Fundamentação Teórica

As pichações refletem algumas ideias de determinados grupos sociais, que se formam diante dessas manifestações visuais e seus significados.

A grande maioria dos pichadores são menores de idade, formando grupos identificados como "bondes", através disso começam a fazer pichações em muros de patrimônios públicos, privados, monumentos, até mesmo no asfalto. É expontânea, subdiverte valores,e essa prática tem como sua base as letras e formas diferentes que podem significar: protestos políticos, xingamentos, insultos, protesto de gangs, e até mesmo vontade de sujar muros alheios. Além da maioria ser menor de idade também são de classes diferenciadas.

Para algumas pessoas da sociedade, depreciam a qualidade da paisagem onde as pessoas vivem. Muitos se perguntam o porque os chamados "bondes" picham, eles fazem isso de alguma forma, digamos, para "marcar território" com as siglas de seu bonde ou picham coisas que representam o que estão sentindo, ou o que está acontecendo atualmente.

A prática teve uma grande evolução após a segunda guerra mundial, quando começou a produção de materiais em aerosol, assim essa tinta em spray deixava tudo mais prático para quem costumava pichar.

Quando se trata de pichação, eles não escolhem os lugares para pichar, qualquer muro que "der bandeira" eles comentem o ato, seja com tinta, spry ou canetões. Tudo que é dito, tudo que é expresso por algum falante, não pertence só a ele, em todos os discursos são percebidas vozes, as vezes distantes, anônimas, quase não percebidas, quase impessoais, assim como as vozes que ecoam no momento da fala.

**************************************************************************************************************************************************************************

* Pichação é crime ambiental e dá cadeia: as pessoas que picharem em qualquer patrimônio público está cometendo crime ambiental com detenção de tres meses à um ano, além de uma multa. Mas se o ato for praticado em monumentos ou estátuas de valores artísticos, arqueológicos ou históricos a pena é um pouco maior, varia de seis à um ano.

* Pichação é um ato de vandalismo: na verdade a pichação não é um vandalismo, eles não utilizam parede nem muros

, pichadores e grafieiros, ambos são áptos a cumprir suas funções. O que muda é seu significado.

* Pichação são manisfetações visuais: onde podem se expressar, seja "escrevendo" frases bonitas e até mesmo xingamentos contra políticos ou algum rival.

*Pichar é conhecido com tag reto: porque é direto na parede, ou seja, apenas um tipo de pichação.

*Pichar contribui para se ter violência nas cidades?: A pichação também contribui com a violência na cidade em várias situações. Desde a polícia que pode chegar a espancar os jovens que picham, até os próprios donos das casas ou estabelecimentos pichados, que não pensam duas vezes antes de sair atirando no primeiro que comprometer a estética de suas propriedades. Entre os pichadores a violência também ocorre, grupos rivais de todas as partes da cidade entrem em confronto deixando como resultado muitas vezes a morte de jovens que não passam dos dezoito anos de idade.

*Pichar são manifestações visuais: de alguma forma sim, pois através da pichação são expressadas suas manifestações, seja elas contra corrupção ou contra pessoas...

*Pichar é uma intervenção urbana: segundo o urbanista do institudo Pólis, Kazuo Nakano a pichação é um intervenção urbana porque essas pichações feitas nos muros, prédios, etc... são um meio de "deixar a cidade suja", mas há quem às defendam e digam que é ao contrário, que essas pichações de alguma forma trazem uma certa alegria para a cidade e uma certa diferenciação.

*Pichar não é grafitar: ex: Grafite = Arte, Modo de expressar-se. Ex: Desenhos.

Pichação = Vandalismo. Ex: Escrever nomes de Gang's.

A pichação não é considerada uma arte e sim uma rivalidade de grupos que demarcam territórios e a forma competitiva que eles encaram isso faz com que esses grupos pichem cada vez mais alto dos prédios para que os outros grupos não consigam, por isso é considerado rivalidade e não arte!

* Na pichação são utilizadas letras personalizadas: esse estilo de letra é caracterizado por letras retas, alongadas e ponteagudas, que procuram ocupar o maior espaço que tiver nas "paredes" e esse estilo se originou em São Paulo, que é o único no mundo.