à primeira edição alemã de o Capital

Entenda a nossa proposta!

É quase unanime afirmar que o tema do método de Marx se constitui como uma seara de estudos de relevância especial e fundamental para o desenvolvimento da teoria marxista. Estamos nos referindo aqui ao materialismo histórico dialético como base filosófica, como lógica de organização e estruturação do pensamento, entendido como corrente da filosofia, sem deixar de destacar também a importância desse método, por sua natureza, como um instrumental essencial de toda pesquisa científica que se distingue da ciência burguesa.

Para o professor José Paulo Neto, que estará presente em uma das sessões de trabalho em nosso programa de estudo, a questão do método se apresenta como um nó de problemas. E, neste caso, problemas que não se devem apenas à razões de natureza teórica e/ou filosófica: devem-se igualmente à razões ideopolíticas – na medida em que a teoria social de Marx se vincula a um projeto revolucionário.

Onde queremos chegar?

Se deixarmos Marx falar, dirá que “meu método dialético, por seu fundamento, não só difere do método hegeliano, como também é a ele inteiramente oposto. Para Hegel, o processo do pensamento - que ele transforma em um sujeito autônomo sob o nome de ideia, - é o criador do real, e o real é apenas sua aparição externa. Para mim, ao contrário, o ideal não é mais do que o material transposto para a cabeça do ser humano e por ela interpretado” . (MARX, K. Para a crítica da economia política)

Portanto, o objetivo central deste nosso programa de estudo é oferecer aos participantes um roteiro, um caminho, e, se quiserem, um método, para tomarmos ciência e consciência da importância e relevância da temática do “método de Marx”. Por isso que, como parte do programa, em cada sessão, além de oferecermos textos em que esse fundamental pensador alemão indica questões acerca do seu método, serão indicados textos marxianos, cujos textos complementam o debate sobre o método marxista, como Leo Kofler, Gyorg Lukács e outros.

É evidente que o programa não esgota as possibilidades de aproximação ao nosso objeto, mas é um convite para fazermos essa caminhada no estudo e no aprofundamento teórico, para uma ciência emancipadora da classe trabalhadora, como queria Marx. É para isso que apostamos no estudo.

Qual nosso programa?

O nosso programa seguirá o roteiro que segue, com a indicação de leituras por tema. Também já estão confirmados os educadores que nos acompanharão em cada etapa.

Tópicos de Estudo

1 - Introdução e Dialética em Marx: Clique aqui

2 - O método da Economia Política: Clique aqui

3 - O método da análise de conjuntura: Clique aqui

Para ter acesso de uma só vez a todos o conteúdo de todos os temas do curso sobre o Estudo do Método de Marx listados acima, clique aqui.

Ou então acesse o conteúdo dentro de cada tema!!