Nutrição

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Nome: Jennifer Pontes da Silva

Turma: 1205    Turno: Manhã 

____________________________________________________________

____________________________________________________________

NUTRIÇÃO

 

Tema:

Nutrição, (Cuidados com a alimentação).  

 

Delimitação do tema: 

A importância da boa alimentação.

 

Justificativa: 

Atualmente, os índices de obesidade no país estão muito mais altos do que desejado. A boa alimentação é a saída para muitos problemas de saúde, conforme estudos já realizados.

    Através de dicas de alimentação, e informações sobre os cuidados com a alimentação.Esclarecer todas algumas dúvidas sobre os caminhos da boa alimentação.

   Se caso queira expor a sua opinião, ideias, dicas e tudo mais, mande um e-mail para gaabijenni@gmail.com que irei expô-la na minha página caso você deseje.

   Agradeço a sua atenção, e um bom trabalho à todos !  

 

Objetivo Geral: 

Conhecer a influência dos alimentos sobre a saúde física.

 

Objetivos Específicos:  

- Conscientizar as pessoas sobre os perigos da má alimentação;

- Incentivá-las a cuidar de sua saúde.

Hipóteses:

- Todo alimento é nutritivo?

- Ter uma boa alimentação previne doenças?

- Comer pouco faz mal?

Procedimentos: 

- Realizar pesquisas perante a alimentação das pessoas;

- Realizar palestras incentivando uma alimentação correta para as pessoas;

____________________________________________________________

Será que as pessoas realmente se preocupam com a sua alimentação?

    

   Levantamento de dados:

- vaidade;

- gula;

- ansiedade; 

   Formulação de hipóteses:

- Não. Porque uma grande porcentagem das pessoas não sabem se alimentar corretamente. (Liamara Santin)

- Muitos jovens que decidem cuidar da alimentação resolvem virar vegetarianos, mas sem uma orientação adequada acabam piorando a saúde. "A pessoa que não ingere carne deve substituir a fonte de proteína adequadamente. Muitos jovens que decidem virar vegetarianos não sabem como fazer essa substituição". ( Nutricionista Daniele Niki)

____________________________________________________________

Cuidados e prevenção

   Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação.

   O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.

   A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

   As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.

   A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer.

   Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.

Dez passos para uma alimentação saudável:

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

____________________________________________________________

Alimentos que ajudam a combater a celulite.

Saiba quais sãos os alimentos que ajudam a combater a celulite.

O que é a celulite?

    A celulite é caracterizada pelo acumulo de tecido adiposo que fica concentrado em certas áreas do nosso corpo. Pode ser ocasionado por diversos fatores: alteração no tecido adiposo subcutâneo e problemas de circulação sãos os mais comuns.

O que causa a celulite?

   A síndrome conhecida como casca de laranja afeta certa de 85% das mulheres após a puberdade. A causa da celulite esta associada e diversos fatores que podem estar interligados ou não, são eles:

- Genética

- Alterações hormonais, principalmente na puberdade

- Hábitos alimentares

- Sedentarismo

- Má circulação

    Se existe algo que incomoda 100% das mulheres, é sem dúvidas a celulite. Mesmo com dieta e exercícios, aqueles furinhos nos braços, interior dos joelhos, costas, coxas, barriga, e principalmente no bumbum insistem em permanecer, sendo que dependendo do grau da celulite, ficam com aquele conhecido aspecto de “casca de laranja".

    A celulite aparece devido à má circulação do sangue, que fica comprometida devido a fatores como o estresse e a alimentação inadequada. Segundo especialistas, o estresse faz com que a musculatura endureça por causa da tensão que a pessoa passa, prejudicando a circulação normal do sangue.

  Para se livrar dos furinhos indesejados, não tem jeito: somente com alimentação saudável, massagens e tratamentos específicos. No caso da alimentação, os especialistas indicam uma dieta para eliminar celulite que evite o consumo de farinha, sal e açúcar refinados. Além disso, outros alimentos que não devem ser consumidos são aqueles com corantes e conservantes, pois eles prejudicam a circulação sanguínea, como a margarina.

Alimentos que ajudam a eliminar os furinhos:

1. Leticina –  Reforça a parede das células, impedindo que elas percam nutrientes e água. Encontrado nos seguintes alimentos: amendoim, batata, couve-flor, espinafre, laranja, ovo e tomate.2. Glicosamina – Funciona como um reparador da pele e dá firmeza aos tecidos que formam a estrutura da pele. Encontrado nos seguintes alimentos: camarão com casca e suplementos de glicosamina ou glucosamina.

3. Ácidos graxos essenciais – Atraem a água e a retém dentro das células, garantindo hidratação. Encontrado nos seguintes alimentos: azeite de oliva, óleo de linhaça, sementes (linhaça, gergelim e girassol), castanhas e peixes.

4. Aminoácido – Estimulam a produção de colágeno e elastina, que dão firmeza à pele.Encontrado nos seguintes alimentos: carne magra, frango, peixe, queijo magro, ovo, leite e nozes.5. Antioxidantes - Impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos, abrindo caminho para a celulite. Encontrado nos seguintes alimentos: cebola, cenoura, chá verde, frutas cítricas, frutas vermelhas e vinho tinto.

6. Ante-inflamatórios - Amenizam o efeito de processos inflamatórios que enfraquecem as defesas das células, tornando-as vítimas fáceis dos radicais livres. Encontrado nos seguintes alimentos: alface, azeite de oliva, brócolis, espinafre, ervilha fresca ou seca, feijão-branco, peixe e nozes.

7. Vitaminas B e minerais – Ajudam as células da pele a absorver melhor os nutrientes. Encontrado nos seguintes alimentos: abacate, aveia, banana, beterraba, brócolis, cogumelo, laranja, melancia, leite e queijo com baixo teor de gordura.