Direitos Humanos: Desigualdades sociais.

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Componente do grupo:

Luana Decarli Klein

Turma: 4201

Turno: Noite

Professora: Katiane Vanessa

Dúvidas

Sobre este assunto o que mais nos surgi são dúvidas.

Porque existe desigualdade social?

O que é desigualdade social? No que mudaria minha vida caso eu praticasse o bem e tratasse todos iguais?

Somos todos iguais?

O que é preconceito? Isso entra dentro deste tema?

Porque não investir mais nas pessoas que sofrem qualquer tipo de preconceito?

Porque não dar oportunidades iguais tanto para homens quanto para as mulheres de forma igualitária?

Porque temos tanto medo de qualquer detento que saia da prisão, porque não dar uma oportunidade a ele?

São tantas duvidas diante de um tema tão diverso que abrange tanto de todos os lados da sociedade, que depende de todos.

Como mudar o pensamento das pessoas perante o mundo que hoje vivemos?

Como podemos ver dúvidas são o que não faltam, neste trabalho pretende tentar resolver algumas destas questões e explicar porque é tão importante sermos todos iguais.

Certezas

Bom perante o mundo que hoje temos pode afirmar que do jeito que esta não pode ficar nossos pais que tem um grande índice econômico e ainda luta por um índice melhor porem, muitas vezes esquece-se das pessoas, as pessoas ficam pensando somente em trabalho e trabalho quando deveriam pensar mais em si mesmos e nas outras pessoas que a cercam. Não somente o amor ao próximo, mas também a si mesmo.

Com leis que foram criadas por nós cidadãos começamos a ter mais direito perante o mundo e perante tudo que nos cerca. Leis como:

-O racismo

- Violência contra a mulher

-Discriminação sexual

Mas isso ainda não é o suficiente devemos pensar em um mundo melhor a cada manha que levantamos, a cada dia que se passa. Tem-se tanto orgulho em ser brasileiros vamos fazer o Brasil valer a pena, vai mudar e porque não agora?

Introdução

A proposta deste trabalho é conscientizar as pessoas de que é possível um mundo mais justo, um mundo melhor, com condições igualitárias para todos. Que podemos mudar o mundo e buscar mantê-lo sempre melhor. Mostrar para as pessoas que somos iguais independentes da nossa cor, condições financeiras, ou escolha sexual.

Mostrar que só com IGUALDADE SOCIAL iremos fazer nosso país crescer e ser justo, diminuir índices negativos e buscar tanto um crescimento econômico quanto um crescimento até mais humano.

Hoje ouvimos falar mjuito sobre deisgualdade social mas sabemos o que é?

Bom existem vários tipos de desigualdade sejam elas sociais, sexuais, sejam quais forem. Vivemos em um País rico onde não deveria existir isso de desigualdade social, não podemos nos conformar e deixar com que esse mal venha a tomar conta de nosso país, da gente e do mundo principalmente. Somos humanos, viemos de seres humanos, devemos nos honrar e fazer acontecer, fazer valer a pena estar aqui, lutar pelos mais desvalorizados, lutar por um mundo melhor.

Neste trabalho em forma de esquisa irei falar um pouco sobre as desigualdades que existem, mas somente um pouco pouis o resto você liga a televsão ou sai na rua pra ver a realidade de perto.

Justificativa

Buscamos sempre um mundo melhor, mas temos que ter a no鈬o que devemos muitas vezes tomar a frente para que o mundo possa mudar e assim ser melhor.

Busquei fazer esse trabalho, pois não me conformo com a desigualdade social que ocorre no nosso país, na nossa sociedade seja dentro de casa, dentro de uma escola, seja onde for. Fico sempre muito indignada ao ver como nosso mundo anda e como ninguém se manifesta diante de tanto preconceito, diante de tantas injustiças. O povo muitas vezes reclama tanto de que o governo não oferece condições de crescimento ou qualquer coisa parecida, por que muitas vezes esquece também que a mudança vem também de nós como povo. Todo quer um mundo melhor, porque ninguém toma a frente. Se simples atos que podiam fazer tanta diferença, não somente o amor ao próximo mas também o próprio respeito consigo mesmo.

O problema

O que enfrentamos em nossa sociedade é algo muito grave mais do que muitas pessoas pensam, o grande problema pode esta em vários contextos. Pessoas com falta de instrução suficiente para poder se portar bem diante de pessoas diferentes.

A desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. O conceito de desigualdade social é um guarda chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdades de oportunidades, resultados, etc., até desigualdades de escolaridade, de renda,

Gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – uma das mais conhecidas – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gení, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.

A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado socialista e democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil e no mundo.

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

A desigualdade socials não é acidental, e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. na economia existem relações que levam a exploração do travbalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos. na política, a população é excluida das decisões governamentais.

Até 1930, a produção brasileira era predominantemente agrária, que coexistia com esquema agrário-exportado, sendo o Brasil exportador de matéria-prima, as indústrias eram pouquissimas, mesmo tendo ocorrido neste período um verdadeiro "surto indústrial".

A industrialização no Brasil, a partir da década de ondições para acumulação capitalista, evidenciado não só pela redefinição do papel estatal quanto a interferência na economia mas também pela implantação de industrias voltadas para a produção de máquinas e equipamentos etc.

A política econômica,estando em prática não se voltava para a criação, e sim para o desenvolvimento dos setores deprodução, que economizam mão de obra resultado: desemprego.

.

Hipóteses

- Propor ao governo ou entidades que proporcionem ao nosso povo cursos que mostrem nossa realidade cotidiana, ou mostre pessoas que apesar de tudo não pararam foram a luta e venceram na vida com pura força de vontade e sem passar por cima de ninguém

-Criar uma politica governamental que puna realmente qualquer pessoa que tenha um gesto de preconceito.

-Criar mais oportunidades aqueles que realmente necessitam como: cursos, bolsas integrais, cestas básicas, sistemas único de saúde (SUS) com acesso mais rápido e fácil, para que as pessoas tenham pelo menos um auxilio para tentar ser alguém na vida ou buscar pelo menos um sentido em acordar todo dia de manha e ter vontade de enfrentar todo dia a mesma rotina e não desistir mesmo assim.

-Cobrar dos políticos que elegemos sempre mais e mais, e se por acaso eles não atenderem nossos reinvindicações vamos pitar a cara, bater panela, gritar nossos direitos em vias públicas, em plenários, onde for que precise ir.

A desigualdade social não é acidental, e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social,. Na economia mexistem relações que abrangem as esferas da vida social. na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e

Objetivos

Desenvolver um projeto de pesquisa com base no tema desigualdades social que tem como eixo temático direitos humanos・.

-Objetivar as pessoas a buscarem um mundo mais justo, passar a ideia de que somos todos iguais, que não precisamos ter medo de uma pessoa só por ela talvez for de outra raça, ou de outra classe social. Somos todos iguais e devemos buscar sempre ser mais igualitários um com os outros, devemos mudar o nosso mundo. Dizem que buscamos tanto o crescimento de nossa cidade, nosso país, mas porque nunca ninguém começa a fazer isso? Medo? Preguiça?

De mudar o mundo de querer fazer uma revolução as pessoas que ainda tem a mente fechada para o mundo em que estamos vivendo. Nós jovens somos a geração Y temos mais conhecimento, mais formas de nos mantermos informados, mais conhecimento, mais facilidade de aprender, mas esquecemos do resto muitas vezes.

Vamos amar mais, ser mais humanos, buscar colocar em nossas mentes que somos todos iguais, sempre fomos e sempre seremos, SOMOS HUMANOS NÃO ESQUEÇA.

Conclusão

Em fim podemos concluir com este trabalho que devemos ser mais humanos, ser mais gente é mais gente. Ter pena dos outros não é ser mais igual. ser mais igual é colocar a mão na massa e ir pra rua querer mudar esse mundo maravilho. É ajudar as pessoas independentemente da cor, raça, opção sexual, seja qual for a escolha da pessoa. Hoje eu digo é o dia a tempos é o dia de querer mudar e fazer esse País ir pra frente. Devemos pensar sim na questão economica de nosso País até porque é o que nos mantem e mantejm o próprio país em pé, mas e se lutarmos e trabalharmos com a sinergia, com a união de esforços, com a união de forças, com o coração. Se os trabalhadores fossem reconhecidos melhores, se o professor fosse bem remunerado, se tivessemos a escola que desejamos, se conseguissemos os investimentos necessários para a educação evoluir e alavancar. Ent~]ao te convido pra vir comigo que sou jovem e tenho fé em mim e na minha juventude que se fortalesse a cada vez mais, para juntos fazer esse pais evoluir, e acabar com essa desigualdade que acontece em qualquer lugar, seja na escola, na rua ou até em casa mesmo. Somos iguais exatamente iguais. Então vamos lutar para sermos reconhecidos IGUALMETE!!

Bibliografia:

http://geoconceicao.blogspot.com.br

http://www.brasilescola.com

Imagens

1)

https://www.google.com.br/search?q=desigualdades+sociais&biw=1264&bih=728&dpr=1&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=CgAxUvj6Jovm8gTP-oCIDA#facrc=_&imgdii=E3DqMBooOz7ZVM%3A%3BDA6Lb5dREikDGM%3BE3DqMBooOz7ZVM%3A&imgrc=E3DqMBooOz7ZVM%3A%3B1IgG0M6Tw4DeSM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.coladaweb.com%252Ffiles%252Fdesigualdade-social.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.coladaweb.com%252Fsociologia%252Fdesigualdades-sociais-e-as-classes%3B192%3B171

2)https://www.google.com.br/search?q=desigualdades+sociais&biw=1264&bih=728&dpr=1&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=CgAxUvj6Jovm8gTP-oCIDA#facrc=_&imgdii=E3DqMBooOz7ZVM%3A%3BnleNkcfwQ9WW4M%3BE3DqMBooOz7ZVM%3A&imgrc=E3DqMBooOz7ZVM%3A%3B1IgG0M6Tw4DeSM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.coladaweb.com%252Ffiles%252Fdesigualdade-social.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.coladaweb.com%252Fsociologia%252Fdesigualdades-sociais-e-as-classes%3B192%3B171

3)https://www.google.com.br/search?q=desigualdades+sociais&biw=1264&bih=728&dpr=1&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=CgAxUvj6Jovm8gTP-oCIDA#facrc=_&imgdii=_&imgrc=VpszbUvR7YfCoM%3A%3Bs7L-9-v6Jf6CQM%3Bhttp%253A%252F%252Fobservatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt%252Fcontent%252Fproject%252Fdesigualdades%252520sociais%252520e%252520o%252520efeito%252520cidade_renato%252520carmo_imagem.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fobservatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt%252F%3B378%3B262

Pesquisa de campo.

Anexos

1)

2)

3)