Florestan e a América Latina

Oitava Temática - Florestan Fernandes e a América Latina

Aprofundar os principais elementos indicados por Florestan acerca dos padrões de dominação externa na América Latina, ou seja, da dinâmica histórica que forjou a dependência da região na sua inserção no mercado mundial capitalista, em contra face ao imperialismo. Analisar a formação histórica da América Latina, seus dilemas, impasses e possibilidades forjadas pela luta dos trabalhadores. Debater acerca de fenômenos políticos como o fascismo, neofascismo, o autoritarismo, as guerrilhas e outros processos que decorrem da forma específica do capitalismo dependente na região. Compreender o “tipo” de imperialismo sob a hegemonia dos Estados Unidos e os dilemas latino-americanos. Compreender a função das classes sociais no continente, a dificuldade de conceituá-las sob a dinâmica do capitalismo dependente e suas relações com o poder.

Vale lembrar que este curso está em sua segunda edição, com todo o conteúdo dessa página, atualizado!

Videoaula da 2ª edição do curso

Referências para a videoaula 2ª edição

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Zahar Editora, 2ª ed. Rio de Janeiro, 1972. Capítulo 1

Capitalismo dependente.pdf

FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao Socialismo. Expressão Popular, São Paulo, 2007. Capítulo "A guerrilha e a conquista do poder do livro Da guerrilha ao socialismo"

Guerrilha a conquista do poder.pdf

FERNANDES, Florestan. Poder e contra poder na América Latina. Expressão Popular, São Paulo, 2019. Capítulo "Reflexões sobre as revoluções interrompidas na América Latina"

Revoluções Interrompidas.pdf

Referências complementares 2ª edição

LENIN, V.I. Que Fazer? As Questões Palpitantes do Nosso Movimento. Editora Hucitec - São Paulo, 1979.- (Ler a apresentação de Florestan Fernandes).

Que fazer.pdf

Sugestão de audiovisual

Videoaula 1ª edição do curso: aprofundando os conhecimentos

Você tem dúvidas? Clique aqui!!