Policiais Antifascismo: Teoria da Organização Política 🚩✊

I curso "Teoria das Organizações Políticas" - Movimento dos Policiais Antifascismo

Paz sem voz não é paz é medo!

Marcelo Yuka - Minha alma (A paz que eu não quero)

Desenhamos aqui um esforço coletivo, no sentido de construir e projetar um curso de formação política tendo como programa básico os elementos que compõem a "Teoria da Organização Política (TOP)". O público de referência deste curso são os Policiais Antifascismo que estão se organizando em um Movimento Social.

Um primeiro aspecto da temática é o de oferecer aos participantes do curso, elementos para apropriar-se do legado histórico produzido pela classe trabalhadora e seus intelectuais no que diz respeito aos aspectos gerais da teoria da organização política. Categorias como materialismo histórico dialético; partido; economia política; Estado; luta de classes, tática, estratégia, modos de produção, forças produtivas, poder popular, luta sindical, luta política, classe em si e classe para si, consciência política e consciência sindical etc., farão parte do arsenal teórico que deverá ser manejado durante o curso.

Toda a aproximação a essa temática vem sempre mediada pela nossa própria experiência histórica (nosso tempo); por isso é importante considerar três aspectos na abordagem da TOP: Função social da teoria (para que serve?); a gênese das categorias/conceitos (como surgiram e seu desenvolvimento?); e o contexto histórico (o sentido histórico da elaboração teórica, projetos).

Por isso, não se trata aqui de buscar na teoria calco e cópia para situações históricas e desafios políticos da atualidade. Mas de como, a luz dos acúmulos teóricos, avançar na formulação de propostas que se vinculem a projetos políticos levando em conta a natureza, caraterísticas, objetivos (e desafios de sua implementação na atualidade) da organização política que se quer construir. Considerar sempre que os clássicos dão pistas, não dão respostas.

Assim, é preciso considerar que o tema da Organização Política enquanto ementa geral, inflexiona o debate sobre o tema do instrumento político, do e/ou dos tipos de organização política necessária e fundamental para levar adiante a luta, para enfrentar os inimigos de classe. Para Lenin, a organização é uma "qualidade mais profunda e permanente" dos processos de transformação social. Quer dizer que, em um pólo, está a ação, o movimento, a luta, o espontâneo das massas; no outro está a organização que estrutura, dá continuidade e permanência a essas ações ou mobilizações. Sem grandes lutas e mobilizações não há transformação, porém, sem organização, não há tampouco.

Acesse abaixo a Aula Inaugural do nosso curso, que aconteceu no dia 16 de março, com a presença de Vera Malaguti, João Pedro Stédile e Paulo Ribeiro da Cunha, debatendo o tema da "Organização política e a luta antifascista".

🚩✊ Tópicos de estudo

Módulo III - A organização política que queremos construir

Nesse módulo, debateremos as principais idéias que estão conformando o Movimento dos Policiais Antifascismo, desde o início de sua construção e até os próximos passos.

Encontro dia 10/08/2021

Encontro dia 14/09/2021

Encontro dia 21/09/2021

Em breve

Módulo II - Na busca de um referencial de organização

A apropriação do conhecimento científico, das experiências históricas, das estratégias de lutas, dos métodos de trabalho e direção, de organização e também de formação política, são condições essenciais para o avanço da organização em que os seus partícipes se transformam em sujeitos políticos com capacidade de pensar, elaborar e fazer.

O que se pretende, nesse módulo, é dialogar sobre a experiência do MST, de como o Movimento foi se estruturando e respondendo aos desafios que a luta de classes no campo foi impondo. Conhecer sua forma organizativa e seus princípios diretivos, além de trazer elementos de sua elaboração teórica expressa sobretudo no Programa Agrário, estará sendo explorado nesse Módulo.

Encontro dia 06/07/2021

Encontro dia 20/07/2021

Módulo I - De onde vem as nossas ideias?

Com esse módulo, pretende-se conhecer os principais elementos que compõem a Teoria da Organização Política, a partir do chão histórico e das práticas sociais que as constituíram. Assim, teremos como tema de aula: