Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.
Componentes do grupo: Carolina A. Menezes; Melissa Damin; Tales de Oliveira.
Professora: Cassia Regina Bossardi
Tema: Você sabe o que é Preconceito?
Hipóteses e duvidas:
O preconceito pode ser religioso.
O preconceito pode ser de gênero.
O preconceito pode ser devido alguma deficiência física.
O preconceito pode ser racial.
O preconceito pode ser social.
É função da escola intervir procurando acabar com qualquer tipo de preconceito.
Os que se dizem "normais" acham-se superiores aos outros.
A pessoa que sofre algum tipo de preconceito sente-se excluída.
Existe sempre algum tipo de preconceito em sala de aula.
O preconceito na escola pode causar o fracasso e o abandono escolar.
*De onde surge o preconceito?
*Preconceito nos dias de hoje, ainda é comum?
*Educação e aceitação das diferenças, se aprende aonde?
Justificativa:
O tema abordado é bastante polêmico, pois aborda diversos problemas vividos pela sociedade. Vivemos em uma sociedade preconceituosa e trabalhar o preconceito é bastante importante, pois a melhor maneira para tratar esses problemas é concientizar a sociedade de que precisamos entender e aceitar as diferenças, entender que cada um tem seu jeito, sua vida, seus valores.
Objetivo geral do trabalho:
* Concientizar as pessoas.
* Mostrar que há varias formas de preconceito, que ele existe e muitas vezes esta escondido.
Objetivo específico:
* Concientizar que todos nós somos iguais, independentemente de cor, raça, religião, sexo e classe social.
* Evitar qualquer pratica de descriminação, mostrando as pessoas uma forma de viver e conviver com as diferenças.
Metodologia:
* Mostrar de forma escrita os preconceitos sofridos pela sociedade, trazendo exemplos dos mesmos.
* Aplicar um questinario com algumas perguntas pessoais e gerais sobre o assunto.
* Exemplificar alguns tipos de preconceitos, trazendo fatos reais e do dia a dia.
TIPOS DE PRECONCEITOS:
O preconceito é um juízo pré-concebido que se manifesta em uma atitude descriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendencia de comportamento. O preconceito é resultado de frustrações, e muitas vezes o preconceito é passado desde crianças pelo exemplo que crianças tem de seus pais ou familiares próximos.
As formas mais comuns do preconceito:
* Preconceito social: O preconceito social é mais um tipo de preconceito que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito aconteçe quando alguma pessoa e julgada infererior sobre suas roupas,moradia,sexo,sexualidade,aparência condição financeira,deficiência,estilo de vida entre outros. Também aconteçe em uma sala de aula pode-se perceber claramente que há formações de grupos,fazendo a turma ficar separada. Isso é natural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente.
* Preconceito Racial, ou Racismo: O preconceito racial é o que mais atinge o mundo e o mais ''comum'', pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça.
* Preconceito religioso: É a descriminação e a dificuldade de aceitação com a crença religiosa dos demais, o preconceito religioso muitas vezes ocorre pela própria crença religiosa de alguém ou descriminação de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e a maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação. Um exemplo disso é a constante perseguição da igreja evangelica com umbandistas. Alguns evangélicos acreditam que a Umbanda é uma religião na qual se pratica a adoração a demonios, por esse motivo muitos umbandistas e espiritas são constantemente perseguidos.
*Preconceitos com deficientes: Segundo Leonardo Sakamoto: ''Deficiente é o sujeito que se acha “normal” e exala preconceito.'' O crime de odio para com deficientes seja eles, mentais ou fisicos, é praticado muitas vezes camufladamente através de ''piadas'' e isolamento. São comuns o uso de agressão fisica, verbal, comentários de mau gosto, imitação da maneira de ser da pessoa portadora de deficiencia, descriminação em vagas de emprego. ''O preconceito é a pior de todas DEFICIÊNCIAS''.
*Preconceito a homossexuais: Este é um assunto bastante polemico, principalmente nos dias de hoje.“A cada dois dias um homossexual é assassinado no Brasil e precisamos dar um basta nesta situação”, afirmou Marcelo Cerqueira. Mais conhecido como homofobia, o ato de descriminação a pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo é bastante comum. Assim como os outros tipos de preconceitos a forma que os homofobicos expressam sua raiva contra os homossexuais está cada vez pior, estão indo muito além das agressões verbais e fisicas, muitas vezes eles torturam e matam. A desculpa dos homofobicos é que a pratica do homossexualismo vai “contra a natureza”.
Questionário sobre preconceito:
idade:
sexo ( )F ( )M ( )Outro
1- O que você entende por preconceito?
2- Quais os tipos de preconceito que você conhece?
3- Alguma vez, você ja sofreu qualquer tipo de preconceito?
4- Você ja praticou esse ato em alguem?
5- O que acontece com uma pessoa quando ela sofre algum tipo de preconceito?
6- Por quê nos dias de hoje ainda existe o preconceito?
7- Na sua opnião o que é preciso ser feito para acabar com o preconceito?