CRB

Paulo Freire 🚩📕

Curso de Realidade Brasileira "Paulo Freire, um educador do povo!"

"Educação não transforma o mundo

Educação muda as pessoas.

Pessoas mudam o mundo."

Paulo Freire

🚩📕 Entendendo nossa proposta

Nada mais justo que homenagear Paulo Freire em seu centenário, promovendo um curso que tem por base estudar e recriar sua pedagogia a partir de nossas práticas sociais. Diante do desafio que é essa tarefa, propomos o que segue.

A prática da educação popular objetiva a formação de um pensamento crítico, interdisciplinar, integral, contextualizado e em movimento, através de um processo sistemático capaz de evidenciar a articulação entre vivencias de processos organizativos e coletivos no próprio processo formativo.

Trabalhar a Educação Popular como uma ferramenta articuladora do conhecimento na perspectiva do Curso de Realidade Brasileira (formação de base explorando leitura e interpretação de conteúdo, com assessoria e Núcleos de Base ativos), nos permite compreender os dilemas atuais da nossa formação social, como também, auxilia na elaboração de uma análise crítica que pode transbordar o conhecimento pensado, na construção de alternativas e ações concretas para superação de problemas/realidades sociais.

Assim, nesse curso, enquanto método e práxis pedagógica, queremos adotar ações que possam desdobrar em processos de problematização e de construção de aprendizagem, onde todos os envolvidos nesse processo sejam sujeitos construtores do conhecimento.

Ressaltamos que essa proposta foi construída de maneira coletiva, passando pelas mãos de vários colegiados, não sendo, portanto, uma elaboração construída a uma ou duas mãos.

🚩📕 Onde queremos chegar?

- Conhecer e apreender conceitos e ideias compartilhadas por Paulo Freire ao longo de sua trajetória enquanto educador;

- Promover a integração do conhecimento historicamente acumulado da realidade brasileira com a realidade atual;

- Fazer perceber a importância do meio social no desenvolvimento de vida do autor e também das pessoas;

- Fortalecer a construção do conhecimento através de processos organizativos, coletivos e em movimento;

- Promover a leitura/discussão em círculos de leitura das obras selecionadas, reforçando a importância do grupo na construção do saber;

- Fortalecer a organização coletiva de classe, na perspectiva do pensamento de Paulo Freire;

- Proporcionar o estudo da Educação Popular e pressupostos da Organização Popular articulado à realidade, utilizando a contextualização local, o trabalho, a cultura e o território dos estudantes, como questões geradoras para os temas que serão debatidos.

🚩📕 Qual a nossa metodologia?

  • Primeira etapa prevista para dia 22 de abril e última para 05 de agosto de 2021.

  • As etapas acontecerão sempre às quintas-feiras, das 15H00 às 17H30, a cada três semanas.

  • Os cursistas serão organizados em Núcleos de base e terão um encontro virtual, entre as videoaulas ao vivo, para debater e refletir sobre as leituras da aula que virá, como também, pensar na organicidade. Esse encontro virtual entre as videoaulas contará com a presença de educadores que colaborarão com a animação das tarefas e leitura do tema de estudo.

  • Teremos como obra de referência para esse curso o livro Pedagogia do oprimido. Cada capítulo do livro será estudado em um dos encontros ao vivo, como também nas reuniões do Núcleos de base.

🚩📕 Cronograma

🚩📕 Tópicos de estudo

Acesse o livro completo aqui. Ou se preferir, baixe capítulo por capítulo na página dos Tópicos de estudo do curso