✊🏿Questão Racial e Agrária✊🏿

Grupo de estudos Questão Racial e Questão Agrária

Na sociedade capitalista – especialmente na sua etapa atual – qualquer tipo de reformismo é, portanto, uma forma refinada de impedir a revolução social.

Clóvis Moura

Qual será o processo para a formação?

A formação que estamos propondo, busca envolver todas e todos no debate sobre questão racial e questão agrária. Discutindo temas que em seu conjunto evidenciam o caráter da sociedade brasileira fundamentado no racismo estrutural.

Assim, contamos com a disponibilidade, determinação e disciplina de todos e todas, para que através dos 12 encontros previstos, possam vivenciar um processo de construção e desconstrução de ideias que impactuam diretamente no nosso cotidiano enquanto militante, cidadão e até mesmo, indivíduo. Queremos aqui navegar por ideias que tragam mais justiça, redistribuição, igualdade e liberdade.

Os 12 encontros previstos serão quinzenais e aos sábados. Escolhemos esse dia do fim de semana, de modo que todas e todos, durante a semana, possam garantir sua organização pessoal e assim realizar as leituras obrigatórias indicadas pelos/as facilitadores, como também, avançar para as demais leituras complementares. Nesse quesito, buscaremos indicações de filmes e documentários junto aos assessores, para que eventuais complementos temáticos possam acontecer.

O acompanhamento, a organização dos materiais para leitura e demais conteúdos, é fruto da participação ativa dessa CPP e de seus professores convidados. Todo o material de estudo e apoio será passível de ser encontrado aqui nesse site, com as aulas ao vivo sendo realizadas pelo Zoom. Além disso, teremos um link de grupo no Whatsapp, criado exclusivamente para encaminhar assuntos relacionados à turma.

A organicidade será reforçada com a construção dos núcleos de base, os quais terão as atividades divididas para assim fazer a cooperação acontecer.

O que queremos?

a) Promover um processo de formação teórico que contribua para a compreensão do racismo como elemento estruturante da sociedade brasileira e uma das bases do processo de acumulação do capital;

b) Organizar um grupo de estudo com representantes dos setores e dos estados, de forma a internalizar o debate sobre terra, raça e classe na organicidade de nosso movimento;

c) Construir uma síntese coletiva sobre questão agrária e questão racial na formação da sociedade brasileira;

d) Refletir sobre como a luta pela reforma agrária pode envolver a luta anti racial como uma pauta concreta.

e) Apropriar-se da elaboração teórica dos movimentos sociais negros numa perspectiva marxista;

f) Debater os desafios da lua contra o racismo nas áreas dos acampamentos e assentamentos considerando os desafios da Reforma Agrária Popular;

Calendário dos encontros

Os encontros acontecerão sempre aos sábados, das 9:00 as 12:00

Tópicos de Estudo

1. Reprodução do modo de produção capitalista: colonização e Escravismo - Clique aqui

2. Racismo estrutural - Clique aqui

3. A questão agrária e a questão racial no Brasil - Clique aqui

4. A Luta e a resistência negra no Brasil - Clique aqui

5. Estado e eugenia - Clique aqui

6. Revoluções e Pan Africanismo - Clique aqui

7. Experiências de Reforma Agrária na África/Zimbabwe - Clique aqui

8. As Lutas Anti Racista e o Projeto Popular - Clique aqui

9. Mulheres negras e as lutas feministas - Clique aqui

10. Terra, Raça e Classe – o debate da Reforma Agrária Popular - Clique aqui

Para ter acesso de uma só vez a todos o conteúdo de todos os temas do curso listados acima, clique aqui.

Ou então acesse o conteúdo dentro de cada tema!!