Marxismo Cultural

1° Encontro: Marxismo Cultural

A ideia aqui, é analisar a formação do discurso sobre o marxismo cultural e as relações entre economia, política e cultura.

O marxismo cultural se tornou um dos temas centrais no debate político pós-golpe. Utilizado exaustivamente por representantes das extrema-direita, ele tem servido para justificar ações conservadoras no que se refere, entre outros temas, ao feminismo, questões de sexualidade, igualdade racial, multiculturalismo, direitos LGBTQI e questões ambientais. As relações entre economia, política e cultura estão extremamente interligadas na dinâmica da luta de classes.

Videoaula

Sugestão de leitura

Texto “Dialética do Marxismo cultural” de Iná Camargo Costa

DIALÉTICA DO MARXISMO CULTURAL.pdf

Texto “Economia, política e cultura são peças da mesma engrenagem” de Daniel Puglia

Economia, política e cultura TEXTO FINAL.pdf

Leitura complementar

  • CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda e manipulação política. São Paulo: Editora Martins Fontes, 20114.

Midia propaganda politica e manipulacao - CHOMSKY, Noam.pdf
  • CHOMSKY, Noam. Réquiem para sonho americano. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2017.

  • DOWBOR, Ladislau. A Era do Capital Improdutivo. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

a_era_do_capital_improdutivo_2_impressãoV2.pdf

Sugestão de audiovisuais

O Fim do Sonho American

Pedagogia da Economia

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Aula 9

Aula 10

Aula 11

Aula 12

Aula 13

Aula 14

Aula 15

Mais opções para você assistir!


  • Os carrascos também morrem (1943). Fritz Lang e Bertolt Brecht

Praga, Segunda Guerra Mundial. O doutor Franticek Svoboda, que trabalha para a resistência, mata Reinhard Heydrich, o homem forte da Gestapo na cidade. Ferido e em fuga, ele consegue refúgio na casa do professor Stephan Novotny e sua filha Mascha. Contudo, Stephan e quatrocentas outras pessoas são feitos reféns por Emil Czaka, um colaborador dos nazistas. Eles serão mortos, a menos que o assassino se entregue.


  • Casablanca (1942). Michael Curtiz

Casablanca é um filme norte-americano de 1942, dirigido por Michael Curtiz, com roteiro de Julius J. Epstein, Philip G. Epstein, Howard Koch e Casey Robinson baseado na peça teatral Everybody Comes to Rick's, de Murray Burnett e Joan Alison. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle do da França de Vichy. Casablanca é considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano.

Assista também ao "making-of " de Casablanca, disponível em Netflix.


  • O poder vai dançar (1999). Tim Robbins

Nova York, 1936, uma época de tumulto social. Os sindicatos de trabalhadores lutam pelas ruas, os grandes industriais aproximam-se do Fascismo Europeu e os programas de trabalho do Governo são acusados de promover o comunismo. Contra este cenário geral, o jovem Orson Welles encena sua mais controversa peça, um violento musical sobre a opressão numa pequena cidade. Sua trupe de miseráveis e excêntricos atores estão comprometidos com o show, mas as forças que agem contra eles são terríveis.

Você tem dúvidas? Clique aqui!!