Antonio Candido - Por que literatura?

Antonio Candido - Por que literatura?

Comentando um pouco a ideia

Neste curso pretendemos interrogar por que e para que a literatura existe. Qual a sua natureza? Que papel exerce na formação humana? Qual a sua importância para a nossa vida? A quem ela se dirige? Quem pode ler e produzir literatura? Como se dá a relação entre literatura e vida? O que a literatura pode nos dizer sobre o Brasil? A literatura é uma forma confiável de conhecimento da realidade? Ela é uma crítica ou uma repetição da vida? A arte literária atua na transformação do mundo? Diante dessas questões e de outras que se desdobram a partir delas, procuraremos nos próprios textos literários, tendo como apoio a obra do professor e crítico literário Antonio Candido, alguns caminhos que nos ajudem a formular respostas conjuntamente.

Nossa metodologia

O curso, realizado de forma virtual em função da pandemia, será desenvolvido em 7 encontros quinzenais com 2 horas de duração e estruturados em 3 blocos:


  1. Literatura, formação humana e vínculo com a vida (2 encontros)

  2. Literatura, história e “sentimento íntimo de país” (3 encontros)

  3. Realidade, literatura e o “profundo sentimento da vida” (2 encontros)


Para cada encontro haverá a leitura de um texto literário (poemas, contos ou trechos de romances) e de um texto teórico extraído da obra de Antonio Candido. O material de leitura será enviado aos participantes para leitura prévia, a fim de que durante os encontros possam acompanhar a exposição das professoras (1h) e, em seguida, participar do debate (1h). Para cada encontro haverá uma questão que servirá de fio condutor para a leitura prévia, a exposição e o debate. Quando for adequado e possível, faremos momentos de discussão em grupo.

Antes de acessar a programação, assista os videos abaixo e leia a reportagem sobre a visita de Antônio Cândido em 05 de agosto de 2006 à Escola Nacional Florestan Fernandes, para a inauguração da biblioteca.

Pronto? Agora acesse a programação do curso!!

Programação

BLOCO 1 - Literatura, formação humana e vínculo com a vida

1º ENCONTRO - 14/06

Assessoria de Bernard Hess

2º ENCONTRO - 28/06

Assessoria de Deane Costa

BLOCO 2 - Literatura, história e “sentimento íntimo de país”

3º ENCONTRO - 12/07

Assessoria de Ana Laura

4º ENCONTRO - 26/07

Assessoria de Deane Costa

5º ENCONTRO - 09/08

Assessoria Miguel Yoshida e Enid Yatsuda

BLOCO 3 - Realidade, literatura e o “profundo sentimento da vida”