INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CRISTÓVÃO DE MENDOZA
Nome : Douglas E.M de Carvalho Turma: 4201
Matéria : Seminário. Professora : Katiane
Certezas
Uma das principais certezas que tenho é que o mundo esta cada vez investindo na tecnologia e as pessoas também estão cada vez mais sendo influenciadas pelas tecnologias.
Dúvidas
As dúvidas são como isso foi criado?
A partir do que isso foi criado?
E para o que isso serve?
Para que tanta tecnologia?
Objetivos do trabalho
Um dos principais objetivos é fazer com que as pessoas parem de se comunicar com as outros através de aparelhos eletrônicos e comecem a sair conversar. Não apenas para se distrair mas ao mesmo tempo para se divertir, como antigamente quando não existia aparelhos celulares as pessoas eram bem mais felizes. Hoje em dia pessoas da mesma família mesmo estando em casa se falam através do famoso facebook o que algumas pessoas mais velhas acham isso ridículo, mas nos, jovens, já pensamos de outra forma.
Pensamos que devemos estar sempre conectado ao mundo virtual, ou seja, temos que estar sempre online.
Metodologia
Para a concretização deste trabalho usei uma parte do que eu sabia e uma parte da internet e uma parte da vida de meus amigos e da minha própria vida
Justificativa
Este trabalho beneficiará pessoas que queiram se tratar e deixar um pouco de lado essas tecnologias o que é meio difícil pois as pessoas estão totalmente iludidas por essas tecnologias.
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre o vicio que as tecnologias causam nas pessoas de hoje, falarei também como não ficar viciado e como se livrar do vicio.
Sintomas de um viciado em eletrônicos
1.Você passa mais tempo com o computador do que com as pessoas:
o primeiro sintoma do problema é quando você gasta mais tempo com um pedaço de metal em sua mesa do que com as pessoas.
2. Você não respeita seus próprios limites:
Uma parte do desenvolvimento pessoal é saber estabelecer metas e respeitar os limites. Se você acha que consegue ficar on line por apenas uma hora, e antes que perceba, já está indo para a cama com o computador, este engano é um claro sinal de dependência.
3. Você mente sobre seus hábitos cibernéticos:
* Este é um dos principais sintomas do vício em computadores. O viciado começa a sentir vergonha de contar aos outros sobre seus hábitos e habitua-se a mentir, especialmente que precisa dosar sua vida e um grande sinal de alerta.
4. Sensação de incapacidade sem o computador / internet:
*Se você acha que não pode ir a lugar algum sem ter a internet por perto, está seriamente viciado.
“você consegue suportar o pensamento de passar uma semana sem internet?”
Qualquer que seja a resposta, a ansiedade quando você está separado de computadores é o principal sinal de que algo está fora do controle.
5. Gastos com o computador tornam-se mais importante do que outros
Se sua placa-mãe ou HD pifar e, apesar de estar com a prestação do carro, da faculdade e do cartão de crédito por vencer, você joga tudo para cima e compra as peças do computador, isso é preocupante. Quando a ansiedade de ter o computador sempre funcional exige dinheiro necessário para outras despesas, chegou a hora de pisar no freio.
Maneiras para não ficar viciado em eletrônicos
A melhor maneira é você não ficar no celular ou no pc por um longo período pois se você ficar fissurado em uma coisa por longos períodos o que vai acontecer?
Além de você ficar cansado e com dor de cabeça você não conseguirá fazer mais nada, se não terminar o que esta fazendo no momento.
Hoje em dia as pessoas pensão que não podem ficar pressas a uma coisa material mas após terem dinheiro para comprar um equipamento melhor, ou seja, um celular android ou um notebook melhor.
Elas acabam ficando ali cuidando daquele equipamento para que outras pessoas não encostem nele, eu penso assim a melhor coisa que tem é você comprar um celular novo um notebook novo mas não podemos ficar presos nisso.
Como surgiu o celular?
A real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo. Foi a partir de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Este foi um momento não muito conhecido, mas certamente foi um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a história do mundo.
Quem foi o criador do primeiro celular?
O inventor do tele móvel foi Martin Cooper, que era diretor de projeto na Motorola.
De onde surgiu a ideia do celular?
A ideia surgiu em 1947, quando alguns pesquisadores se aperceberam, que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. No entanto, apesar de aqui estar a base do conceito, ainda não existia a técnica nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, já que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida. Foi necessário chegar a 1968, para que se compreendesse que era fundamental incrementar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada.
O pensamento dos engenheiros
Era uma vez alguns engenheiros que resolveram mudar a o rumo da história. Pensando em uma maneira de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, eles tiveram a brilhante ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio. A ideia não era nada ruim, porém a tecnologia da época não ajudava muito. Tudo começou no ano de 1947, contudo as ideias não foram muito além da teoria e de pouca prática.
A primeira geração do celular:
A primeira geração da telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros. A maioria dos celulares pesava em média 1kg (sim, você leu certo) e tinha dimensões absurdas de quase 30 centímetros de altura.
A segunda geração do celular:
No início da década de 90, as fabricantes já estavam prontas para lançar novos aparelhos, com um tamanho aceitável e um peso que não prejudicasse a coluna de ninguém. A segunda geração de aparelhos não traria apenas novos aparelhos, todavia também iria aderir a novos padrões de comunicação. Três tecnologias principais iriam imperar nesta época, eram elas: TDMA, CDMA e GSM.
Pra que fala? Envie uma mensagem
Poucos sabem mas a primeira mensagem foi enviada no ano de 1993, através de uma operadora da Finlândia
Conclusão
Neste trabalho conclui que se nós passarmos muito tempo com eletrônicos e pouco tempo com a família, ficaremos presos ao mundo tecnológico ou virtual e por tanto, temos que deixar um pouco de lado as tecnologias e falarmos com a família, amigos, sobre outros assuntos como por exemplo o que fizemos no dia, o que deixamos de fazer ou o que não tivemos coragem de fazer.
Fazendo coisas diferentes no dia a dia, ao invés de ficar dentro de casa mexendo em uma maquina, sai com os amigos, ir no cinema com a família com a namorada.
Bibliografia
http://www.acidezmental.g.com.br/voce_e_viciado_em_internet.html
http://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm