Sobre a Constituinte e o governo provisório (1906)
Sobre a Constituinte e o governo provisório (1906)
Rosa Luxemburgo escreveu este texto quando estava presa em Varsóvia, para onde viajara clandestinamente no final de 1905, a fim de participar da revolução que começara em janeiro daquele ano. Convencida de que a autocracia tsarista estava com os dias contados ela procura esboçar as tarefas de um governo provisório dos trabalhadores, necessário para as tarefas de transição. Esse governo proclamaria a República, a jornada de 8 horas, etc. e convocaria uma Constituinte que decidiria a forma do futuro Estado.
Faremos dois encontros para discutir este texto:
Encontro 1: Neste encontro, Antonio Mota fará uma exposição sobre a jovem Rosa, sua militância na Social-democracia do Reino da Polônia e Lituânia, as polêmicas com o Partido Socialista Polonês, etc. É nesse contexto que podemos entender o escrito de Rosa.
Encontro 2: Neste segundo momento, Isabel Loureiro, fará uma exposição sobre a revolução russa de 1905, e como ela impacta o pensamento de Rosa daí por diante. Veremos como esse texto se liga a outros da mesma época.
Assista à videoaula:
Encontro 1 do tema
Encontro 2 do tema
Leitura para "Encontro 1"
Leitura para "Encontro 2"
Acesse o site abaixo, da Fundação Rosa Luxemburgo, e leia os textos indicados
A solução da questão
Crítica do Movimento Operário
O ano da revolução
Lembre-se que se você cadastrou seu endereço corretamente na Inscrição, você receberá uma edição impressa da obra "Sobre a constituinte e o governo provisório", de Rosa Luxemburgo.