Fronteiras do capital

Curso Fronteiras do Capital

Estamos vivendo uma crise estrutural que se expressa em sua dimensão econômica, política, social, ambiental e civilizatória. O Curso Fronteiras do Capital te convida a realizar um estudo sistemático das principais categorias da teoria marxista para examinar uma das dimensões dessa crise que é a dinâmica financeirizada da acumulação capitalista.

Objetivo é fomentar o debate e elaborar sínteses que sirva à luta popular por meio de um curso intensivo dirigido à todas e à todos que se interessam em compreender a dinâmica atual do capital financeiro e seus impactos na luta de classes.

Esse curso é uma iniciativa do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social que busca contemplar a demanda dos movimentos populares em estudar de forma rigorosa a dinâmica atual do capitalismo.

Convidamos companheiras pesquisadoras marxistas, feministas que - de forma militante - prepararam e gravaram aulas mobilizando as principais categorias da economia política para fornecer um roteiro de estudo para compreender a crise e o processo de financeirização em sua relação com o Estado, o processo produtivo e com o agronegócio.

As aulas fornecem subsídios para você compreender o papel do capital financeiro no capitalismo contemporâneo, quais interesses de classe são prioritariamente atendidos pelo Estado Burguês; O processo de reconfiguração do capitalismo, a reestruturação produtiva, uberização, cadeias globais de valor e a relação do agronegócio com a financeirização.

Essas aulas vão te ajudar a ter subsídios para ler os documentos produzidos pelas pesquisas do Instituto Tricontinenal de Pesquisa Social que estão disponíveis como materiais pedagógicos de cada etapa. Reserve um momento para você estudar e transformar sua indignação em imaginação e luta por um futuro livre, justo e solidário.


Apresentando do Curso

O Curso Fronteiras do Capital se apoia no entendimento de que o capital tem uma necessidade inescapável de se expandir que não é limitada pelas necessidades humanas a satisfazer.

A lógica de acumulação do capital não é circunscrita a nenhuma fronteira, nem das necessidades humanas, nem de uma nação, nem mesmo a fronteira do tempo.

A financeirização é um processo inerente à essa lógica, ela revela o movimento do capital ilimitado a qualquer fronteira à medida que é uma forma de apropriação de riqueza que vai ser gerada no futuro.

O capitalismo contemporâneo traz à luz a contradição da valorização sem limites encontrando uma fronteira à medida em que na crise sob dominância financeira o capital encontra seus próprios limites de reprodução e recuperação das taxas de acumulação.

Portanto, nossa proposta nesse curso é entender a crise nessa perspectiva da valorização sem limites encontrando suas “fronteiras”. Bem vindxs ao curso!

Tópicos de Estudo

1. Marx para entender a crise e a dinâmica do capital financeiro: clique aqui

2. O estado e capital financeiro: clique aqui

3. Trabalho, cadeias produtivas e capital financeiro: clique aqui

4. Agronegócio e capital financeiro: clique aqui

Você tem dúvidas? Clique aqui!!