Pílulas de entendimento

Porque a realidade tem de ser vista de maneira crítica!!

Estamos num momento crítico de nossa existência enquanto sociedade. A maior parte das pessoas nunca passaram por uma situação como essa, no qual um inimigo invisível nos assola sem dó.

Lógico que as coisas não são estanques e, sem dúvida, todo esse processo de exclusão e de exploração capitalista nos trouxe até aqui. Se o sistema fosse gerador de igualdade, dilemas que aparecem em nossa frente nesse momento - como a questão da renda das pessoas mais pobres e que trabalham por conta própria - não existiriam. Como também não existiria todo esse processo de deslegitimação da gravidade da situação, para que as pessoas voltem ao trabalho.

Antes dessa crise poder fazer com que os capitalistas percebam que essa forma grotesca de "tocar" o mundo tem de ser mudada radicalmente, e tentando rechear o seu dia-a-dia de conteúdo que vale a pena, disponibilizaremos aqui materiais que possam servir de reflexão. Seja conteúdo mais antigos ou mais recente, a ideia é que você possa estar bem informado e constantemente instigado em pensar criticamente a ordem das coisas aqui no nosso país.

Dica de Leitura e audiovisual

Livros e audiovisuais a serem "visitados" na Pandemia!!

Migrantes que vieram da ÁSIA chegaram por volta de 130 mil anos antes da atualidade...

Prof. Roberto Jorge Regensteiner


Sempre em nossas aulas de modo de produção do comunismo primitivo, História das Américas, Questão Agrária, etc... utilizávamos a informação de que nosso continente foi habitado pelos migrantes que vieram da ÁSIA, via Estreito de Bering - no ALASKA, e que isso teria ocorrido entre 30 mil e 50 mil anos antes da atualidade.

As comprovações cientificas eram cerâmicas da época, utilizadas por eles, encontradas tanto na America do Norte, quando nas cavernas do Piaui. No litoral paulista encontraram um crânio de um antepassado com 13.000 anos antes da atualidade.

Vejam agora a notícia abaixo de um artigo que levanta a hipótese que eles chegaram bem antes ao redor 130 mil anos antes da atualidade...

Sobre as Américas

A visão de que os humanos deste continente são todos descendentes dos Beríngios vem sendo contestadas há bastante tempo com base, entre outras, nas pesquisas realizadas na Serra da Capivara (http://fumdham.org.br/) cujas descobertas tem datacões superiores a 30 mil anos e descobertas recentes no Atacama.


Sobre o Brasil

Encontrei também este artigo bem elucidativo:

Grande Biblioteca virtual de obras marxistas e marxianas

Acesse o link e confira!! Mais de 100 autores reunidos! Mais de 500 livros!

https://mega.nz/folder/q9oBHQrT#W9Qm1h5ILHzOVyP20dwDTg

LÊNIN: 150 ANOS!

marxismo21 divulga o extenso dossiê LÊNIN 150 anos. As principais obras, textos de importantes intérpretes (nacionais e do exterior), teses e dissertações, filme e vídeos compõem esta postagem do blog. Acessem:

https://marxismo21.org/vladimir-illitch-lenin/

100 anos de Celso Furtado

CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO Nº 26 - 100 ANOS DE DE CELSO FURTADO

O número 26 de Cadernos do Desenvolvimento, comemorativo do centenário de nascimento de Celso Furtado, integra o conjunto de homenagens de centros acadêmicos e instituições públicas que, no Brasil e ao redor mundo, celebram o legado do nosso maior nome na área das ciências sociais.

A seleção dos 16 artigos neste volume, todos inéditos, é o resultado de uma chamada pública para a qual concorreram mais de trinta artigos do Brasil e do exterior. O grande interesse em pesquisar a obra de Furtado é uma mostra da força do seu pensamento no contexto atual de grandes transformações no Brasil e no mundo.

Este número se inicia com a abertura de Roberto Saturnino Braga, diretor-presidente do Centro Celso Furtado, e de Flávia Vinhaes, presidente do Corecon-RJ que co-patrocina este número, seguido de um pequeno texto do professor emérito da Universités Centre d’Economie de Paris-Nord-CEPN, Pierre Salama, dando seu testemunho sobre o convívio com Celso Furtado na Sorbonne, de quem foi aluno e posteriormente assistente. Leia mais

Dossiê Nelson Werneck Sodré

Acesso a quase 40 livros do autor, por Marxismo21

Nelson Werneck Sodré (1911-1999) teve uma vida fecunda em termos de produção intelectual e atuação política. Foi um cultivado autor, tendo publicado 56 livros e cerca de três mil artigos que tematizavam diferentes problemáticas teóricas (história social e econômica, política, cultura e literatura, teoria materialista, assuntos militares, imprensa etc.).

Continue lendo e acesse os livros

Para você que quer conhecer um pouco mais sobre Hugo Chávez

Chávez - Ramonet.pdf

Chávez, mi primeira vida, é uma resenha da biografia de Hugo Chávez, para todos que querem conhecer a história desse líder

O sonho de Huguito.pdf

O sonho de Huguito, é um texto dedicado à criançada. De leitura agradável, com certeza será uma grande experiência ler com elas ou para elas

Descalço sobre a Terra Vermelha: Para lembrar da luta de Dom Pedro Casaldáliga

Filme sobre a obra do brilhante bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT Pedro Casaldáliga, que em 1968 deixou a Catalunha para desenvolver um verdadeiro trabalho de amor cristão no interior do Brasil. Interessante ênfase no interrogatório do bispo catalão-brasileiro, ocorrido no Vaticano em 1988, quando Joseph Ratzinger (que viria a se tornar o Papa Bento XVI) era o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé (antiga Santa Inquisição ou mais propriamente Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal). Pedro Casaldáliga faleceu em 08/08/2020, aos 92 anos. Produzido pela TVE da Espanha e pela TV Brasil.

Diários de Motocicleta

Filme completo com legenda emPortuguês

A juventude de Che Guevara e a viagem pela América do Sul que mudou sua vida e a forma como enxergava o mundo.

Filmes para assistir durante a quarentena

Vejam recomendações da Professora Walnice Galvão, USP, sobre filmes que desenvolvem a temática do desemprego.

Imperdível

Comentário de TEMPERO DRAG, num vídeo de 25 minutos, sobre o racismo branco no Brasil

Vejam a crônica de dois filmaços que entram em cartaz na Netflix, in "Eu& - Valor Econômico", de 19 junho 2020. E mais dicas da profa. Walnice sobre ciclo de cinema

  • Confira: Valor Econômico (Eu &)

“Wasp Network - Prisioneiros da Guerra ...pdf
Space Force satiriza tuíte de Trump _ Eu _ Valor Econômico.pdf
  • Dicas: profª Walnice

dicas de walnice sobre filmes....docx

Excelente texto de Samuel Pereira Guimarães

O Sistema Internacional e o Império.docx

CURSO: NICOS POULANTZAS E A TEORIA POLÍTICA MARXISTA

Apoio e realização: Escola Latino-Americana de História e Política (ELAHP)

Escola Latinoamericana de História e Política (ELAHP) está oferecendo um curso sobre Nico Poulantzas, o qual reproduzimos abaixo, para que Você possa acompanhar!!

Ementas, bibliografias e material de apoio, clique no link ao lado!!

Para acessar as videoaulas, é só rolar a página.

1 – A obra de Nicos Poulantzas: inovação e avanço na teoria política marxista, com Armando Boito Jr. (Unicamp)

2 – Os tipos de Estado e as particularidades institucionais do Estado capitalista, com Francisco Farias (UFPI)

3 – O conceito de bloco no poder: fração burguesa e hegemonia política, com Francisco Farias (UFPI) e Caio Bugiato (UFRRJ)

4 – O Estado capitalista de exceção e suas formas: ditadura fascista e ditadura militar, com Danilo Enrico Martuscelli (UFFS)

5 – O imperialismo e o Estado-nação no capitalismo contemporâneo, com Caio Bigiato (UFRRJ)

6 – As burguesias no sistema econômico e político internacional, Tatiana Berringer (UFABC)

7 – As classes trabalhadoras: a classe operária, a antiga e a nova pequena burguesia, Sávio Cavalcante (Unicamp)

8 – A questão da transição ao socialismo no primeiro e no último Nicos Poulantzas, com Angela Lazagna (Doutora em Ciência Política, Unicamp)

9 – A análise poulantziana da política brasileira, com Armando Boito Jr. (Unicamp) e Tatiana Berringer (UFABC)

Vejam!!!

muitos bons livros em espanhol, da Editora "Fondo de Cultura do xico", agora disponíveis para acesso pela internet.

Divirtam-se!

Guia do cinema político na quarentena

Por Walnice Nogueira Galvão

CnmPolítico.pdf

Guedes, Bolsonaro e o Vídeo

Excelente apontamento de Samuel Pinheiro sobre o cenário que nos assola.

GUEDES, BOLSONARO E O VÍDEO (1).pdf

BDF ENTREVISTA

“Que desenvolvimento é esse que traz a morte para o nosso território?”

“Eu venho deste lugar de mulher preta, de mulher que defende o território, filha de um pescador e de uma marisqueira, que sempre educou seus filhos com a atividade da pesca”, revela a pescadora e líder quilombola Eliete Paraguassu, moradora da Ilha da Maré, na Baía de Todos os Santos. Assista à entrevista clicando ao lado

História da Agricultura no Mundo

"Por que motivo o homem se fez agricultor, após dezenas de milhares de anos de depredação? Como deu ele início ao cultivo das florestas, explorou savanas e pradarias, amanhou vales e deltas? Como é que os Incas utilizavam as diferentes zonas de vegetação andinas? Que agriculturas se praticavam na Europa durante o neolítico, na Antiguidade, na Idade Média e na época da primeira revolução industrial? A que cumes inauditos de produtividade alguns milhões de agricultores motorizados, mecanizados e especializados chegaram neste final do século XX? Ao narrar a prodigiosa epopeia que vai das primeiras domesticações de plantas e de animais às agriculturas tão diferenciadas de hoje, este livro mostra que a crise actual da economia mundial se explica pela entrada em concorrência desmedida das heranças agrárias formidavelmente desiguais das diferentes regiões do mundo. Ele propõe ainda uma estratégia mundial anticrise capaz de salvaguardar e de desenvolver a economia camponesa pobre, de relançar a economia mundial e de construir um mundo onde toda a humanidade possa viver. Enfim, uma explicação da crise e das propostas que saem dos estreitos caminhos percorridos."

História da Agricultura no Mundo - livro clássico para estudar em tempos de quarentena!

790.pdf

Lendo o capital na quarentena

A prof. Marina Gouveia, do serviço social da UFRJ, abriu um curso à distância de "O Capital", de K. Marx. No curso, que atraiu mais de 5 mil inscritos, a professora fará a leitura do Livro 1 dessa extensa obra, a partir "de uma leitura antirracista, feminista e latino-americanista".

Clique ao lado e continue lendo ->

Os inscritos frequentam as videoaulas semanais, ao vivo, e tem a possibilidade de enviar suas dúvidas pelo telegram.

Aos não escritos, vale a pena assistir às videoaulas gravadas, como a que está aqui ao lado. Elas ficarão disponíveis no canal do Youtube do curso.

Prezados/as,

dia desses ouvi uma entrevista na CBN com pesquisadora da Universidade de Oxford e fui atrás do livro dela.

Envio para vocês.

Pandemias, Saude Global e Escolhas Pessoais.pdf

Me parece muito atual e oportuna com o debate da Agroecologia, agroecossistemas, conforme um trecho do livro que reproduzo aqui.

"Sistemas intensivos de criação de animais, também conhecidos como fazendas industriais, criaram o ambiente perfeito para o surgimento de cepas virais altamente patogênicas, junto com o meio ideal de infecção de seres humanos . Como argumentado por um grupo de virologistas da Holanda e da Itália “as condições de aglomeração sem precedentes são, sem dúvida, as principais causas do surgimento e propagação de Ilustração do processo de mudança antigênica. O confinamento de um grande número de animais em altas densidades em ambientes fechados, como é típico desses sistemas, promove o desenvolvimento de altos níveis de patogenicidade de várias formas."

Eu só mudaria uma parte do título. Não são escolhas pessoais.

Notícias de lugar nenhum

Camaradas, permitam-me sugerir a leitura ou releitura do clássico literário "Notícias de lugar nenhum" de William Morris, publicado pela Expressão Popular em 2019. Especialmente próprio pro tempo que estamos vivendo.

Na análise de J. B. Foster, Morris, que estudou cuidadosamente "O Capital", de Marx, foi pioneiro em enfatizar a conexão direta entre a produção e o trabalho desperdiçado socialmente e suas implicações para a vida e a criatividade humanas e do próprio ambiente. Em uma palestra de 1894, Morris afirmou que alguns estavam dizendo que o socialismo era impossível porque com ele se produziria muito menos do que agora. Digo a vocês, afirmou ele, que podemos sim produzir metade ou até um quarto do que agora e, no entanto, sermos muito mais ricos e mais felizes do que somos agora: transformando todo o trabalho que exercemos na produção de coisas úteis, coisas de que todos nós precisamos e recusando-nos a trabalhar na produção coisas inúteis ou supérfluas, que ninguém precisa realmente. Perguntava ele, quantas pessoas hoje estão empregadas na fabricação de mercadorias para pessoas ricas, cuja única utilidade é a de gastar o dinheiro que têm? e ao mesmo tempo quantas estão empregadas na produção de bens miseráveis, de baixa qualidade para as classes trabalhadoras, porque elas não podem pagar melhor?

E se hoje, 2020, a mensagem do tal novo corona vírus for exatamente essa, para desespero (e por isso fúria insana) do capital?

(...)

Entrevista de João Pedro Stedile ao portal Tutaméia

Dirigente do MST fala sobre a importância da agricultura familiar para construir no país a soberania alimentar; analisa ação de Bolsonaro e apresenta propostas para enfrentar a crise provocada pela pandemia

Pensamiento crítico - Claudio Katz sobre la Teoría de la Dependencia


En el programa más reciente de Escuela de Cuadros el economista marxista argentino expone la teoría de la dependencia y plantea su vigencia.

Katz es el autor de "La teoría de la dependencia 50 años después", libro por el que recibió el Premio Libertador al Pensamiento Crítico 2019


Acesse o conteúdo completo do site "Resumen Latinoamericano", clicando aqui