Fobias Mais Comuns

ABISSOFOBIA:

  A abissofobia é caracterizada quando este medo foge ao controle do indivíduo, causando sintomas como em qualquer outro transtorno fóbico. As pessoas com este distúrbio podem demonstrar sintomas de confusão mental, tremores excessivos, palpitação, mal estar, sudorese excessiva, falta de ar, entre outros.  Medo de ficar na beira de precipícios, abismos ou despenhadeiros. 

____________________________________________________________________

                                                         ABLUTOFOBIA

A Ablutofobia é definida como um medo persistente, anormal e injustificado de enfrentar a situação de lavar, tomar banho ou a limpeza. Até há alguns anos se pensava que era um claro sintoma ligados à adolescência.

_______________________________________________________________________

        

        ACLUOFOBIA 

          

 Acluofobia é o medo do escuro, e do que se não pode enxergar no escuro, tem-se como principal fator dos filmes de terror, pois, muitos sofrem ao ir ao cinema e assistir a um filme no completo escuro. 

Principais Sintomas:

Queda de cabelo, tremor, falta de ar. 

_______________________________________________________________________

AGORAFOBIA

Agorafobia é um tipo de patologia psicológica, caracterizada pelo medo intenso (fobia) de um indivíduo presenciar situações onde possa sentir ansiedade ou pânico e onde escapar destas situações seja difícil ou embaraçoso. Por isto esta enfermidade também é referida como o medo de sentir medo. Atividades como ir a shows, atravessar pontes longas, túneis, multidões, entrar em locais públicos ou até mesmo viajar sozinho de ônibus, trem ou avião, são situações que os agorafóbicos evitam, pois acham que estão expostos e vulneráveis, sem conseguirem fugir ou se esconder, se algo de errado ocorrer. Muitos inclusive deixam de fazer suas atividades rotineiras como ir trabalhar e acabam ficando confinados em suas residências.

_______________________________________________________________________________________

AILUROFOBIA

Define-se como um persistente, anormal e injustificado medo dos gatos. A pessoa com esta fobia nao suporta estar perto de um destes animais.

sintomas: Aumento da frequência cardíaca. Sudoração excessiva. Estremecimiento. Dificuldade para respirar. Sensação de engasgamento. Dor ou desconforto no tórax. Mau-estar estomacal. Sensação de náuseas ou desmaios. Medo de perder o controlo ou enlouquecer. Medo de morrer. Aturdimento. Escalofrios ou calores súbitos.

_______________________________________________________________________________________

ARACNOFOBIA

Aracnofobia é a fobia de aranhas. A pessoa que apresenta fobia de aranha mantêm distância de locais onde possam existí-las, evitam viajar para o campo ou morar em um lugar onde apareça uma aranha, mesmo sendo pequena. Ao dormir revistam atrás dos móveis para conferir se não há aranhas no quarto.

Sendo assim, a aracnofobia pode limitar a vida das pessoas que a apresentam, determinando onde vivem, para onde viajam e seus passatempos.

Alguns dos sintomas da aracnofobia são: sudorese, pulso acelerado, inquietação, respiração rápida, taquicardia e náuseas.

_____________________________________________________________________________________

ASTROFOBIA:

A fobia pode ser definida como um medo irracional, diante de uma situação ou objeto que não apresenta qualquer perigo para a pessoa. Com isto, essa situação ou esse objeto são evitados a todo custo. A astrofobia ou astrapofobia é medo de trovões e relâmpagos. Segundo pesquisas recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta, aproximadamente, 5% da população mundial.

_____________________________________________________________________________________

AUTOMATONOFOBIA:

Automatonofobia caracteriza-se pela fobia (ou medo) de bonecos, ventríloquos, estátuas de cera e criaturas animadas. Tudo que imite um ser vivo.

A automatonofobia é mais comum do que muitos pensam e não são só crianças que sentem esse medo, também existem adultos com esses sintomas.

A verdade é que toda criança já virou algum boneco pra parede na hora de dormir, se escondeu atrás do sofá para ver se eles conversavam entre si quando estavam sozinhos, jogou fora aquele mais assustador ou teve um pesadelo no qual era ameaçado ou manipulado por um simples boneco.

ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO:

http://www.youtube.com/watch?v=4n19etQcFxE

_________________________________________________________________________________________________

BOTANOFOBIA:

Botanofobia é o termo usado para o medo de plantas, seja pelo exterior ou interior, geralmente uma simples imagem em uma tv por exemplo pode desencadear o pânico em quem sofre dessa fobia.

Esta fobia gera alto nível de stress e altos níveis de ansiedade a quem sofre dela.

______________________________________________________________________________________

CATOPTROFOBIA

É um medo mórbido de espelho. Este medo pode gerar-se por comentários há estatura física, pela baixa auto estima, por desconforto corporal ou por acidentes passados. 

_____________________________________________________________________________________

CLAUSTROFOBIA

Medo e pânico de lugares fechados e ou isolados, ex; Um quarto.... normalmente devido a algum trauma passado, a pessoa entra em um estado de pânico constante mas ao mesmo tempo paralisa, por vezes podem sentir falta de ar. 

_________________________________________________________________________________________________

COIMETROFOBIA:

Medo de cemitério.  Muito antes da existência dos cemitérios modernos, os ritos de passagem, velórios e sepultamentos eram realizados dentro das igrejas católicas. Com o passar do tempo, até mesmo pelo acréscimo significativo de cadáveres nas grandes cidades europeias, se fez necessário adoptar medidas emergenciais para atender esta demanda. Diante disso, a partir do século XVIII, em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, são criados os primeiros cemitérios como conhecemos hoje.

______________________________________________________________________________________

COULROFOBIA:

A coulrofobia é a aversão ou medo de palhaços. O termo é utilizado na psiquiatria e vem se mostrando uma fobia muito comum na sociedade moderna. As pessoas que sofrem de coulrofobia entram em pânico quando olham  ou imaginam a presença de um palhaço. Elas desenvolvem verdadeira repugnância a todos os adereços presentes no figurino do palhaço, como a peruca, a maquiagem e os sapatos. Para quem tem essa fobia, a imagem do palhaço é perturbadora. Esse medo se manifesta de forma física, gerando ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores, náusea e choro incontido. A coulrofobia é mais comum entre crianças, mas também afeta adolescentes e adultos. Esse medo pode estar relacionados a experiências traumáticas. A coulrofobia é mais comum do que se imagina. Em muitos casos, a pessoa tem medo da figura do palhaço, mas não sabe o porquê disso. O problema deve ser tratado com a ajuda de um médico.

_______________________________________________________________________________________

DENDROFOBIA:

A dendrofobia, é o pânico extremo por árvores e de todo o que se relaciona com elas: folhas, raises. Os seus sintomas principais, similares ás das outras fobias extremas, incluem ataques de pânico, dificuldade para respirar, suor excessivo, Aceleramento no coração, náuseas e também ancias de vómito. Na sua maioria os dendrófobicos não tem conciencia do que se passa no momento da dendrofobia.

____________________________________________________________________________________

DISTIQUIFOBIA:

O Distiquifobia é conhecido como o receio de acidentes. Aqueles que sofrem desta fobia têm muitos medos a uma variedade de acidentes, o mesmo que pode ser a partir de algo que cai, acidente vascular cerebral, algo quebrado, problemas no fígado e até mesmo um incidente que gera lesões graves. 

__________________________________________________________________________

FILOFOBIA:

É caracterizada por um medo irracional de se apaixonar.Quem sofre dessa fobia não consegue esquecer as desilusões do passado e teme sofrer novamente ao viver um novo relacionamento. Diante disso, as pesssoas com filofobia desenvolvem uma doença, ou fobia crônica. A filofobia é considerada um transtorno. Geralmente, os pacientes com filofobia não conseguem sequer beijar ou trocar carinhos com outras pessoas.